Notícias

Fala de Bolsonaro contra Quilombolas gera Moção de repúdio em Carnaíba

Por Nill Júnior

A Câmara de Vereadores de Carnaíba aprovou Moção de Repúdio apresentada pelo  vereador Victor Patriota (PSB), contra o Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC), pelas declarações dadas em palestra na sede da Hebraica, no Rio de Janeiro. “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriar ele serve mais”, disse.

Para o vereador Carnaibano, autor da proposta de repúdio, o município de Carnaíba conta hoje com quatro comunidades quilombolas: Abelha, Brejo de Dentro, Gameleira e Travessão do Caroá. Somando aproximadamente 330 famílias e uma população de 1.320 pessoas.

“Em nome delas apresentamos essa moção condenando o discurso racista proferido pelo deputado. Não é aceitável que um legislador , e dito pré-candidato a presidência da republica, trate as pessoas negras como animais de acordo com seu peso.
Temos uma história de mais de três séculos e meio de exploração dessa população. Demostramos nosso veemente repúdio”, disse Victor.

O vereador teve o apoio de todos os vereadores presentes na sessão. Dentre eles Alex Mendes, Preguinho, Gleybson Martins, Vanderbio Quixabeira e o Presidente Nêudo da Itã que subscreveram o repúdio à Bolsonaro.

O vereador Alex Mendes (PSB), que reside na região do caroá, onde aglomera o maior número de quilombos, disse que o deputado deveria ter seu mandato cassado, ser preso e ter seus direitos políticos cassados.

Já Gleybson Martins (PDT), afirmou que Carnaíba tem uma grande participação do povo quilombola. “Que a nota sirva de exemplo para outros legislativos no combate ao racismo”. A Moção será encaminhada à Câmara dos Deputados.

Outras Notícias

PF diz que cunhada foragida de Vaccari se entrega nesta sexta-feira

Os advogados de Marice Correa de Lima, cunhada do tesoureiro afastado do PT João Vaccari Neto, comunicaram à Polícia Federal (PF) que ela se entregará na sexta-feira (17), dois dias após ter mandado de prisão temporária expedido contra ela. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (16) pelo delegado-geral da PF em Curitiba, Igor […]

irma-vaccari

Os advogados de Marice Correa de Lima, cunhada do tesoureiro afastado do PT João Vaccari Neto, comunicaram à Polícia Federal (PF) que ela se entregará na sexta-feira (17), dois dias após ter mandado de prisão temporária expedido contra ela. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (16) pelo delegado-geral da PF em Curitiba, Igor Romário de Paula.

Até o começo desta tarde, Marice ainda era considerada foragida pela polícia. De acordo com as investigações do Ministério Público Federal (MPF), ela é suspeita de ser destinatária do dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras.

Segundo o Ministério Público Federal, a cunhada de Vaccari comprou um apartamento por R$ 200 mil, e o vendeu para a empresa OAS por R$ 400 mil, conforme as investigações. O mesmo imóvel havia sido vendido pela empreiteira por um valor menor. “Aparentemente, é uma operação típica de lavagem de dinheiro”, explicou o promotor do MPF Carlos Fernando dos Santos Lima.

João Vaccari Neto foi preso na quarta-feira (15), na 12ª fase da Operação Lava Jato, ao sair para se exercitar em São Paulo. Ele foi levado para a Superintendência daPolícia Federal em Curitiba, onde permanece preso.

O tesoureiro afastado do PT é suspeito de ter papel semelhante ao do doleiro Alberto Youssef no esquema de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na Petrobras. Desde que surgiram as denúncias, no ano passado, Vaccari tem negado a participação dele e de familiares no esquema.

De acordo com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal (MPF), Vaccari está envolvido nos crimes de desvio de dinheiro na Petrobras, possivelmente, desde 2004.

