Notícias

Entre os prefeitos que poderiam ter 2º mandato, quase metade não quer

Por Nill Júnior

eleicoes-2016-750x410JN

Neste domingo (2), os eleitores de muitas cidades não vão encontrar o nome do prefeito atual na urna eletrônica. Quase metade dos que poderiam tentar a reeleição desistiu de se candidatar.

Lixo na rua, buracos, falta de calçada. Essa é a cidade de Moreno, em Pernambuco. Mas há muitos municípios com os mesmos problemas no Brasil. E prefeitos na mesma situação, que não querem um segundo mandato.

“Não é fácil governar sem dinheiro, tendo todas as obrigações que são impostas aos municípios e tendo responsabilização. Às vezes você tem que escolher qual a lei que você vai cumprir”, disse Adilson Gomes (PSB), prefeito de Moreno.

De cada R$ 10 do orçamento das prefeituras, quase nove vêm de repasses federais e estaduais. E isso vem despencando. O Fundo de Participação dos Municípios, dinheiro que vem do governo federal, caiu 9% em 2016, segundo a Confederação Nacional de Municípios.

É o que está fazendo prefeitos até de capitais desistirem da reeleição. “Nenhum candidato vai dizer talvez aquilo que tenha que ser dito, que vai se ter muito esforço para cortar despesas, para se manter serviços funcionando e muitas vezes fica na promessa vazia”, afirmou César Souza Júnior (PSD), prefeito de Florianópolis.

O Brasil tem 5.568 prefeitos. Mais de 4 mil estão em primeiro mandato, têm direito de tentar a reeleição. Mas quase metade não quer.

Desde 2000, os prefeitos têm direito à reeleição. E em 2016 haverá o menor percentual de candidatos a um segundo mandato.

“Chegaram a essa situação porque eles aumentaram muito as despesas num período em que a receita estava crescendo e criaram diversas despesas que são permanentes, como, por exemplo, despesa com pessoal. E quando a receita cai, como caiu nos últimos anos, a despesa fica lá, que ela é permanente, ela continua resistindo, e a receita cai e eles não têm mais como financiar essas despesas. Então eles entraram em crise”, disse Nelson Marconi, economista da FGV. Uma herança para quem vencer as eleições no domingo.

“A prefeitura gasta igual. E se a arrecadação cai e a atribuição é maior, quem aceita o desafio de concorrer? É um desafio gigantesco. Eu diria que tem que ter muita coragem para concorrer a prefeito”, afirma Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

Outras Notícias

Diana Câmara nega que fará defesa de Zirleide Monteiro

Caro Nill Junior, Não procede a informação, divulgada pelo seu blog, de que a advogada Diana Câmara fará a defesa da vereadora de Arcoverde, Zileide, no recente caso envolvendo uma fala polêmica da parlamentar. A advogada esclarece que nunca foi procurada e muito menos contratada para o caso e que, além de atuar no Direito […]

Caro Nill Junior,

Não procede a informação, divulgada pelo seu blog, de que a advogada Diana Câmara fará a defesa da vereadora de Arcoverde, Zileide, no recente caso envolvendo uma fala polêmica da parlamentar.

A advogada esclarece que nunca foi procurada e muito menos contratada para o caso e que, além de atuar no Direito Eleitoral, também advoga no Direito à Saúde, com diversas ações que defendem os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, jamais atuando em sentindo contrário.

Resultado das eleições internas do PT deve ser anunciado até às 14h desta segunda

Em Pernambuco, Carlos Veras e Fernando Ferro concorrem à presidência da legenda O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, neste domingo (6), o Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda, para a escolha das novas direções municipais, estaduais e nacional. Em Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro concorrem à presidência […]

Em Pernambuco, Carlos Veras e Fernando Ferro concorrem à presidência da legenda

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, neste domingo (6), o Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda, para a escolha das novas direções municipais, estaduais e nacional. Em Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro concorrem à presidência da legenda. A expectativa é que o resultado oficial da eleição seja publicado até às 14h desta segunda-feira (7). 

Em Pernambuco, 180.228 filiados estavam aptos a votar no primeiro turno, segundo dados da Secretaria de Organização (SORG) do partido no estado. Em todo o Brasil, o número de pessoas aptas chegou a 2.959.823. Nos locais onde houver necessidade de um segundo turno, o processo será realizado no dia 20 de julho. 

O senador e presidente nacional do PT, Humberto Costa, destacou a importância da mobilização partidária para a escolha dos dirigentes do partido. 

“O PT nasceu com o compromisso de defender a democracia e a participação popular. É dia de eleição direta, um momento fundamental que mobiliza nossa militância e fortalece a organização do partido. Não é por acaso que o PT é o maior partido da América Latina. Essa mobilização é o primeiro passo na preparação do nosso time para a disputa eleitoral do ano que vem”, afirmou. 

Candidatos

Representante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), Carlos Veras acredita que vencerá as eleições internas do partido no estado. 

“Acreditamos em nossa vitória em razão de nossa construção coletiva que reúne um grande e amplo conjunto de lideranças partidárias, sindicais e sociais, que se farão representar nas urnas hoje para a afirmação de um PT forte, unido e popular”, declarou Veras.

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 foi um dos pontos defendidos pelo candidato. 

“Vamos realizar uma gestão ampla e plural com o fortalecimento das bases, protagonismo do PT no estado de Pernambuco e reeleição do presidente Lula para seguir avançando na democracia e na justiça social”, disse.

Já Fernando Ferro, candidato pela corrente Avante PT, afirmou que está na expectativa pelo resultado e feliz com a participação da militância no processo de eleição direta. 

“Acreditamos em nossa vitória em razão de nossa construção coletiva que reúne um grande e amplo conjunto de lideranças partidárias, sindicais e sociais, que se farão representar nas urnas hoje para a afirmação de um PT forte, unido e popular”, declarou Veras.

