Notícias

Em Cabrobó, Dilma defende Bolsa Família e critica revisão de programas sociais

Por Nill Júnior

dddddddddddddddddddddddUOL

Em discurso durante visita a obras da integração do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), a presidente Dilma Rousseff defendeu as políticas sociais adotadas pelos governos do PT, a exemplo do Bolsa Família, e criticou propostas de revisão dos programas de benefícios, referindo-se ao que tem sido veiculado como propostas sociais de um eventual governo Michel Temer.

“As pessoas acham que os gastos sociais são um desperdício, um gasto desnecessário para a quantidade de famílias que recebem o Bolsa Família. Acham que só 5% mais pobres devem receber o Bolsa Família. Quanto é 5%? 10 milhões. Quantas pessoas recebem o Bolsa Família? 47 milhões”. A presidente acrescentou: “Sabe qual a conta do foco? Dar só para 10 milhões. Os outros que se virem. Eu e minha chapa fomos eleitos para garantir o Bolsa Família para os 47 milhões. O voto que vocês me deram foi para garantir as políticas sociais.”

O documento “Travessia Social” do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, defende o aperfeiçoamento dos programas sociais do governo federal. “É preciso dizer que nem todas as políticas sociais no Brasil têm seu foco nos grupos sociais mais carentes”, diz o documento divulgado pela imprensa nesta semana.

A cerimônia no sertão pernambucano contou com discursos dos governadores da Paraíba e do Ceará, Ricardo Coutinho (PSB) e Camilo Santana (PT) que criticaram o processo de impeachment contra a presidente, que tramita no Senado.

Dilma disse que, se abandonar o cargo, seus opositores vão empurrar a “sujeira para debaixo do tapete”. “E eu não vou para debaixo do tapete. Eu vou ficar aqui brigando. Eu sou a prova da injustiça. Eles estão condenando neste impeachment uma pessoa inocente. Não há nada mais grave que condenar uma pessoa inocente”, afirmou Dilma. “O lado certo da história é o nosso lado, o lado do povo deste país”, disse a presidente.

Na quarta (11), o Senado vota pela admissibilidade da denúncia que pede a saída da presidente. Se o plenário aprovar a medida por maioria simples, Dilma será afastada por até 180 dias e o vice Michel Temer assume o poder.

Outras Notícias

A democracia venceu, diz Carlos Veras na CPMI do 8 de janeiro

Parlamentar criticou a postura de empresário investigado como financiador da tentativa do golpe Por André Luis O deputado federal Carlos Veras (PT) criticou a postura do empresário Argino Bedin, conhecido como “pai da soja” em Mato Grosso, durante seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, nesta terça-feira (3). Bedin […]

Parlamentar criticou a postura de empresário investigado como financiador da tentativa do golpe

Por André Luis

O deputado federal Carlos Veras (PT) criticou a postura do empresário Argino Bedin, conhecido como “pai da soja” em Mato Grosso, durante seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, nesta terça-feira (3).

Bedin é investigado por financiar os atos criminosos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Ele é sócio de ao menos nove empresas e, em dezembro de 2022, foi alvo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante a sessão desta terça-feira, Bedin se manteve em silêncio, conforme permitido por decisão do STF. Veras, no entanto, criticou a postura do empresário.

“O senhor financiou campanhas do PL, recebeu recurso público, com seus lucros você poderia gerar mais emprego, investir num desenvolvimento econômico do país. O senhor foi colocar esses lucros, esse patrimônio fruto inclusive de recursos públicos, para financiar o atentado contra a democracia”, disse Veras.

“E a democracia venceu. E não venceu só nas eleições, venceu durante todos os períodos que ela foi atacada. Mesmo nova, mas com instituições sólidas que resistiram a todos os ataques antidemocráticos, a todas as iniciativas durante esse longo período de atentado contra o estado democrático de direito contra a democracia faz com que todos possam ser ouvidos”, destacou o parlamentar.

O deputado também questionou o fato de Bedin ter sido beneficiado por uma decisão do STF que lhe permitiu permanecer em silêncio.

“A resposta de ter direito até de ficar calado, sem responder, foi o Supremo que o senhor ajudou a articular, a financiar para ser atacado que lhe deu o direito de ficar calado. Isso é democracia”, disse Veras. 

“Um presidente eleito no sistema democrático conspirou para dar um atentado na própria democracia. O senhor está sentado aqui porque, repito, a democracia venceu e a democracia sempre vencerá”, completou Carlos Veras.

A CPMI do 8 de janeiro investiga o financiamento dos atos criminosos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. A comissão é composta por 18 deputados e 18 senadores e tem prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos.

