Em Arcoverde, justa homenagem a Givanildo Maciel
A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, realizou neste domingo (28) o torneio de abertura da 1ª Copa Arcoverde de Futebol Portal do Sertão, no Campo do Barrajão.
A abertura da Copa também foi marcada por uma homenagem ao comunicador esportivo Givanildo Maciel, figura histórica do rádio arcoverdense, que dedicou sua vida à divulgação e valorização do esporte local. Givanildo construiu um legado de paixão e compromisso com o futebol e recebeu o reconhecimento público durante a cerimônia.
A homenagem é justíssima. Tive a honra de ser colega de trabalho de Givanildo no final dos anos 90, na Rádio Cardeal Arcoverde AM 610 KHZ, hoje Agnus Dey. A equipe esportiva ainda tinha nomes como Givanildo Silva, narrador esportivo de Pesqueira, Geneci Manguaça, Xavier Oliveira e tantos outros nomes, além de uma equipe técnica com Lourinho Dantas, Val Bezerras e outros excepcionais propfissionais.
Como eu também era egresso do futebol esportivo, ainda tive algumas participações ao lado de Anchieta Santos. Lembro de uma transmissão em que caiu o sinal do estádio do Arruda em um jogo do Flamengo de Arcoverde contra o Santa Cruz. elo calendário, era 8 de fevereiro de 1999, uma segunda-feira.
Do quarto do Hotel Max, eu e Anchieta Santos seguramos a transmissão off tube enquanto voltava o sinal. E depois, devolvemos o som para a equipe no estádio de Recife. Givanildo Silva, Givanildo Maciel e equipe seguraram o show de transmissão. O Flamengo perderia o jogo por 3 a zero e terminou aquele campeonato na penúltima posição.
Importante a preservação da memória do rádio arcoverdense e homenagens a personagens como Givanildo Maciel. Se por um lado a história trouxe difíceis capítulos, como a extinção da Rádio Cardeal, a preservação da história dos nomes da pioneira do rádio arcoverdense deve ser permanente.















