Notícias

Eduardo e Paulo comandam carreata em Garanhuns

Por Nill Júnior

eduardo-e-paulo-camara-2Mais uma vez, os candidatos ao Governo do Estado, Paulo Câmara, e à Presidência da República, Eduardo Campos (ambos do PSB), terão agendas conjuntas em Pernambuco. Nesta sexta-feira (8), os socialistas desembarcam em Garanhuns, às 15h30, para inaugurar o comitê conjunto dos postulantes a deputado estadual, Sivaldo Albino (PPS), e federal, Fernando Monteiro (PP).

Logo em seguida, às 16h, eles visitam o comitê do vereador Gersinho (Solidariedade), que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa, e comandam uma grande carreata, às 16h30. Antes da agenda com o presidenciável, o candidato da Frente Popular ao Governo estará em Caruaru. Às 8h desta sexta-feira, Paulo visita a UPAE do município, inaugurada em dezembro do ano passado, e concede entrevista à Rádio Caruaru FM, às 9h.

De Garanhuns, Paulo segue para Bom Conselho, onde prestigia a inauguração do comitê da dobradinha Izabel Urquisa (PMDB – estadual) e Felipe Carreras (PSB – federal), às 19h30. Na sequência, o socialista visita a ex-prefeita Judite Alapenha, e, depois comanda uma caminhada pelas ruas da cidade. A noite encerra com a inauguração do comitê local de Marcantônio Dourado (PSB – estadual) e Bruno Araújo (PSDB – federal), às 20h30.

No sábado (9), Paulo Câmara vai a Surubim, onde faz uma visita à feira, a partir das 8h. À tarde, o destino é o Sertão do Araripe. Às 16h, o candidato participa de uma carreata em Ouricuri. De lá, segue para Bodocó, onde às 18h participa de um grande ato de campanha, com direito a carreata, caminhada e comício.

No domingo (10), Dia dos Pais, o socialista almoça com a família. Ele só terá atividade pública de campanha à noite, quando participa da missa em honra do padroeiro de São Lourenço da Mata, às 18h.

Outras Notícias

Sepultamento de Zé Carlos da FETAPE ocorre esta tarde

O corpo do ex-vereador José Carlos da Silva Santos, o Zé Carlos da FETAPE,  chegou essa madrugada a Afogados. Está sendo velado na residência dos pais na rua Cazuzinha Lopes em Afogados da Ingazeira. O sepultamento será neste domingo, no Cemitério São Judas Tadeu, às 16h. Zé Carlos morreu ontem. Ele vinha lutando contra um […]

O corpo do ex-vereador José Carlos da Silva Santos, o Zé Carlos da FETAPE,  chegou essa madrugada a Afogados.

Está sendo velado na residência dos pais na rua Cazuzinha Lopes em Afogados da Ingazeira. O sepultamento será neste domingo, no Cemitério São Judas Tadeu, às 16h.

Zé Carlos morreu ontem. Ele vinha lutando contra um câncer. Há alguns dias, Zé Carlos apelou ao estado para ter direito à medicação para o tratamento que enfrentava, sem sucesso.

Zé Carlos chegou a entrar na justiça e chegou a ganhar a causa. Mas o pior viria. Ele simplesmente não teve o pedido ganho na justiça atendido pelo Estado. A ponto de a família ter marcado participação no programa Manhã Total desta segunda para apelar a uma solução.

Foi novamente internado em Recife e, levado à uma UTI, não resistiu e faleceu ontem.

A luta dele durava cerca de três anos. Em setembro de 2021 foi noticiado seu primeiro internamento mais grave.

José Carlos Silva Santos, o Zé Carlos, tinha 56 anos. Além de assessor da FETAPE foi vereador em Afogados da Ingazeira pelo PEN de 2013 a 2016. Tentou retornar em 2016, mas com 503 votos ficou na suplência. Voltou a tentar em 2020, pelo Partido Verde (PV), mas não logrou exito ficando com 149 votos.

Políticos e entidades lamentam sua morte

Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo Zé Carlos. Zé foi um vereador atuante que nunca baixou a cabeça para dificuldades. Nunca se afastou da luta por justiça social, por igualdade de direitos. Nunca deixou de lutar pelo homem e a mulher do campo. Dentre tantas outras batalhas travadas, também enfrentou um câncer, sempre de forma altiva e perseverante. Hoje a política de Afogados fica mais pobre. Perdemos um grande amigo e um político de respeito. Fica a lembrança e os ensinamentos de um homem de elevado espírito público e grande companheiro de lutas.

Nossas mais sinceras condolências à sua esposa Adriana e familiares.

