Notícias

Flores: prefeitura entrega mais uma passagem molhada

Por Nill Júnior

A administração municipal de Flores oficializou a entrega de uma passagem molhada, que vai atender os moradores do Sítio Riachão.

O equipamento foi construído com recursos do próprio tesouro municipal e atende uma reivindicação antiga da comunidade, que em tempos de inverno sofriam com isolamento.

Marconi Santana, prefeito do município e os titulares da pasta de Agricultura e Infraestrutura foram os únicos da equipe de governo presentes no ato inaugural, em respeito aos protocolos de medidas sanitárias, que vem orientando sobre a não promoção de aglomerações, para combater o avanço da COVID -19.

“Um equipamento tão sonhando pela população rural do Sítio Riachão e que chega para consolidar o compromisso da administração municipal em ofertar melhores condições de vida para o homem e mulher do campo”, destacou o prefeito Marconi Santana.

Marconi ainda acrescentou, que o ato foi marcado pela “justa homenagem ao nosso saudoso amigo ‘Agustinho Batista dos Santos’, que tanto sonhou com este momento”.

Essa é a sexta passagem molhada entregue pela administração municipal, que vem contemplando dezenas de comunidades rurais e melhorando a convivência do homem e mulher do campo na estação chuvosa.

Outras Notícias

Triunfo e Serra Talhada recebem 2ª Mostra Indígena de Cinema

Realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Macondo e Sesc Triunfo, programação ocorrerá de 9 a 12 de abril no Theatro Cinema Guarany e na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE A partir de terça-feira (9/4), as cidades de Triunfo e Serra Talhada recebem a segunda edição da Mostra Indígena de Cinema. A programação […]

Realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Macondo e Sesc Triunfo, programação ocorrerá de 9 a 12 de abril no Theatro Cinema Guarany e na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE

A partir de terça-feira (9/4), as cidades de Triunfo e Serra Talhada recebem a segunda edição da Mostra Indígena de Cinema. A programação é gratuita e contará com sessões e debates nos dias 9 e 10 no Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, e nos dias 11 e 12 na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST-UFRPE). O evento é uma realização e parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas Macondo (Artes, Culturas Contemporâneas e outras Epistemologias)/UFRPE/UAST e o Sesc Triunfo / Fábrica de Criação Popular.

O objetivo da Mostra é dar visibilidade à temática indígena, constituindo um espaço de discussão em que a experiência fílmica se torne uma ferramenta de educação e estimule o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a realidade indígena local e brasileira.

A mostra terá início na terça-feira (9/4), às 19h, no Theatro Cinema Guarany, com o documentário “1ª Mostra de Cinema Indígena”, dirigido pelos cineastas Graciela Guarani e Alexandre Pankararu. Em seguida, serão exibidos os curtas “Tempo Circular” e “Mba’eixa Nhande Rekova’erã”, de Graciela Guarani. Ao final das sessões, os cineastas participam de uma roda de conversa.

A programação segue no dia 10 de abril, no Teatro Cinema Guarany, com três filmes do diretor Elvis Ferreira (Hugo Fulni-ô): “Fea Tothdoa – Terra Seca”, “IHIATO – Narrativas dos Anciãos Fulni-ô” e “Tedyasese: superamos os tempos”. Depois, haverá uma roda de conversa com o diretor das obras e o cineasta Expedito Fulni-ô.

A terceira noite da Mostra de Cinema Indígena (11/4) será no auditório da UAST-UFRPE, em Serra Talhada. A programação será a mesma apresentada no dia 9 em Triunfo. No dia 12, o público de Serra poderá conferir os filmes que foram exibidos no dia 10 em Triunfo. Durante os quatro dias de evento, um Toré de Abertura será apresentado pelo Grupo de Dança Pankararu Opará. Também será montada uma Feira de Artesanato Indígena, aberta durante toda a mostra.

SMBV: Balsa Osvaldo Coelho está apta para o uso

O Comandante da Marinha Luís Felipe, realizou a vistoria na Balsa Osvaldo Coelho, constatando que a mesma se encontra em estado regular para o uso no município de Santa Maria da Boa Vista. De acordo com o Secretário de Agricultura Roberto Alexandre, esse era mais um compromisso da gestão municipal. “Tivemos todos os cuidados em deixar a […]

O Comandante da Marinha Luís Felipe, realizou a vistoria na Balsa Osvaldo Coelho, constatando que a mesma se encontra em estado regular para o uso no município de Santa Maria da Boa Vista.

De acordo com o Secretário de Agricultura Roberto Alexandre, esse era mais um compromisso da gestão municipal.

“Tivemos todos os cuidados em deixar a Balsa em perfeito estado para o uso da população”, afirmou.

“Além disso, fizemos questão que o veículo estivesse dentro dos padrões estabelecidos, a fim de conquistarmos a liberação oficial da marinha para o transporte, ”, explica.

Morre o ator José Pimentel

G1 Morreu nesta terça-feira (14) o ator, escritor e diretor de teatro José Pimentel, de 84 anos. Ele estava internado no Hospital Esperança, na área central do Recife, desde quinta-feira (9), por causa de um enfisema pulmonar. O artista é conhecido por interpretar Jesus nos espetáculos da Paixão de Cristo do Recife e de Nova Jerusalém, […]

G1

Morreu nesta terça-feira (14) o ator, escritor e diretor de teatro José Pimentel, de 84 anos. Ele estava internado no Hospital Esperança, na área central do Recife, desde quinta-feira (9), por causa de um enfisema pulmonar. O artista é conhecido por interpretar Jesus nos espetáculos da Paixão de Cristo do Recife e de Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco.

