Escolas de Carnaíba são homenageadas pela Alepe por prêmio de excelência educacional
Por André Luis
Duas escolas municipais de Carnaíba receberam um Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela conquista do Prêmio Escola Destaque 2023, que reconhece as unidades de ensino com os melhores resultados no Programa Criança Alfabetizada, do Governo do Estado.
A solicitação foi do deputado estadual José Patriota (PSB), que destacou o trabalho das escolas José Batista Neto e Joana Freire. Segundo o parlamentar, as escolas se destacaram pela qualidade do ensino, pelo comprometimento dos profissionais e pelo investimento governamental.
O Prêmio Escola Destaque 2023 foi criado pelo Governo de Pernambuco para incentivar e valorizar as escolas públicas que alcançaram as metas de alfabetização dos estudantes até o 2º ano e de letramento até o 5º ano. O programa Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que todas as crianças pernambucanas sejam alfabetizadas até os sete anos de idade.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugura neste domingo (10), logo após a missa das 18h, a decoração e iluminação natalina para este ano. A decoração contará um trenó com Papai Noel e um novo presépio, em tamanho real, instalados na Praça Alfredo de Arruda Câmara. Além de painéis grafitados para que os visitantes possam tirar fotos e diversos […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugura neste domingo (10), logo após a missa das 18h, a decoração e iluminação natalina para este ano.
A decoração contará um trenó com Papai Noel e um novo presépio, em tamanho real,
instalados na Praça Alfredo de Arruda Câmara. Além de painéis grafitados para que
os visitantes possam tirar fotos e diversos símbolos natalinos.
Além da Praça Alfredo de Arruda Câmara, a Prefeitura também instalou elementos de decoração e iluminação na Praça de Alimentação e no Prédio sede da Prefeitura a decoração. O acendimento das luzes será realizado pelo Prefeito de Afogados, José Patriota.
A semana começou com boa chuva na maioria dos municípios da região do Pajeú. Choveu 9,5mm em Afogados da Ingazeira. Choveu também em Tabira, Solidão, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Carnaíba e Irajaí. A segunda feira registrou chuva durante o dia e a noite.
A semana começou com boa chuva na maioria dos municípios da região do Pajeú. Choveu 9,5mm em Afogados da Ingazeira. Choveu também em Tabira, Solidão, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Carnaíba e Irajaí. A segunda feira registrou chuva durante o dia e a noite.
O curso de Direito da Universidade de Pernambuco -UPE- Campus Arcoverde em parceria com a Secretaria de Assistência Social inaugurou nesta quarta-feira (22), o Núcleo de Práticas Jurídicas. “Esse Núcleo é um exigência de todo curso de direito. Será oferecido atendimento jurídico gratuito, mediação de conflitos e auxilio a população carente, que precisar tirar dúvidas […]
O curso de Direito da Universidade de Pernambuco -UPE- Campus Arcoverde em parceria com a Secretaria de Assistência Social inaugurou nesta quarta-feira (22), o Núcleo de Práticas Jurídicas.
“Esse Núcleo é um exigência de todo curso de direito. Será oferecido atendimento jurídico gratuito, mediação de conflitos e auxilio a população carente, que precisar tirar dúvidas sobre processos judiciais.”, esclareceu o administrador da UPE em Arcoverde, Hericson Gueiros.
Na solenidade estiveram presentes o vice-prefeito Wellington Araújo representando a prefeita Madalena Britto, o reitor da UPE Pedro Barros, o diretor da MultiCamp envolvendo Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru, Cloves Gomes e a Secretária de Assistência Social do Município, Patrícia Padilha.
Neste mês de julho, o equipamento localizado na Arcelino de Britto na Boa Vista começa a funcionar realizando a triagem no turno da manhã. Em agosto, os atendimentos começam a ser realizados nos dois períodos, pela manhã e tarde.
“Essa é uma oportunidade para os estudantes de direito, que podem atuar a partir do 6º período e serão supervisionados por advogados da própria UPE”, enfatizou Hericson.
De acordo com o vice-prefeito Wellington Araújo, o importante é cuidar das pessoas. “Atender a demanda da população mais carente é tão importante, quanto oferecer a prática a esses estudantes de direitos através do estágio”, enfatizou Araújo.
No próximo vestibular, o curso de Bacharelado em Direito do Campus de Arcoverde vai oferecer mais 10 vagas, totalizando 40. “No último exame da OAB, Arcoverde ficou em primeiro lugar no estado e 9º no Brasil. O resultado tem superado nossas expectativas e acreditamos que só temos a crescer”, finalizou Hericson Gueiros.
A morte de pai e filho no grave acidente registrado ontem na PE-320, entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, carrega uma coincidência dolorosa que comove familiares e amigos. As vítimas fatais, identificadas como Josias Ângelo Bezerra, de 33 anos, e José de Oliveira Bezerra, já haviam enfrentado juntos uma tragédia semelhante há cerca de 15 […]
A morte de pai e filho no grave acidente registrado ontem na PE-320, entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, carrega uma coincidência dolorosa que comove familiares e amigos.
As vítimas fatais, identificadas como Josias Ângelo Bezerra, de 33 anos, e José de Oliveira Bezerra, já haviam enfrentado juntos uma tragédia semelhante há cerca de 15 anos, em São Paulo. A informação foi repassada pela família ao Blog Juliana Lima.
Na ocasião, os dois sofreram um acidente de moto. José de Oliveira ficou em estado gravíssimo, entre a vida e a morte, e conseguiu sobreviver após um longo período de recuperação, ficando com sequelas na face. Já Josias, que ainda era jovem à época, não sofreu ferimentos.
Desta vez, pai e filho voltaram a se envolver juntos em um acidente, mas infelizmente não resistiram.
A família é do Sítio Corisco, na zona rural de Afogados da Ingazeira. José de Oliveira residia no bairro São Brás, enquanto Josias morava em São Paulo e estava em Afogados visitando familiares.
A tragédia causou forte comoção na região, especialmente pelo histórico da família e pela repetição de um drama que, anos atrás, teve desfecho diferente.
Velório e sepultamento
O corpo de José de Oliveira foi velado na casa da mãe dele, no Sítio Corisco, zona rural de Afogados da Ingazeira. Já o corpo de Josias Ângelo segue aguardando liberação no IML de Caruaru, no Agreste. A família aguardava a chegada do corpo de Josias para realizar o sepultamento de pai e filho juntos, um desejo dos familiares diante da tragédia. O sepultamento será no Cemitério Parque da Saudade, em Afogados da Ingazeira.
Segundo uma reportagem dos jornalistas Larissa Rodrigues e Gustavo Uribeda para a CNN Brasil, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), derrotada na disputa ao governo pernambucano, deve ter assento na nova configuração da Esplanada dos Ministérios. O Solidariedade tem discutido com o governo de transição o espaço que será ocupado pela legenda e acredita em […]
Segundo uma reportagem dos jornalistas Larissa Rodrigues e Gustavo Uribeda para a CNN Brasil, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), derrotada na disputa ao governo pernambucano, deve ter assento na nova configuração da Esplanada dos Ministérios. O Solidariedade tem discutido com o governo de transição o espaço que será ocupado pela legenda e acredita em um anúncio na próxima terça-feira (13). Na data, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer um anúncio amplo sobre o primeiro escalão da nova gestão.
Nesta sexta-feira (9), Lula anunciou, durante entrevista coletiva em Brasília, os primeiros nomes dos ministros que farão parte de seu governo, a partir do próximo mês.
Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT), Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro, Ministério da Justiça: Flávio Dino (PSB), Casa Civil: Rui Costa (PT) e Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira.
“Um dos primeiros partidos a declarar apoio ao petista, o Solidariedade é cotado para o Turismo, pasta que deve ser comandada por Marília”, afirmam os jornalistas.
A reportagem lembra que Marília ficará sem cargo político a partir de fevereiro de 2023. As articulações do partido para manter Marília em um cargo político se devem à sinalização dela de que pode deixar o Solidariedade.
Os jornalistas lembram também, que a legenda perdeu espaço durante as eleições de 2022, elegendo apenas quatro deputados federais, entre eles Maria Arraes (irmã de Marília), e está em processo de junção com o Pros para poder superar a cláusula de barreira- que exige a eleição de um número mínimo de parlamentares ou de votos pelo Brasil para que partidos tenham acesso ao fundo partidário e tempo gratuito em rádio e televisão.
“Por isso, a manutenção de Marília, neta de Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco), entre seus filiados tornou-se importante para a legenda”, destacam os jornalistas.
Por fim, os jornalistas lembram ainda, que dentro do PT, o nome da deputada federal também é bem visto, já que ela tem uma boa relação com Lula, além de a sua nomeação responder também ao aceno do presidente eleito de ter mais mulheres na Esplanada dos Ministérios.
Você precisa fazer login para comentar.