Sandrinho Palmeira 

Hoje o dia está mais triste com a notícia do falecimento do amigo e companheiro de lutas, Zé Carlos da Fetape. Tivemos a honra de caminhar juntos na defesa dos homens e mulheres do campo, sempre com o objetivo de construir uma vida melhor para todos.

Afogados da Ingazeira perde um grande homem, uma liderança que dedicou sua vida à luta por justiça e igualdade. Que seu legado de militância e compromisso com o povo continue a nos inspirar.

Meus sentimentos à família e a todos que tiveram o privilégio de conviver com Zé Carlos.

Deputado Estadual José Patriota 

Foi através de sua dedicação e paixão pelo Movimento Sindical que ensinou, transformou e inspirou e transformou vidas de muitos homens e mulheres do campo. Somos eternamente gratos e gratas por todo conhecimento e sabedoria que você compartilhou conosco. Que Deus o receba na eternidade.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira 

Tuparetama: mutirão para emissão gratuita da CTPS acontece dia 11 de abril

Vai acontecer o mutirão de emissão gratuita da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e de Identidade no dia 11 de abril em frente ao Centro Recreativo Professor Rabêlo, na Rua Santa Cecília, no bairro Centro de Tuparetama. Pode retirar a Carteira de Trabalho qualquer pessoa a partir dos 14 anos e a identidade […]

Vai acontecer o mutirão de emissão gratuita da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e de Identidade no dia 11 de abril em frente ao Centro Recreativo Professor Rabêlo, na Rua Santa Cecília, no bairro Centro de Tuparetama. Pode retirar a Carteira de Trabalho qualquer pessoa a partir dos 14 anos e a identidade pessoas de qualquer idade. O mutirão faz parte da programação da emancipação política da cidade de Tuparetama.

Os documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho são a identidade ou o registro de nascimento e o comprovante de residência com CEP que pode ser uma conta de água, luz ou de telefone. Deve ser levado também 1 fotografia tamanho 3×4 colorida, recente e com o fundo branco.

É importante a população lembrar que para a emissão de uma 2º via da carteira de identidade é necessário pagar uma pequena taxa. No caso de maiores de 65 anos a emissão da 2º via da identidade é gratuita.

Coluna do Domingão

Só vai ter emoção em Olinda Nesse segundo turno das eleições em Pernambuco,  tem disputa em duas,  mas emoção só em uma. Olinda e Paulista, na Região Metropolitana, o 3º e o 6º maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, são as duas únicas cidades de Pernambuco a terem 2º turno nas Eleições 2024. Ao todo, […]

Só vai ter emoção em Olinda

Nesse segundo turno das eleições em Pernambuco,  tem disputa em duas,  mas emoção só em uma.

Olinda e Paulista, na Região Metropolitana, o 3º e o 6º maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, são as duas únicas cidades de Pernambuco a terem 2º turno nas Eleições 2024. Ao todo, 535 mil eleitores estão aptos a votar nas duas cidades nas mais de 1,5 mil seções eleitorais. Mais de 1,7 mil urnas eletrônicas serão utilizadas no pleito e 6 mil mesárias e mesários estarão mobilizados.

Em Paulista,  fatura liquidada. Todas as pesquisas mostram o candidato Severino Ramos (PSDB) liderando a corrida.

A última,  do Instituto Exatta, em parceria com o Diário de Pernambuco, traz o tucano com 69,19% das intenções de votos válidos, contra 30,81% do ex-prefeito e deputado estadual Júnior Matuto (PSB). Pudesse,  possível fosse, era evitar os custos e, pelo princípio da previsibilidade,  entregar o diploma para o candidato do PSDB.

E Olinda? Na cidade,  a emoção deve marcar a apuração até o final. A grande maioria dos últimos levantamentos mostram ligeira vantagem do candidato petista Vinicius Castello, mas a rigorosa obrigação de tratar o cenário como de empate técnico com a governista Mirella Almeida, do PSD.

Senão,  vejamos: Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda mostra a eleição empatada. Vinicius tem 51%, e Mirella, 49%. O Instituto Opinião para o Blog do Magno mostrou na estimulada, Vinicius com 42% e Mirella, com 40%. Na espontânea, Mirella aparece com 35,7% e Vinicius 35,2%. Resumindo,  vai ser voto a voto.

Curioso é ver a movimentação sobre a estadualização das disputas. Aliados da governadora dizem que,  como ela já sai vitoriosa em Paulista, ganhar em Olinda vai ser a cereja do bolo. Já os aliados de João Campos dizem que a conta não é essa, com a vitória acachapante de em Recife e a possibilidade de vitória do aliado em Olinda.

