Notícias

Governo divulga lista dos feriados nacionais de 2016

Por André Luis

calendarioO governo federal publicou nesta segunda-feira (4) no “Diário Oficial da União” a lista dos feriados federais para o ano de 2016. Além do 1º de janeiro, são mais 13 datas, entre feriados e pontos facultativos. Confira a lista:

  • 8 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)
  • 9 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
  • 10 de fevereiro: quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  • 25 de março (sexta): Paixão de Cristo (feriado nacional)
  • 21 de abril (quinta): Tiradentes (feriado nacional)
  • 1º  de  maio (domingo): Dia  Mundial  do  Trabalho  (feriado nacional)
  • 26 de maio (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7  de setembro (quarta):  Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 12 de  outubro (quarta): Nossa  Senhora Aparecida  (feriado nacional)
  • 28 de outubro (sexta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 2 de novembro (quarta): Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro (terça): Proclamação da República (feriado nacional)
  • 25 de dezembro (domingo): Natal (feriado nacional)

Outras Notícias

Pesquisa Atlas Akro: Marília 33,4%; Anderson 14,5%; Danilo 12,5%; Miguel 11,9% e Raquel, 11.6%

Diário de Pernambuco  A candidata ao governo do estado Marília Arraes (SD) permanece liderando as pesquisas eleitorais em Pernambuco, com 33,4% das intenções de voto. É o que aponta pesquisa divulgada pela Atlas/Arko. A disputa pelo segundo também lugar continua acirrado, com Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) […]

Diário de Pernambuco 

A candidata ao governo do estado Marília Arraes (SD) permanece liderando as pesquisas eleitorais em Pernambuco, com 33,4% das intenções de voto.

É o que aponta pesquisa divulgada pela Atlas/Arko.

A disputa pelo segundo também lugar continua acirrado, com Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) empatados tecnicamente.

Pontuando em segundo lugar, aparecem Anderson Ferreira, com 14.5%; seguido de Danilo Cabral, com 12.5%, Miguel Coelho, que alcança 11.9% das intenções de voto e Raquel Lyra, com 11.6%.

Com 95% de confiança, o levantamento foi realizado entre os dias 22 e 27 de agosto e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Responsável pela pesquisa, o cientista político e CEO da empresa Atlas, Andrei Roman explica que Pernambuco encara um cenário singular comparado a outros estados brasileiros.

“No contexto nacional, é o único estado onde está tão acirrado para chegar no segundo turno com Marília Arraes”.

“Dependendo do candidato que for para o segundo turno, essa corrida pode ficar mais ou menos competitiva”, continua Andrei, que apresenta alguns possíveis cenários. Um deles, seria Marília Arraes – que apoia candidatura de Lula à presidência – disputando segundo turno com Anderson Ferreira, candidato de Bolsonaro em Pernambuco.

“Levando em consideração o desempenho fraco de Bolsonaro no estado, Marília teria uma disputa muito fácil”, avalia o cientista político, que aponta uma mudança de cenário caso o segundo turno seja entre Marília contra Danilo Cabral – candidato de Lula no estado pernambucano – ou Raquel Lyra. “A corrida ficaria mais competitiva”, diz.

Os candidatos Pastor Wellington (PTB), Jones Manoel (PCB) e Jadilson Bombeiro surgem na pesquisa com 1.3%, 0.8% e 0.3%, respectivamente. Cláudia Ribeiro (PSTU) e João Arnaldo (Psol) pontuaram, igualmente, 0.1%. Já o candidato Ubiracy Olímpio não pontuou. 3.5% dos entrevistados/as disseram que votariam em branco ou nulo; e 10.1% não souberam responder.

A pesquisa, registrada com o código PE-010455/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entrevistou 1600 eleitores/as por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR).

Marcos Crente é cotado como pré-candidato a prefeito de Tabira em 2024

Por André Luis Nos bastidores da política tabirense, um nome tem circulado com força crescente: o do vice-prefeito Marcos Crente. A informação foi divulgada nas redes sociais da Rádio Cidade FM. “Segundo informações exclusivas obtidas pela produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, uma fonte confidencial revelou que Marcos Crente estaria se preparando […]

Por André Luis

Nos bastidores da política tabirense, um nome tem circulado com força crescente: o do vice-prefeito Marcos Crente. A informação foi divulgada nas redes sociais da Rádio Cidade FM. “Segundo informações exclusivas obtidas pela produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, uma fonte confidencial revelou que Marcos Crente estaria se preparando para concorrer à prefeitura de Tabira nas eleições de 2024”, informou.

