Notícias

Escola Técnica de Sertânia abre 180 vagas para novos estudantes

Por Nill Júnior

datauri-file

A Secretaria Estadual de Educação abre inscrição, a partir de hoje (03), para preenchimento de 4.950 vagas para 18 cursos técnicos. As inscrições seguem até o dia 20 de novembro e podem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Secretaria Estadual de Educação (http://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/).

Os cursos serão oferecidos nas 28 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) espalhadas no Estado, com duração total de três anos e carga horária integral (Manhã e Tarde ).

A ETE Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia está oferecendo 180 vagas (90 para técnica em Agropecuária e 90 para técnica em Redes de Computadores).

Para participar do processo seletivo, o candidato deve comprovar conclusão do ensino fundamental (em 2014 ou 2015) e ter até 17 anos de idade. As provas serão aplicadas de 23 a 28 de novembro, conforme agendamento feito pelo candidato no momento da inscrição.

As 28 ETEs onde serão ofertados os cursos estão localizadas em 24 municípios do Estado. São eles: Araripina, Carnaíba, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Bezerros, Bonito, Gravatá, Lajedo, São Bento do Uma, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Escada, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Palmares, Paulista (Janga), Recife (ETEPAM – Encruzilhada, ETEASD – Santo Amaro, ETE Caxangá, ETE Cícero Dias, ETE Macaxeira), Timbaúba.

Outras Notícias

Os reis das Moções de Aplauso

Semana passada, o presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Vicentinho, fez um pronunciamento contundente sobre a organização das sessões e o tempo destinado às homenagens na Casa. Para o presidente, é necessário um compromisso dos vereadores em dialogar com os homenageados e explicar a situação, segundo reprodução à época do Blog do Júnior Campos. “São […]

Semana passada, o presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Vicentinho, fez um pronunciamento contundente sobre a organização das sessões e o tempo destinado às homenagens na Casa.

Para o presidente, é necessário um compromisso dos vereadores em dialogar com os homenageados e explicar a situação, segundo reprodução à época do Blog do Júnior Campos.

“São 11h20 da manhã, nós ainda temos o expediente do dia, temos treze vereadores para discutir o expediente do dia, que são três minutos que alguns ultrapassam, depois temos o tempo regimental, que são mais cinco minutos para cada vereador, mais um de acréscimo, sem contar os que vão para oito ou nove. Temos o tempo de líder, temos a votação das matérias, temos os requerimentos verbais para poder encerrar a sessão. 11h22 da manhã, nós não começamos nem a sessão”, desabafou.

Vicente destacou a importância de disciplinar a Casa e disse que medidas serão adotadas para evitar abusos, como excessos no número de Moções de Aplausos. “Eu vim para botar moral nisso aqui, isso aqui não é casa do Mãe Joana, não”, alertou.

O presidente Vicente enfatizou que o objetivo é garantir que as sessões sejam realizadas dentro da ordem regimental, respeitando o tempo de cada vereador e o planejamento das homenagens.

Com base na Lei de Acesso à Informação, o blog apurou que até agora 103 Moções de Aplausos. Ao contrário do título de cidadão (dois pra cada), não há ainda limite no número que pode ser apresentado por cada vereador. Veja os que apresentaram até agora, por ordem quantitativa:

Vereador(a) Quantidade de Moções de Aplauso
César Tenório 26
Lucineide do Sindicato 19
Gal Mariano 16
Douglas Eletricista 12
Simone da Feira 08
Raimundo Lima 08
Mário Martins 06
Edson do Cosmético 04
Vicentinho 03
Zé Negão 01

 

*Os vereadores Renaldo Lima, Cícero Miguel e Cancão não apresentaram Moções de Aplauso.

