Notícias

Itapetim: Adelmo Moura anuncia Chico de Laura na vice

Por André Luis

A composição da chapa de situação foi fechada em Itapetim. Adelmo Moura confirmou ao Blog do Marcello Patriota, que seu vice será Chico de Laura, funcionário publico da Câmara federal para as eleições deste ano em Itapetim, ambos são do PSB.

O prefeito Adelmo Moura (PSB) vai disputar seu quinto mandato,  a dúvida era quanto ao nome do vice-prefeito, já que Júnio Moreira (Foi vice de Arquimedes e é o atual vice) e disputará uma vaga no Legislativo. 

Vereadores e secretários eram cotados, porém, houve consenso. Na disputa, cotados à vice estavam: Arquimedes Machado (Ex. Prefeito), Junior de Diógenes (Presidente da Câmara) e o secretário licenciado de Obras ‘Seu Dido’. 

Jussara Araújo, que é secretária de Saúde, não se desvinculou do cargo e a vereadora Jordânia Siqueira, em contato com o blog disse que iria pra reeleição da Câmara.

Veja como ficou a composição: 

Adelmo Moura  permanece no PSB com o ex-prefeito Arquimedes Machado, o atual vice-prefeito Junio Moreira e com os vereadores: Junior de Diógenes, Jordânia Siqueira, Clodoaldo Lucena, Jacinto Lucena, Carlos Nunes, Romão de Piedade e a suplente Toinha da Prefeitura.  A secretária de Saúde Jussara Araújo também fica no PSB. A data da Convenção do PSB será dia 15 de setembro.

Na oposição, o PTB ainda é um mistério e o advogado Anderson Lopes, não anunciou se é ou não pré-candidato a prefeito, com os vereadores, Silvano Salvador, Edilene de São Vicente e Evanildo de Piedade. Os ex-vereadores Assis Lopes e Bernardo também estão no PTB. 

No Podemos está Olavo Batista. O ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara, Mário José, ficará no MDB. A convenção e os pré-candidatos ainda não foram definidos.

Nas eleições de 2016 Adelmo obteve 58.83%, ou seja, 5,489 votos, enquanto Anderson somou nas urnas 37.55% – 3,503 votos. Já Mário José (MDB) que concorreu na terceira via teve 3.62% – 338 votos.

Outras Notícias

Itapetim: prefeitura paga janeiro neste sábado

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Administração e Finanças, informa em nota que paga os salários referentes ao mês de janeiro dos servidores públicos municipais neste sábado (31/01). A nota diz que a iniciativa reforça o compromisso do prefeito Arquimedes Machado de pagar os vencimentos do funcionalismo ainda dentro do mês trabalhado, “mesmo […]

2

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Administração e Finanças, informa em nota que paga os salários referentes ao mês de janeiro dos servidores públicos municipais neste sábado (31/01).

A nota diz que a iniciativa reforça o compromisso do prefeito Arquimedes Machado de pagar os vencimentos do funcionalismo ainda dentro do mês trabalhado, “mesmo que enfrentado dificuldades devido aos cortes nos repasses da união e a seca rigorosa que assola o município”.

De acordo com Junior de Fonte, secretário municipal de Administração e Finanças, o pagamento contemplará os servidores das secretarias de Administração e Finanças, Ação Social, Educação, Saúde e Infraestrutura, além de inativos e pensionistas.

Serra: Hospam conclui melhorias nas clínicas médica, obstétrica, cirúrgica e emergência

O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, finalizou seu projeto de readequação e otimizou a infraestrutura da unidade de saúde para as quase oito mil pessoas que passam mensalmente na emergência e no ambulatório do hospital e para os 450 profissionais que atuam no Regional. As melhorias focam no […]

serra-talhada-hospamO Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, finalizou seu projeto de readequação e otimizou a infraestrutura da unidade de saúde para as quase oito mil pessoas que passam mensalmente na emergência e no ambulatório do hospital e para os 450 profissionais que atuam no Regional.

