Notícias

FIS nega boatos sobre atos de violência e reafirma segurança da instituição

Por Nill Júnior

Depois que um menor de 15 anos alterou a rotina de uma escola estadual, o EREMPAC, em Serra Talhada, boatos cresceram sobre a possibilidade de um ato violento na Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

A entidade foi obrigada a emitir uma nota rechaçando os boatos. “A Faculdade de Integração do Sertão-FIS, diante da repercussão de mensagens e postagens em redes sociais relacionadas a boatos sobre atos de violência na IES vem a público prestar alguns esclarecimentos.

A FIS permanece com funcionamento normal, contudo está adotando reforço visando a segurança total da nossa comunidade acadêmica.

Além do monitoramento de imagens e policiamento existente estamos contando com o apoio do 14º Batalhão de Policia Militar da cidade de Serra Talhada-PE no intuito do reforço nas dependências da IES.

Em tempos de boatos e notícias falsas que circulam nas redes sociais não podemos alardear, mas estamos tomando precações no sentido de salvaguardar a comunidade acadêmica”, afirmou.

Outras Notícias

Sucessão em Tabira: Edgley Freitas começa a trabalhar candidatura

Veja mais da Cidade das Tradições, com produção de Anchieta Santos Todas as vezes em que foi entrevistado pelo Programa Cidade Alerta, o Super Secretário de Obras e Cultura Edgley Freitas (PRB) admite estar pronto a contribuir com Tabira em qualquer cargo, mas em nenhum momento oficializou que vai para a disputa como substituto do […]

Veja mais da Cidade das Tradições, com produção de Anchieta Santos

edgley_freitasTodas as vezes em que foi entrevistado pelo Programa Cidade Alerta, o Super Secretário de Obras e Cultura Edgley Freitas (PRB) admite estar pronto a contribuir com Tabira em qualquer cargo, mas em nenhum momento oficializou que vai para a disputa como substituto do Prefeito Sebastião Dias (PTB).

As últimas noticias que chegam dão conta de que durante evento no final de semana no Povoado da Borborema, o Secretário teria admitido que será mesmo candidato.

Inclusive empresários, bancários, comerciantes e lideranças rurais estariam sendo convidadas a ingressar no PRB, partido presidido por Edgley como forma de reforçar a sua candidatura.

Fotocharge: é o número que tem pra hoje...
Fotocharge: é o número que tem pra hoje…

Advogado Flávio Marques duas vezes PSB – O Secretário de Administração da Prefeitura de Tabira Flávio Marques nunca pertenceu aos quadros do PSB, mas o número da OAB/PE marcou o novo advogado pra sempre.

O advogado Flávio Marques, ganhou da OAB o número de inscrição 40140. Detalhe: Flávio, depois de presidir o PMDB, assumiu recentemente o comando do PSD, cujo número é 55.

Genedy-e-AlanMédico volta a Tabira para ser candidato – De olho num mandato majoritário ou mesmo na Câmara de vereadores, o médico Alan Xavier (PR), está de volta a Tabira.

Depois de uma temporada residindo em Afogados da Ingazeira e fazendo residência no Recife, Dr. Alan, profissional bastante respeitado na Cidade das Tradições estaria de volta para cuidar de sua campanha para a eleição de 2016.

PT de Pernambuco: só abre para PSB se apoiar Lula

Em encontro nesta terça (15), Carlos Siqueira, do PSB, e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, identificaram a possibilidade de fechar alianças em dez estados. Um acerto em Pernambuco, porém, continua vinculado à questão nacional: o PT só abre mão de candidatura no estado se o PSB apoiar Lula. Os petistas fecham nesta quarta (16) o calendário […]

Em encontro nesta terça (15), Carlos Siqueira, do PSB, e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, identificaram a possibilidade de fechar alianças em dez estados.

Um acerto em Pernambuco, porém, continua vinculado à questão nacional: o PT só abre mão de candidatura no estado se o PSB apoiar Lula.

Os petistas fecham nesta quarta (16) o calendário de lançamento da candidatura do ex-presidente, que está preso. Uma ideia é mesclar eventos grandes com reuniões pequenas.

Dirigentes do PT defendem o resgate de modelo antigo, com parlamentares indo a pequenas cidades, só com banquinho e megafone. A informação é da coluna Painel, da Folha de São Paulo.

Natal: Wellington Júnior lança sessões especiais em Afogados da Ingazeira

O clima natalino chegou a Afogados da Ingazeira de uma maneira única e especial neste final de ano graças ao renomado Estúdio de Fotografia Wellington Júnior. Com habilidade excepcional em capturar momentos mágicos, o estúdio está lançando uma série de sessões fotográficas especiais para celebrar a temporada festiva. Os afogadenses e residentes nas cidades vizinhas […]

O clima natalino chegou a Afogados da Ingazeira de uma maneira única e especial neste final de ano graças ao renomado Estúdio de Fotografia Wellington Júnior.

Com habilidade excepcional em capturar momentos mágicos, o estúdio está lançando uma série de sessões fotográficas especiais para celebrar a temporada festiva. Os afogadenses e residentes nas cidades vizinhas agora têm a oportunidade de eternizar suas memórias de Natal de uma forma única e encantadora.

O estúdio de Wellington Júnior está oferecendo sessões temáticas exclusivas que capturam a essência do Natal. Desde retratos familiares a imagens mais específicas, as sessões foram cuidadosamente projetadas para transmitir a alegria e a magia desta época do ano. Cada sessão é personalizada de acordo com as preferências e desejos individuais, garantindo que cada cliente tenha uma experiência única e inesquecível.

“Para criar um ambiente verdadeiramente mágico, investimos em cenários encantadores que celebram o momento mais belo do ano. Do clássico cenário de neve ao rústico para proporcionar uma experiência imersiva e emocionante”, comentou Wellington Júnior. Os clientes podem ser fotografados nos dois cenários durante o ensaio.

Para tornar essa experiência acessível a todos, o estúdio de fotografia está oferecendo pacotes especiais e promoções durante a temporada de Natal. Desde pacotes familiares até sessões individuais, há opções para todos os gostos e orçamentos. Essa é uma oportunidade imperdível para presentear a família e amigos com recordações que serão apreciadas por muitos anos.

Celebre o Natal de uma maneira inesquecível com o Estúdio Wellington Júnior e garanta memórias que durarão para sempre. Informações: (87) 99959 5855 / Instagram: @Wjuniorfotografia / @Estudiowjunior .

Fomento à inovação e empreendedorismo no agronegócio aproximam ações da Sudene e UFRPE

Superintendência e universidade deram início a agenda comum para estimular novos negócios e promover, de forma sustentável, as vocações econômicas do agro no Nordeste Aproveitar a janela de oportunidades que surge a partir das interseções entre a tecnologia e o agronegócio foi o principal entendimento que marcou a reunião desta segunda-feira (21) entre o superintendente […]

Superintendência e universidade deram início a agenda comum para estimular novos negócios e promover, de forma sustentável, as vocações econômicas do agro no Nordeste

Aproveitar a janela de oportunidades que surge a partir das interseções entre a tecnologia e o agronegócio foi o principal entendimento que marcou a reunião desta segunda-feira (21) entre o superintendente Danilo Cabral e o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Marcelo Carneiro Leão.

O encontro entre os gestores dá continuidade à agenda de articulação da Sudene com instituições que possam contribuir com temas considerados estratégicos pela Autarquia para o desenvolvimento regional e redução das desigualdades sociais.

O superintendente da Sudene apontou a proximidade com as universidades como uma ação fundamental para subsidiar as ações da Autarquia. “A Universidade Rural de Pernambuco é uma universidade centenária e que tem uma experiência muito importante para os desafios que temos à frente do Nordeste. O PRDNE fala da importância de temas como inovação, sustentabilidade, desenvolvimento social e produtivo e educação. E em Pernambuco, ninguém conhece melhor esse mundo rural com pesquisa e ciência do que a UFRPE”, comentou o gestor.

Durante o encontro, Danilo Cabral destacou o interesse da Sudene em estimular projetos que unam os potenciais produtivos da região à nova agenda de sustentabilidade proposta pelo atual cenário econômico mundial.

“Uma das nossas ações de destaque nessa área é o espaço orçamentário que temos para apoiar startups que apresentem soluções inovadoras para os desafios que ainda persistem nos setores produtivos”, disse referindo-se aos recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) destinados ao custeio de atividades em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de interesse do desenvolvimento regional anualmente. Atualmente, este projeto conta com investimento de R$ 6 milhões da Sudene e beneficia 103 empresas localizadas nos onze estados na área de influência da autarquia.

Marcelo Carneiro Leão ressaltou que a universidade tem se destacado no estímulo de pesquisas e ações que unam o potencial de Pernambuco no setor de tecnologia da inovação às necessidades do setor agropecuário regional. “Nós temos janelas de oportunidades que surgem especialmente na junção das ciências agrárias com as tecnologias. E a gente precisa aproximar esses campos”, disse.

O reitor da UFRPE vê como positiva a posição da Sudene em priorizar a inovação como eixo transversal do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e ressaltou a sintonia desta agenda com o atual momento da universidade.

“A inovação é muito forte em nossas ações. Temos investido na produção de tecnologias agropecuárias que aumentem a produtividade do setor, na pesquisa de melhoramento genético e criação de patentes. São áreas de interesse dentro do chamado agritech que trazem contribuição fundamental ao setor”, complementou. Um dos exemplos apresentados pelo professor neste sentido foi o Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais (IPÊ), que conta com amplo portfólio de serviços na área de transferência de conhecimento científico e cultura de inovação e empreendedorismo.

Sudene e URFPE devem, a partir de agora, construir uma agenda de interesses comuns. O primeiro encaminhamento sugerido foi um novo encontro, desta vez com a área técnica das instituições para identificação de pontos de convergência.

Podemos inicia processo de expulsão de Arthur do Val

Folhapress O Podemos anunciou, nesta segunda-feira (7), a abertura de procedimento disciplinar para expulsar do partido o deputado estadual Arthur do Val (SP), após o vazamento de áudios sexistas sobre mulheres ucranianas. O deputado, que visitou a Ucrânia na semana passada, enviou áudios a amigos dizendo que as ucranianas são “fáceis” por serem pobres —e […]

Folhapress

O Podemos anunciou, nesta segunda-feira (7), a abertura de procedimento disciplinar para expulsar do partido o deputado estadual Arthur do Val (SP), após o vazamento de áudios sexistas sobre mulheres ucranianas.

O deputado, que visitou a Ucrânia na semana passada, enviou áudios a amigos dizendo que as ucranianas são “fáceis” por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.

Segundo o partido, Arthur do Val terá cinco dias para apresentar uma defesa, de acordo com o regimento interno. Esgotado esse prazo, o processo segue para parecer conclusivo pela Comissão de Ética e Disciplina da legenda. Caberá recurso para a Comissão Executiva Nacional dentro do mesmo prazo.

Em nota, o Podemos afirma que recebeu o pedido de expulsão de Arthur do Val no domingo (6).

“Encaminhada à presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, a petição foi remetida ao diretório estadual de São Paulo, estado do novo filiado, que ingressou recentemente na legenda há pouco mais de 30 dias”.

Após a repercussão do caso, Arthur retirou a sua candidatura ao governo de São Paulo pela legenda. Ele admitiu que enviou os áudios a um grupo de amigos.

O parlamentar divulgou em rede social um pedido de desculpas ao dizer que o conteúdo das falas não foi correto com as mulheres brasileiras, ucranianas e com “todas as pessoas que depositaram confiança no meu trabalho”. ​

Logo depois do vazamento, diversos integrantes do Podemos, incluindo a presidente do partido, Renata Abreu, o presidenciável Sergio Moro, e o ex-procurador Deltan Dallagnol divulgaram comunicados recriminando as falas de Arthur do Val.

O ex-juiz Sergio Moro, até então defensor de sua candidatura ao governo do estado de São Paulo, indicou rompimento com Arthur do Val ao dizer que lamentava “profundamente as graves declarações” do deputado, youtuber também conhecido pelo apelido de Mamãe Falei e ligado ao MBL (Movimento Brasil Livre).

“Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos —tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime”, disse Moro, indicando que não dividirá palanque com o parlamentar.

“Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”, afirmou.

A presidente do Podemos, Renata Abreu, disse serem “gravíssimas e inaceitáveis as declarações do deputado estadual Arthur do Val”.

“Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, afirmou.

“O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos”, completou.

Para o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR), são “inacreditáveis e inaceitáveis as falas desrespeitosas” sobre as mulheres ucranianas.

Segundo ele, os áudios “merecem todo repúdio. Nenhuma mulher, em nenhuma situação, deve ser tratada como objeto, mas com dignidade e respeito. Isso é uma questão de valores, de princípios e de direitos”.

O senador Lasier Martins pediu a “expulsão sumária” dele dos quadros da legenda.

Com histórico de brigas com outros deputados estaduais, Arthur do Val terá que lidar também com um possível processo de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo após o vazamento de áudios.

Diversos deputados, de esquerda, centro e direita, já anunciaram representações contra ele e têm defendido publicamente a perda de mandato.

Eleito deputado pelo DEM, foi expulso do partido por críticas ao governador João Doria (PSDB) e sucessivas brigas com os colegas de plenário. Depois, filiou-se ao Patriota para disputar as eleições municipais.

Em 2022, Arthur do Val buscaria o governo estadual pelo Podemos, sendo palanque regional da candidatura de Sergio Moro ao Planalto, mas já anunciou a desistência após as falas vazadas.

Ao jornal Folha de S.Paulo, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos) afirmou que irá se afastar do MBL (Movimento Brasil Livre) e se defendeu de uma possível cassação na Assembleia Legislativa.

Arthur disse ainda que não pensou sobre seu futuro político e que, no momento, só está preocupado com o fim do seu namoro com a enfermeira Giulia Blagitz.