Notícias

IBGE: Fome atinge 6,48 milhões de pessoas no Brasil, menor nível em 20 anos

Por Nill Júnior

O número de pessoas que vivem em lares com insegurança alimentar grave — ou seja, que enfrentam a fome diariamente — caiu 23,5% em 2024.

Em termos absolutos, dois milhões de brasileiros deixaram a fome em apenas um ano, passando de 8,47 milhões em 2023 para 6,48 milhões em 2024.

Os dados fazem parte do levantamento sobre Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Segundo Maria Lúcia Vieira, pesquisadora do IBGE, a insegurança alimentar moderada ou grave chegou ao menor nível desde 2004, quando teve início o levantamento.

O cenário atingiu cerca de 2,5 milhões de famílias, segundo o IBGE. Essa foi a primeira pesquisa oficial sobre insegurança alimentar desde a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018 — ou seja, desde antes da pandemia de Covid-19.

As regiões com mais domicílios em insegurança alimentar são o Norte (37,7%) e o Nordeste (34,8%), sendo que o nível mais grave chegou a 6,3% e 4,8%, respectivamente. Nas outras regiões, os índices foram menores: 20,5% no Centro-Oeste, 19,6% no Sudeste e 13,5% no Sul.

No Norte, a proporção de domicílios em situação grave foi quase quatro vezes maior que no Sul, que tem a menor taxa (1,7%).

Em números absolutos, o Nordeste tem mais domicílios afetados (7,2 milhões), seguido pelo Sudeste (6,6 milhões), Norte (2,2 milhões), Sul (1,6 milhão) e Centro-Oeste (1,3 milhão).

Entre 2023 e 2024, a maioria dos estados apresentou melhora na insegurança alimentar, com exceção de Roraima, Distrito Federal, Amapá e Tocantins, que registraram aumento. Nove estados tiveram menos de 20% dos domicílios nessa situação, incluindo Santa Catarina e Espírito Santo.

Outras Notícias

Zeca amplia vantagem sobre Madalena, diz Múltipla

Ele tem 59% das intenções de voto, contra 26% da socialista Madalena Britto. João do Skate tem 2%. O ex-prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos) ampliou sua vantagem sobre a ex-prefeita Madalena Britto, do PSB. É o que diz pesquisa do Instituto Múltipla contratada pelo blog e realizada dia 12 de setembro. Na pesquisa estimulada, Zeca aparece […]

Ele tem 59% das intenções de voto, contra 26% da socialista Madalena Britto. João do Skate tem 2%.

O ex-prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos) ampliou sua vantagem sobre a ex-prefeita Madalena Britto, do PSB. É o que diz pesquisa do Instituto Múltipla contratada pelo blog e realizada dia 12 de setembro.

Na pesquisa estimulada, Zeca aparece com 59% das intenções de voto, contra 26% da ex-prefeita Madalena. João do Skate aparece com 2%. Disseram votar branco ou nulo 4%. Indecisos ou os que não opinara são 9%.

Na última anterior, divulgada dia 2 de agosto e realizada no fim de julho, com Zeca Cavalcanti tinha 51% das intenções de voto contra 28% da ex-prefeita Madalena Britto. João do Skate apareceu com 3%. Zeca foi de 51% a 59%. Madalena caiu dois pontos, de 28% para 26%. João do Skate caiu um ponto, de 3% para 2%.

Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidas opções para o eleitorado, 56% dizem votar em Zeca, contra 25% que citaram Madalena Britto, mostrando a consolidação do voto de cada candidato. João do Skate aparece com 1%. Disseram votar branco ou nulo, 4%.  Indecisos ou os que não opinaram são 14%.

O quadro abaixo mostra a evolução dos candidatos da primeira pesquisa à atual. Zeca rtinha 36% em junho, foi a 44% em julho e agora tem 56%. Madalena Britto tinha 18% em junho, 19% em julho e agora, apareceu com 25%. E João do Skate, manteve 1% entre fim de julho e agora.

Rejeição 

Lideram o indicativo de rejeição João do Skate e Madalena Britto, com 34% das pessoas que dizem não votar nela de jeito nenhum. Zeca é rejeitado por 18%. Rejeitam todos 4% e não rejeitam nenhum 15%. Não opinaram 3%.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 08399/2024. Contratada pelo blog, foi realizada dia 12 de setembro com 420 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou menos de 4,8%. Fonte pública para realização da pesquisa – Censo 2010/2022 e TSE (Agosto/2024).

Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maya e Waldony na Festa de Zé Dantas

O prefeito de Carnaíba Zé Mário divulgou nesta quinta-feira (15) ao lado da Secretária de cultura Margarida Pereira a programação da 22ª  Festa de Zé Dantas, que acontece de 24 a 31 de outubro. Haverá várias atividades, como a Exposição “Carnaíba 165 anos de história”, Sanfônica Zedantas, Forronata, Titulo de Cidadão Carnaibano ao professor e músico Zé Carlos, […]

Waldonys esteve na Expoagro em Afogados e volta ao Pajeú: homenagem a Zé Dantas
Waldonys esteve na Expoagro em Afogados e volta ao Pajeú: homenagem a Zé Dantas

O prefeito de Carnaíba Zé Mário divulgou nesta quinta-feira (15) ao lado da Secretária de cultura Margarida Pereira a programação da 22ª  Festa de Zé Dantas, que acontece de 24 a 31 de outubro.

