Notícias

Ibope: Câmara 35% x Armando 27%

Por Nill Júnior

O candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) manteve a liderança na disputa ao governo de Pernambuco, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27. Em duas semanas, a intenção de voto nele oscilou de 33% para 35%.

O segundo colocado, senador Armando Monteiro (PTB), também viu a intenção de voto oscilar dois pontos para cima, de 25% para 27%.

O candidato da Rede, Julio Lossio, passou de 2% para 3%. Maurício Rands (PROS) manteve os 2% nos dois levantamentos. Permaneceram com 1% cada Ana Patrícia Alves (PCO), Simone Fontana (PSTU) e Dani Portela (PSOL).

Os votos brancos e nulos passaram de 24% para 23%, enquanto os que não souberam ou não opinaram foram de 10% para 7%.

Na simulação de segundo turno, Paulo Câmara tem 43% e Armando Monteiro, 34%. Brancos e nulos são 18% e não souberam ou não opinaram, 6%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo Jornal do Commercio. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o nível de confiança, 95%. Foram ouvidos 1.512 eleitores entre 24 e 26 de setembro. O registro no TRE é o PE-07101/2018 e no TSE é o BR-06913/2018.

Outras Notícias

“Acabo com a sua vida”. Reveladas ameaças de Eduardo Bolsonaro contra ex

Congresso em Foco Xingamentos, ameaças, uma questão pessoal que ganhou a esfera pública. Esse é um resumo das mensagens atribuídas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que resultaram na denúncia criminal apresentada contra ele pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Caberá agora aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirem se o deputado responderá como réu ao crime […]

Congresso em Foco

Xingamentos, ameaças, uma questão pessoal que ganhou a esfera pública. Esse é um resumo das mensagens atribuídas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que resultaram na denúncia criminal apresentada contra ele pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Caberá agora aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirem se o deputado responderá como réu ao crime de ameaça, cuja pena vai de um a seis meses de detenção e pagamento de multa. O caso será relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso, considerado hoje um dos mais rigorosos da corte.

Filho do pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, Eduardo é acusado de ter ameaçado, por meio de celular, a jornalista Patrícia de Oliveira Souza Lélis, sua ex-assessora, em julho de 2017.

A peça enviada pela procuradora-geral ao Supremo reúne reprodução de conversas entre os dois no Telegram, aplicativo concorrente do Whatsapp que tem entre suas principais ferramentas uma que permite a destruição automática das mensagens conforme período pré-estabelecido.

Embora Eduardo tenha acionado o dispositivo para que o texto desaparecesse após cinco segundos, Patrícia conseguiu gravar o diálogo e entregar uma cópia à polícia. Além de prints (reprodução de imagem) das conversas , a vítima prestou depoimento. Raquel Dodge concluiu que a intenção de Eduardo Bolsonaro era, claramente, impedir a livre manifestação de Patrícia com ameaças.

A desavença pública entre os dois começou após Eduardo publicar em seu perfil no Facebook um desabafo a respeito de uma ex-namorada que, nas palavras dele, trocou roupas recatadas por danças sensuais, depois de ter rompido com ele para sair com um médico cubano. “Feminismo é uma doença”, escreveu o deputado.

Mesmo sem ser citada nominalmente, Patrícia respondeu nas redes sociais que viveu uma relação afetiva abusiva com o deputado por três anos. Segundo ela, foi depois disso que eles trocaram as mensagens que embasaram a denúncia criminal.

Gerente da Compesa destaca medidas para garantir abastecimento de água em Afogados

No programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, desta segunda-feira (29), o gerente da Compesa, Kaio Maracajá, discutiu a recente situação da barragem de Brotas, que voltou a verter água, oferecendo uma nova perspectiva para o abastecimento de água em Afogados da Ingazeira. Maracajá destacou que o aumento de estouramentos na cidade é um […]

No programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, desta segunda-feira (29), o gerente da Compesa, Kaio Maracajá, discutiu a recente situação da barragem de Brotas, que voltou a verter água, oferecendo uma nova perspectiva para o abastecimento de água em Afogados da Ingazeira.

Maracajá destacou que o aumento de estouramentos na cidade é um fenômeno cíclico. “Em períodos com mais chuvas, o consumo de água diminui, o que aumenta a pressão na rede e consequentemente o número de estouramentos.”

Além disso, o gestor ressaltou a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Afogados, que pode tratar até 110 litros de água por segundo, mas alertou sobre a redução dessa capacidade quando a água está muito suja.

Um dos pontos centrais da conversa foi a limpeza programada no fundo da barragem de Brotas, que será realizada assim que a lamina d’água estiver passando com força sobre o vertedouro.

Maracajá enfatizou a importância das obras de reparo e manutenção das fissuras na parede da barragem, explicando que, após uma paralisação devido ao material inadequado, as obras serão retomadas com o material correto.

Por fim, o gerente advertiu que o acesso próximo ao vertedouro por cima da passarela é restrito apenas à equipe autorizada, pois oferece acesso aos controles da comporta, reforçando a necessidade de segurança nas operações.

