Notícias

Fogo no ônibus da Transcatedral

Por Nill Júnior

Um ônibus da Transcatedral teve um curto no ar condicionado vindo para Afogados. Foi perto do trevo de Chorroxó, Bahia.

Foi essa madrugada. Ninguém ficou ferido e os pertences foram salvos. O ônibus, modelo 2018, teve perda total.

“Demos toda assistência aos passageiros que já foram realocados”, disse Genival do Ônibus. “Transcatedral tem mais de 30 anos transportando vidas”, diz a empresa em comunicado.

A empresa opera na região do Pajeú. Em São Paulo, na Rua Gomes Cardim, 307, bairro do Brás.

Outras Notícias

Trump diz que relação é “excelente”, mas que Brasil depende dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (20/1), que o Brasil precisa mais do país que os americanos do aliado. A afirmação foi realizada a jornalistas durante a assinatura dos primeiros atos de governo do republicano. Enquanto fazia a assinatura de ordens executivas, Trump respondeu a perguntas de jornalistas. Sobre o Brasil, […]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (20/1), que o Brasil precisa mais do país que os americanos do aliado. A afirmação foi realizada a jornalistas durante a assinatura dos primeiros atos de governo do republicano.

Enquanto fazia a assinatura de ordens executivas, Trump respondeu a perguntas de jornalistas. Sobre o Brasil, Trump afirmou que tem uma relação “excelente” com o país. “A relação é excelente, eles precisam da gente, eles precisam mais da gente. Todos (os países) precisam mais dos EUA”, afirmou.

Mais cedo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Trump por meio da rede social X (antigo Twitter).

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.

Luciano Duque cobra solução para falta de água em Serra Talhada

Por André Luis O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) cobrou ao Poder Executivo soluções para a falta de água no município de Serra Talhada. A cobrança foi feita durante a Reunião Plenária desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o parlamentar, alguns bairros estão sem abastecimento há mais de um […]

Por André Luis

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) cobrou ao Poder Executivo soluções para a falta de água no município de Serra Talhada. A cobrança foi feita durante a Reunião Plenária desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

De acordo com o parlamentar, alguns bairros estão sem abastecimento há mais de um mês. Ele cobrou a retomada das obras da adutora e da estação de tratamento de água do município, que estão paralisadas desde janeiro deste ano.

“Serra Talhada não pode ficar padecendo de um problema elementar, básico, que é o abastecimento humano. As pessoas não podem ficar um mês, vinte dias, um mês e meio sem ter água encanada nas suas casas.”

O deputado disse que já solicitou informações sobre o andamento das obras à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mas ainda não recebeu resposta.

“O que a gente quer é que a obra seja retomada o mais rápido possível. É um direito da população ter acesso à água, e o governo não pode deixar que isso seja negado.”

Protesto – Na manhã desta segunda-feira, um protesto de moradores de bairros de Serra Talhada aflitos pela falta de água em alguns bairros foi registrado na frente da Gerência Regional da Compesa.

Uma comissão foi tirada para conversar com o Gerente Regional Luciano André e buscar soluções para o drama da falta d’água.

Portador de deficiência tem casa incinerada na zona rural de Flores

Uma casa de uma pessoa com deficiência foi incinerada nesta sexta no Sítio Varjota, na região do Distrito de Fátima, município de Flores. O imóvel era ocupado pelo senhor Aluízio Barbosa da Silva, de 56 anos. O responsável pelo crime foi identificado e chegou a ser preso, mas foi solto depois. Ele já teria histórico […]

Uma casa de uma pessoa com deficiência foi incinerada nesta sexta no Sítio Varjota, na região do Distrito de Fátima, município de Flores.

O imóvel era ocupado pelo senhor Aluízio Barbosa da Silva, de 56 anos. O responsável pelo crime foi identificado e chegou a ser preso, mas foi solto depois. Ele já teria histórico de violência. O motivo, teria problemas psiquiátricos.

Já Aluizio foi acolhido por familiares, mas segue internado. Ele ainda foi agredido a golpes de facão.

O vereador Gilcy Moizes usou suas redes sociais para questionar o Hospital Genésio Francisco Xavier. “Ele foi liberado mesmo com uma fratura no fêmur. Teve que ser levado para o Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira”, reclama.

Familiares e amigos se organizam para reconstruir a casa de Aluízio.

