Notícias

Itapetim: Prefeito assina PL que altera Plano de Cargos e Carreiras de professores

Por Nill Júnior

Nesta segunda-feira (09), o prefeito Adelmo Moura recebeu a secretária de Educação Luciana Paulino, Amanda Cléfira, diretora do EMAPS, Joelinne Rafaella, professora e Wandivaldo Piancó.

O encontro foi para debater sobre o Projeto de Lei Complementar que trata sobre algumas alterações no Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração dos profissionais do Magistério Público do município. Será criada uma gratificação anual de incentivo à melhoria dos índices de aprovação e/ou desempenho educacional.

O PL também dispõe que as três unidades escolares que atingirem um maior percentual geral de melhoria na nota da avaliação do IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco) vai receber uma premiação de equipamentos.

“Nossos professores merecem toda nossa valorização e queremos que eles sejam cada vez mais reconhecidos pelo seu trabalho belíssimo”, disse o prefeito. O Projeto já foi assinado por Adelmo e será enviado para a Câmara dos Vereadores do Município para aprovação.

Outras Notícias

Salgueiro é o Sertão de novo nas semifinais

O Salgueiro venceu o Vera Cruz por 2 a 1 e avançou para a semifinal do Campeonato Pernambucano. com a derrota do Afogados FC para o Santa nos pênaltis, a equipe é a única representante sertaneja na competição. O Carcará encara o Sport no próximo fim de semana, na Ilha do Retiro. Com o resultado, […]

O Salgueiro venceu o Vera Cruz por 2 a 1 e avançou para a semifinal do Campeonato Pernambucano. com a derrota do Afogados FC para o Santa nos pênaltis, a equipe é a única representante sertaneja na competição.

O Carcará encara o Sport no próximo fim de semana, na Ilha do Retiro.

Com o resultado, o time sertanejo vai para a sua oitava semifinal seguida do Estadual. Renato Henrique marcou duas vezes para o Salgueiro, enquanto que Vitinho diminuiu para o Galo.

Por outro lado, também teve muita reclamação dos jogadores visitantes por um pênalti não marcado no finalzinho. Os atletas do Vera Cruz partiram para cima do árbitro Anderson Luis Marques. A chegada da Polícia Militar impediu que os jogadores cercassem o juiz, que pediu reforço da segurança ao ser pressionado assim que apitou o final do jogo. Um dos policiais chega a bater com o escudo no rosto do zagueiro Naldo.

Justiça aceita nova denúncia contra Marcelo Odebrecht e ex-executivos

Do G1 O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta segunda-feira (19) mais uma denúncia contra o presidente da holding Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e mais três ex-executivos ligados à empresa. Moro também aceitou a denúncia contra Pedro José Barusco Filho, ex-gerente de Serviços da Petrobras, e Renato de Souza Duque, ex- diretor de Serviços da estatal. […]

brazil-corruption-odebrecht_rodolfo_buhrer_reuters

Do G1

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta segunda-feira (19) mais uma denúncia contra o presidente da holding Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e mais três ex-executivos ligados à empresa.

Moro também aceitou a denúncia contra Pedro José Barusco Filho, ex-gerente de Serviços da Petrobras, e Renato de Souza Duque, ex- diretor de Serviços da estatal.

Eles se tornam réus em mais uma ação penal no âmbito da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção e desvio de dinheiro na Petrobras. Com exceção de Barusco, todos estão presos desde junho deste ano, quando foi deflagrada a 14ª fase da Operação Lava Jato.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o grupo na sexta-feira (16). Eles foram acusados de irregularidades em contratos entre a Odebrecht e a Petrobras. Conforme o órgão, as propinas envolvidas nos contratos chegam a R$ 137 milhões.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Odebrecht e aguarda um retorno.

“A prova material do fluxo de contas controladas pela Odebrecht a dirigentes da Petrobras é um elemento probatório muito significativo”, diz trecho da decisão desta segunda-feira.

Brasil tem 6,3 mil pacientes com Covid-19 na fila por leitos de UTI, aponta conselho de secretários

Presidente do Conass, Carlos Lula, diz que a situação é dramática e representa um colapso no sistema. 6.370 brasileiros com Covid-19 estavam, nesta quinta-feira (25), à espera de um leito de UTI, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) obtidos com exclusividade pelo Jornal Nacional. A reportagem é de […]

Presidente do Conass, Carlos Lula, diz que a situação é dramática e representa um colapso no sistema.

6.370 brasileiros com Covid-19 estavam, nesta quinta-feira (25), à espera de um leito de UTI, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) obtidos com exclusividade pelo Jornal Nacional. A reportagem é de Paloma Rodrigues e Camila Bomfim/TV Globo/Brasília.

Os número do Conass dão uma dimensão do impacto nos estados: em São Paulo, são 1.500 pessoas na fila. Em Minas Gerais, quase 714 pessoas. No Rio de Janeiro, 582 e, no Paraná, 501.

O presidente do Conass, Carlos Lula, diz que a situação é dramática e representa um colapso no sistema. E que essa situação vai fazer o número de mortes diárias crescer muito rapidamente.