Com Alzheimer avançando, Jarbas Vasconcelos se despede da vida pública

Por Ricardo Antunes O Alzheimer, doença degenerativa e progressiva que causa problemas na memória, vai afastar Jarbas Vasconcelos por mais quatro meses de suas funções no Senado, noticiaram os blogs de Pernambuco. Ele havia pedido licença em novembro de 2022, e acabou de renovar a mesma. Na verdade, o ex-governador não vai voltar mais à […]

Por Ricardo Antunes

O Alzheimer, doença degenerativa e progressiva que causa problemas na memória, vai afastar Jarbas Vasconcelos por mais quatro meses de suas funções no Senado, noticiaram os blogs de Pernambuco. Ele havia pedido licença em novembro de 2022, e acabou de renovar a mesma.

Na verdade, o ex-governador não vai voltar mais à vida pública. O estágio da doença aumenta a cada dia e a situação é irreversível e ele já está com 80 anos.

Nem seus amigos mais próximos acreditam que ele retorne ao mandato. “É um quadro que a cada dia piora mais”, confessou um amigo próximo a ele à nossa coluna. O seu suplente, Fernando Dueire, como já se especulava, acabou ganhando quase quatro anos de mandato sem ter tido um único voto.

Advogado e político, Jarbas de Andrade Vasconcelos é cofundador do MDB, governou Pernambuco de 1999 a 2006 e o representou no Senado Federal de 2007 a 2015.

Mandatos – Nas eleições de 2014 foi eleito deputado federal para o mandato 2015-2019. Em 2018 ele foi eleito, novamente, como senador por Pernambuco para o mandato (2019-2026). Um grande quadro que, como o vice-presidente Marco Maciel, não terá um adeus especial. Uma verdade que pouca gente quer contar.

Kaio Maniçoba consegue abertura da Comporta da Barragem de Terra Nova

O reservatório levará água do São Francisco para o Riacho Grande, em Cabrobó Com bom trânsito em Brasília, o deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba conseguiu com o Ministério da Integração Nacional mais uma pauta que irá beneficiar o Sertão do Estado: a abertura da Comporta da Barragem de Terra […]

O reservatório levará água do São Francisco para o Riacho Grande, em Cabrobó

Com bom trânsito em Brasília, o deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba conseguiu com o Ministério da Integração Nacional mais uma pauta que irá beneficiar o Sertão do Estado: a abertura da Comporta da Barragem de Terra Nova, que já é abastecida pelas águas do Rio São Francisco, através do Eixo Norte da Transposição.

A iniciativa é resultado da articulação de Maniçoba, que esteve, nesta quarta (25/10), em reunião com o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional,  Antônio de Pádua, em Brasília.

Marcada para a próxima segunda-feira (30/10), às 12h, a abertura da comporta beneficiará moradores do município de Cabrobó, no Sertão de São Francisco, pois fortalecerá o Riacho Grande, minimizando os impactos da estiagem para os agricultores da região. Para o deputado federal licenciado, a ação é fruto de muito trabalho e diálogo, que resultará em alívio para os pernambucanos. “A região é muito castigada pela Seca e, por isso, precisamos atuar para levar água para os sertanejos. Tenho trabalhado, de forma incansável, para atrair novos investimentos e dar celeridade aos projetos que estão em andamento no Sertão”, comentou Maniçoba, informando que mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas com o feito.

A liberação de água da Transposição do São Francisco no ponto da Barragem de Terra Nova irá assegurar a constância do Riacho Grande – um alento para os produtores de frutas e legumes que vivem às margens do rio. “Com isso, meus irmãos de Cabrobó serão, de fato, beneficiados pelas águas do Velho Chico”, destacou Kaio.

BARRAGEM DE MUQUÉM – O encontro de Kaio com o secretário Antônio de Pádua incluiu ainda na pauta a celeridade na interligação entre as barragens de Muquém e Barra de Juá, que garantirá o abastecimento da cidade de Floresta – pauta que está sendo articulada pelo deputado licenciado desde o início do mandato. Na ocasião, foram discutidas as próximas fases desse trabalho, que está em testes sob responsabilidade do Ministério da Integração e a Compesa. A expectativa é que a comporta de Muquém seja aberta já no mês de novembro.