As melhorias focam no acolhimento, na regulação de doentes e na agilidade no atendimento a pacientes graves.

Um sistema de climatização foi instalado nas 12 enfermarias do hospital, que totalizam 47 leitos, beneficiando as clínicas médica, obstétrica e cirúrgica. O ambiente climatizado não apenas proporciona conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas melhora a qualidade do ar, contribuindo, assim, no tratamento e diminuindo o risco de infecções. Também foi criada uma Sala de Telemedicina para a realização de eletrocardiogramas. O sistema on-line permite a realização do exame digital com resultado em tempo real pelo médico.

“Teremos como fazer exames especializados de qualidade e ter laudos analisados por especialistas, o que contribui decisivamente para tomada de decisão”, comenta o diretor do Hospam, João Antônio Magalhães. Outro espaço foi disponibilizado para a criação do Núcleo Interno de Regulação, voltada para o internamento de pacientes.

A emergência da unidade também passou por readequações e, como parte da política de classificação de risco, estão sendo montadas as salas vermelha, verde e amarela. Além disso, houve a ampliação do ambiente do repouso de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais, dobrando a capacidade de instalação desses funcionários.

O município de Serra Talhada é considerado o quarto polo médico de Pernambuco. O Hospam recebe usuários de outros Estados, devido à localização geográfica privilegiada, e disponibiliza atendimento de média complexidade. Um heliponto facilita o pouso de aeronaves para a remoção de pacientes graves para outros centros de referência.

Cinco cidades do Sertão não terão nenhuma mulher na Câmara Municipal a partir de 2021

Blog do Didi Galvão Eleitores de cinco municípios do Sertão de Pernambuco não elegeram nenhuma vereadora nas eleições do dia 15 de novembro. Com um olhar voltado para o País como um todo, a proporção de mulheres eleitas aumentou em comparação com o pleito eleitoral de 2016. Os eleitores dos municípios sertanejos de Serrita; Parnamirim; […]

Blog do Didi Galvão

Eleitores de cinco municípios do Sertão de Pernambuco não elegeram nenhuma vereadora nas eleições do dia 15 de novembro. Com um olhar voltado para o País como um todo, a proporção de mulheres eleitas aumentou em comparação com o pleito eleitoral de 2016.

Os eleitores dos municípios sertanejos de Serrita; Parnamirim; Santa Maria da Boa Vista; Santa Filomena e Mirandiba resolveram eleger câmaras municipais com representações genuinamente masculinas. 

Juntos esses municípios têm 55 assentos nos parlamentos municipais, todos eles serão ocupados por homens. Os cinco municípios juntos têm uma população de 100.110 habitantes, são 86.450 eleitores se somados das cinco cidades.

Serrita tem 19.165 habitantes, 15.457 eleitores, o parlamento municipal é composto por 11 vereadores. Parnamirim tem 21.093 habitantes, 17.528 eleitores, o parlamento municipal é composto por 11 vereadores. Santa Maria da Boa Vista, têm 40.908 habitantes, 30.011 eleitores, o parlamento municipal é composto por 13 vereadores. Santa Filomena, têm 13.759 habitantes, 12.184 eleitores, o parlamento municipal é composto por 09 vereadores. Mirandiba tem 15.185 habitantes, 11.270 eleitores, o parlamento municipal é composto por 11 vereadores.

Zé Negão fala como pré-candidato e acusa de incoerência Totonho, Sandrinho e Patriota

O vereador José Edson Ferreira, o Zé Negão (PODEMOS), falou como pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e condenou a postura do ex-prefeito Totonho Valadares, que se alinhou ao prefeito José Patriota depois dos rumores de que haveria um racha. Zé disse em suma que Totonho promoveu reuniões e estimulou empresários e correligionários para […]

O vereador José Edson Ferreira, o Zé Negão (PODEMOS), falou como pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e condenou a postura do ex-prefeito Totonho Valadares, que se alinhou ao prefeito José Patriota depois dos rumores de que haveria um racha.

