Notícias

Deu a zebra: Faeca é o pré-candidato a vice de Márcia

Por Nill Júnior

Uma reviravolta em Serra Talhada esta noite com a confirmação de Sebastião Oliveira e Márcia Conrado de que o pré-candidato a vice-prefeito do grupo é o empresário Faeca Melo, da Faeca Seguros.

Assim, nem Leirson Magalhães nem  Allan Pereira, que lideravam as pesquisas e bolsas de apostas.

O martelo foi batido nesta segunda-feira (15), em uma reunião que aconteceu na casa do presidente do Avante, Sebastião Oliveira.

A prefeita Márcia Conrado esteve presente na reunião, segundo informações  da  Cultura FM confirmadas depois por assessoria.

A arrumação mostra o peso de Sebastião Oliveira,  de quem Faeca é próximo,  na escolha.  Nas bolsas de apostas, era tido como zebra,  nome com menor probabilidade,  por supostamente agregar menos eleitoral e politicamente que Leirson Magalhães e Allan Pereira. Alguns alimentam que o fator estrutura também pode ter pesado.

Outro fator é a aparente arrumação prévia entre Márcia e Sebastião quando da aliança.  O Deputado Federal e a gestora evitavam falar em acordo na indicação da vice. O anúncio deixa evidências de que a gestora e o Deputado já haviam alinhado a indicação quando da formalização da aliança.

Agora o desafio é evitar dissidências.  Por dias, a disputa entre Leirson e Allan foi alimentada na imprensa,  em pesquisas e juntos aos aliados, como vereadores, que ocupavam as redes para declarar apoio a um ou ao outro.

“Qualquer que tenha sido a decisão, o Avante estaria muito bem representado. São pessoas muito preparadas. A conversa que tivemos foi muito transparente. Sempre deixamos claro os critérios que seriam utilizados para embasar a definição, que contou com o aval da prefeita Márcia Conrado”, destacou Sebastião Oliveira.

“Faeca Melo tem muito a contribuir com Serra Talhada, em virtude da sua competência e experiência no Legislativo e no Executivo. Tenho a certeza de que faremos um excelente trabalho juntos”, ressaltou Márcia Conrado.

Outras Notícias

Pernambuco recebe mais de meio milhão de vacinas esta semana

Governador anunciou que, com a chegada de 506 mil doses de imunizantes, o Estado vai avançar nas faixas etárias em todos os municípios O governador Paulo Câmara informou, nesta segunda-feira (26), por meio de pronunciamento, que Pernambuco vai receber, nos próximos dias, 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19.  Estão previstas para hoje, as chegadas […]

Governador anunciou que, com a chegada de 506 mil doses de imunizantes, o Estado vai avançar nas faixas etárias em todos os municípios

O governador Paulo Câmara informou, nesta segunda-feira (26), por meio de pronunciamento, que Pernambuco vai receber, nos próximos dias, 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19. 

Estão previstas para hoje, as chegadas em dois voos de 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 247.500 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Já na próxima quarta-feira (28), chegarão ao Recife mais 94.770 doses da Pfizer/BioNTech.

Segundo Paulo Câmara, a entrega já está confirmada pelo Ministério da Saúde, e será a maior já registrada em uma mesma semana. 

“Esse total de um pouco mais de meio milhão de vacinas vai nos permitir avançar nas faixas etárias, em todo o Estado”, afirmou o governador, que alertou a população para a importância da segunda dose. “Se você já tomou a primeira, não perca o prazo para completar a sua imunização”, finalizou.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.455.800 doses de imunizantes, sendo 3.309.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.269.160 da Coronavac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Taques defende que PDT deixe governo Dilma

Do Uol Após a revelação das críticas do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao governo Dilma Rousseff, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), defendeu, na noite do domingo, 26, que o partido deixe a base aliada da petista. “Há muito tempo venho dizendo isso e muitos fizeram ouvidos de mercador. Pena que […]

senador-pedro-taques-fala-pdt-mt-fala-no-plenario-durante-discussao-do-projeto-que-institui-a-ficha-limpa-para-cargos-publicos-1372809393895_300x300Do Uol

Após a revelação das críticas do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao governo Dilma Rousseff, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), defendeu, na noite do domingo, 26, que o partido deixe a base aliada da petista. “Há muito tempo venho dizendo isso e muitos fizeram ouvidos de mercador. Pena que só agora alguns entenderam, antes tarde do que nunca”, afirmou aoBroadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado.

“Sinceramente não sei se isso (saída da aliança) é bom, quem ficou tanto tempo, não sei se tem direito de sair, mostra um pouco de uma postura oportunista”, afirmou, sobre uma eventual ruptura com a saída do ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT).

O comentário de Taques, ex-senador, ocorre após reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” publicada ontem ter divulgado que Lupi, em encontro com correligionários em São Paulo, disse que os petistas “roubaram demais” e que o PT “se esgotou”.

“Eu, como senador, fui independente e sempre fui crítico dessa submissão do PDT ao PT”, afirmou Taques. “Acredito na honestidade da presidente, mas erros foram praticados”, completou. O governador mato-grossense não é alinhado politicamente à direção partidária comandada por Lupi e tem recebido convites para trocar de partido.

Ex-procurador da República e professor de Direito Constitucional, Taques disse que gostaria de aproveitar a reunião do Diretório Nacional do PDT, marcada para o próximo dia 15, para falar sobre a discussão de um eventual pedido de impeachment de Dilma. “Se for convidado no dia 15, vou me manifestar lá”, disse ele, que não quis adiantar sua posição sobre o assunto.

Itapetim: acordo busca regularizar pequenas propriedades rurais

A Prefeitura de Itapetim firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e o Iterpe para regularizar as pequenas propriedades rurais do município que ainda não têm título de terra. “Nós vamos cadastrar e dar o título da terra a esses agricultores deixando suas propriedades regularizadas”, disse o prefeito […]

A Prefeitura de Itapetim firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e o Iterpe para regularizar as pequenas propriedades rurais do município que ainda não têm título de terra.

“Nós vamos cadastrar e dar o título da terra a esses agricultores deixando suas propriedades regularizadas”, disse o prefeito Adelmo Moura.

A ação é considerada de extrema importância porque além da regularização das terras, os agricultores vão ter mais facilidade no acesso a créditos em bancos oficiais para sua propriedade.

“Agradeço ao secretário de Estado Claudiano Martins Filho por firmar esse convênio com a Prefeitura de Itapetim. Também quero agradecer ao nosso deputado, Aglailson Victor, que esteve nos acompanhando e dando todo apoio para que esse acordo fosse firmado”, completou Adelmo.

Dino comenta papel do Ministério da Justiça antes de atos terroristas

O ministro da Justiça, Flávio Dino, esclareceu neste sábado (14) a atuação da pasta nos dias anteriores aos atos terroristas em Brasília.  Em uma série de postagens no Twitter, ele afirmou que apenas as autoridades do Distrito Federal podiam garantir a ordem pública e coordenar o policiamento ostensivo antes dos eventos do último domingo (8). […]

O ministro da Justiça, Flávio Dino, esclareceu neste sábado (14) a atuação da pasta nos dias anteriores aos atos terroristas em Brasília. 

Em uma série de postagens no Twitter, ele afirmou que apenas as autoridades do Distrito Federal podiam garantir a ordem pública e coordenar o policiamento ostensivo antes dos eventos do último domingo (8).

No Twitter, Dino apresentou esclarecimentos sobre a legislação e explicou que, somente a partir do decreto de intervenção federal na segurança pública do DF, o governo federal ganhou poderes gerenciar operações de policiamento ostensivo na capital federal.

“A direita golpista insiste no desvario que eu poderia ter evitado os eventos do dia 8. Esclareço, mais uma vez, que o Ministério da Justiça não comanda policiamento ostensivo nem segurança institucional. A não ser em caso de intervenção federal, que ocorreu na tarde do dia 8”, postou o ministro, que também citou o Parágrafo 5º do Artigo 144 da Constituição, que estabelece que o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública cabem às Polícias Militares.

