Notícias

Ibimirim: vice-prefeito rompe com atual gestão e inicia nova caminhada

Por André Luis

O vice-prefeito de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, Charles do Paulistão (PODE),  rompeu as alianças políticas com o prefeito, Wellinton Siqueira (PCdoB), e iniciou uma série de críticas à gestão, principalmente em relação às ações socioassistenciais para a população carente, além de prática de esportes voltada à juventude. A informação é do Blog do Carlos Britto.

Em novos passos, ele decidiu criar o ‘Programa Fala Charles’ para prestar contas à população das ações que vem realizando na cidade. 

O programa teve denúncias envolvendo pregoeira e uso de carros agregados para uso pessoal de secretários. 

No sábado (9), ele anunciou a criação do “Projeto Paulistão Transforma” que vai realizar ações de incentivo a prática de esportes na cidade. O futuro desse novo caminho ainda é cena para os próximos capítulos.

Outras Notícias

Raquel Lyra prestigia 55ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

A governadora Raquel Lyra acompanhou, nesta sexta-feira (22), a 55ª edição do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause e secretários, a gestora destacou a importância do espetáculo para o turismo pernambucano. “Mais uma vez estou aqui […]

A governadora Raquel Lyra acompanhou, nesta sexta-feira (22), a 55ª edição do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause e secretários, a gestora destacou a importância do espetáculo para o turismo pernambucano.

“Mais uma vez estou aqui prestigiando o espetáculo da Paixão de Cristo, durante a pré-estreia, convidando a todos para conhecer este evento extraordinário. O interior de Pernambuco oferece uma oportunidade única de vivenciar a cultura, a gastronomia, o turismo e um mergulho na história do nosso Estado”, ressaltou Raquel Lyra.

Conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, o espetáculo conta com um aporte da gestão estadual, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), no valor de R$ 560 mil. 

“Em mais um ano o Governo do Estado está presente como um dos principais incentivadores e patrocinadores deste grande evento que é tão importante para o calendário pernambucano. A Paixão de Cristo ajuda toda a região, com benefício para o interior”, registrou o secretário de Turismo, Daniel Coelho.

O Governo de Pernambuco também garantiu mais infraestrutura para a região, com a triplicação da BR-232, a entrega da PE-145 e a chegada das águas do Rio São Francisco a Fazenda Nova e outros dois distritos do município do Brejo da Madre de Deus, por meio da ampliação do atendimento da Adutora do Agreste. 

Estiveram acompanhando a governadora no evento os deputados estaduais Débora Almeida, Kaio Maniçoba, Joãozinho Tenório e Mario Ricardo, além de integrantes do Governo do Estado.

STF aceita denúncia contra dez integrantes do Núcleo 3 por tentativa de golpe

Por decisão unânime, 1ª Turma do STF considerou que a denúncia da PGR cumpriu os requisitos legais para tornar nove militares e um policial federal réus. Acusações contra outros dois militares foram rejeitadas Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (20) a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) na […]

Por decisão unânime, 1ª Turma do STF considerou que a denúncia da PGR cumpriu os requisitos legais para tornar nove militares e um policial federal réus. Acusações contra outros dois militares foram rejeitadas

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (20) a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) na Petição (Pet) 12100 contra dez integrantes do chamado Núcleo 3 por tentativa de golpe de Estado e rejeitou as acusações contra outros dois. Com a aceitação da denúncia, os dez passam à condição de réus pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Entre os réus estão três coronéis do Exército (Bernardo Romão Correa Netto, Fabrício Moreira de Bastos e Márcio Nunes de Resende Jr.) e cinco tenentes-coronéis (Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Jr. e Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros). Também fazem parte do grupo o general da reserva Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira e o agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares.

Nessa fase processual, o colegiado examinou apenas se a denúncia atendeu aos requisitos legais mínimos exigidos pelo Código de Processo Penal (CPP) para a abertura de uma ação penal. A conclusão foi de que a PGR demonstrou adequadamente que os fatos investigados contra esses dez acusados configuram crimes (materialidade) e que há indícios de que eles participaram de sua autoria. Em relação aos dois outros, para o colegiado, esses requisitos não foram atendidos.