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 foi um dos pontos defendidos pelo candidato. 

“Vamos realizar uma gestão ampla e plural com o fortalecimento das bases, protagonismo do PT no estado de Pernambuco e reeleição do presidente Lula para seguir avançando na democracia e na justiça social”, disse.

Já Fernando Ferro, candidato pela corrente Avante PT, afirmou que está na expectativa pelo resultado e feliz com a participação da militância no processo de eleição direta. As informações são do Blog da Folha.

Alexandre Garcia é demitido da CNN

Em comunicado oficial, divulgado na noite de hoje, a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalista Alexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19. “A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um […]

Em comunicado oficial, divulgado na noite de hoje, a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalista Alexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19.

“A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um trecho da publicação.

“O quadro ‘Liberdade de Opinião’ continuará na programação da emissora, dentro do jornal ‘Novo Dia’”, continua.

A CNN ainda finaliza a nota garantindo que “reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”.

Coordenador de campanha socialista fala em virada também no Sertão

Adelmo Moura admitiu que alguns companheiros só mostraram a cara após melhora nas pesquisas e disse que HR Emília Câmara precisa de intervenção do Estado Coordenador da campanha de Paulo Câmara no Sertão, o ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura disse hoje no Debate das Dez da Rádio Pajeú que a reta final da campanha já […]

Adelmo Moura admitiu que alguns companheiros só mostraram a cara após melhora nas pesquisas e disse que HR Emília Câmara precisa de intervenção do Estado

Coordenador da campanha de Paulo Câmara no Sertão, o ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura disse hoje no Debate das Dez da Rádio Pajeú que a reta final da campanha já mostra uma virada de Paulo Câmara também no Sertão, uma das regiões onde há mais dificuldade para os socialistas, com vantagem de Armando, segundo as últimas pesquisas, justamente onde há um grande número de “Eduardistas” como ele, Gilberto Rodrigues e o presidente da Amupe, José Patriota, além de outro nomes.

“Temos dados que indicam que viramos também por aqui. Perdemos no Araripe e São Francisco e aqui com diferença pequenas temos números que mostram que viramos. Em Itapetim temos mais de quinze pontos na frente, onde perdíamos por vinte. Vai ser uma virada no Estado todo”, acredita. Ele credita a dificuldade enfrentada à pequena penetração do  guia eleitoral no Sertão, pelo fenômeno das parabólicas.

Adelmo Moura esta manhã nos estúdios da Rádio Pajeú
Adelmo Moura esta manhã nos estúdios da Rádio Pajeú

Socialistas escondidos antes agora aparecem. Perguntado se não houve nomes na região querendo pular de barco quando Armando estava bem e que agora querem aparecer na foto com Paulo melhor nas pesquisas, Moura concordou. “”O que se precisava era mostrar o trabalho de Eduardo, mais a juventude e coragem de Paulo. Há de convir que alguns companheiros se escoraram, ficavam meio em cima, meio embaixo, em cima do muro”, disse, sem sem citar nomes.

Mais críticas ao HR Regional Emília Câmara: Mesmo no campo socialista, o próprio Adelmo reconheceu que há dificuldades no tratamento à população no Emília Câmara, alvo recente de críticas. “Eu mesmo levei pro comando da campanha a preocupação com esse Hospital Regional, que digo até que é de Afogados porque não serve pra região”, reclamou. ”Esse problema de falta de médicos é no Estado todo. Nesse período de campanha os médicos danam atestado, faltam participando de campanha em suas cidades. O governo tem que tomar providências, mas isso tem que ser  isto no país todo. O SUS paga pouco por consulta”.

Mas na unidade, Adelmo defendeu uma grande intervenção. “Não vai ter que ter modificação, vai ter que ter uma intervenção, pois deixa muito a desejar”. Ele também relatou que o Hospital de São José do Egito ainda está fechado.

Petebista confirma presença mas falta alegando viagem : da coordenação da campanha de Armando Monteiro, o ex-prefeito de Tuparetama Sávio Torres confirmou na tarde de ontem à produtora do programa Manhã Total Michelli Martins presença no debate para expor também as posições da campanha que coordena  na região.

Mas alegou esta manhã na hora do debate que teve que se deslocar a Recife para reunião ligada à campanha trabalhista no Estado. Pediu desculpas pela ausência mas alegou caráter inadiável da viagem de última hora.

Lula adia vinda a Serra Talhada

O ex-presidente Lula não virá mais a Serra Talhada na próxima semana como estava previsto. A informação foi confirmada no encontro de Lula com Danilo Cabral, Humberto Costa,  Teresa Leitão, Geraldo Alckimin, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffman. O motivo,  o momento difícil que o estado tem enfrentado com as chuvas. Durante o encontro em São […]

O ex-presidente Lula não virá mais a Serra Talhada na próxima semana como estava previsto.

A informação foi confirmada no encontro de Lula com Danilo Cabral, Humberto Costa,  Teresa Leitão, Geraldo Alckimin, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffman.

O motivo,  o momento difícil que o estado tem enfrentado com as chuvas. Durante o encontro em São Paulo, que já estava marcado anteriormente, o petista se mostrou muito preocupado com a situação das chuvas no nosso estado e solidarizou com os pernambucanos.

Em decorrência disso, Lula adiou a agenda que estava prevista para acontecer em Pernambuco na próxima semana. A nova data não foi informada. Lula ainda visitaria outras duas cidades.

“O momento agora não é de fazer campanha, mas de juntarmos esforços para ajudar os pernambucanos a superarem esse momento difícil. Lula está muito preocupado com a situação dos pernambucanos”, destacou Danilo Cabral.