Notícias

Dono de ótica em Patos recusa a vacina e morre de Covid

Por Nill Júnior

Um empresário de 58 anos morreu por complicações do novo coronavírus na madrugada deste domingo (29), na cidade de Patos, Sertão da Paraíba.

José Roberto Aranha Gomes foi diagnosticado com a doença e devido ao agravamento dos sintomas precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos, mas o quadro de saúde piorou e ele acabou falecendo.

De acordo com informações, o empresário havia optado por não tomar a vacina contra a Covid-19 e tinha se medicado com o chamado “kit covid”, que não tem eficácia comprovada contra a doença. José Roberto era proprietário de uma ótica na cidade de Patos.

Outras Notícias

Terceiro FPM de agosto será repassado nesta quarta-feira

Mês fecha negativo, diz CNM  Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de agosto fecha com redução de quase 8%. A terceira e última transferência do mês entrará nas contas das prefeituras na quarta-feira, 30 de agosto. A previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o terceiro decêndio é de R$ 3.739.591.412,20 ou 2.991.673.129,76, com […]

Mês fecha negativo, diz CNM 

Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de agosto fecha com redução de quase 8%. A terceira e última transferência do mês entrará nas contas das prefeituras na quarta-feira, 30 de agosto. A previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o terceiro decêndio é de R$ 3.739.591.412,20 ou 2.991.673.129,76, com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) sobre a arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI), entre os dias 11 e 20, a CNM calcula o valor do FPM de agosto de R$ 12,4 bilhões. Ano passado o oitavo mês do ano somou 13,5 bilhões. Mesmo com o segundo e o terceiro repasses maiores que 2022 (39,51% e 7,8%), o mês fecha negativo e acirra a crise dos Entes municipais. 

Vale lembrar que a primeira parcela de agosto foi 23,65% menor. E quando o valor do repasse é deflacionado, desconsiderada a inflação do período, o último repasse do mês apresenta crescimento menor (3,74%) e a redução do mês aumenta para 11,70%, em comparação com o mesmo período de 2022. Entre janeiro e agosto, o FPM somou R$ 121 bilhões. “Ao desconsiderar o comportamento da inflação, o FPM acumulado em 2023 apresenta queda de 0,13%”, destaca o levantamento da CNM. 

Ainda segundo o levantamento da entidade, a expectativa do Fundo para os próximos dois meses é de crescimento contido, máxima de 5%, em relação ao mesmo período de 2022. Para amenizar a crise dos Entes municipais, a Confederação tem trabalhado para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que institui o adicional de 1,5% do FPM no mês de março. Se a matéria for aprovada este semestre, os gestores locais poderão contar com recursos adicionais em março de 2024. Veja o levantamento completo AQUI. As informações são da Agência CNM de Notícias.

Afogados amplia vacinação de trabalhadores em educação

Serão vacinados trabalhadores a partir dos 40 anos Tem início nesta segunda-feira (7), o mutirão para intensificar a vacinação dos trabalhadores em educação de Afogados da Ingazeira.  Serão vacinados trabalhadores a partir dos 40 anos, tendo em vista que o município recebeu pouco mais da metade da quantidade necessária para vacinar todos os profissionais.  “A […]

Serão vacinados trabalhadores a partir dos 40 anos

Tem início nesta segunda-feira (7), o mutirão para intensificar a vacinação dos trabalhadores em educação de Afogados da Ingazeira. 

Serão vacinados trabalhadores a partir dos 40 anos, tendo em vista que o município recebeu pouco mais da metade da quantidade necessária para vacinar todos os profissionais. 

“A Prefeitura está solicitando ao governo do estado as doses adicionais para prosseguirmos com a vacinação dos profissionais de educação das demais faixas etárias,” destacou a secretária de educação de Afogados Wivianne Fonseca. 

A vacinação ocorrerá na quadra coberta da Escola Maria Gizelda. Confira os horários de acordo com a rede de ensino: 

Segunda – 14h às 18h – Trabalhadores em educação das rede pública municipal de ensino e rede privada. 

