Em Serra, candidato que trocou de palanque culpa PR por decisão
Por Nill Júnior
O candidato a vereador de Serra Talhada, Ginclécio Oliveira, o Gin Oliveira, do PROS, chamou a atenção na campanha de Serra Talhada ao deixar o palanque de Victor Oliveira e migrar para o bloco governista, de Luciano Duque. Assim como fizeram outros que na pré campanha haviam migrado, Gin culpou a condução do PR, grupo liderado por Sebastião Oliveira, por sua decisão.
“Devido à proximidade e aos trabalhos que já havíamos feito junto decidi caminhar com o grupo liderado por Sebastião Oliveira, com quem firmei alguns acordos para um projeto político bem-sucedido”, afirmou.
E segue na nota: “como sou marinheiro de primeira viagem, sob orientação dele, optei por começar minha pré-campanha muito cedo, a fim de ampliar o leque de possibilidades para atingir o principal objetivo. Em função desse início tão cedo, as demandas também começaram mais cedo”.
“Porém, infelizmente, o apoio prometido não veio na mesma proporção mas eu não poderia desistir pois, com a graça de Deus, muitas pessoas resolveram acompanhar o nosso projeto, e com isso a campanha vem tomando corpo dia após dia”, afirmou.
O candidato acrescentou que além da falta de apoio para atender as demandas naturais do processo, o grupo liderado pelo PR, “criou deliberadamente um clima de animosidade” com ele e com outras pessoas que já se afastaram da caminhada com o PR.
“Com frequência venho sendo tratado com desrespeito pelos membros principais da coordenação do PR, onde chacotas e fuxicos têm se confundido com uma coerência política que nos levaria ao êxito em outubro próximo”, disse.
“Esse tratamento desrespeitoso para comigo, também tem sido percebido por outras pessoas, dentre as quais meus amigos e familiares, os quais me exigiram uma tomada de decisão que ensejasse uma postura mais firme e que eu não preciso passar por essas humilhações, até porque fica evidente o tratamento privilegiado que vem sendo dado a alguns candidatos, em detrimento a outros que fazem parte do mesmo grupo. Fica claro, portanto, que há grandes privilégios para os candidatos apenas do PR”, criticou.
O quinto ano seguido de chuvas abaixo da média deixou ainda mais críticos os níveis dos reservatórios de água no Nordeste. Hoje, 3,7 milhões de pessoas na região necessitam de abastecimento por meio de carros-pipa cedidos pelo governo federal e do Estado. Segundo o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, da ANA (Agência Nacional […]
O quinto ano seguido de chuvas abaixo da média deixou ainda mais críticos os níveis dos reservatórios de água no Nordeste. Hoje, 3,7 milhões de pessoas na região necessitam de abastecimento por meio de carros-pipa cedidos pelo governo federal e do Estado.
Segundo o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, da ANA (Agência Nacional das Águas), cinco Estados enfrentam regiões com quadro de “seca excepcional”, ou seja, em maior nível em uma escala que vai de zero a quatro: Pernambuco,Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
“Essa seca se iniciou em 2012 e tivemos uma sucessão de anos com chuvas abaixo da média, de pouca recarga em todos reservatórios. É uma situação grave”, diz o meteorologista da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), Raul Fritz.
O Estado com maior área de seca excepcional é Pernambuco, onde 38 dos 79 reservatórios entraram em colapso. “Pernambuco apresenta condições de seca em todas as regiões do Estado. No agreste e no sertão, a seca varia de grave (S3) a excepcional (S4), com impacto de curto e longo prazo”, aponta o Monitor de Secas.
A situação é tão grave que em Caruaru, onde há grande crise hídrica, a Rádio Liberdade está com uma promoção atípica. A emissora, que costuma sortear cestas básicas, prêmios em dinheiro e brindes na programação, está no ar com uma promoção que sorteia toda semana um pipa de água. E tem sido um sucesso.
Diariamente na programação da rádio, ouvintes contemplados com a água agradecem e valorizam a promoção. A cidade vive intenso racionamento, além de ter previsão de seca para o próximo ano e a limitada capacidade da Barragem do Prata, a única a fornecer o líquido a Caruaru, após o virtual colapso do reservatório de Jucazinho. “Estou extremamente satisfeito com o resultado”, disse o Diretor do Sistema Liberdade em recente reunião da Asserpe, Ivan Feitosa.
Segue foragido o motorista do padre Airton Freire, Jailson Leonardo. Jailson está foragido desde que sua prisão foi decretada. Ele era muito próximo do padre Airton Freire e participou de estupros alvos de inquéritos da Polícia Civil. Assim como Landelino Rodrigues, sua prisão, quando confirmada, promete dar mais elementos à investigação. Recentemente, foi divulgado que […]
Segue foragido o motorista do padre Airton Freire, Jailson Leonardo.
Jailson está foragido desde que sua prisão foi decretada. Ele era muito próximo do padre Airton Freire e participou de estupros alvos de inquéritos da Polícia Civil.
Assim como Landelino Rodrigues, sua prisão, quando confirmada, promete dar mais elementos à investigação. Recentemente, foi divulgado que no passado, Jailson chegou a ser pastor de uma igreja evangélica em Afogados da Ingazeira.
O pré-candidato a prefeito de Tabira, Flávio Marques (PT), conta com a força eleitoral dos cinco vereadores governistas: Aristóteles Monteiro (PT), Aldo Santana (PSB), Djalma das Almofadas (PT), Kleber Paulino (PSB) e Marcílio Pires (PSB). Com exceção de Aristóteles Monteiro que apoiará Socorro Véras (PT) e Aldo Santana (PSB) que disputa a vice, os demais […]
O pré-candidato a prefeito de Tabira, Flávio Marques (PT), conta com a força eleitoral dos cinco vereadores governistas: Aristóteles Monteiro (PT), Aldo Santana (PSB), Djalma das Almofadas (PT), Kleber Paulino (PSB) e Marcílio Pires (PSB).
Com exceção de Aristóteles Monteiro que apoiará Socorro Véras (PT) e Aldo Santana (PSB) que disputa a vice, os demais serão candidatos a reeleição.
Além dos parlamentares, o nome de Flávio Marques já reúne o apoio do prefeito Sebastião Dias, do Senador Humberto Costa, dos Deputados Federais Carlos Veras, Ricardo Teobaldo e André de Paula, dos Deputados Estaduais Antônio Moraes, Tereza Leitão e Doriel Barros, do ex-vice-prefeito Aristides Santos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), da Rede Sustentabilidade (REDE), do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A informação é de Anchieta Santos ao blog.
Na manhã de ontem (27/01), o prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, vistoriou a pavimentação da Rua Esperidião de Siqueira, no distrito de São Vicente. Segundo o chefe do Executivo itapetinense, a pavimentação influenciará diretamente na qualidade de vida dos moradores, que também serão beneficiados com calçadas acessíveis, iluminação e uma nova rede de esgoto. “Ficamos felizes […]
Na manhã de ontem (27/01), o prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, vistoriou a pavimentação da Rua Esperidião de Siqueira, no distrito de São Vicente.
Segundo o chefe do Executivo itapetinense, a pavimentação influenciará diretamente na qualidade de vida dos moradores, que também serão beneficiados com calçadas acessíveis, iluminação e uma nova rede de esgoto. “Ficamos felizes em atender mais uma reivindicação do povo de São Vicente”, frisou.
Os moradores do distrito também foram beneficiados recentemente com a pavimentação da Rua Walfredo Siqueira, que foi entregue no dia 29 de dezembro de 2015, data em que Itapetim comemorou 62 anos de Emancipação Política.
Em três anos, a Administração Municipal já pavimentou mais de 30 ruas em todo o município.
Uma nova etapa do Programa Útero é Vida foi lançada pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (29), em evento no Palácio do Campo das Princesas. Para erradicar o câncer do colo do útero no Estado, por ano, a iniciativa pretende rastrear cerca de 375 mil pessoas com útero em Pernambuco. Ao lado da vice-governadora Priscila […]
Uma nova etapa do Programa Útero é Vida foi lançada pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (29), em evento no Palácio do Campo das Princesas. Para erradicar o câncer do colo do útero no Estado, por ano, a iniciativa pretende rastrear cerca de 375 mil pessoas com útero em Pernambuco. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a governadora divulgou o programa destacando a importância da ampliação da vacinação contra o HPV e do contato do poder público com mulheres que não acessam o sistema de saúde para detectar precocemente a doença.
“Estamos construindo uma grande aliança entre o Governo do Estado, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), governo federal e municípios para que vidas não sejam perdidas, para que todas as mulheres possam ter acesso à prevenção do câncer do colo do útero. Vamos fazer um grande esforço para buscar as mulheres que não conseguem chegar nas unidades de saúde, garantindo diagnóstico precoce e prevenção através da vacina do HPV”, cravou a governadora Raquel Lyra.
O Programa Útero é Vida tem como objetivo reorganizar a Rede de Atenção à Saúde em Pernambuco para implementar um rastreio organizado do câncer do colo do útero. Isso começa com a convocação de pessoas com útero no Estado para realizar o Teste de HPV, sobretudo aquele realizado por Reação de Polimerização em Cadeia (PCR), semelhante ao que detecta a covid-19, ampliando assim a efetividade do rastreio organizado e melhorando a prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer. Só no ano passado, 399 mulheres faleceram em decorrência da doença no Estado.
“Temos a obrigação de mudar esse histórico em Pernambuco, oportunizando as mulheres nos exames, propondo a auto coleta e fazendo a busca dessas pessoas em suas casas”, ressaltou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Para conduzir esse rastreio e todo o acompanhamento das mulheres desde a atenção primária até a atenção terciária, o Programa Útero é Vida disponibilizará uma ferramenta de saúde digital desenvolvida pela coordenação em Saúde Digital da Fiocruz Ceará. O dispositivo, chamado JORDANA, propõe, com base no monitoramento qualificado das informações provenientes dos sistemas de informações em saúde do Estado, fazer a convocatória das pessoas com útero por meio de mensagens de áudio e texto enviadas diretamente para o celular cadastrado no E-SUS, sistema de informação utilizado pelas equipes de saúde da família no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
“Vamos estar juntos para buscar a erradicação do câncer do colo do útero, que ainda aflige tanto a nossa população. O maquinário que será utilizado para fazer os exames é o mesmo da covid. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) vai usar essa mesma estrutura”, disse o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho.
Segundo a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, as ações que serão implementadas em Pernambuco dentro do Programa Útero é Vida poderão, no futuro, chegar a outros estados e até mesmo outros países. “O movimento do Governo do Estado de fazer essa intervenção – que requer acordo político, experiência técnica e decisão – é muito importante, sobretudo porque o público-alvo do programa é uma população normalmente invisível, mulheres que não estão nos serviços de saúde. Para nós, como OPAS, que também temos o olhar para a região das Américas, o projeto é fundamental para que essa iniciativa seja ampliada para todo o Brasil e para outros países que estão em situação ainda pior do que a pernambucana”, detalhou.
Acompanharam o lançamento da nova fase do programa Fernando Maia, coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer; Mozart Sales, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Wagner Magal, prefeito em exercício de Amaraji; Fátima Borba, prefeita de Cortês; Artur Belarmino, presidente do Cosems/PE; Tereza Campos, superintendente geral no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP); Odorico Monteiro, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz; Letícia Katz, coordenadora do Programa Útero é Vida; além dos secretários estaduais Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamede (Casa Militar), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Alessandro Carvalho (Defesa Social).
Você precisa fazer login para comentar.