Outro lado

Diante dos acontecimentos, a Prefeitura de Flores emitiu uma nota de esclarecimento à população, buscando elucidar os fatos. A administração municipal destacou que Aluízio foi atendido na Unidade Mista Genésio Francisco Xavier, onde relatou ter sido vítima de agressão física com o uso de arma branca.

A nota informa que Aluízio recebeu atendimento médico, foi medicado com analgesia e suporte clínico. Após avaliação médica, não foi indicada a internação hospitalar, uma vez que não apresentava risco de vida relacionado à agressão. Os exames realizados, incluindo raio-X, não identificaram fraturas, evidenciando cortes superficiais.

“A Prefeitura repudia qualquer tentativa de sensacionalismo ou críticas infundadas, destacando que tais atitudes configuram-se como levianas e desrespeitosas para com os familiares do paciente e os profissionais de saúde envolvidos”.

O comunicado reitera o compromisso da gestão municipal em garantir o acesso à saúde de qualidade para todos os munícipes, repudiando qualquer exploração midiática em detrimento da verdade dos fatos.

Pernambucana de coração sertanejo ganha destaque internacional em estudo sobre lesões no futebol

O casal sertanejo Izilda Sampaio e Clóvis Lira está radiante. E nós, orgulhosos. A filha do casal e médica radiologista Sampaio Guld participou de um relevante trabalho científico, com o título “Futebol: uma revisão dos achados de imagem e biomecânica”. O trabalho teve a participação dos médicos Marcelo Bordalo, Chefe de Radiologia do Aspetar Orthopedic […]

O casal sertanejo Izilda Sampaio e Clóvis Lira está radiante. E nós, orgulhosos. A filha do casal e médica radiologista Sampaio Guld participou de um relevante trabalho científico, com o título “Futebol: uma revisão dos achados de imagem e biomecânica”.

O trabalho teve a participação dos médicos Marcelo Bordalo, Chefe de Radiologia do Aspetar Orthopedic and Sports Medicine Hospital, em Doha, no Catar, e Rodrigo Lasmar, Médico da Seleção Brasileira de Futebol, Diretor Médico do Clube Atlético Mineiro e Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

O estudo destaca que o futebol é um esporte fisicamente intenso, com alta prevalência de lesões musculoesqueléticas. “A imagem diagnóstica é essencial para avaliar e gerenciar essas lesões de forma eficaz. Jogadores de futebol são particularmente propensos a lesões nos membros inferiores, especialmente nos joelhos. Goleiros, devido ao seu papel único e uso das mãos, têm maior risco de lesões nos membros superiores”, analisa o artigo científico.

“Compreender a biomecânica do trauma, como mudanças rápidas de direção e corridas em alta velocidade, é fundamental para antecipar os padrões de lesão. Este artigo de revisão examina as características de imagem relacionadas às lesões no futebol, com ênfase nos fatores biomecânicos envolvidos e no papel da imagem na identificação e manejo de condições tanto agudas quanto crônicas”, detalha.

Atualmente, a médica radiologista encontra-se em Doha, capital do Qatar, onde segue se aperfeiçoando na área. Maria Lua é recifense, mas de coração afogadense, dada sua história na Capital do Vale. É esposa do advogado brasileiro Rudolf Guld, especialista em direito empresarial.

Foi Marconi antecipar novembro que até tremor de terra apareceu em Flores

Da CNN Brasil No último domingo (19), um tremor de terra foi registrado na região do município de Rio Formoso, localizado a 88 km de Recife, capital de Pernambuco. Os tremores foram sentidos e ouvidos pelos moradores da região às 05h30. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte […]

Da CNN Brasil

No último domingo (19), um tremor de terra foi registrado na região do município de Rio Formoso, localizado a 88 km de Recife, capital de Pernambuco.

Os tremores foram sentidos e ouvidos pelos moradores da região às 05h30.

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o evento sísmico, de magnitude 1.6 graus na Escala Richter, é o mais recente de uma série de abalos registrados na região Nordeste do país.

À CNN, Eduardo Menezes, mestre em Geofísica, disse que o laboratório vem registrando tremores desde a semana passada e que a magnitude tem aumentado gradualmente.

No entanto, o geofísico esclarece que a intensidade ainda é considerada baixa, sendo a maior registrada até o momento de 1.5.

O último incidente divulgado pelo laboratório de monitoramento no estado aconteceu em Flores, no dia 16 de novembro, com magnitude preliminar de 1.9.

Durante este mês de novembro, foram registrados 17 abalos sísmicos, incluindo atividades na Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Os tremores variam de 1.4 a 2.3 graus, refletindo uma atividade sísmica contínua na região.