Prefeitura de Arcoverde divulga programação do Carnaval 2018

Inovando a tradição da Folia dos Bois enquanto Território de Todas as Culturas, o Carnaval 2018 da cidade de Arcoverde abre alas para uma temporada vasta em diversidade cultural, ocorrendo entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A celebração popular contempla atrações artísticas de várias representações no Estado, sendo uma iniciativa do Governo de […]

Inovando a tradição da Folia dos Bois enquanto Território de Todas as Culturas, o Carnaval 2018 da cidade de Arcoverde abre alas para uma temporada vasta em diversidade cultural, ocorrendo entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A celebração popular contempla atrações artísticas de várias representações no Estado, sendo uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Turismo e Eventos, e de Cultura e Comunicação.

Na programação, brinquedos típicos da temporada no município, como Bois, Ursos e Similares, além de grupos de cultura popular, entre eles o Coco Trupé, Coco Raízes de Arcoverde e o Quebra Coco Aliança, irão dividir três pólos da festividade com a Escola de Samba Gigantes do Samba, o Afoxé Filhos de Dadaluanda, o Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, entre outras novidades.

“Esta edição da Folia dos Bois envolve uma grade puramente cultural, possibilitando em todas as noites a apresentação de um Samba de Coco, assim como de um DJ, com playlists de Carnaval. Entre as novidades, pela primeira vez na quarta-feira  de cinzas haverá espaço dedicado ao Rap e Rock, favorecendo a manifestação como um ponto alto para todas as culturas”, explicou a secretária municipal de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha.

Pólos – O pólo oficial de animação, localizado na Praça da Bandeira, onde acontece o boiódromo, passa a ser denominado de ‘Terreiro de Todas as Culturas’. O espaço contará com uma estrutura de palco e som de menor porte por não ter bandas com maiores equipamentos, porém totalmente adaptável a apresentação de todas as atrações que virão de fora, assim como, as locais.

Já o pólo da Emília em Folia mantém sua estrutura e garante a animação do público fiel, que sempre participa da diversão no bairro da Boa Vista com atrações, durante os dias 11 e 13 de fevereiro.

E no Pólo São Geraldo, a programação conta com a saída do tradicional Bloco do Zé Pereira, no sábado (10), além do Boi-ola, que estará proporcionando um arrastão popular com a Orquestra Metal Nobre, entre outras novidades.

Programação:

Sábado, 10 de fevereiro

19h – São Geraldo (concentração) / Praça da Bandeira (destino)

Bloco do Zé Pereira

Orquestra de Frevo Metais de Ouro

Brinquedos populares – Emília, Zé Pereira

Bonecandos, Cobra da Bexiga Lixa, Caboclinhos da Jurema, Maracatu Raízes do Sertão

Grupos de Bois, Ursos e Similares

21h – Praça da Bandeira

Orquestra Metais de Ouro

21h30 – Praça da Bandeira

Coco Trupé de Arcoverde

Domingo, 11 de fevereiro

14h – Boa Vista

Emília em Folia

17h – Praça da Bandeira

Desfiles das Troças da Folia dos Ursos

18h – Praça da Bandeira

Desfiles das Troças do Grupo de Acesso da Folia dos Bois

19h – Praça da Bandeira

Afoxé Filhos de Dadaluanda

20h – Praça da Bandeira

Gigantes do Samba

21h – Praça da Bandeira

Coco Pisada Segura

22h – Botando o som: DJ Itlun

Segunda-feira, 12 de fevereiro

14h – Boa Vista

Emília em Folia

16h – São Geraldo

Concentração Boi-ola

17h – São Geraldo / Praça da Bandeira

Homenagem ao Boi-ola com arrastão popular e Orquestra de Metal Nobre

18h – Praça da Bandeira

Encontro com Sertão Maracatu

19h – Praça da Bandeira

Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata

20h – Praça da Bandeira

Maracatu Nação Porto Rico

21h – Praça da Bandeira

Quebra Coco Aliança

22h – Praça da Bandeira

Botando o som: DJ Tatá

Terça-feira, 13 de fevereiro

14h – Boa Vista

Emília em Folia

17h – Praça da Bandeira

Desfiles das Troças do Grupo Especial da Folia dos Bois

20h – Praça da Bandeira

Maestro Danda e Orquestra

21h – Praça da Bandeira

Coco Raízes de Arcoverde

22h – Praça da Bandeira

Botando o som: DJ Benedita

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Praça da Bandeira (Palco Garagem – homenagem ao Pastor)

18h – Mostra Rap Arcoverde

19h – Isotopia

20h – Irmandade Punk

20h – Cobra da Bixiga Lixa e Bonecandos

21h – Orquestra Metal Nobre

22h – Botando o som: DJ Careta

Raquel evita cravar IML em Serra e diz que vai se inteirar de falta de água em Afogados

Gestora destacou outros investimentos em cidades como Arcoverde e Serra Governadora Raquel Lyra participou do segundo tempo da coletiva da imprensa após ato no TJPE. Respondendo ao radialista Cacá di Mascena, disse que estará em breve entregando a requalificação do Aeroporto e Santa Magalhães.  Também falou em mais de R$ 7 milhões investidos em obras […]

Gestora destacou outros investimentos em cidades como Arcoverde e Serra

Governadora Raquel Lyra participou do segundo tempo da coletiva da imprensa após ato no TJPE.

