Notícias

Governo de Pernambuco garante R$ 111 milhões à assistência social e combate à fome em 2025

Por André Luis

Com crescimento de 30,4% em relação a 2024, valor representa a maior pactuação da história do Estado para a área

A governadora Raquel Lyra assegurou nesta segunda-feira (17), a pactuação de R$ 111 milhões em investimentos para fortalecer as políticas públicas de assistência social e segurança alimentar e nutricional em Pernambuco, em 2025. 

O anúncio foi feito durante a 230ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE), no Recife, que reuniu representantes de 160 municípios. O valor, que representa a maior pactuação já realizada pelo Estado para a área, corresponde a um aumento de 30,4% em relação ao repasse de 2024.

“Assistência social é prioridade no nosso governo e demonstramos isso com atitude e coragem, colocando no orçamento ações que há muitos anos o Estado não via. Estamos trabalhando junto aos municípios garantindo recursos e pagamento em dia para que eles possam chegar mais perto da população que mais precisa. As políticas de assistência social que cuidam do combate à fome, abrigamento de pessoas vítimas de violência e centros de acolhimento à população em situação de rua. Tudo isso está contemplado. Assim, garantimos aos municípios a possibilidade de contratação de profissionais e oferta de serviços através de pactuação e do cofinanciamento”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Os recursos pactuados serão destinados pelo Governo do Estado para pagamentos e cofinanciamento de serviços, programas, benefícios, atendimentos e equipamentos, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e Cozinhas Comunitárias. 

Para o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, a Comissão de Intergestores Bipartite é o ponto inicial de pactuação entre Estado e municípios. “Nos municípios, se dá o contato direto com esses equipamentos. São 344 CRAS no estado, 193 CREAS, 67 serviços de acolhimento que cuidam de crianças e adolescentes e 183 Cozinhas Comunitárias. São esses equipamentos que cuidam da população. Então, o que o Governo do Estado faz hoje é pactuar com eles para que esse recurso chegue às contas dos municípios e consiga fortalecer essa administração municipal”, pontuou o titular da pasta. 

Presente no evento, a secretária de Assistência Social de Catende, Linda Barros, enalteceu os investimentos feitos pelo Estado em seu município. “Catende está indo para a sua terceira cozinha comunitária. O impacto do recurso estadual é fundamental porque esse investimento chega naquela família que por muitos anos foi vista como invisível, naquelas pessoas que não sabiam o que era acordar e ter comida na mesa. Estamos acabando com a fome na nossa cidade, isso nos deixa muito realizados”, celebrou.

Também estiveram presentes na reunião os prefeitos Mayco da Farmácia (Solidão) e Paulo Galvão (Itamaracá);  Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata) e os secretários executivos Andreza Pacheco (Assistência Social), Felipe Medeiros (Combate à Fome), Luiz Fábio (Gestão) e Yury Ribeiro (Política Sobre Drogas).

Outras Notícias

Tudo que você precisa saber sobre o 13º salário

Empregadores tiveram até o dia 30 de novembro para efetuar pagamento de forma integral ou parcelada Um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores no fim do ano é o pagamento do 13º salário. Direito de todos os trabalhadores assalariados, o décimo terceiro corresponde ao salário de um mês de trabalho, para trabalhadores que tenham vínculo […]

Empregadores tiveram até o dia 30 de novembro para efetuar pagamento de forma integral ou parcelada

Um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores no fim do ano é o pagamento do 13º salário. Direito de todos os trabalhadores assalariados, o décimo terceiro corresponde ao salário de um mês de trabalho, para trabalhadores que tenham vínculo empregatício de um ano, ou um valor proporcional a partir da contratação do trabalhador. Esse bônus é pago aos colaboradores no final do ano de duas formas. 

“Os empregadores podem decidir se preferem pagar o 13º salário de forma parcelada ou integral. Os que optaram pelo pagamento integral têm até o dia 30 de novembro para efetuar o pagamento, já os que optaram pelo pagamento parcelado devem pagar a primeira parcela também até 30 de novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro”, explica a contadora Eliane Rufino. 

É importante lembrar que o pagamento do 13º é uma obrigação determinada por lei, com isso deixar de pagar ou fazer em atraso pode resultar em penalidades às empresas. 

“Por conta da economia, muitas empresas estão passando por uma fase delicada nas finanças, e nesse momento é importante a compreensão tanto dos colaboradores quanto dos empregadores. Essa é uma obrigação anual, por isso é preciso que as empresas se organizem já que além de multas, as empresas podem ser obrigadas a fazer o pagamento da correção do valor pago em atraso”, conclui a contadora.

Ex-prefeita de Jati gastou mais em diárias do que o ex-governador Camilo Santana

A farra das diárias em Jati supera os limites do que seria absurdo. Só em 2016, a ex-prefeita Neta recebeu de diárias dos cofres do município a importância de R$ 119.600,00 (cento e dezenove mil e seiscentos reais), um valor astronômico quando comparado as do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que no mesmo ano gastou […]

A farra das diárias em Jati supera os limites do que seria absurdo.

Só em 2016, a ex-prefeita Neta recebeu de diárias dos cofres do município a importância de R$ 119.600,00 (cento e dezenove mil e seiscentos reais), um valor astronômico quando comparado as do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que no mesmo ano gastou R$1.060,00 (mil e sessenta reais).

O prefeito de Brejo Santo, na Época Guilherme Landim, utilizou apenas R$ 1.819,00 (mil oitocentos e dezenove) e o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macêdo, no mesmo ano gastou R$ 38.847,00 (trinta e oito mil oitocentos e quarenta e sete).