Indícios

Para o relator, ministro Alexandre de Moraes, as acusações contra os dez membros do Núcleo 3 apontam a mobilização de militares de alta patente contra o sistema eleitoral e ações que ajudaram a criar um ambiente político e institucional propício à tentativa de golpe — incluindo um plano para assassinar autoridades que pudessem se opor ao plano.

“Nenhum dos crimes imputados aos denunciados desse grupo, no entanto, é na forma tentada”, afirmou o relator. “Se a execução foi iniciada, mas o golpe de Estado não se consumou, o crime está consumado, porque se o golpe tivesse sido consumado, o crime sequer estaria sendo investigado”.

Em seu voto, o ministro Flávio Dino defendeu que o julgamento do caso no STF sirva para prevenir condutas futuras que levem militares a agir como tutores da nação ou sob uma lógica de que partes da população são vistas como inimigas.

Autoria

Sobre Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, o relator destacou que, segundo a acusação, o general da reserva tinha conhecimento da tentativa de ruptura democrática. A investigação identificou elementos que indicam uma reunião entre Theophilo e Jair Bolsonaro para tratar do assunto depois que o então comandante do Exército, general Freire Gomes, se recusou a apoiar o golpe. Theophilo chefiava o Comando de Operações Terrestres (Coter), responsável pelo uso e pela coordenação das tropas.

O ministro Alexandre também destacou trocas de mensagens entre Fabrício Moreira de Barros, Bernardo Correia Netto e Ronald Pereira de Araújo Jr. Segundo a denúncia, os chamados “kids pretos” (militares especialistas em operações especiais) articulavam estratégias para pressionar o Exército a viabilizar o golpe após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022 — incluindo a redação de uma carta dirigida ao Comando-Geral. O ministro rejeitou o argumento de que subordinados não podem influenciar superiores hierárquicos. “Se isso fosse verdade, não existiria o crime de motim”, afirmou.

Sobre Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, o relator afirmou que a investigação identificou diversas mensagens envolvendo um plano golpista. Em conversas com o tenente-coronel Mauro Cid, ele trata de supostas fraudes nas urnas eletrônicas e discute possíveis “ações ilícitas”. Em diálogos com outros militares, demonstra expectativa pela assinatura de decretos de ruptura institucional. Em 4 de janeiro de 2023, segundo as mensagens, Medeiros chegou a perguntar a Cid se ainda haveria “algo para acontecer”.

O relator destacou que Hélio Ferreira Lima tentou, de forma insistente, desacreditar o sistema eleitoral, mesmo sem nenhuma prova de fraude — inclusive entre seus próprios aliados. Em suas palavras, o grupo não podia “jogar a toalha”. Ferreira Lima também mantinha uma planilha com etapas detalhadas para “restabelecer a lei e a ordem”, rejeitava qualquer governo ligado à esquerda e defendia um plano para garantir “segurança jurídica e estabilidade institucional”.

Ainda segundo a denúncia, Ferreira Lima e Rafael Martins de Oliveira participaram de uma reunião com os “kids pretos” e, a partir daí, passaram a monitorar o ministro Alexandre de Moraes. Essa ação faria parte do plano “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades em Brasília.

A investigação identificou conexões do celular de Oliveira com torres próximas ao STF e à residência do ministro. Ele também teria comprado os aparelhos usados na operação. Mensagens obtidas ainda mostraram que ele usaria uma nota técnica do Ministério da Defesa sobre urnas para influenciar manifestantes na capital.

Oliveira e Bezerra foram apontados como participantes da operação que mataria autoridades, mas acabou abortada após ter sido deflagrada. Já Wladimir Soares, que integrava a equipe de segurança do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, repassou ao grupo informações sensíveis sobre a proteção do presidente.

