Notícias

Emídio critica insistência de Totonho por pesquisa como critério único e diz que, conceitualmente, Sandrinho representa renovação

Por Nill Júnior

O petista Emídio Vasconcelos mostrou-se menos crítico à gestão José Patriota e até disse que, conceitualmente, a possível candidatura de Alessandro Palmeira tem mais simpatia de sua parte que a do ex-prefeito Totonho Valadares. Foi falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú 104,9 FM.

Emídio justificou sua crítica a Totonho. “Ele já manifestou que tem pretensão de candidatura e invoca o que mais lhe beneficia, que é o critério de pesquisa. Não que eu seja contra pesquisa, mas   se a gente estabelecer isso como único critério de escolha, você dificilmente permitirá o que deve também ser uma bandeira da Frente Popular, que é a renovação política, que é importante”.

Perguntado se concorda com a defesa da candidatura de Alessandro Palmeira, disse que “conceitualmente sim”. E argumentou: “Um dos motivos que rompi com a Frente Popular foi porque lá atrás quando ele (Totonho) foi disputar com Zé Ulisses já percebia que se não houvesse a renovação, você acaba indiretamente privilegiando uma única pessoa e isso não é bom pro processo democrático. A Frente Popular se rendeu à ótica eleitoral. A pesquisa beneficia o candidato que já disputou várias vezes e isso não permite renovação”.

Quanto à possibilidade de nova candidatura própria do PT, Vasconcelos disse que a possibilidade é real. “Tivemos há oito anos a candidatura do companheiro Jair, há quatro anos minha candidatura e não pode se descartar daqui a dois anos a disputa. Mas não podemos fechar as portas e entendemos que conforme a movimentação política poderemos considerar a possibilidade de alianças”.

Sobre a gestão Patriota, disse que o momento pessoal do gestor lhe obriga a uma espécie de trégua. “Eu tenho uma visão crítica à gestão e propositiva. Acho que a falta de concurso público, questão de salas multiseriadas, pagamento desde o início do piso, precarização do transporte escolar. No entanto estou evitando, não porque ele não tenha capacidade do debate. Tenho evitado por questão de relação humana, porque está com problema de saúde. Importante que foque na recuperação. Acho que não é momento para insistir no enfrentamento político com ele”, disse.

Outras Notícias

Em nota, Zeca volta a dizer que só fala de 2016 em 2016

O deputado federal eleito Zeca Cavalcanti (PTB) negou em nota ao blog que tenha declarado  apoio ao nome de Eduíno Brito (PHS). “Sobre eleições só falo em 2016”, voltou a dizer. Zeca admitiu ter  divergências políticas com a prefeita Madalena Brito, que disse ter ajudado a eleger, mas afirmou ter interesse em “construir caminhos e alternativas que […]

zecccc

O deputado federal eleito Zeca Cavalcanti (PTB) negou em nota ao blog que tenha declarado  apoio ao nome de Eduíno Brito (PHS). “Sobre eleições só falo em 2016”, voltou a dizer.

Zeca admitiu ter  divergências políticas com a prefeita Madalena Brito, que disse ter ajudado a eleger, mas afirmou ter interesse em “construir caminhos e alternativas que garantam o desenvolvimento e o progresso de Arcoverde e região”.

“Quanto a definição de nomes que vamos ou não apoiar nas eleições de 2016, só vamos debater o tema na data certa, em 2016, reunindo nosso grupo político que, entre outros, conta com o deputado estadual Júlio Cavalcanti, o vereador Luciano Pacheco, o vereador Paulinho, além de lideranças comunitárias, suplentes e amigos”, afirmou.

À Cultura FM, Miguel promete maternidade para Serra Talhada

Das oito maternidades propostas para os próximos quatro anos por Miguel Coelho, uma delas será em Serra Talhada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo candidato ao governo do estado no programa Sertão Notícias,  da Cultura FM. No total, oito maternidades, cinco hospitais e 12 centros de diagnósticos fazem parte do Plano de Governo […]

Das oito maternidades propostas para os próximos quatro anos por Miguel Coelho, uma delas será em Serra Talhada.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo candidato ao governo do estado no programa Sertão Notícias,  da Cultura FM.

No total, oito maternidades, cinco hospitais e 12 centros de diagnósticos fazem parte do Plano de Governo de Miguel para descentralizar e interiorizar os serviços de saúde, evitando a transferência de pacientes e gestantes para outras cidades. Além disso, Miguel pretende concluir as obras do hospital de Serra Talhada.

“O Hospital Regional de Serra Talhada foi prometido para 2020 e até agora não foi concluído. Essa é uma obra prioritária, que a gente tem que concluir e ampliar, para atender não só o Sertão do Pajeú, mas todas as cidades próximas. Também temos o compromisso de construir em Serra Talhada uma maternidade de médio e alto risco para atender mães e crianças com acolhimento humanizado”, explicou Miguel a Tony Alencar e Caren Diniz.

O candidato também falou sobre a falta de água que atinge diversas regiões do estado e firmou o compromisso de implementar um programa de cisternas para as áreas não atendidas pela Compesa de forma imediata. Segundo Miguel, 30 mil cisternas serão instaladas por ano.

“O maior culpado pela falta d’água e a sede do povo de Pernambuco chama-se Compesa, chama-se PSB, que já se arrasta há 16 anos e não conseguiu resolver esseproblema. Vamos fazer a concessão da Compesa, e o nosso compromisso é acabar com o racionamento e o rodízio nos próximos quatro anos”, afirmou.

“Onde a Compesa não puder chegar de forma imediata, vamos retomar o programa de carro-pipa e implementar um programa de cisternas. Vamos instalar 30 mil cisternas por ano e acabar com o déficit no estado, muito concentrado no Sertão e no Agreste.”

Duque lidera cenário espontâneo para Estadual em Serra Talhada, diz pesquisa

Cenário espontâneo é diferente de cenário estimulado, que potencializa intenções O ex-prefeito e candidato a estadual Luciano duque (SD) lidera as intenções de voto para Estadual em Serra Talhada. É o que indica o Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o Portal Farol de Notícias. O Imape perguntou: Se a eleição […]

Cenário espontâneo é diferente de cenário estimulado, que potencializa intenções

O ex-prefeito e candidato a estadual Luciano duque (SD) lidera as intenções de voto para Estadual em Serra Talhada. É o que indica o Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o Portal Farol de Notícias.

O Imape perguntou: Se a eleição para Deputado Estadual fosse hoje, em quem o senhor (a) gostaria de votar? Do total de entrevistados, 70,6% disseram que ainda não sabem ou não opinaram. Já 18,9% disseram que irão votar em Luciano Duque; brancos/nulos são 3%; Fabrízio Ferraz e Rodrigo Novaes aparecem empatados com 1,7%; outros candidatos 1%.

A pesquisa é espontânea, ou seja, o entrevistado não recebe as opções de candidatos. Geralmente o cenário estimulado potencializa as intenções de voto. Nele, é possível que tanto Luciano quanto os demais citados tenham citação bem maior. Esse cenário muitas vezes não é colocado para os eleitores em virtude do grade número de postulantes.

Como o cenário espontâneo registra o primeiro nome que surge à cabeça do eleitor, sem o estímulo da oferta de candidatos na cartela de pesquisa, Sebastião Oliveira apareceu com 0,6% (Sebastião concorre à vice na chapa para governador ao lado de Marília Arraes). São lembrados ainda pelo eleitorado William Brigido, Joel da Harpa, Dr. Waldir Tenório, Kaio Maniçoba e Jhonata Caio com 0,4%.

Imape realizou a pesquisa entre 30 de agosto a 01 de setembro de 2022 com universo de 471 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95% com margem de erro de 4,0% para mais ou para menos. Ao longo do dia o Farol irá publicar os demais cenários a federal, senador e governador, além do ranking de veículos de mídia (sites, rádios e TVs) mais lembrados pela população da capital do xaxado na pesquisa. Veja aqui o Farol de Notícias.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-01385/2022 com amostras aos cenários espontâneos em Serra Talhada para deputado estadual, deputado federal, senador e governador de Pernambuco.

 

Prefeito de Serra Talhada vira padre em puxada junina

Teve início ontem (21), e vai até o próximo dia 30, a programação oficial do São João das Tradições, organizado pela Prefeitura de Serra Talhada. A ‘Puxada Matuta’, abriu os festejos. O prefeito Luciano Duque, ao lado da primeira dama, Karina, participou e homenageou o saudoso Padre Jesus Garcia, que foi pároco por muitos anos […]

Júnior Finfa

Teve início ontem (21), e vai até o próximo dia 30, a programação oficial do São João das Tradições, organizado pela Prefeitura de Serra Talhada.

A ‘Puxada Matuta’, abriu os festejos. O prefeito Luciano Duque, ao lado da primeira dama, Karina, participou e homenageou o saudoso Padre Jesus Garcia, que foi pároco por muitos anos da cidade.

A puxada arrastou secretários, vereadores, diretores e assessores do governo, além de populares, até a Concha Acústica. Detalhe: nas costas do “Padre Luciano”, um clássico petista: “Lula Livre”.

Webnário relança cartilha Caatinga Guardiã das Águas e pretende atingir 10 mil no Pajeú

A transmissão acontece no canal do Youtube do Centro Sabiá, nas páginas do Facebook do Centro Sabiá e da Rádio Pajeú, além da própria emissora. Hoje acontece o lançamento virtual da 2ª edição da cartilha Caatinga Guardiã das Águas, com o Webnário Água e Caatinga – Por uma pedagogia ecológica frente a degradação ambiental no […]

A transmissão acontece no canal do Youtube do Centro Sabiá, nas páginas do Facebook do Centro Sabiá e da Rádio Pajeú, além da própria emissora.

Hoje acontece o lançamento virtual da 2ª edição da cartilha Caatinga Guardiã das Águas, com o Webnário Água e Caatinga – Por uma pedagogia ecológica frente a degradação ambiental no Pajeú e as Mudanças Climáticas.

A transmissão acontece no canal do Youtube do Centro Sabiá, nas páginas do Facebook do Centro Sabiá e da Rádio Pajeú. O Webnário é voltado a gestores e gestoras de educação, professores e professoras das redes municipal e estadual da região do Pajeú, e toda sociedade.

Serão distribuídas gratuitamente 10 mil exemplares da cartilha com professoras, professores, sindicatos, paróquias e estudantes da UFRPE. O objetivo é chegar a 4 mil professores e professoras da rede municipal de educação de 20 municípios da Bacia do Rio Pajeú e 1.800 docentes de 42 escolas da rede estadual da região.

A cartilha é uma iniciativa do Grupo Fé e Política da Diocese de Afogados da Ingazeira, em parceria com a UAST/UFRPE, o Centro Sabiá e a ASA Pernambuco, que tem como finalidade contribuir para uma prática pedagógica que sensibilize crianças, adolescentes e jovens dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, sobre os cuidados e a importância da preservação da Caatinga, para a garantia das nossas fontes de água, da biodiversidade, no combate à desertificação e equilíbrio ambiental.

Preservar a Caatinga e as fontes de água no Pajeú é uma condição fundamental para combater a pobreza, as desigualdades e os efeitos que as mudanças climáticas causam à nossa população.

Haverá participação de Maria Cristina Aureliano (Coordenação Centro Sabiá), Dom Egídio Bisol (Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira), Rivaneide Almeida (Engenheira Agrônoma e Técnica de Campo do Sabiá), Genival Barros (Engenheiro Agronômo e Professor da UFRPE/UAST), Elaine França (Educadora de São José do Egito), Padre Luizinho (Coordenador das Pastorais da Diocese e Pároco do São Francisco),  e Alexandre Pires (Biólogo, Integrante da Coordenação Executivo da ASA e Coordenador Geral do Centro Sabiá).