Notícias

Ferramenta projeta necessidade de leitos para ajudar gestores durante a pandemia

Por André Luis
Foto: Daan Stevens / Unsplash

Conforme a pandemia da Covid-19 avança pelo território brasileiro, uma das preocupações imposta aos gestores municipais é achar um modo de preparar serviços de saúde para a demanda de atendimento da população. Uma ferramenta de projeção da necessidade de leitos em municípios de pequeno e médio porte, criada por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pode auxiliar nesse planejamento.

A ferramenta “Covid-19 | Projeções de necessidade de leitos” foi desenhada a partir de parâmetros epidemiológicos publicados em artigos científicos de países que já se encontram em estágio avançado da pandemia e iniciaram o distanciamento social tardiamente. Segundo o pesquisador Bruno Pereira Nunes, da UFPel, que integra a equipe responsável pela construção da ferramenta, “A ideia é ajudar os gestores de saúde — como secretários municipais — a predizer quantos leitos os municípios precisam ter para se preparar para o pico da epidemia, quando o maior número de casos e hospitalizações ocorrerá”.

Disponibilizada na terça (21), ainda na sua fase de construção devido à urgência da pandemia, a ferramenta é atualizada em tempo real, a partir da coleta de novos dados — o que dá mais precisão para suas projeções. Por ser destinada a cidades de pequeno e médio porte (até 500 mil habitantes), os pesquisadores não recomendam utilizar para projeções de leitos em municípios maiores.

Na prática, funciona assim: o gestor de saúde pode selecionar o nome do município e inserir dados como o número total de sua população, o número de leitos de enfermaria e de UTI, a data da primeira hospitalização por Covid-19 e a prevalência do número de casos para cada mil habitantes (caso o município tenha sido alvo de estudo de base populacional para a pandemia).

O usuário da plataforma também pode marcar a data que foi ou será realizada a remoção de parte ou de todas as medidas de distanciamento social para verificar a sua efetividade. A partir destes parâmetros, a ferramenta gera gráficos simulando a demanda de leitos da enfermaria e UTI, o percentual de infectados no município e, também, as demandas não atendidas de leitos da enfermaria e UTI.

Link para acessar a ferramenta: https://dms-p2k.ufpel.edu.br/corona-leitos/

Fonte: Agência Bori

Outras Notícias

Suspeito de participação em latrocínio na cidade de Iguaracy foi recapturado, diz Polícia

Familiares do comerciante Sebastião Rodrigues de Freitas, morto há quase dois anos em um latrocínio em Iguaraci ficaram apreensivos esta semana, segundo contato com o blog. Isso porque um dos investigados por suposta participação no crime, Rodrigo de Souza Freitas, 21 anos , havia sido posto em liberdade no dia 05 de maio por meio […]

Crime aconteceu na lotérica de Tião, no centro, em 03 de agosto de 2013
Crime aconteceu na lotérica de Tião, no centro, em 03 de agosto de 2013

Familiares do comerciante Sebastião Rodrigues de Freitas, morto há quase dois anos em um latrocínio em Iguaraci ficaram apreensivos esta semana, segundo contato com o blog.

Isso porque um dos investigados por suposta participação no crime, Rodrigo de Souza Freitas, 21 anos , havia sido posto em liberdade no dia 05 de maio por meio de Alvará de Soltura de um processo a que respondia por porte ilegal de arma de fogo.

Mas ainda estava em aberto o principal processo, por latrocínio. Segundo nota da PM, durante a Operação Malhas da Lei a Patrulha do Bairro, juntamente com o NIS do 23º BPM, deram cumprimento ao Mandado de Prisão no dia seguinte, corrigindo o que ocorrera. Rodrigo voltou à Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira.

Segundo informações ao blog, a família de Tião Freitas, como era conhecido o comerciante, se diz amedrontada e intimidada. O ouro suspeito preso é Paulo Roberto, após minuciosa investigação da Polícia Civil. Os dois negam participação. Tião era pai de pessoas conhecidas na cidade, como o blogueiro Sérgio e a Secretária Shirley Freitas.

Prefeito de Iguaracy tem reuniões para tratar de saneamento e água

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), passou o dia de ontem cumprindo agenda na capital pernambucana. Na primeira reunião, esteve com o Secretário Estadual das Cidades, Francisco Papaléo, que é natural do município, mais o Diretor da Compesa, Décio Padilha. “Firmamos uma parceria entre Governo do Estado, Compesa e município para garantir a melhoria […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), passou o dia de ontem cumprindo agenda na capital pernambucana.

Na primeira reunião, esteve com o Secretário Estadual das Cidades, Francisco Papaléo, que é natural do município, mais o Diretor da Compesa, Décio Padilha.

“Firmamos uma parceria entre Governo do Estado, Compesa e município para garantir a melhoria no saneamento do nosso município”, afirmou.

Zeinha ainda esteve na Secretaria Estadual de Agricultura, onde foi recebido pelo Chefe de Gabinete, Álvaro Jordão. O gestor disse ter ido em busca de mais sistemas de abastecimentos simplificados e outras melhorias para o município.