Haverá várias atividades, como a Exposição “Carnaíba 165 anos de história”, Sanfônica Zedantas, Forronata, Titulo de Cidadão Carnaibano ao professor e músico Zé Carlos, Exposição de pinturas “Memória Afetiva”, com o artista plástico Edierk José, Chorões do Pajeú, pifeiros e outras atrações.

A missa será às 19h do dia 30, em Homenagem a Zé Dantas, celebrada pelos padres Cláudio e Luizinho, no Pátio de Eventos.

Nos shows musicais, as atrações confirmadas foram Neno do Acordeon, Sandryno Ferraz, Petrucio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia e César Amaral  show com repertório de Zé Dantas dia 30. Dia 31, Pedro Junior, João Heudes, Genailson e Waldonys.

Afogados: prefeitura anuncia conclusão de obra para levar água à comunidade rural

Por Rodrigo Lima – Ascom A Secretaria de Agricultura de Afogados da Ingazeira concluiu nesta sexta (15), as obras que irão garantir o abastecimento de água da comunidade rural do Santo Antônio ll através da ligação com a adutora do Pajeú. Há pouco mais de um mês, em reunião no Recife, o Prefeito de Afogados […]

IMG_5217

Por Rodrigo Lima – Ascom

A Secretaria de Agricultura de Afogados da Ingazeira concluiu nesta sexta (15), as obras que irão garantir o abastecimento de água da comunidade rural do Santo Antônio ll através da ligação com a adutora do Pajeú.

Há pouco mais de um mês, em reunião no Recife, o Prefeito de Afogados José Patriota conseguiu junto a COMPESA, as garantias de parceria para viabilizar o projeto. Na prática, com a chegada da água da adutora, a comunidade ficará livre de carros-pipa, tendo água nas torneiras durante 24 horas por dia.

A Prefeitura cavou 1.400 metros de valas e instalou canos de 50mm. Em parceria com a Compesa, a Prefeitura vai interligar a adutora ao sistema de abastecimento de água que já existe a localidade. A previsão da chegada da água é para os próximos dias. Um total de 85 famílias serão diretamente beneficiadas.

Santo Antônio l – a Prefeitura, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, perfurou e instalou um poço na comunidade com vazão de 5 mil litros de água por hora. A iniciativa já está beneficiando 113 famílias do Sítio Santo Antônio ll. A previsão é que as duas importantes obras sejam inauguradas no mesmo dia.

“Nesses tempos de grave crise hídrica, poder contar com a água da adutora é um privilégio, garantindo independência e autonomia para os moradores,” destacou o Prefeito José Patriota

Ex-presidente da Câmara de Tabira confirma dívida e diz que legislação impediu pagamento

Djalma Nogueira disse que a dívida é da Câmara dos Vereadores e não do presidente Por André Luis Exclusivo O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Djalma Nogueira, confirmou, em contato com o blog a existência da dívida no valor de R$ 37.119,12 referente ao 1/3 de férias e aos dias de férias não […]

Djalma Nogueira disse que a dívida é da Câmara dos Vereadores e não do presidente

Por André Luis

Exclusivo

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Djalma Nogueira, confirmou, em contato com o blog a existência da dívida no valor de R$ 37.119,12 referente ao 1/3 de férias e aos dias de férias não gozados de 13 servidores comissionados.

“Alguns dos ex-funcionários que foram exonerados no dia 31 de dezembro protocolaram sim, na secretaria da Câmara reivindicando os seus direitos com relação às férias não gozadas. O presidente atual alegou que não tem dinheiro em conta e que não iria honrar com esse compromisso”, informou Djalma. 

Djalma disse que quando assumiu fez o pagamento referente a gestão anterior e afirmou que é dever todos que assumem a Presidência. “Quando assumimos, assumimos o ônus e o bônus”, destacou.

Djalma informou ainda que não pagou os ex-funcionários por questões da legislação. “Só não paguei esse funcionários porque eles foram exonerados no dia 31 de dezembro e como mudou a lei, agora o e-social não permite pagar antes e só no próximo mês, fomos orientados por George do Banco do Brasil e também por nosso contador, João Guilherme a não fazer. Por isso não efetuei esses pagamentos, mas o débito é da Câmara e não do presidente”, apontou o ex-presidente.

Em Tabira contratados reclamam pagamento de novembro e dezembro e os garis cruzam os braços

Por Anchieta Santos Os salários dos funcionários efetivos também estão atrasados, mais o Governo municipal está anunciando para 3ª feira dia 12, o pagamento. Mesmo assim os garis insatisfeitos cruzaram os braços com o atraso do salário de dezembro e estão em greve desde o início da semana. Os contratados reclamam os salários de novembro […]

paroquia_tabiraPor Anchieta Santos

Os salários dos funcionários efetivos também estão atrasados, mais o Governo municipal está anunciando para 3ª feira dia 12, o pagamento. Mesmo assim os garis insatisfeitos cruzaram os braços com o atraso do salário de dezembro e estão em greve desde o início da semana. Os contratados reclamam os salários de novembro e dezembro e por enquanto o governo Sebastião Dias não faz previsão de quando vai pagar.