Governadores do Nordeste pedem a Bolsonaro prioridade para Educação e conclusão de obras paradas
Por André Luis
Foto: Carolina Antunes/PR
Foto: Carolina Antunes/PR
Gestores nordestinos apontaram os dois setores como estratégicos para a retomada do crescimento dos Estados da região. Demandas foram destacadas em carta conjunta
A primeira reunião entre os governadores do Nordeste e o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi marcada pela defesa de dois pontos centrais para a região: a educação e a retomada das obras paradas. Em carta assinada por todos os governadores, a manutenção do Fundeb e a revogação dos cortes nos orçamentos das universidades e institutos federais foram elencados como prioridade, além do descontingenciamento de recursos para obras estruturais que estão paradas na região.
A pauta das obras garante uma movimentação imediata na economia e na geração dos empregos. A da educação aponta para a construção de um futuro sustentável. “Cada Estado tem sua particularidade e seria improdutivo trazer uma lista de solicitações que contemplasse todos esses pontos. O foco na educação e na retomada das obras foi uma opção estratégica para nossa região e para o Brasil”, afirmou o governador Paulo Câmara, após o encontro.
Além dos nove governadores nordestinos, participaram também da reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Carlos Alberto dos Santos Cruz (Governo), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Bento Lima (Minas e Energia). Leia a íntegra da carta: Carta dos governadores do Nordeste
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) se reuniram, nesta sexta-feira, com lideranças de Águas Belas, Sertânia e Arcoverde, onde manteve encontro com o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) Antes de chegar a capital do Sertão, o senador visitou trecho da obra da Adutora do Jatobá, que integra a Adutora do […]
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) se reuniram, nesta sexta-feira, com lideranças de Águas Belas, Sertânia e Arcoverde, onde manteve encontro com o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB)
Antes de chegar a capital do Sertão, o senador visitou trecho da obra da Adutora do Jatobá, que integra a Adutora do Agreste e teve recursos de R$ 84 milhões autorizados recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.
Em Arcoverde, o senador conversou com o ex-prefeito Zeca Cavalcanti e sua esposa Nerianny sobre a situação da economia nacional, política e as eleições de 2020. Bezerra, filiado ao MDB, vem percorrendo o estado no sentido de fortalecer a legenda e candidatura de partidos que militam no campo da oposição ao governo Paulo Câmara (PSB).
Em Sertânia, se reuniu com o grupo dos ex-prefeitos de Sertânia, Sinval Siqueira e Guga Lins. Sinval, inclusive, teve seu nome lançado esta semana pelo vereador Vino Veras como opção de candidato pelo PTB contra o prefeito Ângelo Ferreira (PSB).
O encontro foi na casa do vereador Junhão Lins, aonde estavam Dóia, Vando do Caroá, Damião Silva, Orestes Neves e o ex-prefeito Silval Siqueira.
Durante a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em reunião na Comissão de Educação, o deputado federal Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara, cobrou maior envolvimento do MEC na articulação para a recomposição do orçamento do setor e para a garantia de conectividade aos alunos do Ensino Básico. Os dois temas devem concentrar […]
Durante a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em reunião na Comissão de Educação, o deputado federal Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara, cobrou maior envolvimento do MEC na articulação para a recomposição do orçamento do setor e para a garantia de conectividade aos alunos do Ensino Básico. Os dois temas devem concentrar as atenções dos parlamentares neste primeiro semestre Legislativo.
“Há um consenso de que o ministro restabeleceu o ambiente de diálogo do MEC, mas a pacificação não deve ser confundida com passividade. Nesses oito meses de gestão, não vimos o ministério protagonizar, por exemplo, o debate sobre o Fundeb, o orçamento da pasta e muito menos coordenar as ações de combate aos impactos de Covid-19 na área e nem colocar o Plano Nacional de Educação (PNE) como documento estratégico”, criticou Danilo Cabral.
O parlamentar fez questão de frisar que houve cortes nos recursos da educação, especialmente das universidades e dos institutos federais, apesar de ter sido registrado um aumento nominal no orçamento.
Danilo Cabral destacou que há uma redução nas despesas condicionadas do MEC da ordem de 27%. O corte nas universidades e institutos federais é de 21% e 18%, respectivamente. “Há uma clara preocupação, mais uma vez – desde 2019 estamos vivenciando isso -, sobre a inviabilização dos serviços dessas instituições. Na Capes, a diminuição do orçamento chegou a quase um terço. Na Educação Básica, a redução é de R$ 700 milhões”, elencou.
“Temos ainda o desafio da volta às aulas para 40 milhões de ensino básico nesse novo normal. É importante que o MEC saia dessa posição passiva para liderar esse processo”, frisou Danilo Cabral. Ele defendeu a importância da derrubada do veto ao projeto de lei 3.477, que garante internet e tablets para alunos e professores do Ensino Básico.
A presidente da Comissão de Educação, deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), disse que formou um grupo de discussão para tentar negociar com o governo federal a derrubada do veto à proposta. “Já pedi uma análise da consultoria da Câmara e vamos solicitar uma reunião com o ministro para tentarmos chegar a um denominador comum”, declarou.
