Notícias

Em meio à recessão e à crise política, governo anuncia pacote para economia

Por Nill Júnior

Entre as medidas anunciadas, está o aumento da rentabilidade dos recursos do trabalhador no FGTS, que terão remuneração próxima à da poupança.

Do G1

meio à recessão econômica e à crise política, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (15) um pacote de medidas para tentar aumentar a produtividade das empresas, desburocratizar procedimentos e estimular o nível de atividade na economia brasileira e a geração de empregos.

O anúncio das medidas foi feito pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, ao lado dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Dyogo Oliveira (Planejamento) e Eliseu Padilha (Casa Civil), além dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo Temer, as medidas foram estudadas pela area econômica do governo para aumentar a produtividade e, em consequência, combater o desemprego

“Dissemos que em um determinado momento iríamos trazer medidas que ativassem a economia”, afirmou Temer.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não soube determinar qual será o impacto das medidas em 2017.

“Não temos uma estimativa de qual é o impacto disso. Temos uma estimativa do será. O crescimento no quarto trimestre de 2017 contra [o mesmo período de] 2016 será de 2,5%. Isso engloba ajuste fiscal, estabilização de preços, todas as medidas de aumento de produtividade, que vão permitir ao Brasil crescer e crescer mais”, declarou.

Outras Notícias

Dia das Crianças é celebrado com muita alegria e diversão em Carnaíba

No último domingo (12), o Pátio de Eventos Milton Pierre, em Carnaíba, recebeu uma multidão para celebrar o Dia das Crianças, reunindo famílias em uma tarde repleta de encanto, diversão e emoção. A programação começou com a 1ª Corrida Kids, que contou com a participação de 220 pequenos atletas, enchendo o espaço de energia e […]

No último domingo (12), o Pátio de Eventos Milton Pierre, em Carnaíba, recebeu uma multidão para celebrar o Dia das Crianças, reunindo famílias em uma tarde repleta de encanto, diversão e emoção.

A programação começou com a 1ª Corrida Kids, que contou com a participação de 220 pequenos atletas, enchendo o espaço de energia e animação. Os participantes receberam camisa, medalha e troféus para os primeiros lugares.

Em seguida, foi a vez da Equipe Albatroz, de Recife, subir ao palco e emocionar o público com o espetáculo “Os Saltimbancos”. Meninos e meninas brincaram e dançaram muito com a equipe.

Além das atrações culturais e esportivas, a festa contou com diversos brinquedos liberados, algodão doce, pipoca, sorvete e muitas brincadeiras, garantindo momentos inesquecíveis para as crianças e suas famílias.

Flores: prefeitura organiza feira orgânica

A Prefeitura de Flores, no Sertão do Pajeú promove nesta próxima sexta-feira (15), mais uma edição da Feira de Orgânicos que, vem acontecendo todas as segundas-feiras; dia de feira livre no município. A iniciativa é fruto do apoio e investimento que a gestão municipal tem garantindo ao produtor rural, através do Programa Plantando o Futuro que; […]

A Prefeitura de Flores, no Sertão do Pajeú promove nesta próxima sexta-feira (15), mais uma edição da Feira de Orgânicos que, vem acontecendo todas as segundas-feiras; dia de feira livre no município. A iniciativa é fruto do apoio e investimento que a gestão municipal tem garantindo ao produtor rural, através do Programa Plantando o Futuro que; reúne ações para incentivar o desenvolvimento local, com a promoção de uma alimentação saudável.

O objetivo do programa é estabelecer um ciclo de desenvolvimento sustentável, através de um processo de mapeamento e de diagnóstico das propriedades rurais, com oferta de cursos de formação e, a produção local será já está sendo priorizada nas compras da Prefeitura, com fornecimento para a alimentação escolar; por exemplo.

Com o programa, os agricultores de Flores contam gratuitamente com o trator e fornecimento de canos, carrinho de mão, telas e todo material necessário para a instalação da estufa. O trator já está sendo utilizado de maneira comunitária para o preparo e conservação de solos.

Desta vez, o programa vai fortalecer o suporte à Feira de Produtos Orgânicos do município. Barracas foram confeccionadas para o incentivo e a comercialização dos produtos vai acontecer todas as sextas-feiras, na Praça Dr. Santana Filho, centro comercial urbano do município, às 6h.

Afogados: quase 70% da população vacinável já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra covid 

Ao todo, o município já vacinou 42,93% da população vacinável com a primeira dose e 26,47% com a segunda dose. A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira já aplicou 19.261 doses da vacina contra a Covid-19 no município. Esse número representa 69,4% da população vacinável, a partir dos 18 anos, tendo já recebido pelo […]

Ao todo, o município já vacinou 42,93% da população vacinável com a primeira dose e 26,47% com a segunda dose.

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira já aplicou 19.261 doses da vacina contra a Covid-19 no município. Esse número representa 69,4% da população vacinável, a partir dos 18 anos, tendo já recebido pelo menos uma dose de vacina contra a doença.

