Ex-vereador Junior de Pezão pode ser o vice da chapa governista em Quixaba
Por Nill Júnior
Júnior de Pezão, ex-vereador, já estava escalado para ser o candidato a vice na chapa do médico Jailson Paixão (PSB). Por razão que a própria razão desconhece, Júnior desistiu.
O pai, o ex-prefeito e hoje vereador Antônio Ramos da Silva (Pezão), declarou logo em seguida que mesmo com a chapa desfeita, permaneceria na oposição.
Neste final de semana a notícia que rolou em Quixaba foi de que Junior de Pezão seria convidado para integrar a chapa governista como vice de Tiãozinho de Gaudêncio (PR), escalado pelo prefeito Zé Pretinho, para ser o candidato governista. O vereador Pezão, ainda não se pronunciou sobre a nova possibilidade.
A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Educação, realizou, ontem (22/05), uma Audiência Pública para leitura, apreciação e validação do Plano Municipal de Educação (PME), que irá nortear as metas e diretrizes educacionais do município pelos próximos dez anos. O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Luciana Paulino. Segundo ela, o Plano […]
A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Educação, realizou, ontem (22/05), uma Audiência Pública para leitura, apreciação e validação do Plano Municipal de Educação (PME), que irá nortear as metas e diretrizes educacionais do município pelos próximos dez anos.
O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Luciana Paulino. Segundo ela, o Plano Municipal de Educação estabelece metas e diretrizes para todas as modalidades de ensino. “Na próxima semana estaremos encaminhando o documento para a prefeitura para que seja elaborado o projeto de lei e posteriormente vamos a Câmara Municipal para aprovação. O último passo será a sanção pelo prefeito Arquimedes Machado, a quem a gente agradece por todo apoio que vem dando a educação do nosso município”, ressaltou.
Após a abertura, Joeline Rafaela fez uma breve explanação do contexto de elaboração do Plano Municipal de Educação, que foi realizado por uma equipe técnica, após cumprir uma série de exigências. “Depois tantas etapas, ficamos felizes em ver o documento finalmente pronto. Agradecemos a todas as pessoas que estiveram envolvidas conosco nesse trabalho tão importante para a educação do nosso município”, relatou.
Em seguida, foi a vez dos participantes discutirem as metas e diretrizes do PME. Eles foram distribuídos em grupos distintos para discussão dos eixos temáticos. Após os debates nas salas, todos foram à plenária para apresentação e votação das alterações propostas no documento base do Plano Municipal de Educação.
Participaram da Audiência Pública, vereadores, secretários e diretores municipais, coordenadores, supervisores, professores, presidentes de associações e sindicatos, representantes das escolas das redes pública e privada, membros dos conselhos municipais e representantes da sociedade civil. O padre Ademar Lucena e o poeta itapetinense Lenelson Piancó, que fez uma breve apresentação, também participaram.
G1 O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a cumprir “com máxima urgência” a decisão que permite celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas. A intimação foi publicada na madrugada deste domingo (4) e usa como base a publicação de Alexandre Kalil nas redes sociais em que afirma […]
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a cumprir “com máxima urgência” a decisão que permite celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.
A intimação foi publicada na madrugada deste domingo (4) e usa como base a publicação de Alexandre Kalil nas redes sociais em que afirma que Belo Horizonte acompanharia o plenário do Supremo e, por isso, os cultos e as missas seguiriam suspensos. Além da postagem, a Advocacia-Geral da União (AGU) também se manifestou dando notícia da determinação do prefeito.
Além do cumprimento imediato, a intimação dá 24 horas para que Kalil esclareça “as providências tomadas, sob pena de responsabilização, inclusive no âmbito criminal, nos termos da lei”.
A Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais foi intimada a garantir o cumprimento da liminar em caso de “resistência da autoridade municipal ou de seus funcionários”.
Por fim, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi comunicada para “adoção das providências cabíveis”. Na visão de Nunes Marques, é grave uma “declaração pública de uma autoridade de que não pretende cumprir uma decisão” do Supremo Tribunal Federal.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
Em mais uma etapa do projeto Sertânia Sustentável, o Governo Municipal organiza agora a coleta de resíduos eletroeletrônicos. Para a ação, haverá um ponto para recolher todo o material no almoxarifado, localizado na Rua da Feira, no centro do município. A destinação final ambientalmente adequada será realizada em sistema de gestão integrada de logística reversa […]
Em mais uma etapa do projeto Sertânia Sustentável, o Governo Municipal organiza agora a coleta de resíduos eletroeletrônicos. Para a ação, haverá um ponto para recolher todo o material no almoxarifado, localizado na Rua da Feira, no centro do município.