Denúncia rejeitada

A denúncia da PGR contra o coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães e o general Nilton Diniz Rodrigues foi rejeitada. Segundo o ministro Alexandre, a acusação apenas citava seus nomes, sem atribuir condutas específicas ou apresentar provas de participação em reuniões golpistas. Magalhães era assistente do general Estevam Theophilo, e Rodrigues, assessor do então comandante do Exército, general Freire Gomes.

Carnaval 2026: Governo de Pernambuco apresenta homenageados, programação cultural e ações operacionais 

Além de divulgar homenagem a João Gomes, Chico Science, Maestro Duda e Nena Queiroga na folia de momo, a gestão estadual apresentou esquemas planejados nas áreas de saúde, transporte, segurança, dentre outras O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (4), todos os detalhes do Carnaval de Pernambuco 2026, que este ano terá como tema “A […]

Além de divulgar homenagem a João Gomes, Chico Science, Maestro Duda e Nena Queiroga na folia de momo, a gestão estadual apresentou esquemas planejados nas áreas de saúde, transporte, segurança, dentre outras

O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (4), todos os detalhes do Carnaval de Pernambuco 2026, que este ano terá como tema “A gente é festa”, voltado à tradição, à identidade e às políticas públicas de cultura. Além de apresentar os homenageados desta edição da festa e a programação artística dos principais polos de folia do Sertão ao Litoral, a gestão estadual ainda detalhou como cada secretaria planejou sua atuação desde o período pré-carnavalesco, pontuando o planejamento da segurança pública – que contará com o apoio dos famosos “laranjinhas” -, passando pelo reforço e esquema especial de transporte público, chegando até as campanhas de conscientização e combate à violência contra a mulher.

“Todo o Governo de Pernambuco está reunido para fazer deste o maior e melhor Carnaval do mundo. É uma festa que está no coração do nosso povo. Teremos o apoio do Estado em mais de 100 municípios, colaborando para a interiorização do Carnaval, democratização do acesso à cultura e fortalecimento da economia criativa”, destacou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

O Carnaval de Pernambuco 2026 reafirma sua força como expressão viva da identidade popular, da diversidade estética e da criatividade do Estado. Buscando valorizar a riqueza e a diversidade artística de Pernambuco, a festa homenageia grandes nomes da música pernambucana e brasileira: o cantor e compositor João Gomes; o icônico artista olindense Chico Science; uma das maiores referências do frevo, Maestro Duda; e a cantora consagrada como a “rainha do Carnaval de Pernambuco”, Nena Queiroga.

“Sempre acho que o próximo Carnaval será o mais incrível e o melhor da história. Tenho uma música que diz ‘eu só quero ser feliz e espalhar minha alegria por todo o país’ e agora, como homenageada, continuo carregando essa missão”, comentou a cantora, muito emocionada. Já o Maestro Duda, que completou 90 anos, celebrou o reconhecimento de seu trabalho. “Estou há 90 anos e 40 dias levando o frevo para o povo, e momentos como esse são únicos. Não esperava ser homenageado. Foi muita emoção”, disse o músico.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, falou sobre a valorização da cultura como política pública. “O Governo trata o Carnaval, nossa grande festa popular, como uma política pública. Isso se traduz na ampliação dos nossos polos, as ações nas escolas, abrindo os espaços para que nossos mestres transmitam saberes e tradições, levando aos nossos jovens os maracatus, afoxés, escolas de samba, papangus e tantos outros movimentos. Nossos homenageados também foram e são responsáveis por transmitir os ritmos e raízes de Pernambuco para o mundo”, reafirmou.

No quesito segurança, a folia de momo contará com a atuação de mais de 3 mil servidores recém-nomeados pela governadora Raquel Lyra, que estarão empregados nos mais de 68 mil lançamentos operacionais das forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social (SDS). As ações envolvem a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, a Defesa Civil, a Corregedoria e equipes da SDS. Além disso, a festa terá um aumento no videomonitoramento, que passou de 40 câmeras, em 2025, para 325 câmeras fixas e 360°, distribuídas nos principais polos do Estado.

