Notícias

Hiroshima lembra 72 anos da bomba, com apelo ao desarmamento nuclear

Por André Luis
Homem reza por vítimas da bomba de Hiroshima durante cerimônia de homenagem no Japão. Foto: Kyodo/via REUTERS

Cerimônia começou com um minuto de silêncio na hora exata em que a bomba atômica foi lançada pelos EUA. Homenagem contou com a participação de representantes de cerca de 80 países e da União Europeia.

Do G1

A cidade japonesa de Hiroshima lembrou neste domingo (6) o 72º aniversário do lançamento da bomba atômica que matou centenas de milhares de pessoas ao final da Segunda Guerra Mundial, com uma cerimônia na qual se apelou ao desarmamento nuclear global.

O ato aconteceu no Parque da Paz desta cidade do oeste do Japão, situado perto do ponto central da devastadora explosão nuclear, e começou com um minuto de silêncio às 8h15 (horário local, 20h15 de sábado em Brasília).

Essa foi a hora exata na qual o B-29 Enola Gay da Força Aérea dos Estados Unidos lançou no dia 6 agosto de 1945 o Little Boy, nome com o qual o primeiro artefato nuclear da história foi batizado.

Após o minuto de silêncio, o prefeito da cidade, Kazumi Matsui, pediu a todos os líderes mundiais que apoiem o tratado adotado por 122 membros das Nações Unidas no começo do mês para proibir as armas nucleares, o primeiro deste tipo a nível global.

“É o momento que todos os governos devem lutar para avançar rumo a um mundo livre de armas nucleares”, afirmou Matsui, pedindo em particular ao Governo de Japão “que manifeste o pacifismo estabelecido pela sua Constituição e faça todo o possível por facilitar a adoção global do pacto”.

Tal acordo foi aprovado por quase dois terços dos países membros da ONU, ainda que tenham se mantido à margem todas as potências atômicas e muitos dos seus aliados, Japão entre eles, o que representa uma dúvida para o sucesso da iniciativa.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, evitou mencionar diretamente o tratado durante a sua intervenção, ainda que tenha destacado a necessidade de que tanto as potências nucleares como os demais países “se envolvam para se conseguir um mundo verdadeiramente livre de armas atômicas”.

“O Japão está decidido a liderar a comunidade internacional, mantendo os seus princípios de não produzir ou possuir armas nucleares nem de permitir a sua entrada em território nacional, e pedindo a todos os países para tomar medidas similares”, disse Abe no seu discurso.

A cerimônia contou com a participação de representantes de cerca de 80 países e da União Europeia, entre eles potências nucleares como Reino Unido, França, Estados Unidos e Rússia.

A subsecretária geral das Nações Unidas e alta representante para o desarmamento, a japonesa Izumi Nakamitsu, afirmou que os sobreviventes do bombardeio atômico de Hiroshima “enviam uma mensagem heroica ao mundo e uma lembrança dos devastadores efeitos destas armas”, em uma mensagem lida em nome do secretário geral da ONU, Antonio Guterres.

A bomba lançada sobre Hiroshima detonou com uma intensidade de 16 quilotons a cerca de 600 metros de altura muito perto de onde se ergue o parque onde aconteceu a cerimônia, e matou imediatamente cerca de 80 mil pessoas.

O número aumentaria até 1945, quando o balanço de mortos subiu para 140 mil, e nos anos posteriores as vítimas pela radiação somaram mais do que o dobro.

Três dias após o ataque sobre Hiroshima, em 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram uma segunda bomba nuclear sobre a cidade de Nagasaki, o que levou à capitulação do Japão seis dias mais tarde e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

Os ataques atômicos sobre ambas as cidades japonesas foram os únicos deste tipo executados até hoje.

Em março passado o número total de “hibakusha” ou sobreviventes dos bombardeios nucleares em Hiroshima e Nagasaki era de 164.621, comparado com os 372.264 que havia em 1980, e a sua idade média era de 81,41 anos.

Outras Notícias

“Nosso plano de governo tem propostas para resgatar a dignidade do povo pernambucano”, diz Miguel Coelho

Um dia após o primeiro ato político da campanha eleitoral, em Petrolina, o candidato a governador Miguel Coelho voltou a defender o seu plano de governo e disse que as propostas da coligação “Pernambuco com força de novo” (UB, Podemos, Patriota e PSC) vão resgatar a dignidade do povo pernambucano.  Nesta quarta-feira (17), durante entrevista […]

Um dia após o primeiro ato político da campanha eleitoral, em Petrolina, o candidato a governador Miguel Coelho voltou a defender o seu plano de governo e disse que as propostas da coligação “Pernambuco com força de novo” (UB, Podemos, Patriota e PSC) vão resgatar a dignidade do povo pernambucano. 

Nesta quarta-feira (17), durante entrevista a uma rádio da cidade sertaneja, Miguel destacou pontos distintos do plano, sobretudo em relação à saúde, segurança pública, infraestrutura, educação e impostos.

O candidato do União Brasil declarou que o estado terá serviços de qualidade sem distinções ou disputas regionais, ou seja, um governo para todos. Sobre a saúde, o ex-prefeito de Petrolina foi categórico: vai acabar a “senha da morte” na espera por vagas. 

“Vamos descentralizar, construir oito novas maternidades e cinco novos hospitais. O Dom Malan é um exemplo, atende 50 cidades e não dá conta. Vamos reformar os já existentes, o povo terá atendimento humano e eficiente”, declarou. “Nosso plano de governo vai resgatar a dignidade do povo pernambucano”, pontuou.

Em relação à Compesa, o candidato reafirmou seu compromisso de reestruturar a empresa. Miguel disse que a concessão do abastecimento e saneamento vai eliminar o atual desperdício de 50% da água produzida atualmente pelo órgão (pesquisa do IBGE) e elevar o percentual da população com tratamento de esgoto, hoje em apenas 18% de um total de 9,6 milhões de habitantes.

Na educação, de acordo com Miguel, o olhar será integrado, com o estado sendo amigo da criança, elevando as vagas em creches em até 44 mil e incentivando o ensino profissional. Já na segurança, Miguel garantiu que vai integrar as guardas municipais com as demais forças, acabar com as faixas salariais da PM e modernizar e melhorar o salário da Polícia Civil. 

Sobre os impostos, reforçou que vai zerar o IPVA de veículos com mais de dez anos e motos de até 160 cilindradas e reafirmou que as estradas pernambucanas serão recuperadas. Ainda hoje, Miguel participa de caminhadas e atos populares no Recife e em Paulista.

Blog faz levantamento do índice pluviométrico na região do Pajeú em 2015

Levantamento feito pelo blog Afogados Online, mapeou as chuvas na região do Pajeú. O município de Triunfo fechou o ano de 2015 como o que mais choveu de janeiro a dezembro chegando a registrar 967,2 milímetros. Já São José do Egito foi o que registrou o menor índice pluviométrico com apenas 269,5. A região do […]

chuva4Levantamento feito pelo blog Afogados Online, mapeou as chuvas na região do Pajeú. O município de Triunfo fechou o ano de 2015 como o que mais choveu de janeiro a dezembro chegando a registrar 967,2 milímetros. Já São José do Egito foi o que registrou o menor índice pluviométrico com apenas 269,5. A região do Alto Pajeú, com exceção de Santa Terezinha, foi a que registrou as menores precipitações de 2015.

Confira na sequência as precipitações dos municípios do Pajeú no ano de 2015:

Triunfo – 967,2 mm

Carnaíba – 646,0 mm

Quixaba – 628,6 mm

Tabira – 602,0 mm

Santa Cruz da Baixa Verde – 560,6 mm

Solidão – 549,0 mm

Santa Terezinha – 519,3

Afogados da Ingazeira – 468,1 mm

Serra Talhada – 467,7 mm

Ingazeira – 465,6 mm

Calumbi – 461,4 mm

Flores – 447,9 mm

Brejinho – 385,1 mm

Itapetim – 372,0 mm

Iguaraci – 342,3 mm

Tuparetama – 318,0 mm

São José do Egito – 269,5 mm

Carnaíba: sistema de tratamento de esgoto da Lagoa do Caroá em fase de conclusão

O sistema de tratamento de esgoto da Lagoa do Caroá está sendo concluído e em breve estará atendendo a comunidade local. A informação foi confirmada pela Prefeitura em postagem nas redes sociais. O tratamento de esgoto é fundamental para a preservação ambiental e mais qualidade de vida para a população. Segundo a informação da Prefeitura: […]

O sistema de tratamento de esgoto da Lagoa do Caroá está sendo concluído e em breve estará atendendo a comunidade local. A informação foi confirmada pela Prefeitura em postagem nas redes sociais.

