Homens explodem agência do BB de Carnaíba. Prédio pegou fogo com violência da ação
Câmara de Vereadores teve sessão quente sobre o tema e acabou votando Moção de Repúdio ao Governo do Estado e ao governador Paulo Câmara por 5×4.
Atualizado às 13h
Por volta das 02h da madrugada, desta sexta (02), elementos fortemente armados, arrombaram e explodiram os caixas eletrônicos da agência do Banco Brasil da cidade de Carnaíba, Pernambuco, no Sertão do Pajeú.
A ação durou cerca de 30 minutos e teve o mesmo modelo adotado nas investidas a agências no estado. Com as explosões, a agência pegou fogo.
Segundo o Capitão André Guimarães, do 23º BPM, em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, os bandidos chegaram em três veículos, uma Frontier preta, uma S10 branca e um Jeep Renegade. “O BEPI está em diligências. A agência foi isolada pelo policiamento. A equipe especializada da polícia na investigação de crimes contra bancos também está no local”.
Muitos tiros foram disparados para o alto. A agência era uma das poucas da região que ainda não havia sido alvo desse tipo de ação pela dificuldade logística de fuga. Aparentemente o crime foi bastante estudado pelos criminosos. Eles sabiam por exemplo o lado em que ficava o cofre e foram cirúrgicos.
Os criminosos fugiram pela PE 320. Não há pistas deles e a polícia está no local. Homens do GATI também foram acionados. Relatos indicam que o grupo usava armamento pesado e deixou a cidade atirando e gritando, como forma de evitar qualquer tipo de reação. Avisavam às pessoas para não chamar a polícia.
Eles bloquearam o acesso à cidade queimando a caminhonete S-10 do comerciante Zé Paulo, que havia sido roubada a cerca de 30 dias em Carnaíba, para dificultar a ação de policiais, exatamente sobre a Ponte do Riacho do Olho D’água, na PE-320. Por conta disso o carro do Corpo de Bombeiros teve dificuldade de chegar ao local para conter as chamas. Só às 4h18, praticamente duas horas após a ação é que conseguiram chegar ao local das chamas. Eles afirmaram a Celso Brandão, da Rádio Pajeú, que há risco de desabamento do prédio, cuja estrutura foi condenada.
A violência da ação lembrou a de fevereiro do ano passado quando a agência de Porto de Galinhas foi explodida e também pegou fogo.
A gerente está no local e disse a populares que havia dinheiro em caixa. O início de mês é escolhido justamente pelo período de pagamento de aposentados, pensionistas e servidores. “Se não levaram tudo, o fogo consumiu”, disse a pessoas que estavam no local.
Ainda não se sabe quantos homens praticaram o ato criminoso e nem mesmo a quantia subtraída pelos assaltantes. Pessoas que dependiam da agência agora terão que se deslocar para cidades como Afogados da Ingazeira.
O Prefeito Anchieta Patriota disse que está discutindo com a Superintendência do Banco alternativas para que a população não fique desassistida. dentre as alternativas, a cedência de um prédio para que o banco opere provisoriamente. também manteve contato com o alto escalão do Governo do estado e com o Deputado Danilo Cabral. “Hoje estou aqui na agência de Afogados e já tem pessoas de Carnaíba”.
Na região, agências em Flores, Itapetim, Tuparetama, Iguaracy estão entre as que também foram alvo de ações similares.
Moção de Repúdio aprovada na Câmara: A Câmara de Vereadores de Carnaíba aprovou por 5 votos a 4 Moção de repúdio contra o Governo do Estado. A sessão foi tensa, dividida entre defesa e críticas ao governo do Estado. Foi destacado que a cidade conta com apenas dois policiais de plantão.
Foram contrários à moção Victor Patriota, Everaldo Patriota, Antonio Chico e Alex Mendes. Foram favoráveis Irmão Adilson, Anchieta Crente, Aluízio Lisboa, o Preguinho e Vandérbio Quixabeira e Gleybson Martins estiveram entre os favoráveis à Moção. O Presidente Nêudo da Itã declarou apoio à Moção, mas não vota. não vota.
Em alguns momentos, houve discussões mais acalouradas entre oposição e governistas. Mas ao final a Moção foi aprovada e será encaminhada cobrando mais segurança do governo Paulo Câmara. Houve destaque para o assalto ao veículo S-10 usado pelos criminosos. “Foi um absurdo o que aconteceu. E em Pernambuco toda semana é um assalto. Se o prefeito é tão chegado ao governador, que faça alguma coisa”, cobrou Nêudo da Itã.
Fotos enviadas por Cláudio Kennedy.