 

Iniciativa privada e venda de camarotes vão ajudar a custear Festa de Setembro, diz prefeita

Márcia disse ainda não precisar custos do evento e prometeu atender recomendação do MP sobre publicidade dos gastos e de onde virá dinheiro A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  do PT, afirmou que empresas privadas,  como marcas famosas e a venda de camarotes ajudarão a custear as atrações da Festa de Setembro. Foi em […]

Márcia disse ainda não precisar custos do evento e prometeu atender recomendação do MP sobre publicidade dos gastos e de onde virá dinheiro

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  do PT, afirmou que empresas privadas,  como marcas famosas e a venda de camarotes ajudarão a custear as atrações da Festa de Setembro.

Foi em entrevista por telefone ao radialista Francys Maya, no programa Frequência Democrática,  na Vilabela FM.

Anunciada ontem, a grade chamou atenção pelo número de atrações de peso que estão confirmadas.  Gusttavo Lima,  Xandy Avião e Wesley Safadão são apenas três delas.

“Já temos empresas interessadas  em patrocinar a nossa festa.  Teremos ainda a venda de camarotes”, disse, para justificar que esses detalhes estão sendo fechados.

Perguntada sobre o custo total da festa, Márcia disse que os números não foram totalmente fechados.  “Ainda temos cálculos a serem feitos com estrutura de palco e outros detalhes do evento”.

Márcia prometeu atender o princípio da transparência e publicidade nos gastos públicos com o evento,  invocado pelo promotor Vandeci Leite em recomendação recente. Dentre as solicitações,  especificar custos, quanto cabe ao município,  e se há contrapartidas de Estado e outros entes. “Vamos atender até porque é obrigação”, garantiu.

Favorável a doação de área do velho matadouro à Cedan:  a prefeita se disse “totalmente Favorável à doação da área do antigo e desativado Matadouro à empresa Cedan Rações.

O empresário João Daniel apresentou projeto para construir uma nova fábrica da empresa com garantia de gerar 150 empregos, além de melhorar a infraestrutura do entorno.

“Imagine se Carlos Evandro lá atrás não tivesse doado a área do Sesc Serra Talhada.  Se não fosse doado o terreno da  APAE, que atende dezenas de crianças. São 150 pessoas que terão condições de pagar sua luz, de ter dignidade e colocar feijão na mesa.  Sou totalmente a favor”.

Cidades sertanejas têm pior e melhor cobertura de saneamento em Pernambuco

Em Pernambuco, 65 cidades têm mais da metade da população vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. É o que mostram novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o estado, mais de 3,1 milhões de pessoas vivem sem saneamento básico, o que […]

Em Pernambuco, 65 cidades têm mais da metade da população vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. É o que mostram novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o estado, mais de 3,1 milhões de pessoas vivem sem saneamento básico, o que equivale a cerca de um terço da população.

Os dados mostram que, em 2022, o Brasil tinha 49 milhões de pessoas vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. Esse número equivale a 24% da população. Esse percentual sobe para 68,6%, entre pretos e pardos — que compõem pouco mais da metade da população brasileira.

É considerado descarte adequado o esgoto que vai para as redes públicas de coleta (geral ou pluvial) ou para fossas sépticas ou com filtro, ainda que depois de passar por esses equipamentos não seja destinado para essas redes.

As outras formas – uso de fossa rudimentar ou buraco, descarte direto em rios ou no mar, por exemplo, são consideradas inadequadas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico.

Em Pernambuco, a situação mais crítica é em Manari, no Sertão. Nesse município, 96% da população não têm acesso a esgoto. A maioria utiliza fossas rudimentares ou buracos.

No segundo pior cenário no estado, estão três cidades do Agreste de Pernambuco: Vertente do Lério, Salgadinho e Casinhas, cada uma com 89% da população sem saneamento. As informações são do blog da Juliana Lima.