“Nós aumentamos o número de câmeras de vigilância de 47 para 325 neste ano. Além disso, novos drones com capacidade de voo de até 12 horas. O preparo do policiamento dos nossos novos policiais, teve e tem uma carga muito grande na questão do trato com o cidadão e com os direitos humanos, e isso é feito também com o policial que já está na ativa. Nós não aceitaremos nenhum tipo de violência ou  excesso no uso da força, ao mesmo tempo, garantiremos que aqueles que saem de suas casas para atrapalhar a folia sejam punidos”, reforçou o secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho.

O planejamento também inclui o uso de drones mais modernos, com 11 equipamentos operando em nove municípios: Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Pesqueira e Triunfo. Os drones têm tecnologia de ponta: funcionam sob chuva e altas temperaturas, voam por até 12 horas quase sem interrupção e contam com zoom de até 200x e câmeras termais de última geração.

Além disso, também serão instalados totens de observação, plataformas elevadas, reconhecimento facial no Recife e em Olinda, câmeras corporais em grandes eventos e apoio aéreo com helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA). As ações estarão concentradas nos principais polos carnavalescos, como Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana e Vitória de Santo Antão.

Na Operação Carnaval 2026, o serviço do Alerta Celular será empregado em três cidades: Recife, Olinda e Bezerros. Em 2025, mais de 9 mil celulares subtraídos foram recuperados em Pernambuco, com 109 mil aparelhos cadastrados. Desde o início do programa, já foram resgatados mais de 87 mil aparelhos e cadastrados 990 mil celulares.

Somando as áreas de segurança, cultura e turismo, o investimento previsto é de R$ 87,2 milhões, destinados à contratação artística e ao planejamento operacional integrado entre as secretarias. Deste total, R$ 75 milhões serão aplicados em ações realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Esse montante representa um incremento de aproximadamente 114%, mais que o dobro, em relação ao ano passado, quando o investimento foi de R$ 35 milhões.

Cerca de 98% dos artistas contratados são pernambucanos, 90% selecionados por meio da convocatória de Carnaval. Além disso, aproximadamente 80% das contratações correspondem a expressões da cultura popular, orquestras, dança e música da tradição carnavalesca.

O Carnaval de Pernambuco 2026 busca a democratização do acesso à cultura, valorização das manifestações tradicionais, descentralização territorial, fortalecimento da economia criativa e reconhecimento dos fazedores de cultura.

NOVIDADES – Uma das grandes novidades de 2026 é que a abertura do Carnaval de Pernambuco acontece em uma edição especial do Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo do Recife, entre os dias 6 e 8 de fevereiro. O evento reúne atrações como Mestre Ambrósio, Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, João Gomes, Alcione, Belo, Gloria Groove, Nação Zumbi, Priscila Senna, Raphaela Santos, Mundo Livre S/A, entre outros nomes que celebram a diversidade musical local e nacional. Durante o período carnavalesco, de 14 a 17 de fevereiro, o festival será realizado no Recife, no Jardim do Cais do Sertão, e em Olinda, na Praça do Carmo. Na Cidade Alta, a programação valoriza manifestações tradicionais pernambucanas e reúne artistas locais e nacionais, em parceria com a Prefeitura de Olinda, com investimento total previsto de R$ 7 milhões. A programação completa dos palcos está no final deste texto.

Além das ações na Região Metropolitana, o Governo de Pernambuco apoia os tradicionais carnavais de Bezerros, Triunfo e Nazaré da Mata, fortalecendo a circulação da cultura e consolidando o interior como protagonista da política cultural do Estado. Em 2026, o Carnaval de Pernambuco reforça a democratização do acesso à cultura, a valorização das tradições e a descentralização territorial, com impacto direto na economia criativa. A expectativa é de que o período movimente R$ 3,5 bilhões em receita turística, com a chegada de cerca de 2,5 milhões de visitantes ao Estado, sendo mais de 500 mil pelo Aeroporto Internacional do Recife.

“Nossos turistas terão a oportunidade de desfrutar dessa festa, que é belíssima, sabendo que independente de onde estiverem, terão diferentes opções de polos e atrações, propagando a nossa cultura popular. As melhorias empreendidas pelo Governo na nossa infraestrutura, desde o desembarque no aeroporto, passando pelas estradas requalificadas, e a recuperação dos espaços públicos, também possibilitaram mais qualidade para que os turistas possam aproveitar ainda mais a festa”, ressaltou o secretário do Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

Pernambuco tem divulgado o Carnaval com ações e ativações de marketing em todo o país, entrando na onda do filme O Agente Secreto e do tema “A gente é festa”, gerando uma expectativa de grande movimentação financeira e de pessoas no período momesco, como explica Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). “Esperamos atingir 95% de ocupação da rede hoteleira, com a movimentação financeira de R$ 3,5 bilhões na nossa economia no período, mostrando um crescimento em relação ao ano passado. Esse é o reflexo de muito trabalho, para mostrar que o nosso Estado tem um Carnaval multicultural, para todos”, pontuou.

Outras ações estruturantes ampliam o alcance do Carnaval em todo o Estado, como o Brincantes nas Escolas, que levará mestres e grupos da cultura popular a 150 unidades da rede estadual, em 118 municípios, promovendo a transmissão de saberes tradicionais entre fevereiro e março. Já os Cortejos Brincantes de Pernambuco ocuparão as ruas de municípios como Recife, Bezerros, Arcoverde e Triunfo, celebrando o Carnaval como patrimônio cultural. As iniciativas integram a convocatória pública que habilitou 1.856 propostas, sendo 1.269 voltadas à cultura popular e às tradições carnavalescas e 587 de outros gêneros musicais, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a diversidade, a transparência e a valorização dos fazedores e fazedoras de cultura.

Além das ações nas áreas da segurança, cultura e turismo, o Governo do Estado garante um Carnaval seguro, inclusivo e plural, com ações integradas de diversas secretarias e órgãos.

MOBILIDADE – O Grande Recife Consórcio de Transportes (CTM) garantirá um esquema especial de mobilidade para facilitar o acesso dos foliões aos principais polos da festa. Ao todo, 12 linhas especiais estarão em funcionamento, incluindo o Expresso Carnaval. Para o Recife Antigo e o percurso do Galo da Madrugada, as saídas ocorrerão a partir dos shoppings RioMar Recife, Guararapes e Patteo Olinda, com operação reforçada no sábado do Galo. Já para as ladeiras de Olinda, o Expresso Carnaval contará com saídas dos shoppings RioMar Recife, Recife, Tacaruna e Plaza, assegurando acesso direto ao Sítio Histórico. As linhas contarão com pagamento via Pix, débito ou crédito. Também será implantada a Linha Circular do Carnaval, com tarifa única de R$ 4,50, operando em rotas como Circular do Galo, do Frevo, Olinda e Carnaval dos Camarás. Em Olinda, linhas regulares atenderão os pontos de bloqueio da cidade histórica. No Centro do Recife, equipes do CTM atuarão com ações de orientação aos usuários, especialmente durante a Operação Galo.

MULHER – A Secretaria da Mulher atuará de forma integrada nos principais polos de folia, com ações de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Serão disponibilizadas Unidades de Atendimento à Mulher por meio de dois ônibus adaptados, sendo um itinerante, acompanhando a Unidade Móvel da Polícia Civil, e outro fixo em Olinda, integrado à Delegacia Móvel. Entre os dias 12 e 17 de fevereiro, a sede da Secretaria da Mulher, no Bairro do Recife, funcionará das 16h às 22h para atendimento e apoio à Polícia Militar, enquanto a Ouvidoria da Mulher manterá atendimento diário das 8h às 20h, via WhatsApp. Durante o período carnavalesco, também será divulgado o aplicativo Protege Mulher, além da estreia do bloco Tem que Respeitar e da participação da Secretaria no Galo da Madrugada com o Trio da Mulher.

SAÚDE – A Secretaria de Saúde do Estado promoverá um conjunto de ações integradas para garantir assistência, prevenção e vigilância sanitária nos polos de folia. A Operação Lei Seca funcionará 24 horas por dia, com equipes atuando no Recife, na Região Metropolitana e no interior. Haverá intensificação da testagem para HIV e da distribuição de insumos de prevenção por meio do ônibus Prevenção para Tod@s. O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa funcionará 24 horas no Hospital Agamenon Magalhães, enquanto o Hemope contará com horário especial em dias estratégicos. A Apevisa realizará fiscalizações sanitárias em diversos municípios, e o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs) funcionará entre os dias 14 e 18 de fevereiro, integrando a rede de vigilância e atendimento.

JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA – Por meio do Procon-PE, serão realizadas ações educativas do programa Pernambuco na Folia, orientando consumidores sobre práticas legais. O programa Rotas de Lazer garantirá atendimento a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, com vans adaptadas circulando por diversos polos. A pasta também desenvolverá ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas e de combate ao racismo e a todas as formas de discriminação, por meio da campanha “Todo Mundo Cabe na Folia”.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – As ações da Secretaria de Assistência Social incluem a presença do Programa Atitude nos polos carnavalescos, com abordagens educativas e ações de cuidado, além da atuação da Ouvidoria Social em momentos estratégicos, como o Galo da Madrugada, no Recife, e a segunda-feira de Carnaval, em Olinda. Também serão distribuídos materiais educativos da campanha “Bloco da Proteção Social”.

CRIANÇA E JUVENTUDE – A Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco realizará ações de conscientização e proteção dos direitos de crianças e adolescentes por meio da campanha “Bloco da Folia Segura – Brincar, Cuidar e Proteger”, com foco no enfrentamento à exploração sexual infantil e atuação em todas as regiões do Estado.

RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO – A Compesa executará um esquema especial de abastecimento iniciado 15 dias antes da folia, com equipes de manutenção em plantão e operação de carros-pipa em todo o Estado. Haverá reforço no Sítio Histórico de Olinda, no Recife Antigo, em São José e nos litorais Norte e Sul. A BRK, parceira da Compesa, intensificará ações preventivas de saneamento nos principais polos.

MEIO AMBIENTE – Em parceria com a Prefeitura de Olinda, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha desenvolverá ações do Carnaval Sustentável 2026, com foco na gestão de resíduos sólidos, valorização dos catadores, inclusão social e preservação do patrimônio histórico e ambiental.

Estiveram presentes detalhando as ações os secretários Zilda Cavalcanti (Saúde); Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Juliana Gouveia (Mulher) Joana Figueirêdo (Justiça e Direitos Humanos e Prevenção à Violência); Yanne Teles (Criança e Juventude). Participaram das explanações, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Matheus Freitas, a Diretora da Regional Metropolitana da Companhia de Água e Saneamento (Compesa), Isabelle Souto.

Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Wanderson Florêncio e João de Nadegi; o prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão; a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Marília Banholzer; e o vereador do Recife, Davi Muniz. Veja aqui a programação completa do carnaval de Pernambuco.

Governo aceita suspender dívida até o fim do ano, dizem governadores

Os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disseram nesta segunda-feira (20) que o governo federal concordou com a suspensão do pagamento das parcelas mensais das dívidas dos estados com a União até o fim de 2016. Colombo e Rollemberg deram a informação a jornalistas após uma reunião envolvendo todos […]

Os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disseram nesta segunda-feira (20) que o governo federal concordou com a suspensão do pagamento das parcelas mensais das dívidas dos estados com a União até o fim de 2016.

Colombo e Rollemberg deram a informação a jornalistas após uma reunião envolvendo todos os governadores e a equipe do Ministério da Fazenda, em Brasília. Os governadores seguem agora para encontro com o presidente em exercício, Michel Temer, quando, espera-se, deve ser fechado o acordo sobre a renegociação da dívida dos estados.

Pela proposta, portanto, os estados deixariam de fazer o pagamento das parcelas de suas dívidas com a União até dezembro.

A cobrança, informaram os dois governadores, voltaria a partir de janeiro de 2017, mas com desconto. O valor das parcelas aumentaria gradualmente por um período de 18 meses, quando os estados retomariam o pagamento da parcela cheia.

