Notícias

Estado confirma óbito por Covid-19 em Tuparetama

Por Nill Júnior

Secretaria Estadual de Saúde não divulgou informações sobre o paciente sertanejo e nem a data do óbito.  

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (18/10), 206 casos da Covid-19. Entre os confirmados, sete (3,4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 199 (96,6%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 1.061.878 casos confirmados da doença, sendo 59.903 graves e 1.001.975 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também estão sendo contabilizados seis óbitos (2 femininos e 4 masculinos), ocorridos em 15/03/2021 e 19/08/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Jataúba (1), Paulista (1),  Recife (3) e Tuparetama (1). Com isso, o Estado totaliza 22.358 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 71 e 86 anos. As faixas etárias são: 70 a 79 (4) e 80 e mais (2). Do total, quatro pacientes apresentavam doenças preexistentes: doença cardiovascular (3), diabetes (2),  doença renal crônica (2) e neoplasia (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois casos seguem em investigação.

 Em relação à vacinação, Pernambuco já aplicou 22.090.404 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 8.477.765 aplicações (cobertura de 92,36%). Do total, 7.978.403 pernambucanos (86,92%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.793.541 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 184.862 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 4.338.132 doses (cobertura de 56,39%). Também já foram aplicadas 1.262.301 segundas doses de reforço (cobertura de 41,7%).

Outras Notícias

Alunos de escola pública selecionados para estágio no TRE

A Escola Padre Carlos Cottart  está comemorando o resultado da seleção do Estágio do TRE divulgado nesta terça-feira (24) , destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual. Alunos da escola foram selecionados. “estamos felizes com o resultado”, comemora Erenice Nunes, Coordenadora da Escola. Dentre eles estão Vanubia de Sousa Silva, Rodrigo Ferreira Leite da Silva, José […]

estágioA Escola Padre Carlos Cottart  está comemorando o resultado da seleção do Estágio do TRE divulgado nesta terça-feira (24) , destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual.

Alunos da escola foram selecionados. “estamos felizes com o resultado”, comemora Erenice Nunes, Coordenadora da Escola.

Dentre eles estão Vanubia de Sousa Silva, Rodrigo Ferreira Leite da Silva, José Jerfeson da Silva Santana , Diego Henrique da Silva Alves, Adeilton Ferreira da Silva Júnior e Dayane Nascimento de França. Parabéns!

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 18.076 casos confirmados, 17.159 recuperados e 298 óbitos

Por André Luis Nesta segunda-feira (8), após atualização dos boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú no domingo (7), a região totaliza 18.074 casos positivos de Covid-19. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, 6.612; Afogados da Ingazeira, 2.609; Tabira 1.831, São José do Egito, […]

Por André Luis

Nesta segunda-feira (8), após atualização dos boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú no domingo (7), a região totaliza 18.074 casos positivos de Covid-19.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, 6.612; Afogados da Ingazeira, 2.609; Tabira 1.831, São José do Egito, 1.335; Carnaíba,  916; Flores, 671 e  Santa Terezinha, 626 casos.

Triunfo, 612; Itapetim, 531; Iguaracy, 376; Brejinho, 342; Solidão, 325; Calumbi, 309; Tuparetama, 285; Quixaba, 281; Santa Cruz da Baixa Verde, 261 e Ingazeira, 154 casos confirmados.

Óbitos – A região conta agora com 298 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (93); Afogados da Ingazeira (29); Flores (24); Carnaíba (20); Tabira (19); São José do Egito (19); Triunfo (20); Tuparetama (16); Santa Terezinha (16); Itapetim (11); Iguaracy (11); Brejinho (5); Quixaba (5); Santa Cruz da Baixa Verde (4); Calumbi (3); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Recuperados –  A região tem agora no total 17.159 pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 94,92% dos casos confirmados.

Prefeito Sandrinho comemora novos empregos gerados com Casas Bahia e outras lojas de varejo

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, esteve presente à inauguração de mais uma gigante do varejo que aposta em Afogados. Depois das lojas Americanas e do Magazine Luiza, chegou a vez das Casas Bahia inaugurarem loja em Afogados. Ao lado da gerente regional das Casas Bahia, Talita Aversani, o Prefeito felicitou os funcionários […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, esteve presente à inauguração de mais uma gigante do varejo que aposta em Afogados.

Depois das lojas Americanas e do Magazine Luiza, chegou a vez das Casas Bahia inaugurarem loja em Afogados.

Ao lado da gerente regional das Casas Bahia, Talita Aversani, o Prefeito felicitou os funcionários e destacou a pujança da cidade na atração, cada vez mais, de novos investimentos, gerando empregos e oportunidades para a população.

“Tudo isso é fruto de uma cidade acolhedora, de um povo trabalhador, de sucessivas gestões que prepararam a infraestrutura necessária para esse boom de investimentos que vivenciamos hoje,” afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Ele destacou ainda importantes investimentos como a inauguração de uma nova unidade da farmácia dos municípios, da rede nacional de farmácias Pague Menos, e a perspectiva da chegada do Novo Atacarejo e de uma loja da rede Óticas Diniz. “É Afogados sempre crescendo, seguindo em frente, gerando empregos e oportunidades para seus filhos e filhas,” finalizou Sandrinho.

Diógenes comemora laboratório audiovisual em Tuparetama

O vice-prefeito Diógenes Patriota disse em mota que o laboratório áudiovisual foi conquistado graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Gonzaga Patriota, atendendo o seu pedido. A iniciativa, no entanto, partiu do ator e jornalista, Flávio Rocha, que, tendo sido exportado para as telas da TV e do cinema, reconheceu a importância de incentivar […]

O vice-prefeito Diógenes Patriota disse em mota que o laboratório áudiovisual foi conquistado graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Gonzaga Patriota, atendendo o seu pedido.

A iniciativa, no entanto, partiu do ator e jornalista, Flávio Rocha, que, tendo sido exportado para as telas da TV e do cinema, reconheceu a importância de incentivar a produção audiovisual em sua cidade natal.

“Com a inauguração do laboratório de Audiovisual, a cultura tuparetamense ganha um espaço de excelência para desenvolver projetos audiovisuais de qualidade. É uma iniciativa que deve ser celebrada e incentivada por todos os amantes da arte e da cultura.”, afirmou o vice-prefeito.

Diógenes Patriota agradeceu a participação de todos e a parceria com o governo municipal. Diógenes disse que em breve estará trazendo mais emendas parlamentares para desenvolver o município.

Pá de cal: TSE mantém decisão que legitima eleição de Sebastião Dias e Zé Amaral em Tabira

O TSE por unanimidade manteve hoje a decisão tomada em 7 de maio pelo Ministro Roberto Barroso que negou provimento ao Recurso especial Eleitoral impetrado pela Coligação encabeçada por Nicinha Brandino e Maria Genedi da Frente Popular Para Tabira Avançar contra acórdão do TRE que  que já havia divulgado improcedente o pedido. Segundo a leitura […]

O TSE por unanimidade manteve hoje a decisão tomada em 7 de maio pelo Ministro Roberto Barroso que negou provimento ao Recurso especial Eleitoral impetrado pela Coligação encabeçada por Nicinha Brandino e Maria Genedi da Frente Popular Para Tabira Avançar contra acórdão do TRE que  que já havia divulgado improcedente o pedido.

Segundo a leitura da defesa da chapa Sebastião Dias e Zé Amaral, o ato jurídico do TSE tem o efeito de uma última pá de cal, enterrando o desejo da chapa derrotada de virar o jogo na justiça.

Em junho de 2017, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco decidiu por cinco votos contrários e um favorável a negativa ao recurso da chapa que perdeu as eleições de 2016. Tiveram o entendimento de que não há motivação jurídica para cassação da chapa. A decisão também foi contrária ao parecer do Ministério Público Eleitoral que opinou pela  procedência do pedido constante do Recurso Contra Expedição de Diploma.

A defesa de Nicinha e Maria Genedi recorreu ao TSE, após admissibilidade do próprio Tribunal Regional Eleitoral, através do então presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo em setembro daquele ano.

Os recorrentes alegaram que Zé Amaral perdera seus  direitos políticos, contaminando a chapa com o candidato a prefeito Sebastião Dias, por força do trânsito em julgado de Acórdão do TJPB que julgou procedente Ação Civil Pública por ato de improbidade condenando o vice eleito a suspensão dos direitos políticos por seis anos.

“Ocorre que após a conclusão do recurso especial a este relator,  os recorrentes informaram em petição que o ora recorrido José Amaral Alves Morato interpôs recurso Especial nos autos da Ação Civil Pública, suscitando a intempestividade recursal”.

Só que, diz Barroso, em consulta processual no STJ, o recurso especial interposto por José Amaral foi conhecido e provido pela relatora  Ministra Assussete Magalhaes, fato inclusive noticiado por este blog, em março deste ano.

De forma monocrática a Ministra conheceu e deu provimento ao Recurso Especial, conforme resenha na movimentação processual. A defesa de Amaral alegou que os atos praticados em 2ª instância estariam nulos, tendo em vista que o defensor dativo nomeado não teria sido intimado pessoalmente dos atos processuais quando aportados no Tribunal da Paraíba.

Já era prenunciado que com essa decisão poderia ficar comprometido o Recurso Eleitoral proposto pela Coligação Frente Popular para Tabira Avançar, liderada por Nicinha e Genedi no TSE, que alegava que o processo de José Amaral no Tribunal de Justiça da Paraíba teria transitado em julgado.

Pois foi exatamente o que alegou o Ministro Barroso: “nesse contexto portanto, não há que se falar em trânsito e julgado do Acórdão do TJPB. Como resultado, não se efetivou no caso a suspensão dos direitos políticos do candidato. Estando o recorrido José Amaral no pleno exercício dos seus direitos políticos, afasta-se a alegação de que não preencheria a condição de elegibilidade, mostrando-se inadmissível o acolhimento do pedido recursal de cassação dos diplomas de prefeito e vice de Tabira”, concluiu.

Agora, o pleno manteve o entendimento.  A decisão foi encaminhada ao blog pelo ex-desembargador Eleitoral do pleno do TRE – PE e advogado Roberto Moraes.