Zé disse em suma que Totonho promoveu reuniões e estimulou empresários e correligionários para depois se alinhar em nome de um grupo Dentre os questionamentos, o de que Totonho conversou com nomes alinhados com Paulo Câmara e com a oposição, para de toda forma sair com base do episódio.

Outra crítica de Zé foi na posição de Valadares de que se arrependeu do volto em Bolsonaro. “Ele votou sabendo que ia ganhar e agora, para se alinhar a Frente, diz que se arrepende”, questiona. E lembrou críticas mútuas entre Totonho e Sandrinho, como no episódio onde o ex-prefeito disse que “votar em poste nunca deu certo” e nas críticas do vice prefeito de não se alinhar com bolsonaristas. Disse que o prefeito Patriota e o grupo foram incoerentes. “O povo não entendeu esse alinhamento”.

Também afirmou acreditar que a chapa governista terá Sandrinho na cabeça e Toninho ou Daniel Valadares na vice. “Veja Toninho  que era presidente do PSL e se filiou dia 4 ao MDB”.

Zé Negão disse que não é candidato de grupo, mas de um projeto coletivo para o município. Ele sinalizou que há a possibilidade de composição com o ex-vereador Renon de Ninô, mas que isso ainda está em discussão. Também que terá outras conversas pela frente.

Ele foi questionado ainda pelo episódio em que aparece em um aniversário com um grupo de jovens, voltando a dizer que não tem quebrado o isolamento social. “Passei lá e saí”. Sobre a acusação de um ouvinte de faltas em sessões e poucos projetos, disse que não apresentou requerimentos porque o executivo não responde e defendeu ações em parceria com João Paulo Costa e Armando Monteiro.

Ao final, em mais uma crítica a Valadares, citou Giza Simões, que segundo ele foi candidata em 2012, mesmo sabendo estar com uma doença que viria a tirar-lhe a vida, mas não fugiu ao chamado do povo, acusando Valadares de fazer o contrário.

Derrotado, Júlio César admite voltar a disputar prefeitura de Água Branca/PB

Definindo a campanha como limpa e verdadeira, e considerando ter conquistado uma vitória política, Júlio César, que disputou a Prefeitura de Água Branca/PB, onde obteve 43,42% dos votos contra o Prefeito e primo, Tom Firmino que foi reeleito com 56,28%, falou nesta segunda-feira (7), ao comunicador Anchieta Santos na  Rádio Cidade FM.  Os candidatos naturais […]

Definindo a campanha como limpa e verdadeira, e considerando ter conquistado uma vitória política, Júlio César, que disputou a Prefeitura de Água Branca/PB, onde obteve 43,42% dos votos contra o Prefeito e primo, Tom Firmino que foi reeleito com 56,28%, falou nesta segunda-feira (7), ao comunicador Anchieta Santos na  Rádio Cidade FM

Os candidatos naturais para o pleito de 2020, eram os ex-prefeitos Tarcísio Firmino e Siduca. Tarcísio não se sentia atraído pela disputa e Siduca teve um impedimento na Justiça Eleitoral. Assim, a candidatura caiu no colo de Júlio que teve o nome definido já na abertura do processo eleitoral. 

Durante a entrevista, Júlio lembrou que a oposição chegou até a ironizar, que venceria por WO e a eleição mostrou o contrário. 

Reclamou que o prefeito contratou no período eleitoral, muitos jovens na cidade e no campo para atuarem na limpeza, agora dispensados. Colocou especialistas no hospital e após a eleição os profissionais já sumiram. 

Perguntado se voltará a disputar a Prefeitura de Água Branca, Júlio disse estar a disposição do partido e do grupo e assim não descartou a possibilidade.