Notícias

Governo Municipal de Sertânia anuncia alteração na Exposição 2019

Por André Luis

A festa da 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia sofreu uma alteração na lista de artistas. O evento, que conta com grandes atrações nacionais, ocorre entre os dias 24 e 28 de julho. A mudança aconteceu na programação da sexta-feira (26).

Por questões de logística, o cantor Avine Vinny sai da grade e quem se apresenta é a banda Calcinha Preta. As demais atrações permanecem confirmadas e se apresentarão no Parque de Exposições Professor Renato Moraes nos dias 25, 26 e 27 de julho.

Considerada umas das maiores festas de Pernambuco, o evento contará com a cantora sertaneja Marília Mendonça, sendo a atração principal da Exposição 2019. Oferecida ao público de forma gratuita, a ação atrai todos os anos uma multidão e aquece de forma significativa a economia local com movimentação em hotéis e no comércio regional.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (25)

Ranniery Gomes

Marília Mendonça

Sexta-feira (26)

Nico Batista

Calcinha Preta

Sábado (27)

Lino e Junior

Batista e Edson Lima

Devinho Novaes

Outras Notícias

Governo determina fechamento de comércio, serviços e obras de construção civil

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) determinou, nesta sexta-feira (20), o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado. A medida começa a valer no domingo (22) e tem o objetivo de enfrentar a epidemia do novo coronavírus, que tem 28 casos confirmados no estado. “A partir do próximo […]

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) determinou, nesta sexta-feira (20), o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado.

A medida começa a valer no domingo (22) e tem o objetivo de enfrentar a epidemia do novo coronavírus, que tem 28 casos confirmados no estado.

“A partir do próximo domingo, vamos determinar o fechamento do comércio, serviço e das obras de construção civil. Não estão incluídos supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais, como o hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet”, afirmou Paulo Câmara no pronunciamento transmitido pela internet.

O governador de Pernambuco também explicou que a continuidade das obras públicas serão decididas pelos respectivos entes federativos.

“Todas as obras de construção civil contratadas pelo serviço público serão decididos pelos respectivos entes federativos. No caso, a União, o estado de Pernambuco e os municípios. Precisamos, neste momento, que o maior número possível de pessoas fique em casa, para que tenhamos o mínimo de contato social. Estamos trabalhando também em uma série de ações para ampliação da rede de atendimento, como já anunciamos os mil novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19”, disse.

Na quinta-feira (19), o governo já havia determinado o fechamento de shoppings, bares, restaurantes e lanchonetes em todo o estado a partir do sábado (21), mas manteve a possibilidade do serviços de entrega de comida. Parques e praias só podem receber pessoas para práticas esportivas.

Pernambuco registrou, até a noite da quinta (19), 28 casos de coronavírus, seis a mais do que havia contabilizado no boletim anterior, da quarta (18).

Para diminuir a circulação de pessoas, a Farmácia do Estado vai fornecer o máximo de medicamentos para que pacientes evitem idas sucessivas até o localAs orientações foram dadas, na manhã desta sexta-feira (20) pelo secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo o estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai isentar de pagamento as pessoas enquadradas na categoria social. Essa tarifa é cobrada a quem tem renda de até um salário mínimo e consumo residencial de até 10 metros cúbicos por mês, em média. A medida atingirá mais de 120 mil pessoas.

TRE confirma mudanças em 18 locais de votação neste 2º turno no Sertão

Há mudanças nas cidades de Petrolândia, Serra Talhada, Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena, Petrolina  e Ibimirim. Por Juliana Lima O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) confirmou mudanças em 53 locais de votação em Pernambuco para o segundo turno das eleições, o que representa 1,62% do total de 3.264 prédios que […]

Há mudanças nas cidades de Petrolândia, Serra Talhada, Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena, Petrolina  e Ibimirim.

Por Juliana Lima

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) confirmou mudanças em 53 locais de votação em Pernambuco para o segundo turno das eleições, o que representa 1,62% do total de 3.264 prédios que recebem seções eleitorais em todo o Estado.

No Sertão, as mudanças registradas são nas cidades de Petrolândia (Zona 70), Serra Talhada (Zona 71), Floresta (Zona 72), Belém do São Francisco (Zona 73), Itacuruba (Zona 73), Santa Maria da Boa Vista (Zona 81), Santa Filomena (Zona 82), Petrolina (Zona 83) e Ibimirim (Zona 128).

Em Serra Talhada as mudanças anunciadas são as mesmas do primeiro turno, referentes às seções 68, 89, 70 e 71, que mudaram do Centro Tecnológico do Pajeú para a Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves (antiga Escola Agrícola); e às seções 176, 188, 196 e 238 que funcionavam na Escola Santa Izabel e foram transferidas para a Escola Municipal Zuleide Feitosa de Carvalho, no bairro IPSEP. 

O eleitor pode consultar a relação que está neste link. Os novos endereços constam em “local de votação de destino”.  A Justiça Eleitoral oferece a todos os eleitores três canais de comunicação, que também podem ser usados para confirmar o local de votação: site, E-Título e Disque Eleitor.