Mais cedo nesta segunda, o governador de Goiás, Marconi Perillo, informou que o governo havia aceitado dar desconto, por dois anos, no valor das parcelas pagas pelos estados à União.

Por essa proposta, o pagamento da dívida dos estados ficaria suspenso entre julho e agosto de 2016. Depois disso, os governadores voltariam a pagar, mas com desconto.

O percentual do desconto cairia 10 pontos a cada dois meses, até chegar, em julho de 2017, a 40% sobre a parcela da dívida que cada estado deve à União. Nessa altura, portanto, os estados pagariam 60% da parcela. Esse percentual de desconto seria mantido até o final de 2017.

A partir de janeiro 2018, o desconto voltaria a cair 10 pontos a cada bimestre até que, em julho daquele ano, os estados voltariam a pagar 100% das parcelas de suas dívidas.

Júlio Cavalcanti destaca descaso do Governo do Estado com os serviços essenciais

Nesta segunda-feira (17), o deputado Júlio Cavalcanti foi entrevistado pelo comunicador Samir Abou Hana, na TV Nova/Cultura (canal 22). O programa, ao vivo, tratou sobre vários temas importantes para o Estado, e ainda contou com a participação do prefeito eleito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira e do advogado criminalista Dr. Paulo Sales. Um […]

julio_samir1Nesta segunda-feira (17), o deputado Júlio Cavalcanti foi entrevistado pelo comunicador Samir Abou Hana, na TV Nova/Cultura (canal 22). O programa, ao vivo, tratou sobre vários temas importantes para o Estado, e ainda contou com a participação do prefeito eleito de São
Lourenço da Mata, Bruno Pereira e do advogado criminalista Dr. Paulo Sales.

Um dos pontos destacados pelo parlamentar foi o descaso do Governo do Estado com os serviços essenciais para o cidadão. “A saúde está na UTI”, afirmou o deputado. De acordo com ele, o Hospital Regional de Arcoverde – que está há dois meses sendo administrado por uma OS – não tem estrutura para atender os pacientes, que precisam se deslocar para o Recife para receber atendimento.

Júlio afirmou, ainda, que se a BR 232 já estivesse duplicada até o município de Arcoverde, como foi prometido pelo então governador Eduardo Campos, esse deslocamento seria mais rápido, possibilitando mais agilidade e eficácia no tratamento médico. “São apenas 90km, foi prometido, mas não foi cumprido. Um trecho importante, que melhoraria a vida de muitas pessoas que moram no sertão ou que precisam se deslocar para lá”.

O comunicador Samir Abou Hana complementou: “o deputado Júlio Cavalcanti foi uma das primeiras vozes a defender a duplicação da BR 232 até Arcoverde. Desde o seu primeiro mandato que ele fala sobre a importância dessa obra e cobra a sua execução”.

Outro ponto que foi tratado no programa foi o abandono da estrada do Catimbau. Júlio destacou que em uma oportunidade tratou sobre o assunto com o secretário estadual de turismo, Felipe Carreras. O gestor se comprometeu a visitar o município de Buíque, para ver de
perto o Vale do Catimbau, suas potencialidades e suas necessidades, e também dar continuidade à obra da estrada, que está parada desde que terminou a campanha do governador. “Isso tem cerca de dois anos, mas nada aconteceu”, disse o deputado.

O parlamentar destacou, ainda, que o Vale do Catimbau é uma das maravilhas de Pernambuco, mas que não decola como destino turístico porque não tem a estrutura necessária para isso. “Ali poderia ser um grande polo gerador de emprego e renda”, completou.

Para encerrar, o deputado destacou a falta de segurança que se instalou no Estado e a falência do Pacto pela Vida. Ainda, de acordo com ele, é preciso que sejam criadas alternativas para a
ressocialização e para desafogar as unidades prisionais de Pernambuco. “Fomos destaque ontem no Fantástico, por conta da péssima situação dos complexos prisionais. E não dá só pra ficar culpando a crise por isso”, finalizou.