Notícias

Expoagro teve noite inesquecível com Lindomar, Alceu e Flávio

Por Nill Júnior
foto 1
Flávio José

A noite de ontem da Expoagro foi a mais cultural do evento. A programação foi aberta por Lindomar Souza. O forrozeiro afogadense não é mais promessa e sim uma realidade. No palco, desfilou pelos grandes sucessos do forró autêntico e declarou sua admiração por Flávio José, de quem é fã. Ninguém ficou parado com seu repertório escolhido a dedo.

Enquanto Lindomar fazia sua apresentação, profissionais da imprensa aguardavam a oportunidade de conversar com o genial Alceu Valença. Alceu estava empolgado, principalmente quando provocado a falar de sua admiração pelos poetas do Pajeú. Na entrevista, lembrou muito Lourival Batista e dos seus encontros com o poeta.

foto 3
Este blogueiro, Alexandre Moraes (Cultura Coisa e Tal) na conversa com Alceu

Alceu também falou muito sobre o tempo. Impressionante como o artista gosta de cantar e falar sobre ele. Desde a curiosidade de dizer não costumar comemorar seu aniversário (Alceu como Afogados é de 1º de julho), como dos projetos de cinema e literatura.

Alceu também reclamou da forma como a indústria midiática tenta empurrar tudo por goela abaixo. “Nos Estados Unidos tocam blues, ninguém vai ouvir forró lá. Na Inglaterra, ninguém vai ouvir um tango. Daqui a pouco pra fazer sucesso eu vou ter que falar com Obama”, brincou.

hqdefault

Foi a deixa para a mensagem que quis deixar como mais forte, a de que não devemos abrir mão da nossa resistência cultural. “Minha região tinha cantadores, não tem mais. Vocês não podem perder essa característica. O que precisarem de mim, estou a disposição para ajudar que isso não  morra”.

Este blogueiro, a filhota Nívea Victória, Alceu valença e Evandro Lira
Este blogueiro, a filhota Nívea Victória, Alceu Valença e Evandro Lira

Ao final, o simpático e genial Flávio José fez um show que de tão perfeito parecia ter sido “clonado” de seus CDs. Antigos e novos sucessos embalaram o público no Centro Desportivo. Flávio não reclamou quando ouviu que já deveria ter vindo há mais tempo à Exposerra. “Vim agora porque era o tempo e vontade de Deus”. Com uma tranquilidade surpreendente, tocou assim, de forma divina.

Outras Notícias

“Márcia não sofrerá retaliações do governo do estado”, garante Sebastião Oliveira

Candidato a vice de Marília Arraes reuniu apoiadores da região em Serra Talhada O deputado federal e candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes, Sebastião Oliveira (Avante), reuniu apoiadores da região na noite desta quarta-feira (12), em Serra Talhada. O encontro aconteceu na sede do comitê de Marília no bairro Ipsep e reuniu lideranças […]

Candidato a vice de Marília Arraes reuniu apoiadores da região em Serra Talhada

O deputado federal e candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes, Sebastião Oliveira (Avante), reuniu apoiadores da região na noite desta quarta-feira (12), em Serra Talhada.

O encontro aconteceu na sede do comitê de Marília no bairro Ipsep e reuniu lideranças como o ex-prefeito Carlos Evandro,  a ex-candidata a prefeita Socorro Brito, os prefeitos de Quixaba, Zé Pretinho, e Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólica, os vereadores serra-talhadenses Pinheiro do São Miguel, André Terto, André Maio e Jaime Inácio, os ex-vereadores Antônio de Antenor e Dedinha Inácio, Matheus Francisco e Juniano Ângelo (vereadores de Carnaíba) e Onofre (ex-vereador de Flores).

“De volta à querida Serra Talhada, desta vez, para agradecer ao nosso time pelo apoio recebido no primeiro turno e reforçar o nosso compromisso com todo o Sertão do estado. Lula e Marília Arraes serão escolhidos para realizar a transformação que Pernambuco e o Brasil necessitam. Os excluídos voltarão a ter voz. Não tem como ficar neutro quando o que está em jogo é a democracia”, disse Sebastião Oliveira.

Na ocasião, Sebastião Oliveira também comentou a decisão da prefeita Márcia Conrado de apoiar Raquel Lyra, contrariando a indicação do PT pelo apoio a Marília Arraes. Ele garantiu que a gestão de Márcia não sofrerá retaliações do estado caso sejam eleitos no próximo dia trinta.

