Doriel Barros pede criação de auxílio para socorrer a agricultura familiar
Por André Luis
O presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, solicitou ao Governo do Estado a criação de um programa de apoio às famílias produtoras rurais atingidas pelas fortes chuvas que vêm castigando o Agreste Meridional e a Zona da Mata de Pernambuco.
Segundo o parlamentar, que está desde ontem visitando as áreas atingidas pelas enchentes, agricultoras e agricultores perderam as suas produções e estão sem fonte de renda.
Ainda no ofício encaminhado ao governador Paulo Câmara, Doriel Barros pediu para que o Estado, por meio de suas secretarias, restabeleça, o mais rápido possível, a infraestrutura necessária à mobilidade dessa população, a exemplo das passagens molhadas e estradas vicinais, danificadas por causa das enchentes.
“As nossas solicitações consideram o clamor das famílias que estão sofrendo com as chuvas que assolam essas regiões há alguns dias e que, ou perderam as suas plantações, ou estão com dificuldade de escoar a produção, a exemplo do leite, que já começou a ser perdido em algumas localidades ”, afirmou o parlamentar.
Ainda de acordo com o deputado, é necessário criar condições para que essas pessoas possam recompor suas vidas e retomar o trabalho, para que consigam manter o sustento de suas famílias. Nesse sentido, ele também acionou o Governo Federal, por meio dos ministérios da Agricultura e das Desenvolvimento Regional.
Auxílio-Pernambuco
O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a ampliação do Auxílio-Pernambuco para todos municípios que decretarem estado de emergência em decorrência das fortes chuvas.
“O governador atendeu o nosso pedido. O auxilio foi uma iniciativa importante para o Recife e Região Metropolitana e, agora, terá um papel fundamental para o Agreste e Zona da Mata”, comemorou Doriel. Nesses dois dias, o deputado esteve em sete municípios atingidos.
O acesso à sétima arte, com programação semanal de filmes para todos os públicos, volta a fazer parte da rotina do centenário Theatro Cinema Guarany, localizado em Triunfo, no Sertão do Pajeú. O equipamento cultural gerido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), estreia sua programação […]
O acesso à sétima arte, com programação semanal de filmes para todos os públicos, volta a fazer parte da rotina do centenário Theatro Cinema Guarany, localizado em Triunfo, no Sertão do Pajeú.
O equipamento cultural gerido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), estreia sua programação semanal, nesta quinta-feira (8), às 19h30, com a exibição de O Agente Secreto (2025), mais recente longa-metragem de Kleber Mendonça Filho.
A sessão inaugura uma nova fase do equipamento histórico, que passa a oferecer exibições regulares ao longo do ano, integrando o Theatro Cinema Guarany ao ecossistema cultural do Sertão do Pajeú.
“A retomada do Theatro Cinema Guarany acontece após três anos de investimentos do Governo de Pernambuco em melhorias na área de acessibilidade, segurança e equipamentos técnicos de ponta. Hoje o Guarany conta com uma plataforma de acessibilidade, sistema de climatização e equipamento de cinema de última geração para oferecer uma experiência única”, destaca o administrador do equipamento cultural, Bruno Santana.
Após a sessão de abertura com O Agente Secreto, a programação segue em Triunfo, até domingo (11), com títulos nacionais lançados no ano passado. Na sexta-feira (9), às 19h30, o público poderá conferoir O Último Azul (2025), de Gabriel Mascaro. No sábado (10), às 19h, é a vez de Luiz Gonzaga – Légua Tirana (2025), de Diogo Fontes e Marcos Carvalho. No domingo (11), a agenda começa às 14h, com a volta de Luiz Gonzaga – Légua Tirana e de O Agente Secreto à tela em nova sessão, às 16h30.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu interinamente, hoje, o comando da Corte. Até o final dessa semana, ele responderá pelo plantão do Judiciário, decidindo pedidos mais urgentes que chegarem ao STF. Como vice-presidente da Corte, ele substitui a titular, ministra Cármen Lúcia, enquanto ela estiver no exercício da Presidência da República, […]
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu interinamente, hoje, o comando da Corte. Até o final dessa semana, ele responderá pelo plantão do Judiciário, decidindo pedidos mais urgentes que chegarem ao STF.