Mas o que assusta no Portal da Transparência é ver que Neta gastou muito mais do que o Governador Camilo Santana, que em todo o ano de 2016 gastou R$ 35.616,00 (trinta e cinco mil seiscentos e dezesseis).

Os gastos com as diárias foram autorizados pelo seu esposo Antônio Nogueira, na época secretário de finanças do município.

Agora, a população jatiense começa a entender os rumos dados aos recursos do município, que no mesmo ano recebeu cerca de R$ 6 milhões devido ao imposto da construção da barragem da transposição.

Câmara de Vereadores de Tabira é destaque no Congresso da UVP

Durante o Congresso Regional da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), na cidade de Serra Talhada neste último final de semana, a Câmara de Tabira ganhou destaque na palestra do Advogado e Especialista em Direito Legislativo, Dr. Cristiano Dantas, que também é vereador na cidade de Custódia. O palestrante apresentou à plateia, o trabalho da […]

Durante o Congresso Regional da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), na cidade de Serra Talhada neste último final de semana, a Câmara de Tabira ganhou destaque na palestra do Advogado e Especialista em Direito Legislativo, Dr. Cristiano Dantas, que também é vereador na cidade de Custódia.

O palestrante apresentou à plateia, o trabalho da Mesa Diretora da Casa Eduardo Domingos de Lima, citando como exemplo, as Emendas Impositivas apresentadas pelos vereadores (as) ao Orçamento Municipal, onde destinaram recursos para a compra de um ônibus, que servirá para o transporte de paciente fora de domicilio (TFD). O equipamento foi adquirido pelo governo municipal no mês de julho.

Presente no congresso, o Presidente Djalma, que também faz parte do diretório da União dos Vereadores de Pernambuco,  foi parabenizado pelo Presidente da UVP, o Vereador Léo do ar; pelos colegas vereadores e por presidentes de diversas câmaras municipais de Pernambuco.

“É muito gratificante ver que o nosso trabalho tem servido de exemplo, sendo citado pelo Dr. Cristiano em sua palestra aos representantes dos legislativos municipais de todo o Estado. Vou continuar exercendo o mandato em sintonia com o povo e suas demandas, sempre aberto ao diálogo para que o trabalho possa transformar a vida das pessoas.”, disse Djalma.

Júnior de Diógenes é reeleito presidente da Câmara de Itapetim

O vereador Júnior de Diógenes foi eleito esta noite para mais um biênio a frente  da Câmara de Vereadores de Itapetim. Júnior foi reeleito para o período 2019-2020 por nove votos, ou seja, a unanimidade da casa. Jacinto Lucena foi eleito vice-presidente e Clodoaldo Lucena, Primeiro Secretário. É a quarta vez que Júnior vai ocupar […]

Jacinto Lucena, Júnior de Diógenes e Clodoaldo Lucena: Mesa Diretora eleita. Foto de Marcelo Patriota

O vereador Júnior de Diógenes foi eleito esta noite para mais um biênio a frente  da Câmara de Vereadores de Itapetim.

Júnior foi reeleito para o período 2019-2020 por nove votos, ou seja, a unanimidade da casa. Jacinto Lucena foi eleito vice-presidente e Clodoaldo Lucena, Primeiro Secretário.

É a quarta vez que Júnior vai ocupar a presidência da Câmara de Vereadores de Itapetim. Em 2010, por exemplo, dos nove vereadores da Casa José Jordão Neto, apenas os sete da situação haviam comparecido à votação. Só uma chapa havia se inscrito.

Por sete votos a zero, o vereador Júnior de Diógenes (PSB) foi escolhido para presidir, tendo como vice-presidente, Romão de Piedade e como secretário, Ailson Alves, todos do PSB.

Parlamentar pelo 3º mandato consecutivo, Júnior de Diógenes (PSB), foi reeleito em 2016 com 708 votos (7,88%,).

Afogados: Bairro Borges recebe apresentação artística do Projeto “A Dança Perto de Você”

Promovido com incentivo da Lei Paulo Gustavo PE, ação é liderada pelo produtor cultural Kessio Berardinelly e leva dança e cultura para áreas periféricas de Afogados Nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, tem espetáculo de dança gratuito na Rua Manoel Lopes da Silva (Próximo à capela do Borges): é a chegada do projeto “A […]

Promovido com incentivo da Lei Paulo Gustavo PE, ação é liderada pelo produtor cultural Kessio Berardinelly e leva dança e cultura para áreas periféricas de Afogados

Nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, tem espetáculo de dança gratuito na Rua Manoel Lopes da Silva (Próximo à capela do Borges): é a chegada do projeto “A Dança Perto de Você” à comunidade. Em parceria com a Xerém Produções, o projeto invade o Borges com a apresentação da história “Nós Somos Madeira de Lei Que o Cupim Não Rói”, que reflete sobre o artista idoso, memória e cultura popular. 

O espetáculo é encenado pelo Grupo Cultural Sanfonar, que rodou por Pernambuco com este espetáculo e recebeu diversas honrarias e elogios. 

“Através das memórias, o personagem principal, Fulano, vai relembrando sua trajetória na cultura popular, convidando o público a conhecer diversos folguedos de nossa cultura como  Maracatu, Cavalo Marinho e Caboclinhos”, descreve Kessio Berardinelly, produtor do projeto.

Já Lúciio Vinicius, da Xerém Produções, destaca a importância do Borges receber esse espetáculo: “Ao longo do tempo a gente vem trazendo diversas ações para este bairro, tanto formativas como culturais, então é natural que outros eventos que não são nossos também venham, e inclusive são muito bem vindos porque somam forças. Quem ganha é o público”, reflete.

O evento é gratuito, terão cadeiras para acomodar o público e intérprete de libras: 19h e livre para todos os públicos.