O tratamento de esgoto é fundamental para a preservação ambiental e mais qualidade de vida para a população. Segundo a informação da Prefeitura: obras semelhantes estão sendo realizadas em outras áreas do município.

Na manhã desta terça-feira (25) o prefeito Anchieta Patriota esteve no local, acompanhado do vereador Alex Mendes. 

“São mais obras sendo concluídas e entregues a população, seguimos nesse ritmo, com muito trabalho e realizações para o nosso município”, afirmou o prefeito.

'Acredito que estou preparado', diz Pastor Everaldo

O candidato à Presidência pelo PSC, Pastor Everaldo, minimizou sua inexperiência em cargos do Executivo e do Legislativo em entrevista nesta terça-feira no Jornal Nacional da TV Globo. Questionado pelos apresentadores por não ter ocupado nenhum cargo eletivo majoritário e nenhum cargo parlamentar, Everaldo ressaltou sua origem humilde, na favela do Acari no Rio de […]

000blog_imagem

O candidato à Presidência pelo PSC, Pastor Everaldo, minimizou sua inexperiência em cargos do Executivo e do Legislativo em entrevista nesta terça-feira no Jornal Nacional da TV Globo. Questionado pelos apresentadores por não ter ocupado nenhum cargo eletivo majoritário e nenhum cargo parlamentar, Everaldo ressaltou sua origem humilde, na favela do Acari no Rio de Janeiro, e experiência na iniciativa privada. “Deus me ajudou e eu venci na vida. Acredito que estou preparado, sou um constante aprendiz”, disse na entrevista.

Ao ser confrontado com o fato de que o País nunca teve um presidente que não tivesse passado ou pelo Congresso Nacional ou por uma experiência de chefia no Poder Executivo, Everaldo ressaltou que tem capacidade para governar “em equipe” e com quadros competentes. “O líder tem que saber do que o Brasil precisa e trazer os melhores quadros.” E citou o exemplo de quando era servente de pedreiro e, para pintar uma parede, chamava o especialista, o pintor, para a tarefa.

O pastor afirmou acreditar que sua experiência como empresário na iniciativa privada o credencia para comandar o País. “A diferença entre o Estado e a iniciativa privada é só que o Estado hoje não trabalha com meritocracia”, afirmou. Perguntado se qualquer pessoa pode então ser presidente, Everaldo disse que “qualquer pessoa que se disponha” e que trabalhe em equipe.

Novo delegado Clay Anderson tem desafio de frear a violência em Tabira

Ainda em fase de transição o delegado Clay Anderson está assumindo a delegacia de Polícia Civil de Tabira. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o delegado que é natural de Natal no Rio Grande do Norte, disse estar ainda conhecendo a cidade.  “Levantamentos foram feitos”, disse já ter ouvido muita coisa, […]

Ainda em fase de transição o delegado Clay Anderson está assumindo a delegacia de Polícia Civil de Tabira. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o delegado que é natural de Natal no Rio Grande do Norte, disse estar ainda conhecendo a cidade. 

“Levantamentos foram feitos”, disse já ter ouvido muita coisa, conseguiu apurar muita coisa, tem conseguido escutar alguns segmentos, as demandas da população através da Rádio Cidade, e se mostrou disposto a executar o trabalho de Polícia Judiciária e de inteligência, que sirva a sociedade e consiga solucionar os crimes ocorridos no município, em especial os crimes violentos, letais e intencionais, como homicídio e o latrocínio, que são focos do Pacto Pela Vida. 

Clay  Anderson assegurou que trabalhará para dar robustez as investigações e que os acusados sejam punidos e os resultados positivos venham. 

Mostrando conhecimento dos índices de violência em Tabira, o novo delegado citou que Tabira em 2018 registrou 4 homicídios consumados, em 2010 foram 10 homicídios, em 2020 foram 12 assassinatos, fora os tentados, o que chamou a atenção do Governo do Estado de PE. 

O novo delegado admitiu que enfrentará dificuldades estruturais e de recursos humanos, mas que desafios existem para serem superados. Ao longo do Programa os ouvintes se mostraram confiantes no trabalho do novo delegado e desejaram boa sorte ao Clay Anderson.