Terça – 8h às 12h / 14h às 18h – Trabalhadores em educação da rede pública estadual e instituições de ensinos técnico e superior (FASP, IFPE e instituições de ensino à distância).

Para se vacinar, será necessária apresentação de identidade, cartão do SUS e uma declaração da escola que atua comprovando o vínculo.

Bolsonaristas abrem fogo contra agentes da PRF em Novo Progresso-PA

Em Rio do Sul, Santa Catarina, policiais foram atacados com barras de ferro Por André Luis Nesta segunda-feira (7), ao menos duas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram agredidas por extremistas de direita apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante atos antidemocráticos, que questionam o resultado das urnas que deram vitória ao presidente eleito, […]

Em Rio do Sul, Santa Catarina, policiais foram atacados com barras de ferro

Por André Luis

Nesta segunda-feira (7), ao menos duas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram agredidas por extremistas de direita apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante atos antidemocráticos, que questionam o resultado das urnas que deram vitória ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedem intervenção federal.

Em Novo Progresso (PA), bolsonaristas atacaram a polícia com pedras e tiros para impedir o desbloqueio do km 312 da BR-163. Todos os carros usados pela PRF saíram danificados da ação, segundo a polícia.

A principal forma de agressão utilizada foi o apedrejamento. Pelo menos três viaturas foram perfuradas por balas, conforme informação da assessoria da corporação (veja o vídeo abaixo).

 

Em um bloqueio ilegal na BR-470 em Rio do Sul (SC), dois agentes da PRF ficaram feridos após serem golpeados com barras de ferro.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram agentes da PRF e Polícia Militar sendo cercados por manifestantes vestidos de amarelo ou com a bandeira do Brasil. Inicialmente, eles jogam objetos contra os policiais, incluindo cadeiras de plástico e uma churrasqueira portátil.

Em seguida, um homem com boné amarelo passa a golpear um PRF com uma barra de ferro. Outros manifestantes aparecem e seguem jogando objetos nos policiais. Os agentes de segurança são expulsos da marginal da rodovia (veja o vídeo abaixo).

 

Roberto Jefferson fez escola – Em 23 de outubro, o ex-deputado federal de extrema-direita, Roberto Jefferson (PTB), atirou em policiais federais que foram cumprir o mandado de prisão determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) na cidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pela PF e pelo advogado de Jefferson, Luiz Gustavo Cunha. Jefferson é aliado de Bolsonaro. 

Roberto Jefferson resistiu à prisão e disparou de sua casa — teriam sido arremessadas 3 granadas e dados 2 tiros de fuzil. Dois policiais foram feridos por estilhaços, sem gravidade.

Jefferson é um representante fiel do que é o bolsonarismo e o radicalismo de direita que se instalou no Brasil após a vitória de Jair Bolsonaro em 2018.

Resta a Justiça brasileira identificar e prender os bandidos que atacaram os policiais nos bloqueios ilegais. É uma questão de honra. 

A Polícia Rodoviária Federal divulgou no Twitter um vídeo que mostra uma tentativa de negociação, momentos antes de ser atacada pelos extremistas de direita. Veja abaixo:

 

Dilma em Recife: “A Petrobras está virando a página sobre a Lava Jato”

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco Em discurso na inauguração da fábrica da Jeep, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o projeto do empreendimento é fruto de ação conjunta. A petista lembrou a vinda da Fiat para o Estado e disse, também, que a ação é “ao mesmo tempo uma parceria […]

Dilma-Jeep1

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco

Em discurso na inauguração da fábrica da Jeep, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o projeto do empreendimento é fruto de ação conjunta. A petista lembrou a vinda da Fiat para o Estado e disse, também, que a ação é “ao mesmo tempo uma parceria com o Brasil e Pernambuco”. A gestora lembrou do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

“Aí é fundamental lembrar a importância de dois pernambucanos, Eduardo e Lula, ambos nordestinos e comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco”, discursou. “Isso me proporciona grande orgulho e satisfação, assim como Paulo Câmara”, continuou.

Petrobras: a presidente Dilma Rousseff (PT) fez uma referência a obras instaladas no Complexo Portuário de Suape e afirmou que a estatal mais importante do País, a Petrobras, está virando a página sobre a Operação Lava Jato.

“A Petrobras está virando a página sobre a Lava Jato. A Refinaria Abreu e Lima já está funcionando e é pedra fundamental para o desenvolvimento da indústria petroquímica”, disse.

“Somos parceiros incondicionais do desenvolvimento do Nordeste e de Pernambuco. Nós, Lula, Eduardo e Paulo fizemos escolhas. E uma delas levou à viabilidade dessa fábrica. Um grande projeto é feito por grandes pessoas. Falo isso sem ignorar as dificuldades e desaceleração que o País passa nesse momento”, discursou.

Paulo-Câmara-Jeep

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foi o segundo a discursar durante a inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana. Durante sua fala, o socialista, que no anúncio do empreendimento fazia parte do quadro de secretários do ex-governador Eduardo Campos (PSB), ressaltou o trabalho para que o projeto fosse realizado. O gestor deu início ao seu pronunciamento agradecendo a presidente Dilma Rousseff (PT) e os pernambucanos.

“Foi muito trabalho. Lembro do anúncio de Lula e Eduardo, anunciando a inauguração da fábrica. A partir daí, teve muito planejamento, trabalho e meta”, afirmou o governador. “Desenvolvemos muitas ações nos últimos cinco anos. Como governador hoje, e secretário fui, fico muito orgulhoso. Não é fácil dar essa estrutura. Isso era um grande canavial e demos estrutura para criar a fábrica. Essa fábrica é realidade graças a muita gente, mas principalmente ao povo desse Estado”, continuou o socialista, afirmando que os próximos passos incluem fazer parcerias.

Primeiro a discursar, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, afirmou que o Nordeste dá exemplo de capacidade empreendedora, com o início da produção da indústria.

armandonetogoiana

“Algumas vozes diziam que o nordeste estava fadado a atividades menos nobres. A Fiat nos dá a certeza que o Nordeste esta inserido no quadro de desenvolvimento do País”, afirmou o ministro.

O presidente da FCA América Latina, Cledorvino Belini, afirmou, em discurso na inauguração na fábrica Jeep, nesta terça-feira (28), que o então presidente Lula (PT) e o então governador Eduardo Campos (PSB) tiveram a visão de trazer o empreendimento para Pernambuco.

O executivo fez uma homenagem às duas lideranças, e um vídeo foi exibido, lembrando o ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto do ano passado, vítima de acidente aéreo, duranta a campanha eleitoral.

A viúva do ex-governador, Renata Campos, e os filhos Maria Eduarda e João Campos participam do evento.

São Pedro de Itapetim reúne multidão

A abertura da festa no palco principal do São Pedro de Itapetim 2025, realizada na noite da sexta-feira (28), reuniu uma multidão na praça pública, em uma celebração marcada por cultura, tradição e grandes atrações musicais. A programação começou com a apresentação do Grupo de Dança da Secretaria de Cultura, que levou ao palco coreografias […]

A abertura da festa no palco principal do São Pedro de Itapetim 2025, realizada na noite da sexta-feira (28), reuniu uma multidão na praça pública, em uma celebração marcada por cultura, tradição e grandes atrações musicais.

A programação começou com a apresentação do Grupo de Dança da Secretaria de Cultura, que levou ao palco coreografias típicas e emocionou o público com uma belíssima exibição.

Em seguida, os shows de Aldinho Forró Kceteiro & Vanessa Messias, Fulô de Mandacaru e Seu Desejo colocaram o público para dançar e garantiram a animação da noite. A praça ficou completamente lotada, demonstrando o prestígio e a força das festas juninas no município.

Estiveram prestigiando o evento a prefeita Aline Karina e sua família, o vice-prefeito Chico de Laura, o secretário de Cultura Vandivaldo, o ex-prefeito Adelmo Moura, além de secretários municipais, diretores e lideranças políticas da região.

A programação do São Pedro seguiu neste domingo (29), com mais uma noite de shows gratuitos em praça pública. Sobiram ao palco Alex Sanfoneiro, Brasas do Forró e Walkyria Santos. Veja imagens: