Notícias

Energia desviada da Celpe abasteceria Noronha e Caruaru por três meses, entenda

Por André Luis

Com mais de 124 mil inspeções, a Celpe recuperou cerca de 134 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia, em ações de combate as ligações clandestinas. O número divulgado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) seria suficiente para abastecer todo o arquipélago de Fernando de Noronha e a cidade de Caruaru, durante três meses. Com a operação, que ocorre desde janeiro, mais de 73 mil casos foram regularizados.

As operações além de ocorreram em condomínios e residências, também foram realizadas em fábricas e supermercados. Segundo a Celpe, numa das fiscalizações, foi identificado o desvio de energia no município de Lagoa de Itaenga, a 64 km do Recife. 

A perícia calculou, numa fabrica de artefatos cerâmicos, que a quantidade de energia utilizada de forma ilegal seria suficiente para suprir mais de 5,4 mil residências por um mês. 

A recuperação de energia se dá através de um cálculo da equipe técnica da Celpe, no qual se faz uma estimativa desde o período em que se teve o uso ilegal da energia até a regularização e interrupção do fornecimento de energia clandestina.

“A concessionária orienta que as pessoas acionem os canais de atendimento caso percebam ligações irregulares nas redes elétricas nas localidades onde vivem. Além de crime, o furto prejudica o fornecimento de energia e representa risco para a segurança da comunidade”, afirmou Companhia Energética de Pernambuco, em nota.

Orientação para regularização

A Celpe orienta que os consumidores que estiverem utilizando energia de forma irregular e não possuem o medidor de energia, devem entrar em contato com a empresa. Caso seja feita inspeção técnica no local de suspeita de fraude, a concessionária protocola denúncia junto à Secretaria de Defesa Social para que o caso seja investigado. 

Constatada a irregularidade, a Celpe notifica o proprietário e realiza a cobrança pelo período fraudado. Para apoiar os consumidores e estimular a regularização, a empresa oferece opções de parcelamento e pagamento de faturas utilizando o endereço eletrônico www.celpe.com.br e o número de telefone (81) 3217-6990.

Outras Notícias

Carlos Evandro diz que não é obrigado a votar em Victor ou ser subordinado de Sebastião Oliveira

Carlos ainda questionou estratégia da emissora dirigida por Victor de dar-lhe rótulo de ficha suja Com reprodução do Farol de Notícias O ex-prefeito Carlos Evandro (PSB) cobrou uma maior sintonia entre os integrantes do bloco da oposição em Serra Talhada, nesta segunda-feira (25). Indagado, em entrevista à rádio Líder do Vale FM, sobre a sua relação […]

O ex-prefeito Carlos Evandro

Carlos ainda questionou estratégia da emissora dirigida por Victor de dar-lhe rótulo de ficha suja

Com reprodução do Farol de Notícias

O ex-prefeito Carlos Evandro (PSB) cobrou uma maior sintonia entre os integrantes do bloco da oposição em Serra Talhada, nesta segunda-feira (25).
Indagado, em entrevista à rádio Líder do Vale FM, sobre a sua relação com o também pré-candidato do grupo oposicionista, Victor Oliveira (PR), Carlos disse que “nunca” brigou com o jovem empresário, mas que não é obrigado a votar nele, numa possível chapa em 2020, caso Victor continue com uma postura ríspida contra a sua pessoa.

“Eu nunca falei de Victor em momento nenhum. Eu só estranho é que aqui, na emissora [de rádio que Victor administra], só dizendo que eu sou ficha suja, que eu não posso ser [candidato]. Eu só não sou candidato se eu não quiser ser. Porque eu não tenho nenhum impedimento. Foi dito [na rádio] que eu não podia, que eu era ficha suja… Eu não tenho nada contra Victor, eu gosto dele como se fosse uma pessoa de casa, como um amigo e irmão. É tanto que na campanha minha casa foi o quartel general da campanha dele. Mas disse que, se ele [Victor] continuar com essa postura [de ataque a sua pessoa] eu digo e repito de novo – não voto nele de jeito nenhum”, disparou ‘Carlão’, abrindo o verbo:

“Eu não sou obrigado a votar nem em minha mãe. Eu voto em quem eu quiser. Sou livre e independente. Como com as minhas mãos. Não tenho nenhum emprego com Sebastião Oliveira. Tenho o partido que é o PSB, mas quero estar aliado. Se continuar com esse comportamento, de estar me agredindo, metendo a ripa em mim, cumpade (sic)? Eu não falo dele [Victor] em canto nenhum, me diga qual foi o lugar que eu falei dele? Eu não preciso dá satisfação porque eu como como minhas mãos. Sou aliado de Sebastião Oliveira, mas eu não sou subordinado a Sebastião Oliveira não”.

Carlos lembrou que os governistas liderados pelo prefeito Luciano Duque acabarão ganhando adesões da oposição se o clima de animosidade interna na oposição continuar, especialmente, se cada um ficar pensando “no próprio umbigo”.

“Eu nunca me digladiei não [com Victor]. Só que eu tenho um temperamento que eu não gosto jogar pedrinha, confetinhos… Quando eu tenho de dizer que digo. Quando eu estou insatisfeitos porque que vou ficar passando a mão na cabeça de Sebastião, de Victor… Vou não. Meu temperamento é esse e não mudo uma vírgula, tá bom? Primeiro, porque eu não sou subordinado a ninguém. Eu sou aliado, não sou subordinado não. Agora, se partir só olhando para o umbigo a gente não vai chegar em canto nenhum”, afirmou o ex-prefeito.

MPPE lança campanha para aumentar cobertura vacinal pelo SUS no estado

Uma campanha de mobilização para aumentar a vacinação em todas as faixas etárias está sendo lançada nesta segunda-feira (13/05) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “Vacina em dia” é o convite feito pelas peças publicitárias que serão veiculadas pelo site, redes sociais, TV, rádio e listas internas do MPPE ao longo de um mês. A […]

Uma campanha de mobilização para aumentar a vacinação em todas as faixas etárias está sendo lançada nesta segunda-feira (13/05) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “Vacina em dia” é o convite feito pelas peças publicitárias que serão veiculadas pelo site, redes sociais, TV, rádio e listas internas do MPPE ao longo de um mês.

A ideia é estimular a sociedade pernambucana a atender a convocação que vem sendo feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a prevenção de doenças.

“Pernambuco, assim como o país, melhorou a cobertura vacinal em 2023, mas está aquém do ideal esperado para uma imunização em massa contra doenças que matam ou deixam sequelas. Essa campanha é voltada para a sociedade e para todo o corpo funcional do Ministério Público”, explicou o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho. Plataforma do Ministério da Saúde aponta imunização de 60% a 90% na primeira infância. Ter 100% com a caderneta e dia em todos os territórios tem sido um desafio.

FISCALIZAÇÃO – A campanha vem se somar à Recomendação PGJ Nº1/2024, feita em 16 de abril último, para que as promotorias trabalhem em cada município observando se o gestor do SUS adota providências para ampla cobertura vacinal.

Dentre as ações a verificar estão estratégia de busca ativa de vacináveis, oferta fácil da vacina e em horários estendidos, capacitação de servidores, criação de dia D de mobilização e ações pela adesão à imunização das populações mais vulneráveis.

“O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é considerado referência, com a oferta, na rotina do SUS, de 20 tipos de vacina gratuitamente, que protegem desde os primeiros dias de vida até os outros ciclos.  É importante proteger as crianças, adolescentes, jovens, gestantes, adultos e idosos”, explica a promotora de Justiça Helena Capela, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde), lembrando a importância da vacinação contra doenças erradicadas, como a paralisia infantil, de outras que causam câncer, como a que protege contra HPV voltada a adolescentes, da gripe e mais recentemente contra a Covid-19 e a dengue.

Todas as faixas etárias estão contempladas na mobilização do MPPE: bebês, crianças em idade escolar, homens e mulheres adultas, além dos idosos. Os cartazes informam que “A saúde de toda a população precisa ser protegida. Uma das principais formas de exercer este cuidado é manter sua vacinação em dia”. Apontam que a “A vacina é um ato de proteção para você e para o coletivo” e convidam o público a levar sua caderneta de vacina ao posto de saúde mais próximo para atualizar as doses de proteção. “Este é um ato de cuidado e cidadania”, reforça a campanha.

PT anunciou ‘firmemente’ apoio a ajuste fiscal, diz líder do governo

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse nesta quarta-feira (6), após reunião de líderes da base aliada e ministros, que o PT anunciou “firmemente” apoio às medidas provisórias do ajuste fiscal. A reunião foi na residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer. Nesta terça (5), o líder do PMDB na Câmara, […]

210px-Jose_GuimaraesO líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse nesta quarta-feira (6), após reunião de líderes da base aliada e ministros, que o PT anunciou “firmemente” apoio às medidas provisórias do ajuste fiscal.

A reunião foi na residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer. Nesta terça (5), o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), havia dito que a bancada do partido retirava apoio às MPs enquanto o PT não manifestasse apoio irrestrito.

As medidas provisórias, a 664 e a 665, tornam mais rígidas regras para concessão de benefícios previdenciários. Ambas encontram resistência dentro do Congresso e nas centrais sindicais, mas são defendidas pelo Executivo, que calcula uma economia de R$ 18 bilhões caso sejam aprovadas.

“O PT anunciou firmemente o apoio a votação das duas medidas provisórias”, afirmou Guimarães ao deixar a reunião. “Os demais líderes falaram que essa posição do PT é central para a discussão e votação da matéria […] Eu acredito que estão criadas as condições políticas para votarmos a matéria, a 665, ainda hoje no plenário da Câmara”, concluiu o deputado.

Nesta terça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), inverteu a pauta da Câmara e adiou a votação da MP 665, que estava pronta para ser votada. No lugar, os deputados aprovaram a PEC da Bengala. Pelo texto, a idade para aposentadoria compulsória em tribunais superiores passa de 70 para 75 anos. Na prática, a medida vai privar a presidente Dilma Rousseff de indicar cinco ministros para o Supremo Tribunal Federal. (G1)

Bruno Marques discute projetos com o ministro Silvio Costa Filho 

O pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques se reuniu nesta sexta-feira (24), em Recife, na sede do Republicanos, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Ainda estiveram no diálogo o pré-candidato a deputado federal Carlos Costa, irmão do ministro, e o prefeito de Petrolândia e seu pai, Fabiano Marques (Republicanos). O encontro […]

O pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques se reuniu nesta sexta-feira (24), em Recife, na sede do Republicanos, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Ainda estiveram no diálogo o pré-candidato a deputado federal Carlos Costa, irmão do ministro, e o prefeito de Petrolândia e seu pai, Fabiano Marques (Republicanos).

O encontro discutiu o ambiente político e de conjuntural da pré-candidatura, com o apoio do Ministro.

Bruno busca consolidar sua candidatura e amplia diálogo para viabilizar seu projeto.

Cantor e compositor Henrique Brandão reúne nomes do forró em gravação audiovisual em Serra Talhada

O cantor e compositor Henrique Brandão grava, no dia 1º de setembro, um projeto audiovisual na Praça Dr. Sérgio Magalhães, em Serra Talhada. A apresentação começa às 20h e será aberta ao público. Intitulado “Henrique Brandão – O Poeta Forrozeiro na Capital do Xaxado”, o projeto será registrado durante a programação do Palco Cultural da […]

O cantor e compositor Henrique Brandão grava, no dia 1º de setembro, um projeto audiovisual na Praça Dr. Sérgio Magalhães, em Serra Talhada. A apresentação começa às 20h e será aberta ao público.

Intitulado “Henrique Brandão – O Poeta Forrozeiro na Capital do Xaxado”, o projeto será registrado durante a programação do Palco Cultural da Festa de Nossa Senhora da Penha, tradicional celebração realizada no município.

A gravação contará com participações de Assisão, Flávio Leandro, Fábio Carneirinho, Fulô de Mandacaru, Josildo Sá, Assum Preto, Juarez, Andrezza Formiga, Gabi Cysneiros, Monique D’ângelo e Padre Lucas Emmanuel.

O trabalho tem como proposta reunir forró e poesia popular, elementos presentes na produção artística de Henrique Brandão, aproveitando como cenário Serra Talhada, conhecida pela relação histórica com o xaxado e com a cultura sertaneja.

“Gravar em Serra Talhada, cercado de amigos que admiro e sob o manto da nossa Padroeira, é rima que se completa”, afirmou o cantor.

A Festa de Nossa Senhora da Penha chega à 236ª edição neste ano. A programação religiosa será realizada entre 29 de agosto e 8 de setembro, paralelamente às atividades culturais promovidas durante o período festivo.

Segundo a produção, o projeto audiovisual conta com apoio da Fundação Cultural de Serra Talhada, da Prefeitura Municipal e de apoiadores privados.

Serviço

Evento: Gravação de “Henrique Brandão – O Poeta Forrozeiro na Capital do Xaxado”
Data: 1º de setembro
Horário: 20h
Local: Praça Dr. Sérgio Magalhães, Serra Talhada
Acesso: gratuito

Da redação do Blog do Nill Júnior
Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr