Notícias

Estudo para aeroporto de Serra Talhada está concluído, garante Humberto

Por Nill Júnior
14
Humberto Costa com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Eliseu Padilha e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa teve audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Eliseu Padilha, para pedir a aceleração das obras de implantação do aeroporto do município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Acompanhado do prefeito Luciano Duque (PT), Humberto esteve na SAC, quarta-feira (13), e recebeu do ministro Padilha a garantia de que os estudos de viabilidade técnica e econômica que antecedem o início das obras já foram concluídos.

“O ministro nos assegurou que essa etapa, iniciada um ano atrás, já foi cumprida. E o mais importante: todos os estudos concluem positivamente pela viabilidade da construção do aeroporto. É o início de um grande projeto que vai mudar a realidade de Serra Talhada e ajudar a impulsionar o desenvolvimento do Sertão”, explicou Humberto.

A construção do aeroporto no município se insere no programa de aviação regional, que vai construir ou reformar 270 aeroportos nos interiores do Brasil. São R$ 7,4 bilhões destinados ao programa para obras, que vêm do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), formado por receitas da aviação e destinado exclusivamente ao setor.

Todos os terminais tramitam por cinco etapas até estarem prontos. Serra Talhada cumpriu o primeiro passo. Agora, o processo vai passar por um detalhamento do estudo de viabilidade técnica; em seguida, chega-se à fase do licenciamento ambiental e da elaboração do anteprojeto; abre-se a licitação; e, na sequência, são realizadas as obras.

O objetivo do programa é deixar os 40 milhões de brasileiros que hoje moram longe de qualquer aeroporto a pelo menos 100 quilômetros de um terminal aéreo. Segundo município mais estratégico do Sertão pernambucano, Serra Talhada integra a Rota do Cangaço e é conhecida como polo médico e educacional da região. Além disso, o seu novo aeroporto deve impulsionar a expansão comercial e facilitar o trânsito de pessoas numa área para a qual convergem cerca de 800 mil habitantes.

Outras Notícias

Morte de professora deixa Iguaracy de luto

O município de Iguaracy está de luto com a morte da professora e ex-diretora Elizabeth de Souza Morais, Beta, aos 67 anos. Ela foi uma das referências da educação iguaraciense. O corpo da professora foi sepultado esta manhã.  Beta prestou relevantes serviços como professora das principais escolas do município e diretora da Escola Diomedes Gomes Lopes. Muitas […]

100_3407
Foto/reprodução: TV Web Sertão

O município de Iguaracy está de luto com a morte da professora e ex-diretora Elizabeth de Souza Morais, Beta, aos 67 anos. Ela foi uma das referências da educação iguaraciense.

O corpo da professora foi sepultado esta manhã.  Beta prestou relevantes serviços como professora das principais escolas do município e diretora da Escola Diomedes Gomes Lopes.

Muitas foram as pessoas que externaram pesar com seu falecimento, na cidade e fora dela, por meio de iguaracienses que se destacaram em outros centros mas a tiveram como educadora.

O Secretário de educação Willian Siqueira afirmou que seja como professora de Português, seja como Diretora, Beta simboliza o espelho de uma referência como educadora e como ser humano.

História: Seminário celebra 100 anos de Nazaré do Pico e homenageia volante que enfrentou Lampião

O Seminário Cariri Cangaço, nascido de um grupo de estudiosos e pesquisadores, evento que já percorreu várias cidades do Nordeste por onde o movimento foi registrado chegará a Nazaré do Pico, município de Floresta, em meio às comemorações dos seus 100 anos. A programação começa nesta quinta (11), em Floresta, a partir das 19h, quando […]

O Seminário Cariri Cangaço, nascido de um grupo de estudiosos e pesquisadores, evento que já percorreu várias cidades do Nordeste por onde o movimento foi registrado chegará a Nazaré do Pico, município de Floresta, em meio às comemorações dos seus 100 anos.

A programação começa nesta quinta (11), em Floresta, a partir das 19h, quando haverá a solenidade de abertura, na Praça do Batalhão, centro histórico de Floresta.Haverá apresentação do projeto por Geraldo Ferraz e Juliana Pereira, saudação do prefeito Ricardo Ferraz, entrega de diploma ao município, títulos “Amigo do Cariri Cangaço”, posse de novos conselheiros e debate sobre A Importância e o Legado do Batalhão, referência ao grupo de  mais de 100 filhos de Nazaré e arredores que se se dedicaram a perseguir Lampião.

Na sexta pela manhã, saída para Fazenda Favela com visita guiada e conferência “O Fogo da Favela”, com Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz. A tarde, lançamento dos cordéis Cariri Cangaço e visita ao patrimônio hstórtico de Floresta.

À noite, na Câmara Municipal de Floresta, Sessão Solene de Concessão do Título de Cidadão a Manoel Severo Gurgel Barbosa. Serão lançados “Lampião em 1926″, de Luiz Ruben Bonfim,  “Dos Mitologemas na Imortalidade do Passado Lampiônico”, de Verluce Ferraz e “Lampião na Historiografia de Sergipe”, de Archimedes Marques. O debate terá como tema “Missa do Vaqueiro: Uma História de Fé, Amor e Tradição”, com Helena Câncio, Presidente da Fundação Padre João Câncio.

No sábado, 8h30, saída para Nazaré do Pico, onde haverá dentre as atividades visita a propriedade Poço do Negro, local da segunda morada de Virgulino Ferreira. Na Rodada de conversa, Pedro Ferreira, Manoel Isidoro e pesquisadores debatem a passagem do grupo de Lampião pelo local.

Haverá ainda homenagens póstumas aos Nazarenos Mortos por Lampião, Hildebrando Nogueira, o Netinho Flor e Tadeu Menezes, policial militar.

A tarde,  Roteiro no Rastro da História Nazarena, com visita às Residências dos Nazarenos e Monumentos da Vila. Haverá encontro na Igreja e Cortejo ao Cemitério Local, além de homenagem do Cariri Cangaço aos Nazarenos mortos e Sepultados no Campo de Batalha. Ao final, uma homenagem do Cariri Cangaço à família de João Gomes de Lira, um dos combatentes que lutou contra o grupo de Lampião e escreveu um livro sobre a história, “Lampião: Memórias de um Soldado de Volante”.

Anderson Ferreira esconde Bolsonaro da propaganda política do PL

Candidato a governador nas últimas eleições tendo como principal cabo eleitoral o ex-presidente Jair Bolsonaro, Anderson Ferreira simplesmente o escondeu da peça institucional do PL. O spot vai ao ar no rádio e na TV e ignora o ex-presidente, que não aparece nem no texto nem nas imagens. “Ser de direita é acreditar que, com […]

Candidato a governador nas últimas eleições tendo como principal cabo eleitoral o ex-presidente Jair Bolsonaro, Anderson Ferreira simplesmente o escondeu da peça institucional do PL.

O spot vai ao ar no rádio e na TV e ignora o ex-presidente, que não aparece nem no texto nem nas imagens.

“Ser de direita é acreditar que, com coragem, podemos renovar a nossa confiança no futuro, com equilíbrio, compromisso com a liberdade e com a democracia. Simbora trabalhar!” – diz em sua rede social.

Postura diferente da de Gilson Machado, que mantém a fidelidade política ao ex-mandatário.

Temperaturas de até 70 graus podem ser registradas em Patos, alerta meteorologista

O meteorologista Mário de Miranda Leitão, disse em entrevista à tradicional Rádio Espinharas, que as temperaturas poderão alcançar até 70 graus Celsius  neste período em Patos, no Sertão paraibano. O meteorologista aferiu as temperaturas do solo em pontos específicos da cidade e verificou temperaturas altíssimas, como em frente a Matriz de Nossa Senhora da Guia, […]

O meteorologista Mário de Miranda Leitão, disse em entrevista à tradicional Rádio Espinharas, que as temperaturas poderão alcançar até 70 graus Celsius  neste período em Patos, no Sertão paraibano.

O meteorologista aferiu as temperaturas do solo em pontos específicos da cidade e verificou temperaturas altíssimas, como em frente a Matriz de Nossa Senhora da Guia, em uma via asfaltada.

Segundo o meteorologista, as condições naturais de Patos, aliadas à cor escura do asfalto proporciona índice altíssimo de temperatura nas ruas da cidade em algumas épocas do ano.

Oficialmente, os dados do Climatempo indicam máximas que não passarão dos 37 graus até a próxima quarta-feira, mas eles não consideram a aferição em pontos específicos, como colocou o meteorologista. Não são raras as notícias de termômetros marcando entre 48 e 53 graus na cidade. O período mais crítico é entre 11 da manhã e meio dia.

A boa notícia é que , apesar de ser cedo para falar de previsão para a quadra invernosa no Nordeste,  a tendência é de chuvas regulares para os próximos 4 ou 5 anos.

Ele afirmou que neste momento a meteorologia fala em tendência, e não em previsão, pois faltam alguns meses para o fenômeno. Segundo o estudioso, a possibilidade de chuva para 2019 está dentro da normalidade, mas o cenário poderá mudar.

Na Paraíba assim como em Pernambuco, as chuvas caídas este ano, apesar de amenizar a crise hídrica, não foram suficientes para afastar o fantasma de colapso no abastecimento de água.

Mário é graduado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestre em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994).

Professor renomado, coordena o Laboratório de Meteorologia LABMET/UNIVASF e desenvolve pesquisas nas áreas de meteorologia, agrometeorologia e climatologia.

Os detalhes da entrevista podem ser acompanhados inclusive com o áudio na íntegra clicando aqui, acessando o conteúdo do Patos On Line.

Dino e Freixo se filiam ao PSB em evento em Brasília

Blog do Magno O governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ) se filiaram, hoje, ao PSB. O evento foi sediado na sede da Fundação João Mangabeira, localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. As informações são do portal Poder360. O PSol, ao qual Freixo estava filiado, liberou o deputado […]

Blog do Magno

O governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ) se filiaram, hoje, ao PSB. O evento foi sediado na sede da Fundação João Mangabeira, localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. As informações são do portal Poder360.

O PSol, ao qual Freixo estava filiado, liberou o deputado para que ele pudesse mudar de partido imediatamente. Caso contrário, ele só poderia migrar no ano que vem, na janela partidária. Dino deixou o PCdoB.

Durante a cerimônia, o presidente do partido, Carlos Siqueira, disse que a presença dos dois “é um bálsamo” para o PSB. “É isso que queremos com a presença de vocês, reconquistar o Brasil que está se esvaindo desgraçadamente a nossa democracia”, disse.

Ele afirmou ainda que o “campo democrático” precisa fazer “autocrítica” e precisa “renovar o sistema político”. “Temos que ter humildade para buscar novos horizontes”, disse.

Siqueira afirmou ainda que os movimentos que o PSB têm feito de olho em 2022 visam fazer uma “oposição mais dura” ao governo de Jair Bolsonaro. “Não podemos fazer isso só com a esquerda, mas com todos que lutam pela liberdade e democracia no nosso país”, disse.

Participam do evento os governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Renato Casagrande (Espírito Santo) e o ex-governador Márcio França (São Paulo).