Notícias

Iguaracy: Conselho Tutelar recebe automóvel

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Iguaracy recebeu um veículo zero quilômetro, da marca Citroen, modelo Aircross, que será entregue oficialmente ao Conselho Tutelar do município a partir do dia 20, segundo o prefeito Zeinha Torres (PSB).

O prefeito pretende entregar um kit completo, que compõe o veículo e mais equipamentos para atuação do Conselho Tutelar.

Eles foram adquiridos através de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal João Fernando Coutinho, que não conseguiu a reeleição, mas já tinha pactuado esse apoio ano passado.

Outras Notícias

Em Arcoverde, Wellington Maciel mantém disposição em disputar a reeleição

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB) voltou a dizer que é candidato à reeleição. Ele falou à Itapuama FM, onde abordou temas relacionados à divulgação do novo concurso da prefeitura de Arcoverde para professores e novos agentes da Guarda Municipal, além de obras e ações da gestão. Sobre o cenário político, foi categórico em […]

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB) voltou a dizer que é candidato à reeleição.

Ele falou à Itapuama FM, onde abordou temas relacionados à divulgação do novo concurso da prefeitura de Arcoverde para professores e novos agentes da Guarda Municipal, além de obras e ações da gestão.

Sobre o cenário político, foi categórico em dizer que vai concorrer à reeleição, mesmo diante das baixas de vereadores em seu governo.

Em apenas três meses, quatro vereadores deixaram a bancada governista para abraçar a pré-campanha da ex-prefeita Madalena Britto (PSB).

Questionado pelo apresentador se a saída dos parlamentares representa algo “ruim” para o governo, Wellington respondeu que sim.

“Eu sempre digo que a gente tem a gestão, mas eu fui falho e reconheço, eu tenho uma falha de habilidade política. Eu penso diferente a política”.

Com Wellington Maciel mantendo sua candidatura,  a ex-prefeita Madalena Britto pode ser afetada por tabela, já que teoricamente disputariam a mesma base política. O processo poderá favorecer o ex-prefeito Zeca Cavalcanti.

Arcoverde deve decidir entre um prefeito com dificuldades de avaliação ou dar um passo para o passado,  seja com Madalena Britto,  seja com Zeca Cavalcanti.

José Roberto Burnier passa bem após sofrer infarto

O jornalista José Roberto Burnier está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi submetido a uma angioplastia na madrugada de sábado (30), depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Burnier tem quadro clínico estável e está internado em Unidade Coronária, sob os cuidados […]

O jornalista José Roberto Burnier está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ele foi submetido a uma angioplastia na madrugada de sábado (30), depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Burnier tem quadro clínico estável e está internado em Unidade Coronária, sob os cuidados do médico Roberto Kalil Filho.

Em nota, a TV Globo informou que Burnier passa bem e que, durante a ausência dele, o SP2 será apresentado pelo jornalista Bruno Tavares.

Cimpajeú emite nota de pesar por morte de pai do ex-prefeito Albérico Rocha

É com imensa tristeza que recebemos na noite desta terça-feira (12 de maio) a notícia do falecimento do Sr. José Messias da Rocha. A cidade de Iguaracy perde não só um filho, mas uma pessoa amiga, uma figura humana que deixa o legado de humildade, determinação e honestidade aos familiares. O CIMPAJEU, por meio de seu atual presidente, […]

Alberico-Rocha-300x204É com imensa tristeza que recebemos na noite desta terça-feira (12 de maio) a notícia do falecimento do Sr. José Messias da Rocha. A cidade de Iguaracy perde não só um filho, mas uma pessoa amiga, uma figura humana que deixa o legado de humildade, determinação e honestidade aos familiares.

O CIMPAJEU, por meio de seu atual presidente, prefeito Edvan Cesar Pessoa da Silva (Tuparetama) e demais prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio, vem a público externar a mais irrestrita solidariedade ao companheiro Albérico Rocha, ex-presidente do CIMPAJEÚ, ex-prefeito de Iguaracy e atual Diretor de Extensão Rural do IPA, pela perda do seu genitor.

Unimos-nos a Albérico e à comunidade de Iguaracy nesta hora de dor e tristeza, desejando que Deus proteja e conforte a família enlutada.    

Edvan César Pessoa da Silva

15º Festival de Cinema de Triunfo chega ao fim; conheça os filmes premiados

Depois de uma semana de um mergulho no cinema no Sertão do Pajeú, festival coroa seus vencedores em noite especial Chegou ao fim a 15ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, coroando a força audiovisual pernambucana e brasileiro depois de uma intensa cinema de muitos filmes, diálogos, oficinas e atividades especiais pelo Theatro Cinema Guarany […]

Depois de uma semana de um mergulho no cinema no Sertão do Pajeú, festival coroa seus vencedores em noite especial

Chegou ao fim a 15ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, coroando a força audiovisual pernambucana e brasileiro depois de uma intensa cinema de muitos filmes, diálogos, oficinas e atividades especiais pelo Theatro Cinema Guarany e por diversos cantos da cidade, que por mais um ano mostrou que o Sertão do Pajeú é terra de cinema.

A noite deste sábado contou com as últimas mostras especiais e com a aguardada cerimônia de premiação, que consagrou os melhores filmes escolhidos pelos júris oficial, popular e especiais. 

