Eleitos no palanque governista, vereadores reprovam governo Vaninho em Santa Terezinha
Eleitos no palanque do Prefeito de Santa Terezinha Vaninho de Danda (PR) e transformados em integrantes da oposição a partir da eleição da Câmara, os vereadores Adalberto Junior, o Doutor Júnior (PR) e Hélder de Viana (PSB), falaram ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.
Inicialmente os parlamentares municipais consideraram positivo o encontro da bancada de oposição ao lado do ex-prefeito Delson Lustosa com o governador Paulo Câmara no Recife. No encontro foi cobrado o socorro no abastecimento de água já que a cidade vive situação de colapso.
Os dois vereadores foram unanimes em afirmar que o rompimento com Vaninho se deu porque o prefeito em nenhum momento juntou a bancada para debater a eleição da Câmara e quando os vereadores aliados se articularam, ele não gostou e passou a trata-los como oposição.
Tanto Helder como Júnior criticaram o Prefeito Vaninho por ter se aliado ao ex-prefeito e adversário na última eleição Téogenes Lustosa. “Foi um tiro no pé”, disseram. Os vereadores falaram também sobre a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias. Segundo eles, o prefeito queria da Câmara os mesmos 70% de suplementação de 2017, aprovados para 2018. Os vereadores aprovaram apenas 10%.
“Não iriamos dar um cheque em branco ao prefeito que mesmo com 70% está atrasando pagamento de posto de gasolina, perdeu médicos que deixaram o município por não receberem, caminhão compactador de coleta de lixo não existe mais, servidores com salários atrasados”.
A tradicional Festa Junina João Pedro também foi criticada pelo valor de mais de meio milhão de reais gastos pela Prefeitura com recursos próprios. Em Santa Terezinha a oposição reclama do pagamento de hora extra para secretários municipais.
O Prefeito também foi acusado de repassar o duodécimo a menor a Câmara e cobrar pagamento em dinheiro do legislativo para repassar informações solicitadas pelos vereadores. Chamados a dar uma nota pelos primeiros 10 meses da gestão Vaninho de Danda em Santa Terezinha, Júnior deu nota 5, enquanto Helder de Viana deu nota 5,3. O prefeito Vaninho de Danda já pediu espaço para responder as denúncias da oposição.