Câmara de Itapetim realiza terceira sessão ordinária

A Câmara de Vereadores de Itapetim  teve sua 3ª Sessão Ordinária, dentro da 18ª Legislatura, presidida por Júnior Moreira. Entre os projetos discutidos, destaque para o Projeto de Lei do Legislativo nº 04/2025, de autoria dos vereadores Júnior Moreira, Antônio Júnior e Cleúbia do Nascimento, que estabelece uma tabela de pagamentos para indenização de despesas […]

A Câmara de Vereadores de Itapetim  teve sua 3ª Sessão Ordinária, dentro da 18ª Legislatura, presidida por Júnior Moreira.

Entre os projetos discutidos, destaque para o Projeto de Lei do Legislativo nº 04/2025, de autoria dos vereadores Júnior Moreira, Antônio Júnior e Cleúbia do Nascimento, que estabelece uma tabela de pagamentos para indenização de despesas relacionadas a viagens e estadias de vereadores e servidores do Poder Legislativo.

Também foi apresentado o Projeto de Lei do Legislativo nº 05/2025, de autoria do presidente da Câmara, Júnior Moreira, e dos vereadores Cleúbia do Nascimento e Carlos Nunes, que propõe a denominação do Cruzeiro Mirante como “Cruzeiro Mirante Padre Ailton”.

Na sequência, foi lido o Projeto de Decreto do Legislativo, elaborado por Júnior Moreira, Cleúbia do Nascimento e José Romão, que concede o título de cidadão ao Sr. Roberto Loureiro Ri

Na sequência, foi lido o Projeto de Decreto do Legislativo n° 01/2025, elaborado por Júnior Moreira, Cleúbia do Nascimento e José Romão, que concede o título de cidadão ao Sr. Roberto Loureiro Ribas.

Além dos projetos, os vereadores apresentaram diversas indicações. O vereador José Romão, por meio da Indicação nº 10/2025, solicitou o asfaltamento das principais vias do povoado de Piedade. Já a vereadora Cleúbia do Nascimento, por meio da Indicação nº 14/2025, convocou a Compesa para tomar providências em relação à lagoa de saneamento. Também foi apresentada uma solicitação para a construção de duas passagens molhadas no sítio Mocambo, por meio da indicação, n° 015/2025, feita pelo vereador Mário José.

Durante a sessão, a vereadora Edilene Lopes apresentou uma moção de aplausos em homenagem a todas as mulheres.

Além disso, foram aprovadas moções de homenagem póstuma para prestar condolências às famílias dos falecidos. O vereador Niedson Araújo homenageou Josefa, enquanto o vereador Mário José reverenciou Geralda Maranhão Vasconcelos.

Guga Lins realizou porta a porta em Sertânia

A Coligação “Sertânia no rumo certo”, encabeçada pelo atual prefeito e candidato à reeleição Guga Lins e seu vice, Sinval Siqueira, realizaram nesta sexta-feira (26) o “Porta a Porta 45”, que aconteceu pelo segundo dia consecutivo na Rua 13 de Maio. Depois, as pessoas partiram para o tradicional “arrastão” pela cidade, segundo nota ao blog. No evento, foi […]

blogqsp-Guga-LinsA Coligação “Sertânia no rumo certo”, encabeçada pelo atual prefeito e candidato à reeleição Guga Lins e seu vice, Sinval Siqueira, realizaram nesta sexta-feira (26) o “Porta a Porta 45”, que aconteceu pelo segundo dia consecutivo na Rua 13 de Maio. Depois, as pessoas partiram para o tradicional “arrastão” pela cidade, segundo nota ao blog.

No evento, foi destacada importância de, com base no projeto do grupo,  reeleger Guga Lins. Houve movimentação nas redes sociais repercutindo o evento.

O prefeito Guga Lins participou neste sábado (27) de um bate papo na Feira Livre de Sertânia. Neste domingo (28), a campanha de Guga Lins realiza um “Porta a Porta”, a partir das 8h, no distrito de Albuquerque.