Como vice-presidente da Corte, ele substitui a titular, ministra Cármen Lúcia, enquanto ela estiver no exercício da Presidência da República, devido às viagens do presidente Michel Temer, e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Toffoli assumirá a presidência do STF em setembro, quando termina o mandato de dois anos de Cármen Lúcia à frente do tribunal. Ele é o mais antigo membro da Corte que ainda não exerceu a função.
Como titular, caberá a ele administrar a pauta de julgamentos, marcando data dos que considerar mais importantes e urgentes, conforme os processos ficam prontos para decisão do plenário.
Toffoli chegou ao STF em 2009 por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No período recente, tem sido um dos críticos da condução da Operação Lava Jato por parte do Ministério Público.
Em uma de suas últimas decisões, propôs e obteve maioria dos votos na Segunda Turma para soltar o ex-ministro José Dirceu, que já cumpria pena por condenação em segunda instância.
Prezado Nill Júnior, Lendo a sua matéria, sobre minha declaração de não ter tido diálogo recente com os principais pré-candidatos às eleições de 2024, em Arcoverde, algumas pessoas me questionaram se de alguma forma com isto, eu não estarei ajudando ao atual prefeito. Para além das torcidas organizadas de A ou B, eu preciso me […]
Lendo a sua matéria, sobre minha declaração de não ter tido diálogo recente com os principais pré-candidatos às eleições de 2024, em Arcoverde, algumas pessoas me questionaram se de alguma forma com isto, eu não estarei ajudando ao atual prefeito.
Para além das torcidas organizadas de A ou B, eu preciso me preocupar com as demandas populares, com a opinião do povo. E é isto que estou fazendo, ouvindo a população.
Nenhum cargo (público ou político) me interessa, se eu não puder ser útil, funcional, eficiente, para a população, para os principais anseios dela, caso contrário jamais teria renunciado ao mandado de vice-prefeito. Eu queria ser útil, trabalhar, e fui impedido. Não entendo que os fins justificam os meios, e por isso não me permito cometer o mesmo erro duas vezes.
Minha cabeça funciona de uma forma diferente do cara da política tradicional. Estou atento às demandas e ouvindo aqueles que estão sendo diretamente atingidos pelos devaneios, desmandos e incompetência da gestão do Prefeito LW. Não se trata de um projeto de vingança, trata-se de um projeto de reformas econômicas e sociais que precisam ser implementadas imediatamente.
Arcoverde está sendo empurrada gradativamente para dentro de um precipício, pela atual gestão. Mas isso não pode servir de cortina de fumaça, para que as torcidas organizadas queiram me colocar em projeto político A ou B, sem que efetivamente haja um debate amplo, com minha participação direta, de como resgatar a cidade desse projeto político frustrado e patológico que contaminou a Terra do Cardeal.
Na hora certa, haverá minha decisão. Seja por A, B, ou pela neutralidade. Mas ela será pensada, calculada, com participação popular, e sem espírito de vingança. E não adianta querer jogar para as torcidas organizadas, pois isso não influenciará na minha análise.
A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, disse ao comunicador Anderson Tennens na Cultura FM estar acompanhado e atuando junto ao pessoal da Agência Nacional de Aviação – ANAC e que houve problemas técnicos de engenharia que impediram o andamento do processo licitatório. Pistas auxiliares de emergência. “a gente tem acompanhado e […]
A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, disse ao comunicador Anderson Tennensna Cultura FM estar acompanhado e atuando junto ao pessoal da Agência Nacional de Aviação – ANAC e que houve problemas técnicos de engenharia que impediram o andamento do processo licitatório. Pistas auxiliares de emergência.
“a gente tem acompanhado e tem atuado junto ao pessoal da Secretaria de Aviação Civil. Em fevereiro foram identificados problemas em relação ao convênio, o que foi equacionado em três reuniões em Brasília. Estamos em fase de projeto com a Secretaria de Aviação Civil e Infraero que tem espertize para concluir os projetos de forma mais rápida possível”.
