Notícias

Em reunião em Brasília, Paulo cobra retomada das obras da Transnordestina

Por Nill Júnior

O governador Paulo Câmara analisou como positiva a discussão, realizada nesta quarta-feira (08), no Palácio do Planalto, em Brasília, sobre a possibilidade de destravamento  da Ferrovia Transnordestina.

Durante a reunião, Paulo, os ministros Eliseu Padinha (Casa Civil) e Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação),  os governadores Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará), além do parceiro privado da intervenção avaliaram medidas que podem ser implementadas para desfazer os obstáculos para o prosseguimento das obras da via férrea.

“Eu acho que demos um passo importante, a partir do momento em que todas as partes sentaram à mesa para iniciar um processo de busca de alternativas, de destravamento dos gargalos com uma obra que é fundamental, estruturante para três Estados do Nordeste e que servirá também para toda a região”, destacou Câmara.

Na reunião, os participantes acertaram que uma das primeiras ações do grupo será procurar o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir o cumprimento de todas as etapas necessárias para a retomada da obras.

Paulo explicou que já há uma garantia de R$ 300 milhões, por parte do FINOR (Fundo de Investimentos do Nordeste), e mais R$ 130 milhões, do OGU (Orçamento Geral da União) para a conclusão da Ferrovia Transnordestina. “E há, ao mesmo tempo, um acordo entre o parceiro privado e o Governo Federal para que, em todo o andamento da obra, seja disponibilizado 50% de parte de cada item deste. Então, isso dá uma engenharia necessária para a finalização da obra”, detalhou.

“Uma obra que liga Eliseu Martins (no Piauí) até o Porto de Suape, passando por Trindade, Salgueiro, pelo Sertão e Agreste pernambucano. São mais de 1,2 mil quilômetros, então isso mostra claramente que precisa-se de uma ênfase, precisa-se de uma resolutividade. Ela é uma obra, hoje, parada, que já tem um avanço físico de mais de 50% e que agora precisa ser concluída”, destacou o governador de Pernambuco.

Outras Notícias

Carlos Veras candidato ao Senado?

No encontro que teve com o ex-presidente Lula, no último fim de semana, em São Paulo, o prefeito do Recife, João Campos, afastou qualquer possibilidade de subir no palanque do petista na corrida presidencial caso ele resolva bancar a candidatura de Marília Arraes para o Senado. Lula ouviu atentamente. As orelhas da deputada, que João […]

No encontro que teve com o ex-presidente Lula, no último fim de semana, em São Paulo, o prefeito do Recife, João Campos, afastou qualquer possibilidade de subir no palanque do petista na corrida presidencial caso ele resolva bancar a candidatura de Marília Arraes para o Senado.

Lula ouviu atentamente. As orelhas da deputada, que João derrotou na eleição passada, devem estar ardendo na fogueira.

Diante disso, o que se diz é que o candidato ao Senado do PT na montagem da chapa com Geraldo Júlio pode ser o deputado Carlos Veras, ligado ao grupo do senador Humberto Costa. A informação é da Coluna do Magno Martins.

Em Custódia, prefeito anuncia Projeto de Lei do 14º salário para servidores

O prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), juntamente com a vice-prefeita Luciara Frasão, entregou ontem (08), ao Presidente da Câmara de Vereadores, Nidinho de Biu e aos vereadores da base o Projeto de Lei do 14º salário para todos os funcionários da prefeitura municipal. A medida, noticiada na Coluna do Finfa, é inédita […]

O prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), juntamente com a vice-prefeita Luciara Frasão, entregou ontem (08), ao Presidente da Câmara de Vereadores, Nidinho de Biu e aos vereadores da base o Projeto de Lei do 14º salário para todos os funcionários da prefeitura municipal.

A medida, noticiada na Coluna do Finfa, é inédita em Custódia e na região não é muito comum. Em Custódia, de fato, gestões anteriores foram questionadas pelo atraso no pagamento do abano e até dos salários mensais.

“Nenhum governo anterior, pagou 13º à todos os funcionários, já fizemos história em ser o primeiro governo a conseguir pagar o 13º para todos. Agora, marcaremos mais essa marca de ser o primeiro a pagar o 14º”,pontuou o prefeito Manuca.

Autoridades lamentam falecimento de Flávio Jucá

Lideranças políticas de Pernambuco e da Paraíba e outras autoridades, vem usando as suas redes sociais para lamentar a morte do vereador egipciense, Flávio Jucá, 57 anos, neste domingo, vitima de um infarto fulminante. Leia abaixo algumas das mensagens: Hoje perdi o meu primo, Vereador Flávio Jucá. Flávio escolheu a política e a política o […]

Lideranças políticas de Pernambuco e da Paraíba e outras autoridades, vem usando as suas redes sociais para lamentar a morte do vereador egipciense, Flávio Jucá, 57 anos, neste domingo, vitima de um infarto fulminante. Leia abaixo algumas das mensagens:

Hoje perdi o meu primo, Vereador Flávio Jucá. Flávio escolheu a política e a política o escolheu. Essa dupla escolha propiciou que ele pudesse desenvolver o que ele tinha de melhor, fazer o bem. Pude trabalhar com Flávio por mais de 15 anos, ele com seu jeito manso me conquistou, tornando-se um irmão e escudeiro. Vai com Deus, primo. O seu legado será defendido por nós que ficamos.

Paulo Jucá – suplente de deputado estadual

“Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade. Foi um privilégio conhecer e aprender muito com você, que Deus te receba de braços abertos meu amigo e conforte a dor da sua família. 

Para toda a sua família, eu deixo os meus sinceros sentimentos ao vereador, colega de trabalho e amigo de todas as horas”.

Augusto Valadares – Prefeito de Ouro Velho-PB

Deus te receba no reino dos céus meu amigo Flávio Jucá! Com muita tristeza expresso meus sentimentos de pêsames a todos os familiares e amigos! Uma perca irreparável, de uma pessoa de coração grande e de bondade. Nossa cidade hoje se cobre de luto por um amigo de todos egipcienses.

Patrícia de Bacana – Vereadora 

Uma perda enorme. Meus sentimentos aos familiares e amigos!

Tadeu Alencar – deputado federal

Lamento muito, essa partida de Flávio. Homem íntegro, deixou um legado de benfeitorias ao povo de São José do Egito e região.

Adelmo Moura – prefeito de Itapetim

Com muita tristeza expresso meus sentimentos de pêsames a todos os familiares e amigos.

Zeinha Torres – prefeito de Iguaracy

Uma perca irreparável, de uma pessoa de coração grande e de bondade. A cidade hoje se cobre de luto por um amigo de todos egipcienses.

Arlã Markson – presidente da Câmara de Tuparetama

Lamento muito, essa partida de Flávio. Homem íntegro, deixou um legado de benfeitorias ao povo egipciense. Todos nós sentiremos falta desse político que atuava pelo bem comum.

Gilson Bento – prefeito de Brejinho

Deus te receba no reino dos céus meu amigo Flávio Jucá! Com muita tristeza expresso meus sentimentos de pêsames a todos os familiares e amigos.

Anchieta Patriota – prefeito de Carnaíba

Íntegro no parlamento e na vida, uma perca irreparável, de uma pessoa de coração grande e de bondade.

Luciano Torres – prefeito de Ingazeira

Em nome de todos os vereadores e funcionários lamenta a morte do vereador por 4 mandatos e ex-presidente da Câmara, nesse momento de dor a Câmara de se solidariza com amigos e familiares e expressa sinceras condolências pela perda irreparável.

João de Maria – presidente da Câmara de São José do Egito

A União de Vereadores de Pernambuco, através do seu presidente Léo do Ar, em nome dos diretores (as) e associados (as) manifesta votos de pesar aos familiares e amigos pela partida do vereador Flávio Jucá. Um grande representante da cidade de São José do Egito, Flávio foi vereador por 4 mandatos.

