Notícias

Em reunião com prefeito, COMPESA promete ampliar rede de abastecimento do Riacho do Gado

Por Nill Júnior

A equipe de engenharia técnica da Compesa esteve visitando o Bairro Riacho do Gado, a pedido do prefeito Sebastião Dias e do secretário de Obras, Cláudio Alves, com o objetivo de encontrar soluções para a falta de água que ainda sofrem famílias do Bairro Riacho do Gado em determinados setores.

Foi feito um estudo e o projeto já foi concluído e depois de executado irá beneficiar não somente o bairro, mas até mesmo a cidade, uma vez que a retirada de água será feita do reservatório que foi construído na localidade e não mais da Adutora. Com essa manobra evita-se que o abastecimento da cidade sofra algum prejuízo quando o Riacho do Gado está sendo abastecido, que é o que acontece atualmente.

Ao todo serão 4 quilômetros de rede que colocarão um fim definitivo à precariedade do abastecimento. Segundo explicou a coordenadora técnica de engenharia, Mirela Tavares, a obra vai exigir um pouco de paciência dos moradores por conta da grande quantidade de tubulação que será implantada ou substituída em alguns casos.

“Nós teremos uma melhora grande da rede tronco, iremos implantar praticamente 400 metros de tubulação de 150 milímetros e isso vai reduzir demais a perda de carga”, explicou Mirela. Ela também disse que esse serviço fará com o atendimento, através do reservatório, chegue em lugares que hoje a Compesa tem dificuldades atender e ao mesmo tempo irão ter um controle maior da vazão que chega em Tabira.

O prefeito Sebastião Dias comemorou o resultado positivo de mais uma parceria entre o Governo Municipal e a Compesa e disse que está muito feliz porque está dessa forma podendo levar mais um benefício para o Bairro Riacho do Gado e sua população. O material que será empregado no serviço já está comprado e se encontra em Afogados da Ingazeira. A Prefeitura de Tabira entrará com a parte das máquinas para proceder as escavações.

Além do prefeito e do secretário de Obras, estiveram presentes ao encontro o vereador Aristóteles Monteiro, o coordenador Regional da Compesa, Washington Jordão, a coordenadora técnica de engenharia, Mirela Tavares e a coordenadora comercial, Gisela Ramos.

Outras Notícias

Mulher morre em acidente de moto na PE-275

Um grave acidente registrado na tarde desse sábado (09), na PE-275, entre São José do Egito, Ambó e Brejinho, deixou uma mulher morta e outro ferido. Foi na altura do Bar do Val, conhecido como Bar do Peixe. A mulher, identificada como Neide Silva ou Neide de Célia da Lagoinha, 32 anos,  estava na garupa […]

Um grave acidente registrado na tarde desse sábado (09), na PE-275, entre São José do Egito, Ambó e Brejinho, deixou uma mulher morta e outro ferido.

Foi na altura do Bar do Val, conhecido como Bar do Peixe.

A mulher, identificada como Neide Silva ou Neide de Célia da Lagoinha, 32 anos,  estava na garupa da moto.

Segundo relatos ao blogueiro Marcelo Patriota,  um homem conduzia a motocicleta Honda 125cc quando um dos pneus estourou.

Ele perdeu o controle. Neide morreu a caminho do hospital. Ela deixa dois filhos de oito meses e oito anos.

O condutor da motocicleta, cujo nome não foi informado,  foi transferido para o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira.

 O corpo de Neide está sendo velado na casa da família em Lagoinha.  O sepultamento será neste domingo  (10).

Secretário Flávio Marques rebate vereadores

O Secretário de Administração Flávio Marques disse ontem, que esteve na Câmara em sessão antes do Carnaval e explicou a paralisação do Projeto do Curral do Gado solicitado pela Secretaria Estadual de Agricultura. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Flávio disse que o engenheiro Jonas Melo foi contratado para confeccionar o projeto e […]

flavio_marquesO Secretário de Administração Flávio Marques disse ontem, que esteve na Câmara em sessão antes do Carnaval e explicou a paralisação do Projeto do Curral do Gado solicitado pela Secretaria Estadual de Agricultura.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Flávio disse que o engenheiro Jonas Melo foi contratado para confeccionar o projeto e ao atingir 95% informou que por problemas de saúde do seu desenhista não teve condições de concluir.

Um novo engenheiro, Alex Sey de Campina Grande foi contratado e começou o Projeto do zero. O Secretário disse não entender o barulho de alguns parlamentares depois de tudo explicado.

E sobre o Abatedouro, Flávio disse que mesmo se desfazendo de bens a Prefeitura não somaria recursos para construir um novo. Se o governo do estado regionalizou o abate na região, não vai investir em outro abatedouro. Partindo para o ataque, Flávio completou. “Muita gente diz que quer ajudar, mas quer mesmo é aparecer”.

Ouricuri: canteiro tem poste na rampa de cadeirante

Blog do Magno Pouco tempo depois da retirada dos tapumes, a obra do canteiro central da Avenida Fernando Bezerra, em Ouricuri, apresenta falhas grosseiras. Em um trecho de acessibilidade, logo na subida de uma rampa para cadeirantes, há um poste que impede justamente o deslocamento de pessoas com deficiência física (veja a foto). A dispendiosa […]

Blog do Magno

Pouco tempo depois da retirada dos tapumes, a obra do canteiro central da Avenida Fernando Bezerra, em Ouricuri, apresenta falhas grosseiras. Em um trecho de acessibilidade, logo na subida de uma rampa para cadeirantes, há um poste que impede justamente o deslocamento de pessoas com deficiência física (veja a foto).

A dispendiosa obra foi alvo de críticas também por ter removido todas as árvores nativas que havia no local. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) teve de agir em fevereiro deste ano para que o prefeito Ricardo Ramos (PSDB) assinasse um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para replantio das árvores.

Raquel Lyra prestigia São João de Caruaru

A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (3), da abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Agreste do Estado. Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende até o dia 1° de julho, […]

A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (3), da abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Agreste do Estado. Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende até o dia 1° de julho, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior. 

Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 4 milhões, a expectativa da organização do evento é que o município receba mais de quatro milhões de pessoas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento.

“O Governo do Estado está fazendo o maior investimento da história no São João de Caruaru, com um aporte de R$ 4 milhões voltados para as atrações culturais. Além disso, são mais de 600 homens e mulheres da Polícia Militar que, junto com a guarda municipal, vão garantir uma festa muito segura. O São João de Caruaru abre as portas dos festejos juninos de Arcoverde, Carpina, Araripina e Petrolina, cidades que têm tradições importantes e que também iremos apoiar e prestigiar pessoalmente, durante o mês de junho”, destacou Raquel Lyra. 

A chefe do Executivo estadual foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves. O COI é uma central que monitora ocorrências durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. 

Estão envolvidos no controle forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, além do Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.

“O Governo de Pernambuco também faz parte do time que quer ver um São João maior e melhor, não só em Caruaru, mas em todo Estado. Todos estão empenhados para que realmente a festa aconteça da melhor forma possível, gerando emprego e renda”, enfatizou Rodrigo Pinheiro.

Para garantir a animação das pessoas que vão aproveitar os festejos juninos do município, o policiamento terá reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar. 

O monitoramento das vias da cidade terá o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.

A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.

De acordo com Silvério Pessoa, secretário de Cultura, Caruaru é um grande portal de abertura da cultura pernambucana, e hoje o São João representa não só uma grande festa municipal ou estadual, mas brasileira. “É uma celebração que tem economia criativa, atração turística e, sobretudo, a cultura popular sendo valorizada”, ressaltou.

“O Governo do Estado se empenha não só pela realização da festa, como também com a promoção feita nos demais estados, com publicidade, visitas de agentes de viagem, para que a gente aproveite o máximo dessa festa, gerando emprego e oportunidades para a nossa gente”, acrescentou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. Também estiveram presentes outros secretários estaduais, deputados, vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Lote com 8 mil litros de insumo da vacina CoronaVac chega a SP

Carga importada da China desembarcou no Aeroporto de Guarulhos nesta quinta (4). Butantan estima que conseguirá produzir 14 milhões de doses a partir da matéria-prima em 20 dias. G1-SP Um lote com 8 mil litros de insumo da vacina CoronaVac chegou a São Paulo na manhã desta quinta-feira (4). A estimativa do Instituto Butantan é […]

Carga importada da China desembarcou no Aeroporto de Guarulhos nesta quinta (4). Butantan estima que conseguirá produzir 14 milhões de doses a partir da matéria-prima em 20 dias.

G1-SP

Um lote com 8 mil litros de insumo da vacina CoronaVac chegou a São Paulo na manhã desta quinta-feira (4).

A estimativa do Instituto Butantan é a de produzir 14 milhões de doses a partir da matéria-prima e iniciar a entrega para o governo federal em três semanas.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, estiveram no local para receber o material.

Importado da China, o lote saiu de Pequim em um voo comercial e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta das 6h10.

A carga será levada para o Instituto Butantan, responsável pela etapa final de produção da vacina no Brasil – envase, inspeção e rotulagem.