A destinação final ambientalmente adequada será realizada em sistema de gestão integrada de logística reversa de eletroeletrônicos oriundos do descarte domiciliar juntamente com a empresa Biodigital.
“O objetivo é desenvolver o sistema de gestão integrada com incentivo à coleta seletiva, logística reversa e reciclagem, e subsequente destinação final ambientalmente adequada aos resíduos de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelo município”, conta Rosy Carina, engenheira ambiental da Secretaria de Serviços Públicos, que coordena a iniciativa, promovendo o desenvolvimento sustentável no município.
Os resíduos sólidos urbanos estão classificados nos termos do artigo 24, inciso II e XXVI e/ art. 116 da Lei 8.666/93 e §7° do art. 33 da Lei nº 12.305/2010 e art. 38, parágrafo único e/e art. 39, e o Decreto nº 10.240, de 12 de janeiro de 2020. Estão na lista de materiais que podem ser descartados grandes e pequenos equipamentos, como geladeira e freezers ou torradeiras e ventiladores, além de equipamentos de informática, como computadores e celulares.
O projeto terá continuidade em parceria com as escolas para implantação de pontos de coleta e trabalho de conscientização ambiental. Dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), o projeto contempla o objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis.
Recentemente, por meio dessa ação, foi realizada a coleta de óleo de cozinha usado. O óleo recolhido foi destinado à fabricação de detergente, polidor, desinfetante, sabão e outros. Esses produtos serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos participantes da atividade.
O Secretário de Administração de Tabira e advogado Flávio Marques, divulgou nota ao blog negando que a pauta do encontro com o ex-prefeito Josete Amaral e o advogado Mário Fortunato tenha sido as eleições de outubro de 2016. Marques disse que o encontro aconteceu na última sexta-feira (19), por coincidência, na pizzaria Aconchego da Gente. “O debate […]
O Secretário de Administração de Tabira e advogado Flávio Marques, divulgou nota ao blog negando que a pauta do encontro com o ex-prefeito Josete Amaral e o advogado Mário Fortunato tenha sido as eleições de outubro de 2016.
Marques disse que o encontro aconteceu na última sexta-feira (19), por coincidência, na pizzaria Aconchego da Gente. “O debate girou na questão do país, já que estávamos no momento em que todos os telejornais do horário mostravam as manifestações a favor da presidente”, revelou.
O encontro rendeu especulações. Quem viu chegou a avaliar que eles tratavam das eleições 2016, como noticiou o programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú.
A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), emitiu um Auto de Infração contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A punição, de R$ 500 mil, foi aplicada por conta da falta de água em diversos bairros, principalmente aqueles localizados nas zonas leste e norte da cidade. O Auto de […]
A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), emitiu um Auto de Infração contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A punição, de R$ 500 mil, foi aplicada por conta da falta de água em diversos bairros, principalmente aqueles localizados nas zonas leste e norte da cidade.
O Auto de Infração emitido pela Armup, é baseado na Lei Municipal nº 1.241 de 2003, e aplicado por reincidência da má prestação de serviço de distribuição de água potável à comunidade e na gravidade da ocorrência, já que a Compesa é a concessionária e prestadora de serviços públicos responsável pela distribuição de água e esgotamento sanitário no município.
Entre os bairros com maiores reclamações de falta de água, alguns estão localizados na zona Norte, como o João de Deus, Pedra Linda e Novo Tempo. Já na noza Leste, os bairros mais afetados são Henrique Leite, Vila Marcela, Idalino Bezerra, Vila Eduardo, Cidade Universitária.
Segundo o diretor-presidente da Armup, Rubem Franca, mesmo com as constantes reuniões e acordos feitos para a melhoria dos serviços de distribuição de água o problema não foi solucionado.
“Nessa mesma época em 2022 notificamos a Compesa, que prometeu resolver o problema da falta de água na região leste. Alertamos em reuniões, inclusive com presença do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que a situação poderia se repetir. E, novamente, nada foi feito, isso é reincidência. A população volta a sofrer com a falta de água, os serviços públicos estão sendo prejudicados. Toda a cidade sofre com essa situação, alguns bairros estão até dependendo de carro pipa para sobreviverem. Isso é inadmissível”, enfatiza Rubem Franca.
A Compesa terá um prazo de cinco dias, a partir do recebimento do Auto de Infração, para que apresente sua defesa e uma resposta para a solução do problema.
Você precisa fazer login para comentar.