A notícia, que causou agitação nos meios políticos da cidade, teve como gatilho uma fotografia que circulou nas redes sociais, registrando um encontro realizado no final de semana. Neste evento, o vice-prefeito se reuniu com um assessor de Sílvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos do governo Lula. 

“O que chamou a atenção e gerou especulações foi a presença de líderes políticos locais, pertencentes a campos tanto da situação quanto da oposição, ao lado de Marcos Crente na imagem”, destaca a emissora.

“Tem gente que até hoje treme quando olha para aquela foto”, ironizou a fonte em contato com a produção do programa.

Segundo a Rádio Cidade FM, no entanto, além da ironia presente na mensagem, a situação merece análise mais cuidadosa. A habilidade de Marcos Crente nas manobras políticas é amplamente reconhecida, e um episódio emblemático desse talento foi a vitória da atual prefeita, Nicinha Melo. 

“Na ocasião, o vice-prefeito desempenhou um papel crucial ao neutralizar a candidatura de uma terceira via, liderada por Maria Nelly e Maria Helena, e posteriormente atraí-las para o seu próprio palanque, ao lado de Nicinha. Esse feito político serviu de base para consolidar sua reputação como um estrategista competente”, lembrou.

Ainda segundo a emissora, o surgimento da possível candidatura de Marcos Crente à prefeitura de Tabira em 2024 coloca os partidos e líderes de ambos os lados do espectro político local em alerta. 

A habilidade de unir figuras de diferentes tendências partidárias é uma característica que pode fazer a diferença em uma disputa eleitoral, e essa estratégia, que o vice-prefeito já demonstrou dominar, acrescenta uma dimensão intrigante à próxima corrida eleitoral na cidade.

Pernambuco bate recorde na redução de crimes, diz SDS

O Governo de Pernambuco alcançou, em setembro de 2025, o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde o início da série histórica, há 15 anos. O resultado é reflexo direto da política pública do Juntos pela Segurança e do reforço no policiamento ostensivo, impulsionado pela chegada de 2.299 novos policiais militares às […]

O Governo de Pernambuco alcançou, em setembro de 2025, o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde o início da série histórica, há 15 anos. O resultado é reflexo direto da política pública do Juntos pela Segurança e do reforço no policiamento ostensivo, impulsionado pela chegada de 2.299 novos policiais militares às ruas desde agosto. 

Foram 2.765 casos registrados de roubos, uma redução de 22,5% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o total havia sido de 3.567 ocorrências. Esse é o melhor resultado dos últimos 177 meses, consolidando o segundo recorde consecutivo, já que agosto deste ano também havia atingido o índice mais baixo até então.

“Nós estamos vivendo uma virada de chave histórica na segurança pública de Pernambuco, e isso é resultado do trabalho incansável de um time comprometido com o bem-estar da nossa população. O Juntos pela Segurança é uma política de Estado, que alia gestão, inteligência e presença efetiva nas ruas. Seguiremos atuando para que os pernambucanos vivam com mais segurança e confiança no futuro do nosso Estado”, observou a governadora Raquel Lyra.

A retração dos roubos se estendeu a todos os principais marcadores de criminalidade patrimonial. Os assaltos a coletivos despencaram 72,1%, caindo de 43 para apenas 12 registros, o melhor desempenho da série histórica iniciada em 2011. Também houve redução de 27,4% nos celulares subtraídos, passando de 4.006 para 2.907 casos, e, de janeiro a setembro, 7.306 aparelhos foram recuperados pelas forças de segurança. Os roubos de veículos recuaram 2,9%, totalizando 930 ocorrências, enquanto os roubos de cargas diminuíram 4%, com 24 registros no mês de setembro.

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados confirmam a eficiência da política pública e a dedicação dos profissionais de segurança. “Esses números representam o esforço conjunto de nossas forças policiais e o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir mais tranquilidade à população”, afirmou o gestor.