“Gostaria muito que a nossa prefeita tivesse entendido isso, não vou aqui criticar ela em momento algum, até porque ela tomou o caminho que achou que devia tomar. Mas o nosso governo, e nós vamos ganhar a eleição, ela não sofrerá por parte do nosso governo nenhuma retaliação mesquinha, nenhuma retaliação de quebra de convênio ou quebra de contrato que o atual governo tenha deixado para a Prefeitura de Serra Talhada. Até porque eu e Marília, durante essa caminhada inteira, fomos vítimas de perseguição, e quem e vítima de uma violência não a pratica quando assume o poder”, afirmou. As informações são do Sertão Notícias.

Sem unidade: Sebastião Oliveira continua acusando Duque de “oportunismo político” em luta por GTA

A fala do vereador Manoel Enfermeiro, líder governista, na sessão desta segunda da Câmara de Serra Talhada gerou mais um posicionamento do Secretário Sebastião Oliveira em nota à imprensa nesta terça. Ao que parece, ao contrário, os palanques não se desarmam em nome de uma demanda tão importante. Ontem, Manoel Enfermeiro criticou a postura de […]

817e75613b3558fb1a10e69748e521cfA fala do vereador Manoel Enfermeiro, líder governista, na sessão desta segunda da Câmara de Serra Talhada gerou mais um posicionamento do Secretário Sebastião Oliveira em nota à imprensa nesta terça. Ao que parece, ao contrário, os palanques não se desarmam em nome de uma demanda tão importante.

Ontem, Manoel Enfermeiro criticou a postura de Sebastião Oliveira, que invés de buscar somar forças para a aquisição do equipamento, disparou contra Luciano duque, descredenciando o prefeito por “ser da oposição”. Manoel Enfermeiro afirmou que a posição de Oliveira era “picuinha política”.

Em nota , Sebastião rebateu  ironizando: “tenho a impressão de que falei alguma impropriedade na última entrevista que dei para rádio em Serra Talhada. Causou-me espécie ao ver a reação desequilibrada de um vereador de nossa cidade, que pertence à base aliada do prefeito, quando falei da reunião com o comandante da PM/PE sobre a aquisição do Grupamento Tático Aéreo em Serra Talhada”.

Oliveira disse que não acredita em preocupação com segurança no município, por parte do prefeito. “Em 4 anos de governo isso nunca foi prioridade em sua gestão. A ausência de câmeras de segurança, a falta de iluminação com led nos pontos de risco, o abandono e a falta de investimentos na Guarda Municipal são provas irrefutáveis que o tema segurança nunca foi a pauta do prefeito”.

E segue: “Aliás, quando teve a oportunidade de fazer o anel viário para o Vila Bela, que ajudaria muito na celeridade e acesso de autoridades policiais aquela localidade, decidiu pelo Shopping Center. Dessa maneira, falar que vai resolver o problema, além de uma piada de mau gosto é faltar com a verdade dos fatos. Sem falar que no debate político durante a campanha, toda vez que se tratava do assunto segurança, o prefeito transferiu a responsabilidade total deste tema para o Estado”.

Fechou dizendo não carregar ódio, mas concluiu dizendo ser “intolerante com a injustiça e com a prática do oportunismo político”.

Pleno do TCE reverte decisão da 1ª Câmara e aprova contas de 2017 de Tássio Bezerra

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou, nesta quarta-feira (8), recurso ordinário interposto pelo ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Tássio José Bezerra dos Santos, contra o parecer prévio, da Primeira Câmara, referente ao processo TC Nº 18100830-0, que rejeitou suas contas de governo, relativas ao exercício financeiro de 2017. No […]

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou, nesta quarta-feira (8), recurso ordinário interposto pelo ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Tássio José Bezerra dos Santos, contra o parecer prévio, da Primeira Câmara, referente ao processo TC Nº 18100830-0, que rejeitou suas contas de governo, relativas ao exercício financeiro de 2017.

No julgamento, o Pleno, à unanimidade, conheceu do presente Recurso Ordinário e, no mérito, deu-lhe provimento parcial, para reformar o Parecer vergastado no sentido de emitir Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde a aprovação, com ressalvas, das contas do ex-prefeito, relativas ao exercício financeiro de 2021. As informações são do Afogados Online

Depois de chá de cadeira deputado começa a atender prefeitos do Pajeú

Por Anchieta Santos Ele só apareceu no Pajeú durante a campanha de 2016, apresentado em Brejinho e Ingazeira como substituto do ex-deputado Ângelo Ferreira, que na oportunidade disputava a prefeitura de Sertânia. Estamos falando do socialista Diogo Moraes que durante os primeiros 9 meses vinha dando chá de cadeira nos gestores Lino Moraes e Tania […]

Por Anchieta Santos

Ele só apareceu no Pajeú durante a campanha de 2016, apresentado em Brejinho e Ingazeira como substituto do ex-deputado Ângelo Ferreira, que na oportunidade disputava a prefeitura de Sertânia.

Estamos falando do socialista Diogo Moraes que durante os primeiros 9 meses vinha dando chá de cadeira nos gestores Lino Moraes e Tania Maria.

Parece que a queixa retratada em nota do Rádio Vivo alertou o parlamentar. Na última quarta-feira o deputado já recebeu o Prefeito de Ingazeira Lino Morais (não são parentes) e de pronto “prometeu” um veículo Van para o TFD do município Ingazeirense.

Covid-19: município piauiense consegue zerar casos ativos

Patos investiu em comunicação clara para conscientizar a população e testagem de pessoas que tiveram contato com casos confirmados de infecção Nenhum morador atualmente infectado com o novo coronavírus. Essa é notícia que todo gestor municipal gostaria de dar em 2021, ano do pior agravamento da pandemia em diversos estados brasileiros. Em Patos, no Piauí, […]

Patos investiu em comunicação clara para conscientizar a população e testagem de pessoas que tiveram contato com casos confirmados de infecção

Nenhum morador atualmente infectado com o novo coronavírus. Essa é notícia que todo gestor municipal gostaria de dar em 2021, ano do pior agravamento da pandemia em diversos estados brasileiros. Em Patos, no Piauí, essa realidade chegou a se concretizar em março.

No dia 15, o monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que a região de 6 mil habitantes havia zerado o número de casos ativos da Covid-19, com 198 pessoas curadas da contaminação e apenas quatro óbitos. A estatística foi fruto de ações elogiadas por epidemiologistas, focadas em evitar a disseminação do vírus com orientações e rastreamentos.

Auzeni Costa, secretária de Saúde de Patos, explica as ações tomadas pela prefeitura, ressaltando a importância da orientação. “Tomamos várias medidas preventivas. A informação foi um ponto essencial. Colocamos carros de som nas ruas todos os dias passando informação, conscientizando a população, sobre a doença”, diz.

Rastreamento de contatos

Da segunda quinzena de março até o começo deste mês de abril, os números tiveram variações, mas sem chegar a dezenas de contaminados. O último boletim epidemiológico divulgado, de sábado (3), mostra somente sete moradores com o vírus ativo. Outra ação de sucesso que explica esse controle é a testagem.

“Na outra gestão, faziam apenas os testes rápidos. Quando assumimos, ampliamos. Colocamos teste Swab, que detecta a doença no início. Se uma pessoa teve contato com alguém que testou positivo, ela nos procura e disponibilizamos o teste”, explica Auzeni.

O município também adotou medidas restritivas mesmo antes de uma possível elevação das estatísticas, como aconteceu em diversas cidades. Segundo a secretária de Saúde, os pontos turísticos e bares foram fechados, e o comércio teve um horário limite de funcionamento e de pessoas dentro dos estabelecimentos.

Números positivos

Patos ainda conta com uma vacinação avançada. Todas as 771 imunizações contra a Covid-19 reservadas para a 1ª dose foram aplicadas nos moradores. Entre todos os 225 municípios piauienses, apenas 60 têm 100% da primeira fase de imunização concluída. Das 161 vacinas reservadas para a 2ª dose, 76,4% delas também já foram utilizadas na população. 

Outras cinco cidades do estado ainda se destacam nos números positivos da pandemia. Massapê do Piauí, Miguel Leão, São Luís do Piauí, Tanque do Piauí e Várzea Grande não têm nenhum registro de óbito em decorrência do novo coronavírus. 

O município de Francisco Santos também é referência. Apesar dos 250 casos de contaminações, só um paciente faleceu, o que deixa a região com uma das menores mortalidades do estado, com 10,73. A mortalidade total do Piauí é de 130,39, devido aos 210 mil casos da Covid-19 e 4.268 mortes. 

Informações claras

Ana Helena Germoglio, infectologista do Hospital Águas Claras, pontua que os países e regiões que mais responderam bem à pandemia adotaram ações como isolamento social estratégico, porém rigoroso, ampliação de testes em massa, com rastreio dos contactantes e ampliação da capacidade de atendimento hospitalar, com auxílios financeiros e comunicação efetiva.

“A comunicação efetiva é uma das seis metas internacionais para melhorar a segurança do paciente no atendimento em saúde e em qualquer um dos seus aspectos. Na tentativa de conter a pandemia, a comunicação pode ser uma chave para sucesso ou para o fracasso, dependendo de como ela for utilizada”, avalia. A especialista lembra ainda que as informações fragmentadas podem afetar a percepção e o comportamento das pessoas, “especialmente nos tempos de hoje”.  

Fonte: Brasil 61