Ela destacou que Serra Talhada e Caruaru são foco da programação para até 2020 ter voos regionais. O Secretario de Turismo Rodrigo Novaes esteve tratando do tema com ela.
Quanto aos R$ 20 milhões para conclusão da obra de requalificação do Aeroporto, com o terminal definitivo de passageiros, anunciado pelo então, secretário estadual de Transportes, Antônio Cavalcanti Júnior, ligado a Sebastião Oliveira, Fernanda Batista explicou que o processo previsto para janeiro não tinha a aprovação da ANAC. Assim, foi suspensa.
Afogados aproveitou a chance que tantos perderam Afogados da Ingazeira ocupou essa semana um espaço que certamente caberia em outros pólos. Isso porque só o futebol e as espetaculares circunstâncias do que aconteceu no jogo com o Atlético Mineiro tem o poder de tamanha exposição para uma cidade como Afogados. Afora isso, só uma grande […]
Afogados da Ingazeira ocupou essa semana um espaço que certamente caberia em outros pólos. Isso porque só o futebol e as espetaculares circunstâncias do que aconteceu no jogo com o Atlético Mineiro tem o poder de tamanha exposição para uma cidade como Afogados. Afora isso, só uma grande tragédia ou uma grande história poderiam causar efeito parecido, jamais igual.
Nossa Yane Marques com sua bravura sertaneja também foi longe e levou Afogados além fronteira, com grande destaque nacional por sua história. Mas o que aconteceu da noite daquela quarta, nossos olhos certamente não verão mais. A hastag #Afogados ficou em segundo lugar nos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter.
O jornalista Flávio Gomes, do Fox Sports, chegou a classificar a conquista como “o maior feito mundial do esporte até agora em 2020”. Essa partida para atleticanos vai ser lembrada nos próximos 10, 20, 100 anos. E fica nos anais dos jogos mais incríveis da história. Também porque nem mesmo um renomado roteirista com a liberdade da caneta e papel escreveria uma história tão espetacular do 2×2 aos pênaltes.
No mais, o registro de que o município soube aproveitar um vão criado pela falta de cuidado com o esporte em outras cidades. Vamos a algumas que poderiam, mas não trataram por motivos diversos do futebol como deveriam: em Arcoverde, o Flamengo já esteve na elite estadual. No final dos anos 80, enfrentou o Sport de igual para igual no Souto Maior, hoje Áureo Bradley, lotado. Marquinhos, o atacante, chegou a ser contratado pela equipe rubro negra da Ilha.
Os anos se seguiram, estádio e projeto esportivo foram abandonados. A gestão Madalena Brito nunca se preocupou com a praça esportiva. Os dirigentes também ajudaram a jogar tudo pra baixo e o clube hoje, capenga.
Em Petrolina, a cartolagem desmantelada, como no caso do time dirigido por um quarentão que se escalava pra jogar e a falta de apoio ao esporte também evitam que a cidade se destaque no futebol. O Petrolina, único na Série A, cambaleia. O estádio Paulo Coelho é terrível.
E o que não falar de Serra Talhada? O Serrano chegou a disputar título de turno do Pernambucano no início dos anos 2000. O Manta, hoje sucesso no Afogados já treinou a equipe. Um racha no comando criou a dissidência que gerou o Serra Talhada. Zé Raimundo até tentou mas o sucesso nunca mais foi o mesmo. A gestão Duque e o secretário Gin Oliveira, mais o vereador André Maio, que cuidou desastrosamente do Serrano, também são alvos criticados pela situação do Pereirão.
Até o Salgueiro, que chegou a receber um Flamengo e Internacional no Cornélio de Barros – sem passar por uma grande camisa como o Afogados – parece que abandonou a velha boa fase. Brincam na cidade que a saída de Clebel Cordeiro da Presidência do clube para ser prefeito derrubou numa tacada os dois, time e cidade.
Assim, aos que se engajaram desde a fundação do Afogados, a partir de Ênio Amorim, presidente fundador, João Nogueira, atual, Diretoria, o prefeito José Patriota, os vários patrocinadores que ganharam muito com a exposição do clube, imprensa esportiva e torcedores, a certeza de que já valeu a pena, aconteça o que acontecer daqui pra frente. O futebol levou Afogados ao topo do mundo!
PT busca apoio de CV em Afogados
A Executiva do PT de Afogados da Ingazeira se reuniu com o Deputado Federal Carlos Veras na casa da Presidente Mônica Souto. Veras prometeu apoiar o partido no rumo do seu fortalecimento. O PT aparentemente perdeu terreno no desejo de compor uma chapa majoritária na Frente Popular e não tem forças para candidatura própria.
País da criança
A classificação do Afogados FC na Copa do Brasil deflagrou revolta de desportistas de Serra Talhada. Eles não entendem como uma cidade como a Capital do Xaxado não conseguiu liderar um projeto parecido. De quem é a culpa?
Projeto amofinou...
De heróis da resistência e projetos sólidos para candidaturas “em defesa das famílias, da moral, dos bons costumes e contra o atual modelo político”, os conservadores do PSL podem virar reféns de projetos que condenavam. Em Serra Talhada, Eliane Oliveira já iniciou conversas com Sebastião Oliveira, abrindo mão da candidatura. Em Afogados, Toninho Valadares apoia o pai, Totonho. Nas outras cidades, não tem carne política pra encher um pastel. É um vereador aqui, outro ali, e olhe lá…
O que quer Paulo em Tabira
O governador Paulo Câmara até aceita um petista cabeça de chapa em Tabira, mas quer que o vice seja socialista. O preferido é Zé de Bira, que se não tivesse corrido pra debaixo da asa da Casa Civil e continuasse o discurso seria nome natural para cabeça. Mano, que ainda se posiciona como se tivesse o peso de 30 anos atrás, quer a filha, Nelly, na chapa. E Flávio Marques, tal qual discurso de Tiririca, “como tá não fica”: avalia ir pro PT.
Trator
Humberto Costa, dizem aliados, estaria maquinando por trás do pano para levar o PT ao grupo de Carlos Evandro. Como está no PSB, poderia montar uma chapa com o PT na vice. O nome seria o de Sinézio Rodrigues, quer até agora não engoliu o drible de Luciano para emplacar Márcia Conrado na legenda. Se fato, é uma operação complexa e difícil de engolir. Como abrir mão da cabeça com chances e compor com a vice? Nem “Trator” explicaria…
Tão no direito
O Prefeito José Patriota foi incrivelmente moderado ao avaliar os blocos carnapolíticos desse ano. Disse que o ex-prefeito Totonho está no papel dele ao turbinar o Tô na Folia e que ele tem direito de pleitear a disputa. Na mesma linha, elogiou Sandrinho com o seu Bora Pra Frente, também dizendo que o jovem vice pode encabeçar o projeto. Guardou mistério sobre quando deflagra a discussão para escolha. Depois que previu a classificação do Afogados sobre o Atlético, ficou a certeza: de cozinhar galo, ele entende…
Está em Isaías, 10, 5.100
Em Garanhuns, o prefeito Isaías Régis (PTB) criou dez cargos de “Assessores especiais”, com a Lei Municipal n° 4.547/2019. O salário, R$ 5.100,00 pra cada um. A única função descrita na lei: “articulação política”, sem, todavia, estarem definidas legalmente as atribuições do cargo. Em suma, o MP no município quer saber quais são as funções reais que cada um tem, expediente, local de trabalho, ou explicação que faça jus a R$ 61 mil por ano por cabeça. Na resposta, não vale escrever “pra babar o prefeito”.
Frase da semana: “Para o Atlético-MG era mais um jogo, para nós é um prato de comida”. De Eduardo Erê, para justificar a vontade no jogo histórico da Copa do Brasil. O Afogados venceu nos pênaltes, 7×6, depois de empate em 2×2.
Você precisa fazer login para comentar.