Drogas será tema de audiência pública hoje em Tabira
Por Nill Júnior
por Juliana Lima
Idealizada pelo vereador Tote Marques(PT), acontece hoje na Câmara de Tabira uma Audiência Pública para discutir a prevenção às drogas no município. Palestrantes de várias cidades da região do Pajeú estarão presentes.
O Comitê Municipal Antidrogas liderado pelo Secretário de Governo Tadeu Sampaio conta com a sociedade organizada para a Audiência. Durante o evento o vereador Tote Marques aproveitará para prestar contas de sua passagem pelo poder legislativo durante 4 meses uma vez que ele substitui a vereadora titular Nelly Sampaio que goza licença maternidade.
O bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Limacêdo Antônio da Silva, cobrou da Compesa, melhorias na distribuição da água para os moradores do município. O bispo vem acompanhando as reclamações por parte dos moradores que, há cerca de 15 dias, vem sofrendo com a falta da água nas torneiras. O problema não é […]
O bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Limacêdo Antônio da Silva, cobrou da Compesa, melhorias na distribuição da água para os moradores do município.
O bispo vem acompanhando as reclamações por parte dos moradores que, há cerca de 15 dias, vem sofrendo com a falta da água nas torneiras.
O problema não é de hoje, mas que vem piorando com o passar dos dias.
Dom Limacêdo esteve na manhã desta quinta na Rádio Pajeú e cobrou um melhoramento. “Eu estou refletindo seriamente sobre esse acontecimento, estou aqui para fazer esse grande apelo, vamos providenciar água para esse nosso povo. Incrivelmente, quase contrariamente, temos a barragem de Brotas, a Adutora Zé Dantas e Adutora do Pajeú, e como falta água na nossa região? É uma contradição, é um absurdo, pra não dizer é uma vergonha. Temos água suficiente, as pessoas não merecem. Então eu chamo atenção das autoridades, faço esse apelo”, disse o dom.
O Pleno do TCE respondeu, nesta quarta-feira (03), consulta do prefeito do município de Exu, Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho, sobre pagamento, em tempos de pandemia, aos microempreendedores individuais responsáveis pelo transporte escolar. O relator foi o conselheiro Marcos Loreto. Na consulta (n° 20100066-0), o prefeito questionou o TCE sobre a possibilidade de o município que tenha suspendido […]
O Pleno do TCE respondeu, nesta quarta-feira (03), consulta do prefeito do município de Exu, Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho, sobre pagamento, em tempos de pandemia, aos microempreendedores individuais responsáveis pelo transporte escolar. O relator foi o conselheiro Marcos Loreto.
Na consulta (n° 20100066-0), o prefeito questionou o TCE sobre a possibilidade de o município que tenha suspendido o serviço de transporte escolar durante a pandemia, por categorizar-se de não essencial, efetuar o pagamento de um percentual do valor mensal do contrato para os Microempreendedores Individuais, responsáveis pelo transporte escolar dos alunos, como forma de garantir a subsistência dos trabalhadores e suas famílias durante o período de paralisação, tendo a obrigação de que tais valores sejam descontados posteriormente quando ocorrer o retorno das atividades.
Em sua resposta, com base em parecer do Ministério Público de Contas de autoria da procuradora-geral adjunta, Eliana Lapenda, o relator respondeu que, primeiramente, a Administração Pública deve realizar análise prévia e individualizada dos custos de cada item do contrato, com a participação das partes envolvidas. E, caso opte pela suspensão do contrato, deverá haver ponderação acerca das exigências quanto às garantias exigidas pela Lei de Licitações e Contratos, respeitando a capacidade de cada contratado.
Todavia, caso haja opção pela revisão contratual, a qual o relator entende como a melhor solução, deve-se promover a modificação das cláusulas então pactuadas, visando adequá-las a um novo regime de execução, procedendo seu consequente reequilíbrio financeiro, possibilitando que os serviços de transporte escolar fiquem à disposição do Poder Público contratante para que sejam retomados de imediato, quando do retorno das aulas presenciais.
O relator ainda explicou que o gestor deve atentar para o estudo de viabilidade da revisão contratual, de modo a evitar comprometimento financeiro. E que a remuneração do contrato, nesse período de transição, deverá se limitar à cobertura dos custos fixos com pessoal como pagamento de salários e recolhimento de encargos sociais e os administrativos (IPVA, DPVAT etc.). Além disso, a remuneração dos motoristas deverá levar em conta a redução da jornada de trabalho, tendo como base a Lei n. 14.020, de 06 de julho de 2020.
Voto de pesar – Durante a sessão foi proposto, de forma conjunta entre o TCE, representado por seu presidente, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, e o Ministério Público de Contas, representado pela procuradora-geral, Germana Laureano, um voto de pesar pelo falecimento do pai do procurador do MPCO, Gustavo Massa, Antônio Ferreira Lima.