Já Galvão Bueno teve mal súbito e não transmitirá final da Libertadores O apresentador Gugu Liberato, 60 anos, tem quadro de morte cerebral, após sofrer um acidente doméstico nesta quarta-feira (20), em sua mansão localizada em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. A informação do óbito foi confirmada pela Band News, através do […]
Já Galvão Bueno teve mal súbito e não transmitirá final da Libertadores
O apresentador Gugu Liberato, 60 anos, tem quadro de morte cerebral, após sofrer um acidente doméstico nesta quarta-feira (20), em sua mansão localizada em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. A informação do óbito foi confirmada pela Band News, através do jornalista Reinaldo Azevedo. Minutos depois, ele negou a informação. Já o apresentador Amaury Jr publicou em seu blog que o estado de Gugu é irreversível.
O apresentador estava colocando enfeites de Natal na parte externa da casa, onde moram seus filhos João Augusto, de 17 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15 anos, quando caiu de uma altura de quatro metros e bateu com a cabeça em uma quina. Levado às pressas ao hospital mais próximo, o apresentador foi internado em estado muito grave. De acordo com as primeiras informações, Gugu teria tido morte cerebral.
A coluna de Fábia Oliveira do Dia, foi informada sobre o óbito na tarde de hoje, mas em respeito à família, preferiu esperar um comunicado oficial ou que outro veículo noticiasse o fato. A Record TV segue mantendo a morte de seu funcionário em sigilo até que a família chegasse ao hospital e planejou um pronunciamento oficial sobre o falecimento às 21h.
Dona Maria do Céu, mãe do apresentador de 90 anos, embarcou nesta manhã, às 10h20, em um vôo da TAM JJ8186 para Orlando, para acompanhar todo o trâmite de perto. Ela desembarcou às 16h. O corpo de Gugu Liberato será transferido para São Paulo, onde o enterro será realizado no Cemitério do Murumbi, o mesmo onde o pai de Gugu foi enterrado.
Galvão Bueno: já o narrador Galvão Bueno teve um mal-estar na manhã desta quinta-feira em Lima – onde se encontrava para narrar a decisão da Libertadores. Ele foi levado para exames na clínica Anglo-Americana – no bairro de Miraflores. Com o problema de Galvão, o Grupo Globo escalou Luis Roberto para narrar a final entre Flamengo e River Plate neste sábado, às 17h, na TV Globo e no GloboEsporte.com.
Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Grupo Globo:
Nosso companheiro Galvão Bueno teve um mal-estar hoje de manhã em Lima, onde se encontra para a narração da final da Libertadores. Ele foi levado para exames na clínica Anglo-Americana, no bairro de Miraflores, acompanhado por sua mulher Desiree Galvão Bueno. Foi atendido prontamente e está sendo submetido a um cateterismo para desobstrução de uma artéria coronariana. Todos nós desejamos ao querido Galvão uma rápida recuperação. O hospital divulgará ao término do procedimento um boletim médico. A narração da final da Libertadores será feita pelo companheiro Luis Roberto.
O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), compartilhou em suas redes sociais os detalhes de uma importante agenda realizada no Banco do Nordeste (BNB). A visita ocorreu na manhã desta segunda-feira (01.04) e teve como objetivo buscar parcerias para a realização da X Feira de Caprinos e Ovinos (X FECAPRIO). Acompanhado do Deputado Estadual José […]
O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), compartilhou em suas redes sociais os detalhes de uma importante agenda realizada no Banco do Nordeste (BNB). A visita ocorreu na manhã desta segunda-feira (01.04) e teve como objetivo buscar parcerias para a realização da X Feira de Caprinos e Ovinos (X FECAPRIO).
Acompanhado do Deputado Estadual José Patriota e do Presidente da Câmara de Vereadores, Argemiro Morais, Luciano Torres esteve na Superintendência do Banco do Nordeste, onde foi recebido pelo Presidente do BNB, Paulo Câmara. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de colaboração entre a instituição financeira e o município de Ingazeira para viabilizar a realização da tradicional FECAPRIO.
A FECAPRIO, que chega à sua décima edição, é um importante encontro que movimenta o setor de caprinovinocultura na região, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando oportunidades para os criadores locais.
O prefeito Luciano Torres agradeceu o apoio e a receptividade do Presidente do Banco do Nordeste, destacando a importância da colaboração mútua entre instituições públicas e privadas para impulsionar o crescimento e a prosperidade de Ingazeira e região.
O Blog PE Notícias esteve em contato com organizadores da 15ª Expoagro que acontece em Afogados da Ingazeira no período da emancipação política do município. Obteve a informação de que a Exposição de animais começará na quarta-feira, dia 26 de junho, e terá seu encerramento no domingo, 30 de junho. O dia 1º de julho […]
O Blog PE Notícias esteve em contato com organizadores da 15ª Expoagro que acontece em Afogados da Ingazeira no período da emancipação política do município. Obteve a informação de que a Exposição de animais começará na quarta-feira, dia 26 de junho, e terá seu encerramento no domingo, 30 de junho.
O dia 1º de julho será restrito apenas para o hasteamento de bandeiras pela manhã, inaugurações de algumas obras no decorrer do dia e a noite uma missa e o corte do bolo.
Os shows com artistas locais e regionais serão na sexta e sábado. Somente no último dia, domingo (30), é que haverá show com uma atração de renome nacional. A grade com a programação está sendo fechada, que ainda pode alterar a quantidade de dias. Este ano o número de baias será a mesmo do ano passado. Serão 140 baias, e existem muitas reservas por parte de criadores de diversas regiões do nordeste, que todos os anos comparecem, com premiação de R$ 40 mil reais.
Você precisa fazer login para comentar.