Os indicadores de violência de gênero também apontam avanços consistentes, no comparativo dos meses de setembro em 2024 e 2025. O número de estupros caiu 23,4%, saindo de 231 para 177 casos, o melhor setembro da série histórica iniciada em 2015. As Mortes Violentas Intencionais (MVIs) contra mulheres tiveram queda de 25%, reduzindo de 20 para 15 registros. Os feminicídios mantiveram estabilidade, com três ocorrências em ambos os anos, enquanto os crimes de Violência contra a Mulher (VCM) diminuíram 6,8%, passando de 5.654 para 5.268 notificações.

No conjunto geral das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), a redução foi de 12,6%, com 228 casos registrados em setembro de 2025, contra 261 no mesmo período de 2024. Os números confirmam a trajetória de queda sustentada dos homicídios no Estado, resultado da integração entre as forças de segurança, inteligência policial e fortalecimento das ações preventivas.

Além da redução expressiva nos índices criminais, a produtividade policial também reforça o compromisso das corporações com a segurança da população. Entre janeiro e setembro deste ano, 4.609 armas foram apreendidas e 23.378 prisões em flagrante realizadas. Dessas, 471 por homicídios, 1.164 por roubos, 5.636 por violência doméstica e 4.934 por tráfico de entorpecentes, entre outras ações.

Estratégia? Duque tem encontro reservado com Câmara

Parece que aos poucos vai de desmistificando o discurso que sempre perseguiu Luciano Duque: o de que seria mais ligado aos números do que à política, sem habilidade para aglutinar e fazer política. Depois de ver pesquisas lhe dado maior aprovação, menor rejeição, liderança na pesquisa e ainda observando seu provável maior adversário pela ligação […]

IMG-20160610-WA0111Parece que aos poucos vai de desmistificando o discurso que sempre perseguiu Luciano Duque: o de que seria mais ligado aos números do que à política, sem habilidade para aglutinar e fazer política.

Depois de ver pesquisas lhe dado maior aprovação, menor rejeição, liderança na pesquisa e ainda observando seu provável maior adversário pela ligação com Sebastião, Dr Fonseca, apenas em terceiro lugar, Duque ainda pôs a cereja no bolo.

O prefeito ciceroneou com toda pompa e circunstância o governador Paulo Câmara na rápida passagem por Serra, onde pousou com auxiliares depois da agenda em Cabrobó e Salgueiro, onde visitaria as obras da transposição. O papo durou 15 minutos. Duque ainda levou Câmara praticamente pra dentro da aeronave.

Claro, houve agenda administrativa, ligada ao movimento comercial de Serra Talhada, que reclamou da venda do terreno do Distrito Industrial e quer agilidade para modernizar o Aeroporto de Serra. Estiveram na reunião administrativa Reginaldo Souza (CDL) Zé Raimundo, Faeca Melo, Everaldo Lima (CDL), Chico Morato (Patronal) e o socialista Ronaldo Melo.

“O Governador tem sido um parceiro importante para Serra Talhada, e certamente, vai contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de nossa terra”, disse no Facebook. No futebol, isso é o que chamamos de pressão psicológica nos adversários.

Lideranças pernambucanas acompanham agenda de Lula em Pernambuco

Deputados federais compartilharam registro nas redes sociais Lideranças pernambucanas acompanham a agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Paraíba e Pernambuco. O registro foi compartilhado pelos parlamentares nas redes sociais. Na comitiva que acompanha a agenda estão os deputados federais Carlos Veras (PT), Fernando Monteiro (PP), Lula da Fonte (PP) […]

Deputados federais compartilharam registro nas redes sociais

Lideranças pernambucanas acompanham a agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Paraíba e Pernambuco. O registro foi compartilhado pelos parlamentares nas redes sociais. Na comitiva que acompanha a agenda estão os deputados federais Carlos Veras (PT), Fernando Monteiro (PP), Lula da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

“Embarcando com o presidente Lula e comitiva para o Recife. Na bagagem o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A agricultura familiar fortalecida para o combate à fome e a reconstrução do Brasil”, comemorou Carlos Veras. As informações são do Blog da Folha.