Com o esquema de vacinação já completados, as duas doses já aplicadas ou a primeira dose, no caso da Janssen, são 7.347 pessoas com o esquema já completado. 

Ao todo, o município já vacinou 42,93% da população vacinável com a primeira dose e 26,47% com a segunda dose.

“O avanço da vacinação em Afogados, com a nossa orientação de atingir um patamar mínimo de 90% de cada faixa etária vacinada antes de ampliarmos para as demais, tem garantido uma redução significativa no número de casos em nosso município. Esperamos que essa tendência se consolide,” avaliou o secretário Artur Amorim. 

Na última semana epidemiológica divulgada, houve uma redução de 65% no número de novos casos de Covid-19 em Afogados, em comparação à semana anterior. 

Está semana, pela primeira vez em muito tempo, o número de casos ativos baixou da casa decimal das centenas para a das dezenas, com apenas dois dígitos. 

“Que em breve possamos diminuir ainda mais os números de casos, diminuindo também o sofrimento da nossa população”, diz Prefeitura em nota.

Teresa Leitão, Luciana Santos e André de Paula na ciranda dos ministérios

Gleisi Hoffman assume, oficialmente, a articulação política do Planalto nesta segunda-feira (10), mas já vem atuando nos bastidores. O foco do momento é a aprovação do orçamento de 2025, travado no Congresso desde o fim do ano passado e pode comprometer despesas do governo. O texto será apresentado na comissão mista de orçamento na quarta-feira […]

Gleisi Hoffman assume, oficialmente, a articulação política do Planalto nesta segunda-feira (10), mas já vem atuando nos bastidores.

O foco do momento é a aprovação do orçamento de 2025, travado no Congresso desde o fim do ano passado e pode comprometer despesas do governo.

O texto será apresentado na comissão mista de orçamento na quarta-feira (12).

Como as pendências sobre transparência das emendas parlamentares foram resolvidas num acordo entre Congresso, Executivo e Judiciário, a expectativa é que votação ocorra no dia 18.

A promessa de uma reforma ministerial mais ampla ainda não se concretizou. Por enquanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só mexeu em peças do próprio PT. A saída mais iminente é a de Cida Gonçalves, também do partido, do Ministério da Mulheres.

Segundo o Jornal da Band, Cida pode ser substituída por Teresa Leitão, senadora do PT, ou por Luciana Santos, do PCdoB, atual ministra da Ciência e Tecnologia.

Isso deve acontecer se o PSD topar ficar com a pasta de Luciana. Por outro lado, o partido de Gilberto Kassab quer que André de Paula deixe o Ministério da Pesca para assumir um ministério com mais relevância e, principalmente, com mais orçamento.

Gilmar Mendes manda soltar, de novo, empresário Jacob Barata Filho

G1 O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Gilmar Mendes mandou soltar nesta sexta-feira (18), novamente, o empresário Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor) Lélis Teixeira. Barata Filho e Teixeira foram presos no começo de julho na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato. Eles são suspeitos de envolvimento […]

G1

O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Gilmar Mendes mandou soltar nesta sexta-feira (18), novamente, o empresário Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor) Lélis Teixeira.

Barata Filho e Teixeira foram presos no começo de julho na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção no setor de transportes do RJ, com a participação de empresas e políticos do estado, que teria movimentado R$ 260 milhões em propina.

A decisão de Gilmar Mendes derruba uma ordem de prisão do juiz Marcelo Brêtas, da Justiça Federal do RJ, desta quinta-feira (17). Neste mesmo dia, Gilmar Mendes haviadeterminado, pela primeira vez, a soltura de Barata Filho e Teixeira. Mas eles não chegaram a ser soltos, porque Brêtas expediu novas ordens de prisão contra os envolvidos, por outros crimes.

O Ministério Público Federal no Rio (MPF-RJ) enviou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um pedido de impedimento de Gilmar Mendes para atuar no caso. Um dos argumentos é que a filha de Barata é casada com o sobrinho do ministro, que foi padrinho do casamento. Mendes afirma que, pela lei, não há nenhum impedimento a atuação dele no caso (veja mais abaixo).

Decisão

A nova decisão do ministro do STF libera o empresário e o ex-presidente da Fetranspor da prisão e determina que eles fiquem recolhidos em casa, proibidos de manter contato entre si e com outros investigados no caso. Eles também estão impedidos de deixar o Brasil, devendo entregar os passaportes para a Justiça em até 48 horas.

No despacho de soltura, Gilmar Mendes reconheceu o risco de fuga e de reiteração nos crimes supostamente cometidos, mas diz que as restrições impostas são suficientes para evitar tais situações.

“Tenho que as medidas cautelares anteriormente fixadas são suficientes para afastar a necessidade da prisão preventiva. Especialmente relevante para tal finalidade é a proibição de se ausentar do país, com obrigação de entrega de passaportes. Essa medida é suficiente para reduzir o alegado risco de fuga”, escreveu