São João 2018 de Arcoverde: Prefeitura confirma datas de algumas atrações

Programado para acontecer entre os dias 22 e 30 de junho, o São João 2018 de Arcoverde já possui algumas das atrações principais com datas definidas pelo Comitê Gestor de Eventos do município. Ao todo, mais de 150 atrações irão se apresentar, sendo 30 no Polo Multicultural, localizado na Praça da Bandeira, e as demais […]

Programado para acontecer entre os dias 22 e 30 de junho, o São João 2018 de Arcoverde já possui algumas das atrações principais com datas definidas pelo Comitê Gestor de Eventos do município. Ao todo, mais de 150 atrações irão se apresentar, sendo 30 no Polo Multicultural, localizado na Praça da Bandeira, e as demais distribuídas em polos que passaram a inovar a realização do evento, como o Raízes do Coco, Estação da Cultura, Artes, Pé de Serra e da Poesia.

Entre os nomes já confirmados para o Polo Multicultural, estão Alceu Valença, Flávio Leandro, Maciel Melo, Jorge de Altinho, Marília Mendonça, Mano Walter, Cordel do Fogo Encantado, Magníficos e Avine Vinny. Já nos demais polos espalhados em pontos estratégicos da cidade, o público contará com Em Canto e Poesia, Tiné Equilibrista, Romero Ferro, Josildo Sá, Silvério Pessoa e Cláudio Rabeca.

“Esta é apenas uma amostra do que o público que costuma prestigiar o nosso ciclo junino tradicional terá. Em breve, estaremos anunciando a programação completa, evidenciando cada vez mais as raízes culturais do município”, ressaltou a prefeita Madalena Britto, explicando que “além de nomes consagrados no cenário musical e de inovações de sucesso no segmento, o São João de Arcoverde também terá outras novidades para a sua realização neste ano”.

Em 2018, o evento possui como tema “Pífano é arte, pífano é emoção… em 2018, o som do Pífano faz a festa da Capital do São João”, homenageando na noite de abertura a Banda de Pífanos Santa Luzia. A programação também contará com a realização do 2º Festival de Quadrilha Junina Capital do São João, composta por 14 quadrilhas juninas já classificadas para competir na etapa final do concurso, além da tradicional Caminhada do Forró, que terá a sua 8ª edição no dia 23 de junho.

Programação com datas definidas:

Polo Multicultural

SEXTA – 22 de junho

ABERTURA OFICIAL COM HOMENAGEM E APRESENTAÇÃO DA BANDA DE PÍFANO SANTA LUZIA

AVINEH VINNY

SÁBADO – 23 de junho

MACIEL MELO

CORDEL DO FOGO ENCANTADO

DOMINGO – 24 de junho

GEORGE SILVA & OS PARICEIROS

HARRY ESTIGADO

SEGUNDA – 25 de junho

II FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS CAPITAL DO SÃO JOÃO

TERÇA – 26 de junho

MARZINHO DE ARCOVERDE

MAGNÍFICOS

JORGE DE ALTINHO

QUARTA – 27 de junho

FLÁVIO LEANDRO

ALCEU VALENÇA

MANO WALTER

QUINTA – 28 de junho

VALDINHO PAES

MANU

MARILIA MENDONÇA

SEXTA – 29 de junho

WAGNER CARVALHO

YCARO & VITÓRIO

SÁBADO – 30 de junho

CARLOS & FÁBIO

Polo das Artes

Em Canto e Poesia, Tiné Equilibrista e Romero Ferro

Polo Raízes do Coco

Josildo Sá, Silvério Pessoa e Cláudio Rabeca

As imagens e vídeos do dia

Por mais um dia, o blog acompanhou atentamente notícias das chuvas na região do  Pajeú. através de seu canal alternativo no Instagram @nill_jr mantinha a população informada das notícias oficiais, espantando Fake News. Foi possível também compartilhar belas imagens da Barragem de Brotas e do Rio Pajeú em Flores, mas ainda tivemos que falar do […]

Por mais um dia, o blog acompanhou atentamente notícias das chuvas na região do  Pajeú. através de seu canal alternativo no Instagram @nill_jr mantinha a população informada das notícias oficiais, espantando Fake News.

Foi possível também compartilhar belas imagens da Barragem de Brotas e do Rio Pajeú em Flores, mas ainda tivemos que falar do drama em Serra Talhada. Veja algumas postagens: