Notícias

Ibope: Dilma 40, Marina 24 e Aécio 19

Por Nill Júnior

candidatosa

Do G1

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

– Dilma Rousseff (PT): 40%
– Marina Silva (PSB): 24%
– Aécio Neves (PSDB): 19%
– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Zé Maria (PSTU): 0%*
– Eduardo Jorge (PV): 0%*
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
– Eymael (PSDC): 0%*
– Levy Fidelix (PRTB): 0%*
– Mauro Iasi (PCB): 0%*
– Branco/nulo: 8%
– Não sabe/não respondeu: 7%

A pesquisa foi paga pelo próprio Ibope. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 30, Dilma tinha 39%, Marina, 25%, e Aécio, 19%.

Votos válidos : Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, os índices são:

Dilma – 47%
Marina – 28%
Aécio – 22%
Luciana Genro – 1%
Pastor Everaldo – 1%
Outros com menos de 1% – 1%

Para vencer a disputa no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

Segundo turno: O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:
– Dilma Rousseff: 43%
– Marina Silva: 36%
– Branco/nulo: 12%
– Não sabe/não respondeu: 8%

– Dilma Rousseff: 46%
– Aécio Neves: 33%
– Branco/nulo: 12%
– Não sabe/não respondeu: 9%

– Marina Silva: 38%
– Aécio Neves: 33%
– Branco/nulo: 18%
– Não sabe/não respondeu: 11%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00942/2014.

Outras Notícias

Volta às aulas: Prefeitura de Tuparetama entrega escola climatizada e anuncia novos investimentos

Na abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Tuparetama em parceria com a Secretaria de Educação, inauguraram a climatização da Escola Francisco Zeferino Pessoa. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (17) e foi prestigiada pelo prefeito Sávio Torres, que aproveitou para anunciar novos investimentos para o setor. O prefeito […]

Na abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Tuparetama em parceria com a Secretaria de Educação, inauguraram a climatização da Escola Francisco Zeferino Pessoa.

A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (17) e foi prestigiada pelo prefeito Sávio Torres, que aproveitou para anunciar novos investimentos para o setor.

O prefeito entregou aos professores e alunos a climatização de 8 salas de aula, direção, secretaria e sala dos professores. Esta é a quarta das seis escolas municipais a receber os equipamentos de refrigeração.

Durante a cerimônia, Sávio anunciou também a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Francisco Zeferino Pessoa, aquisição de 3 novos ônibus escolares e recursos para continuação da nova escola que está sendo construída.

“Nossa gestão trabalha para promover uma educação de qualidade seja no ensino, na estrutura das nossas escolas ou na efetivação do reajuste salarial dos professores. Graças a parceria com o deputado federal Ricardo Teobaldo, Tuparetama tem conseguido recursos que vem transformando a realidade.”, comemorou Sávio.

De acordo com a secretária de Educação, Rafaely Leite, com a climatização da Francisco Zeferino, o rendimento dos alunos e professores em sala de aula tendem a melhorar, uma vez que os equipamentos ajudarão a manter o ambiente confortável nos períodos de altas temperaturas.

Vendaval derruba barracas da Expoagro

Um vendaval levou ao chão a estrutura montada para as barracas armadas para XV Expoagro. Segundo os barraqueiros em contato com o blog, o vento levantou a estrutura. Alguns carros foram atingidos mas ninguém se feriu. Por sorte o episódio foi registrado nessa fase preliminar, quando não há maior fluxo de pessoas. O registro é […]

Um vendaval levou ao chão a estrutura montada para as barracas armadas para XV Expoagro. Segundo os barraqueiros em contato com o blog, o vento levantou a estrutura.

Alguns carros foram atingidos mas ninguém se feriu. Por sorte o episódio foi registrado nessa fase preliminar, quando não há maior fluxo de pessoas.

O registro é de carga e descarga de freezers, bebidas e estrutura interna para as barracas. Os barraqueiros apelaram para melhor fixação, evitando novos acidentes. Uma força tarefa da prefeitura está intensificando os trabalhos para recuperar o tempo perdido.

Vereador de ST diz que Marília é enganadora

Farol de Notícias Num discurso duro, esta semana, o líder da oposição na Câmara de Vereadores em Serra Talhada, Antônio de Antenor, abriu o verbo contra a deputada federal do PT, Marília Arraes, aliada da pré-candidata do governo à Prefeitura, Márcia Conrado. Ao programa Frequência Democrática, Antenor detonou Marília dizendo que ela veio para Serra […]

Foto: Robério Sá

Farol de Notícias

Num discurso duro, esta semana, o líder da oposição na Câmara de Vereadores em Serra Talhada, Antônio de Antenor, abriu o verbo contra a deputada federal do PT, Marília Arraes, aliada da pré-candidata do governo à Prefeitura, Márcia Conrado.

Ao programa Frequência Democrática, Antenor detonou Marília dizendo que ela veio para Serra Talhada somente para “enganar”, “mentir” e “se promover”, unicamente em “busca de poder”. Marília esteve aqui durante o ato de filiação de Márcia Conrado ao Partido dos Trabalhadores, no último dia 13.

Em seu discurso, ela criticou, de forma indireta, o ex-deputado Inocêncio Oliveira dizendo que ele fazia parte do bloco “do atraso”. Este fato serviu de fagulha para o revide do líder da oposição. “Ela quis se promover porque estava no calor dos petistas”, disparou Antônio de Antenor, abrindo fogo: “A única coisa que ela fez foi mentir e daqui pra frente a pisada vai ser essa, bateu levou”.

“A deputada não foi feliz no seu discurso”, disse ele, indo para o ataque. “Porque quem trouxe primeiro desenvolvimento para Serra Talhada foi o deputado Inocêncio Oliveira, quem continuou trazendo obras para Serra Talhada foi o deputado Sebastião Oliveira. Quem fez em Serra Talhada foi o saudoso Sebastião Oliveira, que hoje é falecido, fez como prefeito e deputado estadual. Então, essa deputada [Marília] que não tem sequer uma pedra sentada em Serra Talhada, o que ela fez foram palavras ridículas”.

“A deputada [Marília] nada fez por Serra Talhada, nada trouxe, e fica dizendo que colocou emenda impositiva, [mas] vamos ver quando essas emendas vão chegar. E ela dizer que os Oliveiras trouxeram o atraso [para Serra Talhada] e que [os petistas] derrubaram o atraso… Nada deputada, ninguém derrubou o atraso. Ela [Marília] veio parar aqui junto com o prefeito [Luciano Duque] e enganou o povo de Serra Talhada e vem falar do povo de Serra que nem Inocêncio, que foi presidente da Câmara e deputado por 40 anos, e que fez muito por Serra Talhada e Sebastião que continua fazendo”.

Busca por poder – O vereador afirmou ainda que Marília está apenas em busca por poder e, por isso, sequer teria o apreço dos próprios familiares. “Então deputada [Marília] você brigou com a sua família por conta de poder. Hoje você não tem um relacionamento político amigável com seus tios, com os seus sobrinhos, porque você busca poder tentando enganar o povo de Pernambuco e de Serra Talhada. Mas até agora nada fez por Serra Talhada, deputada. Eu não poderia repudiar a sua atitude, porque você não foi feliz em seu discurso e Serra Talhada está de olho em você”.

Jefferson Calaça inscreve chapa nesta terça (13) para presidência da OAB-PE

Cerca de 60 advogados estiveram presentes na sede da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) na tarde desta terça-feira (13) na inscrição da chapa “É Hora de Mudar, Vote 30”, que traz Jefferson Calaça para presidente da entidade de classe e Raíssa Braga para vice. “Os advogados de Pernambuco precisam de uma Ordem que olhe […]

Lançamento Chapa OAB - Foto_Rafael Bandeira_ExclusivaBR-21

Cerca de 60 advogados estiveram presentes na sede da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) na tarde desta terça-feira (13) na inscrição da chapa “É Hora de Mudar, Vote 30”, que traz Jefferson Calaça para presidente da entidade de classe e Raíssa Braga para vice.

“Os advogados de Pernambuco precisam de uma Ordem que olhe por eles. Vamos transformar a OAB-PE e, dessa forma, trazer a entidade de volta para advocacia militante”, afirmou Calaça.

Entre as propostas da chapa, está a redução e o congelamento do valor da anuidade, a criação do piso salarial, a valorização da mulher na gestão da OAB-PE, o combate a precarização do profissional e a defesa das prerrogativas.

O lançamento da candidatura será nesta quinta-feira (15) no Spettus Derby e contará com a presença de mil advogados do Estado.

PT e PSDB fazem avaliação da pesquisa Datafolha

A reviravolta na pesquisa do Datafolha divulgada na segunda-feira (20), que apontou a presidente Dilma Rousseff (PT) à frente da disputa no segundo turno, a uma semana da eleição, foi recebida com entusiasmo pelos petistas, enquanto tucanos minimizaram o resultado. No comitê de campanha de Dilma, a avaliação é de que o levantamento mostra um […]

page

A reviravolta na pesquisa do Datafolha divulgada na segunda-feira (20), que apontou a presidente Dilma Rousseff (PT) à frente da disputa no segundo turno, a uma semana da eleição, foi recebida com entusiasmo pelos petistas, enquanto tucanos minimizaram o resultado. No comitê de campanha de Dilma, a avaliação é de que o levantamento mostra um começo de crescimento gradual que a levará à reeleição.

Na coordenação da campanha de Aécio Neves (PSDB), a opinião é de que ainda é cedo para considerar o resultado definitivo, e que os números seguem dentro da margem de erro, portanto, sem tendência favorável à candidata à reeleição.

Segundo dirigentes petistas, os levantamentos internos vinham apontado nos últimos dias um crescimento numérico expressivo, apesar do Datafolha ter trazido um empate no limite da margem de erro.

“Vamos crescer mais a partir desta pesquisa porque ela mostrou uma tendência de crescimento”, avaliou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.

Ele afirmou, ainda, que o racionamento da água que ocorre em São Paulo é fator decisivo na queda de Aécio. Para Costa, o problema foi escondido no 1º turno para reeleger Geraldo Alckmin governador, mas, agora, não há como contornar a situação, “em São Paulo, a situação se complicou para o PSDB. As pessoas estão sem água e isso reflete na campanha”.

Além da margem de erro, alguns tucanos lembraram que o candidato do partido teve no primeiro turno quantidade significativa a mais de votos do que as pesquisas sinalizavam.

“Tem uma semana de campanha pela frente e ela dura uma eternidade”, disse Alberto Goldman, que coordena a campanha em São Paulo.

Ele atribuiu o crescimento de Dilma à campanha agressiva nas redes sociais baseada em “calúnias”, “O PT é o partido do submundo e isso é incontrolável. Não há limites”.