Para o ministro, uma eventual decretação de intervenção federal antes dos atos terroristas do domingo passado teria gerado uma crise política e seria mal recebida pelos políticos de direita. “Fico pensando se eu tivesse proposto intervenção federal antes dos eventos do dia 8. O que diriam: ‘ditadura bolivariana, Coreia do Norte, Cuba, etc etc’. Propus intervenção federal com base real, não com base em presunções. Não sou profeta. Tampouco ‘engenheiro de obra pronta’”, acrescentou.

Dino comentou ainda a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que arquivou ontem (13) pedido do deputado eleito Nikolas Ferreira (PL-MG), que havia pedido a prisão preventiva do ministro da Justiça por suposta omissão intencional antes dos atos de domingo.

“Ou seja, a direita golpista não tem nenhuma razão e quer apenas proteger os terroristas. E, no desespero, produz absurdos, mentiras, agressões e mais crimes”, postou Dino.

Nos últimos dias, o ministro tem afirmado que pediu reforço policial ao governo do Distrito Federal na véspera dos atos e que havia estranhado o relaxamento no esquema de segurança, que permitiu que manifestantes se aproximassem do Congresso Nacional, em vez de seguir o plano inicial de barrar o acesso à Esplanada a partir da Rodoviária do Plano Piloto.

Desde que o presidente Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente. As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos três poderes, no domingo passado.

Neste domingo tem “O Baile do Menino Deus” no patamar da igreja de Nossa Senhora da Penha

Logo depois da Missa, neste domingo (14) o Patamar da Igreja de Nossa Senhora da Penha, no centro de Serra Talhada, vai servir de palco para encenação do espetáculo “O Baile do Menino Deus”. A produção é d CDP (Centro Dramático Pajeú) que coloca em cena os atores mirins da sua “escola de atores” sob […]

unnamed

Logo depois da Missa, neste domingo (14) o Patamar da Igreja de Nossa Senhora da Penha, no centro de Serra Talhada, vai servir de palco para encenação do espetáculo “O Baile do Menino Deus”. A produção é d CDP (Centro Dramático Pajeú) que coloca em cena os atores mirins da sua “escola de atores” sob a direção de Karine Gaia.

O espetáculo faz parte da programação do “Natal dos Sonhos” da Capital do Xaxado que vai até o próximo dia 28.

A cidade enfeitou praças e avenidas, dando um colorido especial a cidade. Um dos pontos alto da decoração natalina deste ano, além da árvore de natal de cerca de 12 metros, feita totalmente com garrafas Pet, é a casa do Papai Noel, onde o bom velhinho atende a criançada, anotando seus pedidos e distribuindo sorrisos e alegria.

A prefeitura de Serra Talhada utilizou-se de mais de 30 mil garrafas Pets na confecção dos enfeites natalinos, fruto de uma campanha no comércio, escolas municipais e creches.

Entre as escolas municipais, o destaque da arrecadação ficou por conta da escola Antonio Rufino do Bairro da Caxixola, que nesta sexta-feira (12) recebe um computador como prêmio pelo seu desempenho na campanha.

Para Karina Rodrigues, primeira dama do município e idealizadora do projeto “Natal do Sonhos”, além do apelo ecológico, com a retirada das garrafas Pet do meio ambiente, “fica a lição do reciclar, do transformar, e mais, geramos trabalho para artistas e artesãos locais, além de proporcionarmos o orgulho em estarem participando de um momento tão especial para cidade”, disse ela.

Confira abaixo a programação restante do “Natal dos Sonhos”

Dia 14 ( domingo)

Coral Anita Vilarim e logo após, teatro do CDP (Centro Dramático Pajeú) vão apresentar o auto de natal: O Baile do Menino Deus.

Dia 21 (domingo)

Coral do Colégio Cônego Torres,

Grupo Folha Outonais,

Maracatu Nação Império

e o coral do EREMPAC.

Dia 24 ( quarta-feira – véspera de Natal)

Pastoril do Colégio Cônego Torres,

Grupo de Flautista do Colégio Cônego Torres

e logo em seguida o Coral do Centro Espírita Cícero.

Dia 28 ( domingo )

Encerramento dos festejos natalinos de Serra Talhada com apresentação da Caravana Cultura Viva com todos os ritmos pernambucanos.