Irmão de prefeito de Ingazeira será sepultado neste sábado
Por Nill Júnior
Irmão de Lino (foto) morreu aos 82 anos de AVC
Faleceu nesta madrugada no Hospital Mestre Vitalino, na cidade de Caruaru, o irmão do prefeito da Ingazeira-PE, Lino Morais, Erasmo Lino de Morais.
Ele tinha 82 anos e foi vitimado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foi atendido na Casa de Saúde de Afogados da Ingazeira e transferido com urgência para Caruaru, onde não resistiu.
Em contato com este blogueiro, o prefeito confirmou que o corpo deverá chegará à Cidade Mãe do Pajeú, com o velório acontecendo na sua residência, na Rua Liberato Pereira de Morais, no centro da cidade. O sepultamento será neste sábado (21), às 9 horas, no cemitério local.
Por orientação do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Henrique Queiroz, as equipes do órgão têm se empenhado diuturnamente para dar agilidade aos processos de individualização de diversos imóveis rurais no Estado. Os trabalhos têm como objetivo a implementação do Propriedade Legal, Programa do Governo de Pernambuco que, por meio do Iterpe, […]
Por orientação do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Henrique Queiroz, as equipes do órgão têm se empenhado diuturnamente para dar agilidade aos processos de individualização de diversos imóveis rurais no Estado.
Os trabalhos têm como objetivo a implementação do Propriedade Legal, Programa do Governo de Pernambuco que, por meio do Iterpe, regulariza os imóveis rurais, ação que beneficia as famílias do campo com títulos definitivos e peças técnicas para que possam conseguir a escritura individual das terras adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
As equipes estão utilizando todos os meios necessários para agilizar o processo de individualização, por meio de transportes disponibilizados pelo presidente do instituto, a exemplo de tratores e motos.
“O Iterpe vive um novo momento. Os técnicos estão indo à luta, de sol a chuva, para agilizar os trabalhos e, assim, dar dignidade ao trabalhador e à trabalhadora rural do nosso Estado, através da implementação do Propriedade Legal, programa que visa entregar 65 mil títulos em todo o Estado”, pontuou Henrique Queiroz, acrescentando que o resultado da ação incentivará a autonomia das famílias.
Um dos trabalhos mais recentes está sendo executado nas terras do Engenho Parnaso, localizado em Limoeiro, onde três técnicos do órgão executaram ações esta semana. São 30 famílias residentes no local, uma Unidade Produtiva forte na produção de base familiar, como cultivo de frutas, feijão e milho. Além disso, são detentores de uma produção expressiva de bananas na região do Agreste.
O imóvel, no valor de R$ 420 mil e quitado em 2017, foi adquirido de forma coletiva por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), significando que eles possuem apenas uma escritura em nome da Associação Comunitária de Parnaso.
A partir do trabalho do Iterpe, será possível a escritura individualizada das parcelas, contribuindo também para que os beneficiários acessem outras políticas públicas, em especial o Pronaf.
Em solenidade nesta terça (10), a Alepe concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao poeta Francisco Pedrosa Galvão, o Chico Pedrosa, por indicação do deputado Waldemar Borges (PSB). O paraibano de Guarabira estabeleceu-se em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em 2013, onde vive desde então. Grande contador de histórias, é um dos maiores expoentes […]
Em solenidade nesta terça (10), a Alepe concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao poeta Francisco Pedrosa Galvão, o Chico Pedrosa, por indicação do deputado Waldemar Borges (PSB).
O paraibano de Guarabira estabeleceu-se em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em 2013, onde vive desde então. Grande contador de histórias, é um dos maiores expoentes contemporâneos da poesia nordestina, com sete livros, nove CDs e inúmeros cordéis lançados.
“Em sua memória, que é viva e rica em detalhes, carrega a ancestralidade sertaneja, interpretando tudo o que viu e viveu na vida”, destacou o parlamentar ao propor a honraria. “É uma questão inegável de reconhecimento.” O encontro contou com a presença do deputado Tony Gel (PSB).
Necessidades e desafios da região foram debatidos Para estimular o desenvolvimento da região, foi realizado nestas quinta e sexta-feira em Petrolina o G-20 – Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, reunindo os 20 maiores municípios nordestinos localizados no semiárido. Por iniciativa do prefeito petrolinense Júlio Lóssio, o evento tem o objetivo de integrar cadeias produtivas […]
Para estimular o desenvolvimento da região, foi realizado nestas quinta e sexta-feira em Petrolina o G-20 – Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, reunindo os 20 maiores municípios nordestinos localizados no semiárido. Por iniciativa do prefeito petrolinense Júlio Lóssio, o evento tem o objetivo de integrar cadeias produtivas e reduzir a desigualdades regionais.
A abertura contou com palestra da economista Tânia Bacelar para uma plateia formada por prefeitos, secretários de planejamento e parlamentares, além de representantes de universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais de todo o país. “O prefeito Júlio Lóssio foi bastante feliz em chamar esse encontro para Petrolina, espaço adequado para alinharmos projetos e debatermos o futuro do semiárido”, destacou o deputado Lucas Ramos, presente no fórum.