Brincadeira com arma acaba em tragédia e morte na cidade de Tabira

Uma brincadeira indevida acabou em tragédia na Cidade das Tradições. Maria Mikaele, 20 anos, foi morta com um tiro disparado acidentalmente pelo próprio irmão.  Felipe Alves, de 23 anos,  estava manuseando a arma quando ocorreu o disparo de forma acidental. Informações indicam que Felipe não sabia que a arma estava carregada, foi brincar com a […]

Uma brincadeira indevida acabou em tragédia na Cidade das Tradições. Maria Mikaele, 20 anos, foi morta com um tiro disparado acidentalmente pelo próprio irmão.  Felipe Alves, de 23 anos,  estava manuseando a arma quando ocorreu o disparo de forma acidental.

Informações indicam que Felipe não sabia que a arma estava carregada, foi brincar com a irmã, mirou e disparou. O incidente foi no Bairro da Cohab.

A vítima foi levada de imediato para Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, porém não resistiu.  A Policia Militar e Civil foram chamadas ao local.

O Instituto de Criminalística foi ao local e o corpo foi levado ao IML de Caruaru. O sepultamento deve ocorrer hoje.

O caso foi registrado na Delegacia de Tabira e  o irmão, indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar, ou por dolo eventual, por ter assumido o risco de matar a irmã com a brincadeira. O caso está sendo investigado pelo Delegado Clay Anderson.

Tabira: aberta fase local dos Jogos Escolares

Aconteceu na noite desta sexta-feira,13,  organizado pela prefeitura de Tabira, secretarias de Educação, Cultura Turismo e Diretoria Municipal de Esportes, o cerimonial de Abertura Oficial dos Jogos Escolares de Pernambuco, Fase Municipal, onde equipes das escolas de Rede Municipal, Estadual e Particular disputarão vagas para a fase Regional dos Jogos que acontecerão em Afogados da […]

7

Aconteceu na noite desta sexta-feira,13,  organizado pela prefeitura de Tabira, secretarias de Educação, Cultura Turismo e Diretoria Municipal de Esportes, o cerimonial de Abertura Oficial dos Jogos Escolares de Pernambuco, Fase Municipal, onde equipes das escolas de Rede Municipal, Estadual e Particular disputarão vagas para a fase Regional dos Jogos que acontecerão em Afogados da Ingazeira

As atividades alusivas à cerimônia começaram às 17h, quando alunos das escolas envolvidas, juntamente com professores de Educação Física, acompanhados por uma multidão, Guarda Municipal e ambulância do SAMU, percorreram as principais ruas do centro da cidade acompanhando o percurso da  tocha Olímpica até o centro Esportivo onde foi recepcionada pelas autoridades e público presente  Um estudante tabirense campeão brasileiro de vôlei  conduziu a tocha apara acender a Pira.

O prefeito Sebastião Dias, a secretária de Educação Aracelis Batista e a secretária de Cultura e Turismo, Gracinha Paulino , hastearam as bandeiras ao som do hino Nacional Brasileiro.

13

Em suas falas as secretárias Aracélis  e Gracinha cumprimentaram o público e se mostraram entusiasmadas com a participação da comunidade, bem como das apresentações culturais.

O prefeito Sebastião Dias saudou a todos e desejou sucesso aos atletas e professores das escolas participantes dos jogos escolares. “Estou muito alegre em poder receber a todos para esta grande confraternização que os jogos proporcionam e encontrar o brilho do espírito esportivo no rosto de cada um”, destacou o gestor municipal.

A quadra estava lotada e prestigiou as apresentações culturais da banda Marcial Professor João Gabriel, da escola Arnaldo Alves Cavalcanti, dos grupos de danças das escolas municipais e um show a parte do balé da escola Pedro Pires que completou o espetáculo da noite.

Afogados: Prefeitura entregará quadra em comunidade rural

Fruto de uma parceria com o Ministério da Educação e orçada em R$ 500 mil, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira via inaugurar nesta quarta (22), no São João Velho, a primeira quadra poliesportiva coberta construída na zona rural do município. A quadra fica ao lado da nova e moderna escola cuja construção está sendo […]

quadra são joão velho (2)

Fruto de uma parceria com o Ministério da Educação e orçada em R$ 500 mil, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira via inaugurar nesta quarta (22), no São João Velho, a primeira quadra poliesportiva coberta construída na zona rural do município.

A quadra fica ao lado da nova e moderna escola cuja construção está sendo finalizada pela Prefeitura. A nova quadra conta com banheiros e vestiários com acessibilidade, e estrutura para a prática de futebol de salão, voleibol e basquete.

Serão beneficiadas, além do São João Velho, as comunidades de São João Novo, Lajedo, Manoel Soares e Boqueirão. A inauguração está marcada para as 15h, com um jogo festivo envolvendo gestores municipais e lideranças da região.