Notícias

Duque participa de anúncio da reforma da estação de piscicultura do IPA em Serra Talhada

Por Nill Júnior

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta quinta-feira (14), do anúncio da reforma da estação de piscicultura do Instituto Agronômico de Pernambuco, em Serra Talhada. A unidade será responsável pela produção e distribuição de alevinos para agricultores e pequenos produtores rurais de diversas regiões de Pernambuco, contribuindo para o fortalecimento da segurança alimentar das famílias do Sertão e do interior do estado.

A obra contará com investimento superior a R$ 2 milhões, recurso viabilizado por meio de articulação da governadora Raquel Lyra junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantindo apoio federal para modernização da estrutura da estação. O anúncio contou com a presença do ministro substituto da Pesca e Aquicultura, Lázaro Medeiros, do presidente do IPA, Epaminondas Martins, e do ex-presidente do órgão, Miguel Duque.

Durante o evento, Luciano Duque destacou a importância da retomada do projeto, que estava paralisado há anos. “Esse é um projeto muito importante para o interior e que estava parado há muito tempo. Retomar essa estação significa garantir alimento na mesa das famílias sertanejas. Esses alevinos vão permitir que agricultores e pequenos produtores possam povoar seus açudes e tenham uma fonte de proteína para alimentar suas famílias”, afirmou o parlamentar.

A reforma da estação integra as ações voltadas à interiorização do desenvolvimento e ao fortalecimento da agricultura e da produção rural em Pernambuco.

Outras Notícias

Márcia Conrado recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

A prefeita Márcia Conrado tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foi nesta quarta-feira, no PNI Municipal. A gestora faz parte do grupo em geral sem comorbidades entre 30 e 39 anos, liberado na última segunda-feira, 19 de julho, em Serra Talhada. Márcia recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer,  que exige […]

A prefeita Márcia Conrado tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foi nesta quarta-feira, no PNI Municipal.

A gestora faz parte do grupo em geral sem comorbidades entre 30 e 39 anos, liberado na última segunda-feira, 19 de julho, em Serra Talhada.

Márcia recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer,  que exige uma segunda dose três meses depois. Visivelmente emocionada, Márcia agradeceu aos profissionais de saúde e estimulou a sequência da vacinação.

Márcia Conrado é a gestora mais jovem do Pajeú e uma das mais jovens do estado. Fez 36 anos no início de junho. Segundo sua assessoria,  mesmo sendo odontóloga,  abriu mão da vacinação na janela para esse grupo por não estar temporariamente atuando.

SJE: Albérico Tiago retira candidatura e declara apoio a Romerinho Dantas

O cenário político para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São José do Egito ganhou um novo capítulo neste sábado (28). Albérico Tiago (Podemos), que havia registrado sua candidatura à presidência do biênio 2025/2026, decidiu retirar seu nome da disputa e declarar apoio ao vereador Romerinho Dantas (PSB), fortalecendo a candidatura do […]

O cenário político para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São José do Egito ganhou um novo capítulo neste sábado (28).

Albérico Tiago (Podemos), que havia registrado sua candidatura à presidência do biênio 2025/2026, decidiu retirar seu nome da disputa e declarar apoio ao vereador Romerinho Dantas (PSB), fortalecendo a candidatura do parlamentar de primeiro mandato.

A decisão foi tomada em conjunto com os vereadores Adeilton de Braz, Beto de Marreco, Fernanda Jucá, Luiz de Raimundo e Damião de Carminha, além de contar com o respaldo de importantes lideranças políticas locais, como os ex-presidentes da Câmara Antônio Andrade e Delmiro Barros. 

O movimento consolida um bloco significativo de apoio em torno de Romerinho Dantas, cuja família possui uma trajetória de destaque na política de São José do Egito.

Romerinho, que já tem seus pais e sua tia bem alinhados com o futuro governo, afirma categoricamente que se eleito, buscará ajudar o prefeito Fredson Brito a conduzir os destinos de São José do Egito rumo ao desenvolvimento. O discurso é de pacificação e unidade em torno da governança e do bem comum.

O prazo para registro das candidaturas à presidência encerrou na sexta-feira (27), com quatro nomes confirmados: Romerinho Dantas (PSB), Albérico Tiago (Podemos), Vicente de Vevéi (Republicanos) e Aldo da Clips (Republicanos). Agora, com a retirada de Albérico e seu apoio declarado, o cenário se reorganiza.

Os vereadores que aderiram ao apoio à candidatura de Romerinho Dantas destacaram a segurança e a unanimidade na decisão. A eleição para a mesa diretora promete ser um momento decisivo na definição dos rumos da política egipciense.