Germana Laureano destacou que o voto é um indicativo de amizade coletiva dos membros do Ministério Público e Tribunal de Contas para com o procurador. Já Dirceu Rodolfo destacou a postura ética e moral de Gustavo Massa, fruto da boa educação que recebeu do seu pai. Também se associaram à homenagem os conselheiros Ranilson Ramos e Carlos Neves.
Os votos foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros presentes à sessão. O Ministério Público de Contas foi representado pela procuradora-geral, Germana Laureano e a Auditoria Geral, pelo conselheiro substituto Adriano Cisneiros.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado inaugurou, nesta terça-feira (04/02), a Escola Municipal Murilo Fernando Nunes Nogueira, no bairro IPSEP. O novo equipamento amplia a rede municipal de ensino e fortalece a valorização da educação pública no município. Com funcionamento em dois turnos, a unidade vai atender 280 alunos, do Pré I e II […]
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado inaugurou, nesta terça-feira (04/02), a Escola Municipal Murilo Fernando Nunes Nogueira, no bairro IPSEP. O novo equipamento amplia a rede municipal de ensino e fortalece a valorização da educação pública no município.
Com funcionamento em dois turnos, a unidade vai atender 280 alunos, do Pré I e II ao 5º ano do Ensino Fundamental, e tem capacidade para receber até 400 estudantes, ainda dispondo de vagas. A escola conta com uma estrutura moderna, composta por salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), diretoria, secretaria, refeitório, cozinha, pátio e banheiros, garantindo conforto e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
Durante a solenidade, a prefeita Márcia Conrado destacou a importância da entrega para o bairro IPSEP e para o fortalecimento da educação municipal. “Estamos investindo em espaços dignos, acolhedores e preparados para formar nossas crianças. Essa escola representa cuidado com o presente e compromisso com o futuro de Serra Talhada”, afirmou.
A Escola Municipal Murilo Fernando Nunes Nogueira homenageia Murilo Nogueira, conhecido como Murilão, que atuou por muitos anos na Secretaria Municipal de Educação, deixando um legado de dedicação e serviço público. Com a nova unidade, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso à educação e com a melhoria contínua da qualidade do ensino oferecido à população.
Pernambuco prorrogou até 15 de março a proibição do uso de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e demais locais que possam provocar aglomeração de pessoas. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado. A Informação é da Folha de Pernambuco. A medida começou a […]
Pernambuco prorrogou até 15 de março a proibição do uso de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e demais locais que possam provocar aglomeração de pessoas. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado. A Informação é da Folha de Pernambuco.
A medida começou a ser adotada em 15 de janeiro, quando o governo anunciou a decisão baseada no aumento do número de casos graves da Covid-19 em Pernambuco. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Estado contabiliza 274.809 casos confirmados da doença e 10.577 mortes.
A princípio, a proibição, seria de 30 dias e válida até 15 de fevereiro e foi prorrogada por mais 30 com a publicação desta quinta-feira.
“O funcionamento e atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, localizados no Estado de Pernambuco, devem observar o disposto neste Decreto e as determinações constantes em Portarias da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, diz trecho do decreto estadual nº 50.258.
No mesmo decreto, o Governo de Pernambuco oficializou a proibição do funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares entre 20h de sexta-feira (12) e 6h de segunda-feira (15) no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda, em razão da suspensão do Carnaval.
Pela terceira vez nesta semana, o Brasil registrou mais de mil mortes decorrentes do novo coronavírus em 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (22), o número de óbitos nas últimas 24h foi de 1.001, totalizando 21.048 casos fatais. Já a quantidade de novos casos diagnosticados, neste mesmo […]
Pela terceira vez nesta semana, o Brasil registrou mais de mil mortes decorrentes do novo coronavírus em 24 horas.
De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (22), o número de óbitos nas últimas 24h foi de 1.001, totalizando 21.048 casos fatais.
Já a quantidade de novos casos diagnosticados, neste mesmo intervalo, foi de 20.803, segundo o ministério. A soma de casos confirmados de Covid-19 no país chegou a 330.890.
O número de óbitos por Covid-19 ultrapassou mil pela primeira vez nesta terça-feira (19), com 1.179 casos. Na quarta (20), o número caiu para 888. Já na quinta (21), o número voltou a subir e superou o recorde anterior de mortes pela doença, chegando a 1.188. Os dados foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Os estados que apresentam maior número de casos são São Paulo (76.871), Ceará (34.573), Rio de Janeiro (33.573), Amazonas (27.038) e Pernambuco (25.760). Quanto aos óbitos, as unidades federativas mais atingidas são São Paulo (5.773), Rio de Janeiro (3.657), Ceará (2.251), Pernambuco (2.057) e Pará (1.937).
Pernambuco: o estado registrou um novo recorde de mortes causadas pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu a confirmação laboratorial de 132 óbitos.
O número é 6,5% superior ao recorde anterior, de 124 mortes, observado na última segunda (18). Com isso, o estado contabiliza um total de 2.057 vidas perdidas para a Covid-19. Também, nesta sexta, a SES recebeu a confirmação de 1.849 novas infecções.
Você precisa fazer login para comentar.