O Disque Eleitor do TRE-PE está disponível pelo número (81) 3194-9400. Além das informações sobre local de votação, o serviço pode esclarecer outras dúvidas e estará funcionando em horário especial na semana do segundo turno das eleições. Até sexta-feira, 28: das 8h às 19h. Dia 29 (véspera das eleições): das 8h às 17h. Dia 30 (domingo das Eleições): das 7h às 17h30.

Imperícia com fogos de convenção do DEM quase causa tragédia em Hospital de Betânia

View this post on Instagram Primeira mão  A bruxa está solta nas convenções no Sertão, somadas à imprudência. Em Betânia, os  fogos da convenção do Partido Democratas, acionados atrás do Hospital Municipal quase causaram uma tragédia agora a pouco. Eles foram detonados atingindo o hospital municipal e a ala dos pacientes com COVID-19. Alguma falha […]

Primeira mão 

A bruxa está solta nas convenções no Sertão, somadas à imprudência.

Em Betânia, os  fogos da convenção do Partido Democratas, acionados atrás do Hospital Municipal quase causaram uma tragédia agora a pouco.

Eles foram detonados atingindo o hospital municipal e a ala dos pacientes com COVID-19. Alguma falha técnica ou imperícia somada à proximidade do terreno com o Hospital geraram o fogo.

A convenção lançou o ex-prefeito  Wal Araújo, do Democratas. Por sorte e ação rápida, ninguém ficou ferido. Os fogos foram soltos após a convenção.

“Conseguiram apagar, só não sei te dizer como, a dona do terreno foi lá, foi muita confusão”, disse uma testemunha ao blog. Familiares de pacientes ficaram muito assustados.

Outra informação indica que foram usados baldes de água e palhas de coqueiro. No final um carro pipa chegou.

Os governistas, ligados ao prefeito e candidato à reeleição Mario Flor já exploram o episódio nas redes sociais.

Fenômeno assustou no Sertão: Rajadas de vento chegaram a 150 quilômetros por hora, diz Meteorologista

Registro foi feito em São José do Egito, mas outra áreas também alcançaram velocidades acima da média. Probabilidade de repetição do fenômeno existe A meteorologista da APAC Vilourdes Fonseca explicou ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o que explicou a super ventania que atingiu nesta segunda grande parte do Sertão do estado, inclusive o […]

Ventania lembrou uma tempestade no deserto.

Registro foi feito em São José do Egito, mas outra áreas também alcançaram velocidades acima da média. Probabilidade de repetição do fenômeno existe

A meteorologista da APAC Vilourdes Fonseca explicou ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o que explicou a super ventania que atingiu nesta segunda grande parte do Sertão do estado, inclusive o Pajeú.

Segundo ela, esse fenômeno, um sistema chamado Vórtice Ciclônico de Ar Superior, forma nuvens de desenvolvimento vertical, produzindo ventos de velocidade alta.

“Em São José do Egito, de acordo com o nosso monitoramento, por exemplo, houve rajadas de até 150 quilômetros por hora”. Perguntada se o fenômeno pode se repetir, disse a meteorologista que a possibilidade não está descartada por que janeiro e fevereiro são os meses de manifestação. “Além disso esamos no período chuvoso no Serttão onde se formam essas nuvens de formação vertical, acompanhadas de ventos”.

Sobre inverno no Pajeú, disse que na última reunião climática, houve a análise de que fevereiro, março e abril terão chuvas de normais a acima da média. “Há essa possibilidade da chuva ficar acima da média na região, o que aumenta também a possibilidade desse fenômeno aparecer”.

Flores realiza evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Flores promoveu um encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no pátio de eventos do município. A atividade foi organizada pela gestão municipal e reuniu moradoras em uma programação com apresentações musicais e atividades de integração. O evento contou com shows de Lila e Hanny Mendonça. A organização ficou sob responsabilidade […]

A Prefeitura de Flores promoveu um encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no pátio de eventos do município. A atividade foi organizada pela gestão municipal e reuniu moradoras em uma programação com apresentações musicais e atividades de integração.

O evento contou com shows de Lila e Hanny Mendonça. A organização ficou sob responsabilidade da secretária de Turismo e Eventos, Lucila Santana.

Segundo a prefeitura, a iniciativa integra a programação voltada às ações para o público feminino no município.

O prefeito Gilberto Ribeiro afirmou que a gestão tem adotado medidas voltadas à participação feminina na administração municipal. De acordo com ele, mais da metade do secretariado é composta por mulheres.

O secretário de Governo, Marconi Santana, também acompanhou a realização do evento. A programação contou ainda com a presença de representantes da Polícia Civil de Pernambuco, entre eles o delegado Alexandre Barros da Fonseca, a comissária Leydiana Almeida de Souza e a escrivã Larissa Silva Sousa.

A prefeitura informou que o encontro integra ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, educação e segurança destinadas às mulheres do município.