União dos Vereadores de Pernambuco (UVP)

Afogados da Ingazeira sediou encontro da UNDIME

Afogados da Ingazeira sediou nesta segunda (25) o encontro de formação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, secção Pernambuco. O encontro ocorreu no auditório do Hotel Brotas e  reuniu dirigentes das Gerencias Regionais de Educação do Alto Pajeu e Moxotó/Ipanema, além de Secretários e Secretárias de Educação das cidades das áreas de abrangência […]

Afogados da Ingazeira sediou nesta segunda (25) o encontro de formação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, secção Pernambuco.

O encontro ocorreu no auditório do Hotel Brotas e  reuniu dirigentes das Gerencias Regionais de Educação do Alto Pajeu e Moxotó/Ipanema, além de Secretários e Secretárias de Educação das cidades das áreas de abrangência das duas regionais. 

O encontro, promovido pela UNDIME, contou com o apoio da Prefeitura de Afogados e demais Prefeituras da região. A missão da UNDIME é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação na construção e defesa de uma educação pública, sob a responsabilidade dos municípios, com qualidade social. 

“Os nossos desafios são muitos parecidos, independente da região ou Estado que a gente esteja. A UNDIME tem mais de 30 anos, é uma instituição que nasceu e se consolidou em Pernambuco, e hoje ela representa os cinco mil municípios do país quando o debate é educação. Contamos com representantes em organizações, conselhos de educação e no MEC”, destacou o professor, Dirigente Municipal de Educação de Limoeiro e vice-presidente da UNDIME Pernambuco, Fernando Melo.

Durante a formação, o público presente pôde participar de palestras com a Doutora em Psicologia Congnitiva pela UFPE, Tícia Ferro, com o tema “intersetorialidade, educação-saúde-assistência social no fortalecimento da eduação inclusiva: diálogos possíveis no âmbito dos municípios”. A segunda palestra foi ministrada pelo professor Fernando Melo com o tema “FUNDEB, suas condicionalidades e atualizações”.

Também foram apresentadas experiências sobre a Educação Inclusiva nas redes municipais de ensino, dentre elas a experiência coordenada em Afogados pela Secretaria Municipal de Educação.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, participou da abertura do encontro. “Fico feliz em poder receber em Afogados um encontro desse nível.  Temos plena consciência de que a educação é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, menos desigual. Os desafios da nossa educação são imensos e precisamos assegurar uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade para todos e todas,” destacou o Prefeito Sandrinho. 

O encontro contou com a participação do gestor da GRE Sertão do Alto Pajeú, Israel Alves da Silveira, da Gestora Regional do Sertão do Moxotó-Ipanema, Lúvia Bezerra Silva, da secretária municipal de educação de Afogados, Wivianne Fonseca, além de Secretários  de educação das cidades das áreas de abrangência das duas Gerências Regionais participantes.

Termo de Cooperação Técnica é firmado para regularização dos imóveis rurais de Bodocó

Em continuidade as ações de Regularização Fundiária no Sertão do Araripe, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), junto com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a prefeitura de Bodocó, firmou Termo de Cooperação Técnica, nesta segunda-feira (21).  O objetivo do acordo é o desenvolvimento de ações conjuntas entre as esferas […]

Em continuidade as ações de Regularização Fundiária no Sertão do Araripe, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), junto com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a prefeitura de Bodocó, firmou Termo de Cooperação Técnica, nesta segunda-feira (21). 

O objetivo do acordo é o desenvolvimento de ações conjuntas entre as esferas Estadual e Municipal que visem garantir a realização das atividades do Programa Propriedade Legal no município de Bodocó.

O acordo assinado pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, junto com o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, e o prefeito de Bodocó, Doutor Otávio, viabilizará o apoio e disponibilização dos meios necessários para avançar o trabalho de georreferenciamento dos imóveis rurais e cadastro das famílias agricultoras que vivem nas áreas rurais do município.

Os trabalhos fazem parte do Propriedade Legal, programa do Governo de Pernambuco que, através do Iterpe, visa promover a regularização de imóveis rurais, beneficiando as famílias com a titulação definitiva da terra já registrado em cartório.

“Essa parceria é fruto de uma demanda da prefeitura de Bodocó, e que está sendo atendida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário junto com o Iterpe, para promovermos conjuntamente os trabalhos voltados à segurança jurídica e social das famílias rurais do município”, explicou Henrique Queiroz.