Respondendo ao radialista Cacá di Mascena, disse que estará em breve entregando a requalificação do Aeroporto e Santa Magalhães.  Também falou em mais de R$ 7 milhões investidos em obras de asfaltamento.

Sobre um IML e núcleo da polícia científica,  disse que estuda a possibilidade,  mas registrou a presença da Polícia Científica em cidades como Salgueiro e Arcoverde.

Respondendo pergunta de Zalxijoane Ferreira,  falou da cobrança de investimentos para escolas com estrutura precária na região.

“A gente tem muito compromisso através do Juntos Pela Educação.  Infelizmente pegamos 1.056 escolas, muitas delas sucateadas. Escolas que não são dignas de receber estudantes ou educadores.  Vamos trabalhar para que todas as escolas sejam estruturadas”, afirmou, destacando a necessidade de processos licitatórios. Anunciou entrega de tênis no fardamento escolar.

Destacou ações como a Estrada de Ipojuca, a Adutora do Agreste, melhorando a distribuição na cidade. “Construiremos o BIESP onde hoje funciona a rodoviária. Estamos realizando cirurgias ortopédicas no Rui de Barros”,  disse, enfatizando a  cidade como prioridade.

Respondendo a Micael Lima, para a Rádio Pajeú,  respondeu sobre investimentos para a ETA Afogados,  diante das queixas.

“Não tenho conhecimento completo (do problema). Vou pedir a Túlio Vilaça para ver pela Casa Civil o que está havendo”.

Raquel disse que dentre as ações,  busca combater os furtos, ampliar as Estações de Tratamento com estações móveis e investir em sistemasde distribuição para zona rural. E reiterou que vai de inteirar do problema.

Reabertura do BB de Carnaíba levará no mínimo oito meses, diz Superintendente

Reunião discutiu medidas como  cedência de prédio provisório, incentivo de uso de cartões de débito e crédito e abertura de bancos postais Nesta sexta, dia 02 de fevereiro, após a ação criminosa que ocorreu na cidade de Carnaíba, o Superintendente do BB, Elízio Ferreira, juntamente com o Prefeito Anchieta Patriota, vereadores e o Núcleo de […]

Reunião discutiu medidas como  cedência de prédio provisório, incentivo de uso de cartões de débito e crédito e abertura de bancos postais

Nesta sexta, dia 02 de fevereiro, após a ação criminosa que ocorreu na cidade de Carnaíba, o Superintendente do BB, Elízio Ferreira, juntamente com o Prefeito Anchieta Patriota, vereadores e o Núcleo de Dirigentes Lojistas local reuniram-se buscando alguma solução para as consequências do episódio.

De imediato foi oferecido um prédio provisório pela prefeitura, que servirá de ponto de atendimento para dar continuidade às atividades bancárias que não envolvam numerário.

Outra solução foi abertura de alguns bancos postais no município para utilização de numerário.

Quanto à previsão de data de reabertura da agência, o Superintendente deixou claro que essa decisão vem da Direção do Banco em Brasília e será conhecida nos próximo três meses. Mas, no mínimo, serão 8 meses para reabertura da agência.

Por outro lado a NDL já está iniciando um planejamento para incentivar o uso pela população do cartão de débito e crédito para não descapitalizar o município. Esta ação será coordenada pela NDL  e terá apoio do Banco do Brasil e da prefeitura municipal.

Governo do Estado decreta ponto facultativo na sexta-feira

Por André Luis O Governo do Estado de Pernambuco decretou ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado na próxima sexta-feira (13). A decisão se dá em razão do feriado nacional de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Os serviços essenciais estão mantidos […]

Por André Luis

O Governo do Estado de Pernambuco decretou ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado na próxima sexta-feira (13). A decisão se dá em razão do feriado nacional de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Os serviços essenciais estão mantidos e terão funcionamento normal, sobretudo os de saúde, segurança e defesa civil.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10).

Serviços essenciais

Os serviços essenciais que funcionarão normalmente na sexta-feira (13) são:

Unidades de saúde; Hospitais; Policlínicas; Unidades de pronto-atendimento; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Serviços de limpeza urbana; Serviço de abastecimento de água; Serviço de energia elétrica; Serviço de coleta de lixo.

Feriado nacional

O feriado de 12 de outubro é uma data comemorativa da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, em 1717. A padroeira do Brasil é um dos símbolos religiosos mais importantes do país.