E o escolhido como melhor filme pelo júri oficial e popular do festival foi o pernambucano Légua Tirana, dirigido pela dupla Diogo Fontes Ek’derô e Marcos Carvalho Xôlaka, um retrato poética e intimista do rei do baião, Luiz Gonzaga, gravado em sua terra, Exu, seguindo o artista em sua jornada de aprendizados para construir uma revolução na música brasileira.  O filme ainda levou os prêmios de melhor roteiro, melhor direção de arte, trilha sonora e melhor ator, dado para Kayro Oliveira do júri oficial.

Já entre os curtas, Samuel Foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento, venceram na categoria nacional. O melhor curta infanto-juvenil ficou com o pernambucano Yadedwa Seetô, do Coletivo Cinema no Interior. Já Carniceiros, de Geisla Fernandes e Wllysys Wolfgang, ficou com prêmio de melhor pernambucano da competição. Mestre Orlando do Couro: Ancestralidade Viva na Pele Talhada, de Bruno Marques, foi o escolhido da categoria dos Sertões. Bufála, dirigido por Tothi Santos, se consagrou como melhor filme experimental.

O júri especial da Federação Pernambucana de Cineclubes escolheu Samuel Foi Trabalhar também como melhor filme, com menção honrosa para Damião, de Hórus. Já o júri da ABD/Apeci concedeu seu prêmio para Yadedwa Seetô.

“Precisamos fazer uma cultura inventiva e afetiva. E tenho certeza que o resultado desse festival reflete isso de forma muita intensa isso que estamos construindo na Secretaria de Cultura. Tenho certeza que entregamos um festival da forma que desejamos lá trás, com afeto e carinho, trazendo e oportunizando outras pessoas a vivenciarem o cinema pernambucano e nacional. Tenho certeza que esse festival vai ficar marcado na história, tanto do festival, como de Triunfo e do audiovisual estadual e nacional”, declarou a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, durante a cerimônia de encerramento.

“Foi um festival construindo pensando na importância da ocupação dos espaços pelo interior. Participamos de escutas com os triunfenses, que trouxeram seus desejos. Eu acho que esse diálogo foi o que motivou a gente a estar nesse ano trazendo esse aspecto interior do festival. Quero agradecer a confiança dos triunfenses e do audiovisual no nosso trabalho”, complementou a coordenadora-geral do festival, Maria Samara.

Últimas sessões

Um pouco mais cedo, a programação de exibições foi encerrada com a Mostra Judith Quinto, realizada pelo Sesc Triunfo, que trouxe uma série de produções de curtas realizados na cidade, mostrando a força poética, artística e audiovisual da cidade, dona de uma identidade cultural sólida e forte. Essa tônica continuou em seguida com a mostra “Outros Sertões e o Minuto”, feita por alunos da oficina de mesmo nome realizada durante  toda a semana no festival na zona rural do município.

“É a primeira vez que o Festival de Cinema de Triunfo leva uma atividade de formação para a zona rural da cidade e acho que isso é de extrema importância. Eu acredito que um festival não pode ser só mostras e exibições no cinema sem um olhar para a formação de plateia. Vivemos cinco dias de oficina com pessoas que nunca tiveram contato com o fazer cinematógrafo, também discutindo as representações do Sertão no audiovisual nacional”, declarou Mila Nascimento, ministrante da oficina “Outros Sertões e o Minuto”.

No início da tarde, as atividades ficaram com o coletivo CineRuaPE. Pela manhã, promoveram uma visita guiada pelo Theatro Cinema Guarany, com o público presente conhecendo sua história, seus detalhes arquitetônicos e como o monumento tombado se tornou um dos principais focos de efervescência cultural do Sertão. Já pela tarde, o coletivo promoveu um debate sobre os cinemas de rua do Pajeú, passando por questões como seus funcionamentos, seus movimentos de retomada e suas perspectivas para o futuro.

Clique aqui e confira a lista completa dos vencedores do 15º Festival de Cinema de Triunfo

Genildo Vieira, “um deputado para Água Branca chamar de seu”

Após o ex-prefeito de Água Branca, Tarcísio Firmino, anunciar sua decisão de desistir de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, um outro aguabranquense se dispõe a colocar seu nome para apreciação dos paraibanos nas urnas, principalmente o eleitorado da região de Princesa Isabel que poderá voltar a ter um deputado para chamar de […]

Informações de Anchieta Santos

Após o ex-prefeito de Água Branca, Tarcísio Firmino, anunciar sua decisão de desistir de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, um outro aguabranquense se dispõe a colocar seu nome para apreciação dos paraibanos nas urnas, principalmente o eleitorado da região de Princesa Isabel que poderá voltar a ter um deputado para chamar de seu.

De acordo com o Juru em Destaque, trata-se do empresário Genildo Vieira de Andrade, de 65 anos, que inclusive já teria formalizado pedido de desligamento ao diretório municipal do PROS, partido ao qual estava filiado, para ingressar em outra legenda com melhores condições de pleitear o mandato de deputado estadual.

Bem sucedido produtor rural do município de Água Branca, no Sertão paraibano, Genildo Vieira teve sua atividade recentemente divulgada em uma reportagem da TV Paraíba, tendo saído inclusive no programa Globo Rural, por ter mudado a paisagem da sua propriedade e garantido emprego e renda para agricultores da localidade.