Durante as mesas-redondas, foram debatidos os principais desafios da macrorregião, tais como a estruturação da cadeia produtiva em curto, médio e longo prazo; e os incentivos e os créditos que servem para estimular o maior desenvolvimento financeiro na região. Outros temas discutidos foram pesquisa, educação e qualificação profissional nos municípios do semiárido. Também foi tema relevante para abordagem no G-20 a logística na mobilidade regional, fundamental para a integração das cidades participantes do projeto.
Lucas Ramos frisou a importância deste momento positivo para a união das cidades do semiárido Nordestino. “A partir deste fórum, podemos integrar ações, abrir novos canais de diálogo e discutir em conjunto o desenvolvimento do semiárido”, disse o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Ao término da programação, nesta sexta-feira, foi divulgada a Carta do Semiárido com o balanço de todos os debates, buscando fortalecer os laços econômicos e aprimorar as qualidades das cidades envolvidas para os próximos anos.
A inclusão da Poesia e da literatura de cordel no currículo escolar da rede estadual de ensino dos municípios que abrangem a região do Pajeú foi tema de uma indicação do deputado estadual José Humberto (PTB). Para o parlamentar, a inclusão da poesia e literatura de cordel nas salas de aula incentivam à leitura e […]
A inclusão da Poesia e da literatura de cordel no currículo escolar da rede estadual de ensino dos municípios que abrangem a região do Pajeú foi tema de uma indicação do deputado estadual José Humberto (PTB).
Para o parlamentar, a inclusão da poesia e literatura de cordel nas salas de aula incentivam à leitura e oportunizam aos alunos um encontro com um universo cultural rico.
“Estimular nos alunos o hábito da leitura é um grande desafio a ser enfrentado. Ofertar um material de riqueza cultural atrativa é sem dúvida um dos caminhos para alcançar tal objetivo, e é justamente isso que encontramos na Poesia e na literatura de cordel”, destacou José Humberto que ainda expressou a importância da preservação, valorização e produção da cultura regional expressada nos folhetos e textos.
Encaminhada ao Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a indicação será apreciada pelos deputados estaduais e enviada como proposta para a Secretaria Estadual de Educação.
Por André Luis Neste sábado (01.07), a cidade de Salgueiro testemunhou a solene posse canônica de Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva como o novo Bispo da Diocese local. A cerimônia de acolhida e posse ocorreu na Catedral de Santo Antônio e marcou o início de uma nova fase para a comunidade católica […]
Neste sábado (01.07), a cidade de Salgueiro testemunhou a solene posse canônica de Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva como o novo Bispo da Diocese local. A cerimônia de acolhida e posse ocorreu na Catedral de Santo Antônio e marcou o início de uma nova fase para a comunidade católica da região.
Dom José Vicente assume o posto deixado por Dom Magnus Henrique, que foi transferido para a Diocese do Crato, no estado do Ceará. A chegada do novo Bispo traz consigo a expectativa de renovação e continuidade do trabalho pastoral na Diocese de Salgueiro.
As atividades da posse canônica tiveram início logo pela manhã, com uma acolhida na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no município de Cedro. Em um clima de alegria e expectativa, fiéis e membros da comunidade se reuniram para dar as boas-vindas ao novo líder religioso.
Após a acolhida, Dom José Vicente concedeu uma entrevista coletiva, onde teve a oportunidade de expressar sua visão e suas metas para a Diocese de Salgueiro. Durante a entrevista, o Bispo destacou a importância da união e do trabalho conjunto na construção de uma igreja atuante e presente na vida dos fiéis.
Às 17h, na majestosa Catedral de Santo Antônio, teve início a solene cerimônia de posse canônica. A igreja se encheu de fiéis e autoridades religiosas, que acompanharam emocionados a entronização de Dom José Vicente como o novo Bispo Diocesano de Salgueiro.
A posse canônica representa um momento significativo para a Diocese e para a comunidade católica local. Com sua experiência pastoral e liderança, Dom José Vicente se coloca como um guia espiritual comprometido com a promoção dos valores cristãos e com o serviço ao povo de Deus.
A expectativa é que o novo Bispo, juntamente com o clero e os fiéis, possa dar continuidade aos projetos pastorais em andamento, fortalecendo a presença da igreja na vida da sociedade e contribuindo para o crescimento espiritual e humano da região de Salgueiro.
Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva nasceu no Sítio Engenho da Serra, no distrito de Santa Fé, Crato, em 2 de janeiro de 1958. É formado em Pedagogia, Filosofia e Teologia. Foi ordenado diácono em 1993 e em 1994 passou a ser padre. Exerceu vários cargos na Diocese do Crato e assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em 2010. Já em 2014 foi nomeado vigário geral e ficou na administração da diocese cearense entre julho de 2021 e o início de 2022, quando Dom Magnus foi empossado.
Você precisa fazer login para comentar.