Resumindo,  até a raspa do tacho desse pleito levanta especulações sobre 2026. Lá é que a onça vai beber água.

LW Cast 

O vice-prefeito eleito Siqueirinha e o irmão, majoritário das últimas eleições para vereador,  Wellington Siqueira,  são os convidados do LW Cast da próxima quinta-feira,  7 da noite, na TV LW On Line. Será a primeira entrevista após o resultado do pleito em Arcoverde.

Bem que se quis

A prefeita de Tabira,  Nicinha Melo,  foi convidada para, com status de prefeita aliada, acompanhar o lançamento do programa PE na Estrada,  do governo Raquel Lyra.  Disse que a agenda não permitia sua presença.  Já Flávio Marques (PT), foi com Carlos Veras, acompanhou a agenda e pra completar capitalizou com o anúncio da PE 304, a Estrada entre Tabira e Água Branca.

Primeira análise

O Mais Pajeú,  de Romero Morais, quis exercitar quem fará parte da gestão Sandrinho 2.0. Pela análise dele, ficam Arthur Amorim (Saúde), Lúcia Gomes (Finanças), Madalena Leite (Assistência Social), Carlos Alberto (Procurador) e Rodrigo Lima (Imprensa). Para ele, Wiviane Fonseca não fica na Educação.

Quase lá 

Estão quase confirmados Augusto Martins (Cultura e Esportes), Bombinha (Infraestrutura), Flaviana Rosa (Transportes), Valberto Amaral (Agricultura), Igor Mariano (Assessoria Especial), Ney Quidute (Administração) e Odilio Lopes (Governo).

Cartas na manga

São coringas ou correm por fora Rubinho do São João,  Edygar Santos, Veratânia Lacerda, Alexandre Moraes,  Risomar Lemos, Rubinho Pires, Carlinhos Neves, Heleno Mariano, Rivelton Santos e Miguel Góis, o Miguel da Gráfica.

São José 

O prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito,  tem dito a aliados que um dos seus projetos mais ousados é o de construção de uma estátua de Santo Antônio,  perto de onde é celebrada a Missa do Monte.  A ideia é fazer do local um polo de peregrinação religiosa.

Mas também não tem certeza que sim…

A prefeita Márcia Conrado,  eventualmente criticada por ter aliados de “a” a “z” em seu palanque teve um gesto de fidelidade ao PT. Foi pedir votos para Vinicius Castello em Olinda.  Não são poucos os que colocam a prefeita como um nome para a disputa da vice em 2026 na chapa de João Campos.  Problema é entregar a prefeitura a Faeca Melo,  ainda o mais rejeitado entre os vices eleitos no Pajeú.

Sempre ela, a …

Aliados de Raquel Lyra como Mário Viana Filho estão comemorando o lançamento do programa PE na Estrada e a perspectiva de mais investimentos no Estado. A frase é um mantra: “quem pensa que a fatura já estará liquidada pró João Campos em 2026 está muito enganado”. Dizem que a questão tem relação com a capacidade de investimentos do Estado até lá.  No interior,  chamam isso de “poiva”…

Próximas

Em um outro momento,  além da PE-320, uma demanda antiga da população que será recapeada no trecho entre São José do Egito e Serra Talhada, deve sair do papel a restauração da PE 426, entre Flores e Triunfo.  O prefeito Luciano Bonfim, aliado da governadora,  já estaria ciente.

Dez é pouco,  quinze é ideal

O quase vereador André Paulo,  do PDT de Arcoverde,  que teve 1.353 votos, mas não chegou, disse ao blog que acionou a justiça para questionar a existência de apenas dez vereadores em Arcoverde.  Pela base de cálculo,  a cidade deveria ter 15 parlamentares.  Tem apenas dez, perdendo para cidades menores. Em suma, diz que a estratégia fere a Lei Orgânica é favorece vereadores com muitos mandatos, além de dividir um bom maior para menos parlamentares.

Frase da semana :

“Pode contar com o nosso trabalho!”

Do Senador Humberto Costa a Pollyana Abreu, em encontro  que gerou dor de cotovelo do diretório do PT de Sertânia.

Editorial: momento mais difícil da pandemia

A fala do Secretário de Saúde,  André Longo e as autoridades em saúde da região ouvidas pelo blog confirmam a tempestade perfeita para aumento de casos de Covid-19. Todos os indicativos mostram aumento no número de casos,  de ocupação dos leitos de UTI e agora, de circulação de versões mais agressivas do vírus,  em plena […]

A fala do Secretário de Saúde,  André Longo e as autoridades em saúde da região ouvidas pelo blog confirmam a tempestade perfeita para aumento de casos de Covid-19.

Todos os indicativos mostram aumento no número de casos,  de ocupação dos leitos de UTI e agora, de circulação de versões mais agressivas do vírus,  em plena mutação.

Aliás,  mutar não é exclusividade, é comum aos vírus.  Só que quando não há imunização plena, como estamos vivendo,  falta atenção e medidas preventivas da população e autoridades, o coronavirus encontra o ambiente perfeito.

O Secretário de Saúde André Longo disse na coletiva dessa semana que os indicativos mostram um aumento rápido da pandemia.  As semanas 8 e 9 foram as piores do ano. O sistema não aguenta e as UTIs estão no limite. “Estamos no início de um período que deve ser muito duro e de grandes dificuldades”, previu. Neste domingo, os dados indicavam 95% de ocupação dos leitos no estado.

Em todas as regiões,  autoridades dizem que estão vendo o aumento de casos, inclusive entre os mais jovens.  No Sertão,  por exemplo, há muito medo do que venha a acontecer.  Nos bastidores da entrevista para a Rádio Cultura com Carla Milena (XI Geres) e Lisbeth Rosa (Secretária de Saúde de Serra Talhada) o clima de apreensão era evidente.  O que foi ao ar, já preocupante sobre as ocupações de leitos e o aumento de casos na região,  se revelou ainda mais assustador nos bastidores.

É a maior encruzilhada de nossas vidas. No outro plano, a atividade comercial exausta, o setor de entretenimento esgotado, o povo cansado assistindo a tudo sem seguir as regras no momento onde elas são mais necessárias.  A semana passada foi a do maior número de mortes na região do Pajeú,  por exemplo.

Pior ainda é lutar contra outros tipos de virus, como os da imbecilidade e ignorância,  de quem politiza um vírus que não escolhe lado. O pastor Lázaro, ex Olodum, disse que “quem pega Covid é do diabo”. Luta contra a doença em uma UTI. E que se recupere.  Esta semana, um ouvinte ligou para a Rádio Pajeú após as críticas à postura de Jair Bolsonaro na contramão da ciência e disse “aceita que dói menos”, como se a luta pela imunização tivesse viés político.  Como dizer “aceita que dói menos” a quem perdeu um ente na pandemia?

Não dá pra aceitar.  Os próximos dias só devem reforçar isso, infelizmente. Se o programa nacional de imunização não avançar rápido,  a previsão é de terríveis três mil mortes diárias,  número admitido pelo próprio Ministério. Não tem “mi mi mi”…

Cuide-se. Cuide de sua família. Proteja-se. A vida continua sendo nosso patrimônio mais precioso.

“Nosso grupo marchará com Raquel Lyra”, diz Delson Lustosa

O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, conversou com o blogueiro Júnior Finfa em visita a sede do seu blog. Delson está no exercício do seu quarto mandato. A entrevista o gestor falou dos sete meses da sua gestão, das principais ações que realizou neste seu quarto mandato, da parceria com os deputados que seu […]

O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, conversou com o blogueiro Júnior Finfa em visita a sede do seu blog. Delson está no exercício do seu quarto mandato.

A entrevista o gestor falou dos sete meses da sua gestão, das principais ações que realizou neste seu quarto mandato, da parceria com os deputados que seu grupo apoia, das ações que a governadora Raquel Lyra já autorizou nestes sete meses de 2025, e por fim falou sobre a entrada do ex-vereador e candidato a prefeito em 2024, Neguinho de Danda e seu filho o vereador João Lucas.

Finfa:  Prefeito, divulguei no  dia 28 de julho,  em primeira mão o resultado da pesquisa de avaliação dos primeiros sete meses do seu governo. O senhor obteve 89,28% de aprovação. A que o senhor atribui esse resultado?

Prefeito Delson Lustosa: Primeiramente, fico muito feliz em estar à frente da gestão e poder desenvolver um trabalho diferenciado voltado para as pessoas. Esse índice de aprovação mostra que estamos no caminho certo e isso só aumenta ainda mais minha vontade de trabalhar. Minha meta é essa: trabalhar todos os dias para que minha cidade cresça, mude a sua forma de ser, se desenvolva. Essa aprovação é fruto desse esforço diário. Na história de Santa Terezinha, nunca um prefeito alcançou esse nível de avaliação.

Finfa: Prefeito, gostaria que o senhor fizesse uma avaliação desses sete meses à frente do seu quarto mandato no comando da cidade de Santa Terezinha.