“Hoje, mais de 6 mil pacientes esperando leito de UTI. Isso significa o colapso do sistema de saúde, isso significa que a gente chegou ao limite. É imaginar que a gente não deve ter mais do que 20 mil pessoas internadas, isso significa pelo menos um terço de pessoas, um terço do total de leitos disponíveis hoje aguarda fora de um leito de UTI uma vaga para a unidade de terapia intensiva. Isso vai significar que a gente vai perder pacientes na fila de espera, que não vão ter chance de ter acesso a um leito de uti pra tentar salvar sua vida”, disse Carlos Lula.

“É a total negação de direitos nesse momento. É assim, é o estado dizendo: olha, eu não tenho mais condição de te ajudar. E a gente não pode admitir isso. É exatamente o contrário do que prega a Constituição que diz que a saúde é um direito de todos e dever do estado, Um dever do estado. É o dever que a gente não tá conseguindo cumprir nesse momento”, lembrou Carlos.

“A situação é urgente e ela exige medidas urgentes. A gente tem pelo menos 5 ou 6 pontos pra tomar decisões pra ontem, tanto em relação a oxigênio, tanto em relação a medicação, tanto em relação a compra de testes. Se o ministério não tomar medidas urgentes nas próximas horas, eu não falo mais nem de próximos dias, mas de próximas horas, a gente não vai tá mais falando nem de 3 mil mortos, a gente pode tá falando de 4 mil. é uma situação que piora a cada semana”.

Sobre a superlotação das UTIs, o Ministério da Saúde afirmou que, desde o começo da pandemia, tem prestado apoio irrestrito aos estados, municípios e Distrito Federal. E que omente neste ano, a autorização de custeio permitiu a abertura de doze mil e duzentos leitos de UTI em todo o país, e que o pedido de autorização para o custeio desse leitos é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve no Rio de Janeiro para assinar um termo de cessão dos leitos dos hospitais federais para o estado. Segundo o governador em exercício, Cláudio Castro, serão 560 leitos federais regulados pelo estado. Parte administrada pela Rede D’Or de hospitais particulares.

O Conass afirmou que o ministério da saúde reconhece a gravidade da situação. Mas que vai reforçar a urgência e a necessidade de novos leitos. O pedido também inclui a compra de insumos usados nesses leitos de UTI, como oxigênio e remédios para intubação.

Especialistas elencam uma série de fatores para o cenário atual: mais circulação social, as novas variantes, discursos negacionistas, falta de planejamento.

A coordenadora da Força-Tarefa da Associação de Médicos Intensivistas fez uma comparação dramática sobre a situação nas UTIs.

“O cenário é de guerra. Não temos como colocar em palavras a tragédia. Não é só uma pessoa morrendo, são famílias inteiras morrendo aqui dentro. Perdemos colegas , colegas perdendo família. Precisamos de uma mensagem mais consistente a população e mais coerente sobre uso de máscaras e que não podemos receber mais pacientes”, diz Lara Kretzer.

Gestão Sivaldo Albino volta a peitar estado a anuncia atrações do FIG 2024

Segue a guerra entre o prefeito Sivaldo Albino,  de Garanhuns,  e a gestão Raquel Lyra. Depois da gestão estadual anunciar a grade desse ano à revelia do governo municipal,  o prefeito anunciou que a programação seria 100% a cargo da prefeitura.  O estado invocou que a festa tem repercussão e parâmetros de evento estadual e […]

Segue a guerra entre o prefeito Sivaldo Albino,  de Garanhuns,  e a gestão Raquel Lyra.

Depois da gestão estadual anunciar a grade desse ano à revelia do governo municipal,  o prefeito anunciou que a programação seria 100% a cargo da prefeitura.  O estado invocou que a festa tem repercussão e parâmetros de evento estadual e que não haveria como a prefeitura bancar sozinha.

Agora, o prefeito de Garanhuns acaba de anunciar no Centro Cultural a data e algumas das atrações já confirmadas do que ele chamou de “maior FIG de todos os tempos”. O evento terá 18 dias e acontecerá de 11 a 28 de julho de 2024.

O prefeito também confirmou Jota Quest, Anavitória, Ana Carolina, Hungria, Teto, José Augusto, Biquíni Cavadão e Pitty na programação do 32° Festival de Inverno de Garanhuns.

Itapetim inicia agendamento para vacinação contra a Covid-19 na faixa etária a partir de 28 anos

Os itapetinenses de 28 anos ou mais já podem fazer o agendamento da vacina contra a Covid-19, a partir desta terça-feira (03.08). A população dessa faixa etária em diante devem se dirigir as unidades básicas de saúde do município levando o cartão do SUS e o CPF para agendar o dia da imunização. “Estou muito […]

Os itapetinenses de 28 anos ou mais já podem fazer o agendamento da vacina contra a Covid-19, a partir desta terça-feira (03.08).

A população dessa faixa etária em diante devem se dirigir as unidades básicas de saúde do município levando o cartão do SUS e o CPF para agendar o dia da imunização.

“Estou muito feliz por mais esse avanço na vacinação que, muito em breve, vai colocar um fim a essa doença, não só aqui em Itapetim, mas em todo o mundo”, destacou o prefeito Adelmo Moura.