Ivanildo Vilanova indicado a Patrimônio Vivo de Pernambuco
O jornalista José Ivan Dias mais o poeta Zé Carlos do Pajeú estão levantando depoimentos de entidades, autoridades, artistas e pessoas públicas que atestem a importância e a relevância de Ivanildo Vilanova, tido como o maior cantador de todos os tempos e radicado em Pernambuco.
A finalidade, afirmar a importância de Ivanildo tanto para a história cultural do Estado, através da poesia e do repente.
Ivanildo será inscrito por eles para o XIV Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, mesma categoria que já escolheu o tabirense Dedé Monteiro.
A Rádio Pajeú é uma das fontes de documentação para solicitar a homenagem. Ivanildo teve um programa na Rádio Pajeú. Coiscidentemente, o poeta esteve esta semana no Debate das Dez Especial, com Diomedes Mariano, Jorge Macedo e Edesel Pereira e contou sua ligação com o Pajeú. Na rádio pioneira do Sertão, falou desse recorte de sua história.
Ivanildo ainda criticou a falta de sequência no seu Festival de Cantadores que correu o Estado e afirmou que muitos artistas famosos da MPB gravam, mas não fazem referência ao gênero Cantoria nos seus trabalhos.
Também que músicas gravadas a partir de versos de cantadores não ajudam necessariamente a profissão. “Apologista de cantoria é um público específico, não se mistura com outro”. Também cantou versos de Nordeste Independente que não foram para a música gravada por Elba Ramalho.