Afogados: Prefeitura entrega hoje reforma do Mercado Municipal

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, inaugura na manhã deste sábado (26), as obras de reforma da praça de alimentação e do centro de comercialização de artesanato do mercado público municipal. A obra foi realizada em uma parceria da Prefeitura com o Governo de Pernambuco, com recursos do FEM e do erário municipal. A inauguração ocorre […]

mercado (3)

mercado

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, inaugura na manhã deste sábado (26), as obras de reforma da praça de alimentação e do centro de comercialização de artesanato do mercado público municipal.

A obra foi realizada em uma parceria da Prefeitura com o Governo de Pernambuco, com recursos do FEM e do erário municipal.

A inauguração ocorre às 8h. A utilização do espaço será disciplinada por um modelo de gestão discutido entre os comerciantes, Prefeitura e 23º BPM.

Covid-19: Sertão do Pajeú notifica 416 novos casos em 72h

Região tem 1.007 casos ativos da doença Por André Luis Atualizado às 6h18 desta terça (18) com casos de Calumbi que foram divulgados após a publicação da matéria. Nesta segunda-feira (17), os boletins epidemiológicos com os dados de Covid-19 divulgados pelas secretarias de Saúde dos municípios do Pajeú, apontaram, que das dezessete cidades da região, […]

Região tem 1.007 casos ativos da doença

Por André Luis

Atualizado às 6h18 desta terça (18) com casos de Calumbi que foram divulgados após a publicação da matéria.

Nesta segunda-feira (17), os boletins epidemiológicos com os dados de Covid-19 divulgados pelas secretarias de Saúde dos municípios do Pajeú, apontaram, que das dezessete cidades da região, catorze registraram novos casos nas últimas 72h.

O consolidado dos boletins das catorze cidades, apontaram um total de 416 novos casos positivos, 98 casos recuperados e nenhum novo óbito. 

Foram trinta e um casos em Afogados da Ingazeira, três em Brejinho, dezenove em Calumbi, catorze em Carnaíba, catorze em Iguaracy, um em Itapetim, seis em Santa Cruz da Baixa Verde, oito em Santa Terezinha, cento e trinta e quatro em São José do Egito, oitenta em Serra Talhada, nove em Solidão, oitenta em Tabira, nove em Triunfo e oito em Tuparetama.

Apenas Flores e Ingazeira não registram novos casos da doença. Já Quixaba não divulgou boletim epidemiológico.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 35.799 casos confirmados, 34.119 recuperados (95,30%), 673 óbitos e 1.007 casos ativos da doença.

Carnaíba decide encaminhar projeto para construção do Aterro Sanitário

O prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota se reuniu com técnicos da área de resíduos sólidos de Sairé, Wendes Oliveira e Washington que acompanhados pelo assessor em gestão ambiental, que trabalha junto a Prefeitura, Roberto Arrais, discutiram o projeto de construção do Aterro Sanitário de Carnaíba. A Prefeitura vem promovendo uma série de atividades visando à […]

O prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota se reuniu com técnicos da área de resíduos sólidos de Sairé, Wendes Oliveira e Washington que acompanhados pelo assessor em gestão ambiental, que trabalha junto a Prefeitura, Roberto Arrais, discutiram o projeto de construção do Aterro Sanitário de Carnaíba.

A Prefeitura vem promovendo uma série de atividades visando à construção de uma política de meio ambiente, que vem passando pela rede de educação, com atividades o ano inteiro de 2019, de educação ambiental e vem desde o ano passado construindo a política municipal de resíduos sólidos.

Para isso ajudou com a organização da Associação dos catadores de materiais recicláveis de Carnaíba, através de um trabalho que começou em 2017, se ampliou em 2018 com a distribuição das carroças dos catadores, em 2019 se entregou o fardamento e os EPIs, esse trabalho feito através da diretoria de meio ambiente, e, apoio da secretaria de assistência social.

A prefeitura também comprou um terreno de 05 hectares próximo da atual área de destino final dos resíduos sólidos, para instalar o Aterro Sanitário, onde também terá um galpão de triagem de materiais recicláveis, uma unidade de compostagem dos resíduos orgânicos, baias para separação de vidros, uma unidade administrativa, uma guarita de entrada e as células para o tratamento dos rejeitos. 

O prefeito Anchieta falou da necessidade de construir esse aterro sanitário com recursos próprios, inspirado no modelo de Sairé, onde deve se levar o mínimo de resíduos para aterrar, pois deve se fortalecer uma ampla campanha de educação ambiental e de coleta seletiva para que a população participe separando os resíduos em casa, no comércio, nas escolas etc., e os catadores tenham facilitado seu trabalho na hora de separar o material recolhido nos domicílios. 

O prefeito destacou que essa questão é uma prioridade para a gestão. “Não podemos ficar esperando recursos do governo federal, este ano mesmo, encaminhamos projeto solicitando equipamentos para o aterro sanitário, junto a um edital do Ministério do Meio Ambiente e até agora nenhum comunicado, por isso decidimos comprar o terreno, contratar o projeto executivo, solicitar licença ambiental ao CPRH e começar a construção desta obra que é essencial para o Município”.