Prefeito Delson Lustosa: É muito gratificante estar, pela quarta vez, à frente deste município, por vontade do povo. Tenho uma enorme gratidão por isso. Esse resultado mostra que o compromisso só aumenta a cada dia. Nosso trabalho é voltado, especialmente, para as pessoas mais carentes — tanto na cidade quanto na zona rural, onde temos atuado incansavelmente, com muito amor e respeito.Nesses primeiros sete meses, conseguimos anunciar e executar obras importantes que representam investimentos reais para a população.

Finfa: Prefeito, o senhor inaugurou o Hospital Municipal, que era uma grande expectativa da população de Santa Terezinha.

Prefeito Delson Lustosa: Foi uma conquista muito importante, um verdadeiro sonho que sempre tive e que, sem dúvida, era também o sonho de toda a população terezinhense. Mesmo sendo uma cidade pequena, Santa Terezinha agora conta com um hospital de excelente qualidade e estrutura, equipado com diversos aparelhos e um laboratório funcionando dentro da própria unidade. Todos os exames agora são realizados diretamente no hospital, que está preparado para atendimentos de urgência, emergência e também de baixa complexidade, oferecendo mais agilidade e comodidade à nossa população.

Finfa: Hoje o senhor apoia o Deputado Estadual Gustavo Gouveia e o Deputado Federal Felipe Carreras. Gostaria de saber se esses dois parlamentares têm colaborado com a gestão?

Prefeito Delson Lustosa: O Deputado Federal Felipe Carreras tem se mostrado muito atuante em nossa cidade. Mesmo nunca tendo sido votado aqui, tem destinado muitos recursos para Santa Terezinha e nos ajudado bastante. Já o Deputado Estadual Gustavo Gouveia tem sido um grande parceiro, especialmente porque foi votado em duas eleições em Santa Terezinha e tem nos dado um apoio fundamental.

Finfa: Como está o relacionamento da Prefeitura com o Legislativo municipal?

Prefeito Delson Lustosa: Conseguimos eleger 8 vereadores de um total de 9 na nossa base. Hoje, graças a Deus, contamos com o apoio dos 9 vereadores. Estamos alinhados e trabalhando juntos em prol do melhor para Santa Terezinha.

Finfa: A governadora Raquel Lyra, nesses sete meses, tem ajudado o município de Santa Terezinha?

Prefeito Delson Lustosa: A governadora tem se mostrado bastante sensível às nossas demandas. Temos levado muitas questões ao seu conhecimento, e ela tem investido e nos ajudado efetivamente. Já conseguimos, graças a Deus, seis ônibus escolares, sendo um deles de grande porte, utilizado para transportar alunos que estudam fora do domicílio. Também assinamos um convênio de mais de 3,4 milhões para asfalto, o que tem sido fundamental para o município. A governadora tem sido atuante em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura e outras.

Finfa: Qual é a obra que o senhor, prefeito Delson, tem em mente para entregar daqui até dezembro?

Prefeito Delson Lustosa: O Centro de Reabilitação é uma das principais obras que já iniciamos — assinamos a ordem de serviço e a construção está em andamento. Essa obra é muito importante e vai contribuir significativamente para a saúde de Santa Terezinha. Além disso, temos o compromisso de entregar até dezembro a pavimentação de 17 ruas, o portal da Vila do Tigre, a reforma do posto de saúde da Vila do Tigre e a base do SAMU.

Sempre pensamos no crescimento e no desenvolvimento do município. Hoje, o senador Humberto Costa me confirmou o envio de uma retroescavadeira e mais R$ 200 mil para serem investidos na saúde.

Finfa: Foi divulgada pela imprensa uma aproximação entre Neguinho de Danda, seu filho João Lucas, e o senhor. Como está essa situação?

Prefeito Delson Lustosa: Tivemos uma conversa muito boa e estamos alinhados. Vamos marchar juntos, porque precisamos trabalhar com um único objetivo: fazer o bem e trabalhar pelo crescimento da nossa cidade. Política se faz somando, os palanques foram desmontados, a eleição passou. Essa política desgastada, falando de grupos A e B, é uma politicagem velha, e isso nunca fez parte da minha trajetória política e disso toda a população terezinhense tem conhecimento. Vamos somar forças para garantir uma votação expressiva para os deputados, governador e senador do nosso grupo.

Finfa: As eleições de 2026 estão se aproximando. O prefeito Delson, e seu grupo em Santa Terezinha votarão na governadora Raquel Lyra?

Prefeito Delson Lustosa: Eu tive uma conversa com a governadora e apresentei a ela as demandas do nosso município. Ela tem nos ajudado bastante e vem realizando uma boa gestão em todo o estado. Todo o nosso grupo político de Santa Terezinha marchará junto com ela.