Afogados: Morre ex-prefeito Silvério Queiroz

Faleceu na tarde desta quinta-feira (18), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Silvério Queiroz, aos 74 anos. Ele foi prefeito na gestão de 1973 a 1977. A informação é do Blog do Finfa. Segundo informações do blogueiro Júnior Finfa ao comunicador André Luis, durante o programa A Tarde é […]

Faleceu na tarde desta quinta-feira (18), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Silvério Queiroz, aos 74 anos. Ele foi prefeito na gestão de 1973 a 1977. A informação é do Blog do Finfa.

Segundo informações do blogueiro Júnior Finfa ao comunicador André Luis, durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, Silvério estava sofrendo com quadro de pneumonia. “Precisei levar minha mãe ao hospital e chegando lá encontrei os filhos de Silvério, Wagner Nascimento e Manoella Nascimento, que informaram que ele estava internado com quadro de pneumonia”, informou Finfa.

Ainda segundo informações de Finfa, um dos filhos do ex-prefeito, Wagner Nascimento, confirmou agora a pouco, que o corpo de Silvério, vai sair por volta das 17h do HREC, em direção a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, onde o Pe. Gilvan Bezerra, fará a recomendação do corpo, em seguida segue para o Cemitério São Judas Tadeu, onde será sepultado. Devido à pandemia é proibido realizar velório.

A gestão de Silvério Queiroz fica marcada pela obra da construção da Barragem de Brotas. Também foi na sua gestão que foi construído o Estádio Vianão.

PRF participa de abertura das ações em alusão ao 18 de Maio em Triunfo

Representantes de diversos órgãos públicos participaram da solenidade A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta sexta-feira (12), da abertura das ações em alusão ao 18 de Maio, na escola EMEFI Governador Eduardo Campos, em Triunfo. A solenidade também reuniu representantes da Justiça, Ministério Público, Creas e Guarda Municipal. Representaram a PRF, o chefe do SEOP, […]

Representantes de diversos órgãos públicos participaram da solenidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta sexta-feira (12), da abertura das ações em alusão ao 18 de Maio, na escola EMEFI Governador Eduardo Campos, em Triunfo. A solenidade também reuniu representantes da Justiça, Ministério Público, Creas e Guarda Municipal.

Representaram a PRF, o chefe do SEOP, Washington Barros, a chefe substituta da Delegacia de Serra Talhada, Janete Daniel, a presidente da CRDH, Luciana Lima, o PRF de Serra Talhada Marcílio Flávio, e os integrantes do Getran, Simas Moura, Afonso Juliano e Bruna Lima, que foram recebidos pela diretora da escola, Luciane Borges.

Estiveram presentes a juíza de Triunfo, Adriana Botaro Torres, o promotor do MPPE, Carlênio Brandão, a integrante do Creas Rosene Moraes e equipe.

Além de apresentar o tema do 18 de Maio e as ações que vem sendo desenvolvidas pela PRF, a equipe do Getran também repassou orientações aos estudantes sobre o Maio Amarelo.

“Temos firmado parcerias com diversos órgãos em Serra Talhada e Triunfo, para fortalecer o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente na região”, ressaltou o chefe do SEOP, Washington Barros.

Pleno do TCE reverte decisão e aprova contas de 2018 de Ângelo Ferreira

Nesta quarta-feira (22), durante a 8ª Sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), deram conhecimento ao pedido de rescisão e reformaram o Parecer Prévio e recomendaram a aprovação, com ressalvas, das contas de 2018 do prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira. Segundo o Acórdão publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas […]

Nesta quarta-feira (22), durante a 8ª Sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), deram conhecimento ao pedido de rescisão e reformaram o Parecer Prévio e recomendaram a aprovação, com ressalvas, das contas de 2018 do prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira.

Segundo o Acórdão publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desta quinta-feira (23): “Invoca-se os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade quando o descumprimento do percentual mínimo em educação (25%) consistir em única irregularidade grave e o percentual efetivamente aplicado pelo Município aproximar-se do limite constitucionalmente estabelecido”.

Os conselheiros consideram o art. 83 da Lei nº 12.600/2004, que estabelece a legitimidade, o prazo e requisitos necessários para a interposição do Pedido de Rescisão. Também que o Município de Sertânia aplicou o percentual de 24,09% em despesas com a manutenção e desenvolvimento da educação.

Ainda foi considerado que o descumprimento do percentual constitucionalmente previsto para aplicação em educação (25%) foi a única irregularidade grave remanescente e que os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, tendo em vista a ínfima diferença percentual que deixou de ser aplicada em educação.

A Sessão foi presidida pelo Conselheiro Ranilson Ramos, que acompanhou o voto do relator, Conselheiro Substituto Marcos Nóbrega. Também estavam presentes e acompanharam o voto do relator: o Conselheiro Carlos Porto, a Conselheira Teresa Duere, o Conselheiro Valdecir Pascoal, o Conselheiro Marcos Loreto e o Conselheiro Dirceu Rodolfo De Melo Júnior. O Procurador do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa, também estava presente.