Dividido, grupo que elegeu prefeito Sebastião Dias, faz amanhã a primeira reunião para tratar de sucessão
Por Nill Júnior
Charge: previsão da reunião em Tabira
Por Anchieta Santos
Confirmados os partidos e as lideranças que participarão da reunião para tratar de sucessão municipal em Tabira amanhã. Repleto de divisões o bloco é o mesmo que elegeu o Prefeito Sebastião Dias em 2012. Os partidos convidados foram PTB, PMDB, PSC, PT, PSL, PSD, PP, DEM, PSDB, PRB e o PT do B, novo integrante.
As lideranças são Sebastião Dias, Genedy Brito, Carlos Veras, Josete Amaral, Rosalvo Sampaio (Mano), Joselito Rodrigues, Zé Amaral, Paulo Manú, Flávio Marques, e os vereadores Edmundo Barros, Didi de Heleno, Neli Sampaio, Aristóteles Monteiro e Val do Bar. A reunião vai acontecer na Loja de Dona Helena.
Pontuando as divisões entre os presentes: a Vice-Prefeita Genedy Brito está rompida com o Prefeito Sebastião Dias. O vereador Edmundo Barros já disse que o seu candidato será do Grupo Independente GI) e certamente não vai ser o atual gestor.
O ex-prefeito e médico Josete já deu sinais de afastamento do poeta ao deixar de atender no Hospital Municipal. Também desaconselhou o irmão Mário Amaral a não retornar a Secretaria de Obras e outro irmão, Zé Amaral está com a campanha “Agora é Zé” na rua.
E por último o PT que prá variar está dividido entre a candidatura do Presidente Tote Marques e o grupo de Carlos Veras que criou o PT do B para alojar os candidatos a vereador.
Nesta quarta-feira (28), às 11h30, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, participam da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, comandada pelo presidente Lula, para a duplicação da estação de bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado, em Salgueiro, Sertão Central. O ramal faz parte do Projeto de Integração do Rio […]
Nesta quarta-feira (28), às 11h30, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, participam da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, comandada pelo presidente Lula, para a duplicação da estação de bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado, em Salgueiro, Sertão Central.
O ramal faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), e, com a ampliação do bombeamento, a estação passará de 24,75m³/s para 49m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
A iniciativa faz parte do projeto Caminhos da Água, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), que está percorrendo a trilha da transposição do Rio Francisco, no Sertão nordestino. Antes da cerimônia, às 10h20, a governadora Raquel Lyra e o presidente Lula visitam a Estação EBI-3, também no município de Salgueiro.
Após um quadro de labirintite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou as agendas nesta quarta-feira (28) nas cidades de Salgueiro e Cachoeira dos Índios, na Paraíba.
A confirmação das viagens foi feita pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Lula cancelou reuniões na tarde de segunda (26) após sentir vertigem, recebeu atendimento médico e trabalhou nesta terça (27) da residência oficial do Palácio da Alvorada.
É a primeira vez que as três lideranças estarão juntas no Estado, depois que Raquel trocou o PSDB pelo PSD de Gilberto Kassab, justamente para se aproximar mais do mandatário nacional.
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou mais uma sessão ordinária na noite desta sexta (17). Foi uma sessão marcada pela implantação oficial da Coordenadoria da Mulher no município de Afogados da Ingazeira. Com plenário lotado, sendo composto em sua maioria por mulheres representantes de movimentos sociais, o evento teve a participação do prefeito José […]
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou mais uma sessão ordinária na noite desta sexta (17). Foi uma sessão marcada pela implantação oficial da Coordenadoria da Mulher no município de Afogados da Ingazeira.
Com plenário lotado, sendo composto em sua maioria por mulheres representantes de movimentos sociais, o evento teve a participação do prefeito José Patriota, do representante do MP Lúcio Luiz de Almeida Neto, Secretários e representantes de outros segmentos da sociedade.
Quem assumiu formalmente a Coordenadoria da Mulher foi Risolene Lima, militante feminista com atuação em grupos como o Mulher Maravilha. Todos os nove vereadores que compõem a bancada de situação estiveram participando.
Risô, como é conhecida, afirmou que vai ter um grande desafio pela frente, mas acredita que terá como marcar história da defesa e implementação de políticas públicas para as mulheres. A coordenadoria dela é vinculada ao próprio gabinete.