Em outubro de 2017, Pimentel foi incluído na lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, justamente por interpretar Jesus na Paixão de Cristo por mais de 40 anos. Em 2018, foi a primeira vez que o ator não interpretou o papel na capital pernambucana, apesar de ter participado da produção.

A filha do ator, Lilian Pimentel contou, na quinta-feira (9), que ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa das dificuldades respiratórias. No sábado (11), o estado era estável, mas o paciente teve que se submeter a sessões de hemodiálise.

O ator passou a respirar com a ajuda de aparelhos e a pressão baixou muito, segundo Lilian Pimentel. Os médicos chegaram a mudar os antibióticos para tentar reverter o quadro clínico e precisaram suspender a hemodiálise. Ele faleceu por volta das 9h30 desta terça-feira, segundo a família.

Pimentel nasceu em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Escritor, também atuou como professor de teatro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante 21 anos, ele comandou a direção e atuou na Paixão de Cristo do Recife. Em 2018, ele não representou Jesus, pela primeira vez.

O ator é um dos fundadores do espetáculo de Nova Jerusalém em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, há 52 anos. Em 2018, Pimentel ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

SESC repudia episódio de racismo em Mostra de Quadrilhas

A respeito do vídeo que circula nas redes sociais, no qual uma pessoa se refere de forma racista aos integrantes de uma quadrilha, utilizando o termo “macacos”, durante a realização da Mostra Sesc de Quadrilhas, em Serra Talhada, na noite de 05/06, manifestamos nosso mais veemente repúdio a esse tipo de comentário. Reafirmamos que nossa […]

A respeito do vídeo que circula nas redes sociais, no qual uma pessoa se refere de forma racista aos integrantes de uma quadrilha, utilizando o termo “macacos”, durante a realização da Mostra Sesc de Quadrilhas, em Serra Talhada, na noite de 05/06, manifestamos nosso mais veemente repúdio a esse tipo de comentário.

Reafirmamos que nossa instituição não compactua com qualquer forma de preconceito ou discriminação. Defendemos o respeito à diversidade, à cultura popular e à dignidade de todas as pessoas. Atitudes como essa ferem os princípios que norteiam nosso trabalho e não serão toleradas.

Nossa política de Compliance reflete esse compromisso, ao adotar uma visão que promove a diversidade sociocultural, valoriza práticas sociais, combate todas as formas de discriminação e viabiliza o amplo acesso e a permanência dos diversos públicos em ambientes, programações, serviços e experiências inclusivas.

Seguimos comprometidos com a promoção de um ambiente acolhedor, onde manifestações culturais sejam celebradas com respeito e valorização.

Em nota, a diretoria da Quadrilha Lambadão, tradicional grupo junino de Serra Talhada, manifestou seu total repúdio a qualquer ato de preconceito, seja ele racial, social, de gênero ou orientação sexual. O grupo destaca que, embora a autora do vídeo seja uma ex-integrante, reconhece a gravidade da situação e se compromete a tomar as medidas cabíveis.

“Pedimos desculpas pelo ocorrido e nos comprometemos a reforçar a importância do respeito e da convivência harmoniosa entre todos os grupos de dança”, diz trecho da nota.

A Quadrilha também reafirma seu compromisso com a luta antirracista e com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa. “A Quadrilha Lambadão é composta por pessoas de diversas origens e histórias, e é justamente essa diversidade que nos fortalece como grupo cultural”, conclui.

O episódio marcou a segunda noite da Mostra de Quadrilhas Juninas do Sesc Serra Talhada, realizada nesta quarta-feira (4), no Armazém Social do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Durante uma das apresentações, uma jovem foi flagrada em vídeo se referindo de forma racista a outro grupo de dançarinos, dizendo: “Deixe de palhaçada… meu depoimento é que aparece um monte de macaco entrando na selva”.

Veja o episódio que motivou a manifestação do SESC:

Marília Arraes visita Serra Talhada, Triunfo, Salgueiro e Quixaba

A candidata a deputada federal Marília Arraes (PT) foi neste sábado (8), convidada por Luciano Duque (PT), prefeito de Serra Talhada para participar da procissão de Nossa Senhora da Penha, evento que acontece há 228 anos. Marília também participou de um evento na cidade de Quixaba com a deputada estadual e candidata a reeleição Teresa […]

A candidata a deputada federal Marília Arraes (PT) foi neste sábado (8), convidada por Luciano Duque (PT), prefeito de Serra Talhada para participar da procissão de Nossa Senhora da Penha, evento que acontece há 228 anos.

Marília também participou de um evento na cidade de Quixaba com a deputada estadual e candidata a reeleição Teresa Leitão (PT). Acompanhadas de Luciano Duque, as petistas reforçaram a importância de votar na chapa pura do partido nesta eleição. “É importante lembrar que votar nos candidatos do PT é votar no projeto do presidente Lula. Precisamos fortalecer a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa”, ressaltou Arraes.

Uma grande caminhada também foi realizada nas ruas salgueirenses. Ao lado do vereador André Cacau e do deputado estadual e candidato a reeleição Augusto César (PDT), Marília panfletou e ouviu sugestões dos comerciantes.

A vereadora recifense participou ainda de uma caminhada pela feira livre de Triunfo, ao lado de Doutor Maninho, ex-prefeito, Lula Baião, ex-vice-prefeito, e do ex-vereador Djacir Marques.