Prefeito diz que não teve como fazer reforma administrativa: Falando à Rádio Pajeú, o prefeito Patriota alegou que pretendia ter implementado a Diretoria da Mulher a mais tempo, mas não conseguiu. “Infelizmente não fizemos a reforma administrativa ainda porque não tivemos como”, afirmou.
Vereadores de oposição alegam questões médicas em sessão com presença de Patriota: A bancada de oposição que é formada pelos vereadores Zé Negão, Vicentinho, Renon de Ninô e pela vereadora Antonieta Guimarães, não se fez representar. Das ausências, a mais sentida foi da vereadora Antonieta, pelo fato de ser mulher.
O presidente Frankilin Nazário, falando à repórter Michelli Martins, da Rádio Pajeú, justificou as ausências de parte da oposição. “O vereador Renon de Ninô alegou que está com problema na coluna e não pôde vir. A vereadora Antonieta Guimarães afirmou que tem exames em Recife. O vereador Vicentinho não fez contato, mas havia me dito que estava com problemas de pressão”.
A solenidade aberta ao público de “Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso”, antigamente chamada de “Votação Paralela”, ocorre em todas as eleições oficiais do país em que se usa a urna eletrônica. As eleições suplementares de Capoeiras e de Palmeirina, de forma inédita, também contarão com o processo, que consiste […]
A solenidade aberta ao público de “Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso”, antigamente chamada de “Votação Paralela”, ocorre em todas as eleições oficiais do país em que se usa a urna eletrônica.
As eleições suplementares de Capoeiras e de Palmeirina, de forma inédita, também contarão com o processo, que consiste em selecionar aleatoriamente algumas urnas na véspera da eleição e simular uma votação, perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos, órgãos públicos diversos e qualquer interessado, para atestar que as urnas estão em perfeito funcionamento.
Para a realização da auditoria, dois eventos são necessários: um é o sorteio das seções e o outro é a auditoria em si.
As cerimônias de sorteio das seções cujas urnas eletrônicas serão submetidas às auditorias de funcionamento e de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas serão realizadas no Fórum da Comarca de Palmeirina, situado na Rua Presidente João Pessoa – s/n, Centro Palmeirina – PE, e na Creche Ursulina Teresa de Jesus, na Rua 21 de dezembro no Centro de Capoeiras/PE, simultaneamente às 9h do dia 2 de outubro (véspera das eleições).
Já auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso, das duas eleições, ocorrerá das 7h às 17h do dia da eleição (3/10) no Fórum Eleitoral de Garanhuns, por uma questão de infraestrutura, o qual fica situado na Rua Barão de Nazaré, S/N, Bairro Magano. Serão auditadas duas urnas de cada município.
A Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, para as eleições de Capoeiras e Palmeirina, é composta pelo juíza Malu Marinho Sette e pelo juiz Francisco Milton de Araújo Junior e mais seis servidores da Corregedoria, Secretaria Judiciária e Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicações (STIC), como previsto na resolução TSE 23.603/2019 e nas portarias 622 e 627 de 2021 do TRE-PE.
A Comissão ainda conta com uma equipe de apoio de outros 32 servidores, dos quais dez de servidores do TRE-PE e 22 nomeados servidores públicos de Garanhuns. Também já foram convidados a acompanhar a auditoria representantes do MPPE, da OAB, partidos políticos participantes, entidades fiscalizadoras e interessados.
A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas será filmada e transmitida ao vivo pela internet, no canal do Tribunal no YouTube.
As mídias produzidas na filmagem serão arquivadas na Secretaria Judiciária do TRE-PE.
Importante lembrar que os municípios de Capoeiras (130ª Zona Eleitoral) e de Palmeirina (59ª ZE) terão novas eleições porque seus respectivos candidatos a prefeitos que obtiveram o maior número de votos nas eleições de 2020 foram impedidos de tomar posse por decisão judicial transitada em julgado. Ambos os municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes da Câmara de Vereadores.
COMO FUNCIONA A AUDITORIA?
O Coordenador da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, Lucídio Franco Pereira, informa que a auditoria consiste em uma simulação da eleição utilizando as urnas sorteadas para demonstrar que elas estejam funcionando devidamente.
As urnas sorteadas são instaladas em uma sala especialmente preparada, no Fórum Eleitoral de Garanhuns, equipada com um microcomputador, uma impressora, o respectivo monitor para cada urna sorteada e uma câmera.
Todo processo e ambiente é filmado, além de ter como testemunhas representantes de órgãos públicos, membros de partido e quem mais quiser acompanhar. Às 7h, na presença de todos, as urnas usadas pela auditoria são ligadas e liberam a zerésima, indicando que nenhum voto está computado nas máquinas. O processo acontece simultaneamente à eleição real.
Cada urna auditada, então, começa a ser alimentada com os votos dados a candidatos reais, originados de cédulas de votação em papel, preenchidas no dia anterior por eleitores dos municípios envolvidos, especialmente convidados para a cerimônia de sorteio. Esses votos são depositados em urnas de lona aleatoriamente atribuídas a cada uma das urnas eletrônicas sorteadas.
Depois um servidor retira a cédula de papel da urna de lona, mostra-a aos presentes e marca a cédula com uma etiqueta numerada, passando-a a outro servidor, que digita os votos no Sistema de Apoio à Auditoria e imprime-os, em duas vias, contendo a data e hora em que foram digitados e o número da etiqueta. Uma dessas vias é grampeada na cédula correspondente e armazenada, para futura conferência, enquanto outro servidor, agindo como mesário, libera a urna eletrônica para receber a votação.
A via que não foi armazenada é entregue a um quarto servidor, que a exibe por alguns segundos sobre o visor da urna, para que a câmera registre essa imagem. Depois ele insere esses votos na urna eletrônica, enquanto pronuncia, claramente, em um microfone acoplado à filmadora, cada algarismo de cada voto, para cada cargo.
Ao fim, são emitidos boletins de cada urna e dos respectivos Sistemas de Apoio, bem como um relatório comparativo entre eles. Tudo para garantir que não haverá divergência entre o resultado da urna de lona e o da urna eletrônica.
A ata de encerramento dos trabalhos de auditoria da Comissão será encaminhada ao Presidente do TRE-PE, devendo, ainda, ser encaminhada uma cópia para cada Juízo Eleitoral envolvido, com vistas a integrar a documentação oficial das eleições suplementares de Palmeirina e de Capoeiras. Os demais documentos e materiais produzidos durante a auditoria de funcionamento serão lacrados, identificados como sendo da auditoria e encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral para arquivamento.
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, declarou apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB), destacando a atuação do parlamentar em favor dos municípios pernambucanos. Segundo o gestor, Dueire tem viabilizado ações em áreas como infraestrutura, saúde, educação e oferecido apoio técnico a gestores municipais, beneficiando diretamente Arcoverde, o Sertão e outras regiões do estado. […]
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, declarou apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB), destacando a atuação do parlamentar em favor dos municípios pernambucanos.
Segundo o gestor, Dueire tem viabilizado ações em áreas como infraestrutura, saúde, educação e oferecido apoio técnico a gestores municipais, beneficiando diretamente Arcoverde, o Sertão e outras regiões do estado.
“O senador Fernando Dueire é um aliado importante dos municípios. Sua presença no Senado tem significado mais atenção e resultados para Pernambuco. Em Arcoverde, sentimos os efeitos positivos dessa parceria, com investimentos e projetos que fortalecem nossa cidade e a região. Por isso, reafirmo meu apoio à sua reeleição, certo de que ele continuará trabalhando com o mesmo comprometimento e dedicação que sempre demonstrou”, afirmou Zeca Cavalcanti.
Estudantes do curso de Administração Hospitalar da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realizaram uma visita técnica ao IMIP, na capital pernambucana. A visita teve caráter didático, com os estudantes conhecendo a instituição de saúde. Mas além da visita, os estudantes aproveitaram a oportunidade para fazer a entrega de doações de brinquedos, fraldas e produtos […]
Estudantes do curso de Administração Hospitalar da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realizaram uma visita técnica ao IMIP, na capital pernambucana.
A visita teve caráter didático, com os estudantes conhecendo a instituição de saúde. Mas além da visita, os estudantes aproveitaram a oportunidade para fazer a entrega de doações de brinquedos, fraldas e produtos de higiene pessoal para os pacientes do IMIP.
O ato de solidariedade repercutiu em Garanhuns. O Gestor da UPAE, Gustavo Amorim, em nome do IMIP Gestão, fez questão de divulgar a ação, e agradecer a presença solidária dos estudantes de Garanhuns no Instituto em Recife.
“Faz parte do IMIP ser um campo de aprendizado, e ainda mais sob esta perspectiva da solidariedade e humanização das relações entre as instituições” – registra o gestor.
Você precisa fazer login para comentar.