Notícias

Dilma cancelou agenda por causa de saúde da mãe

Por Nill Júnior

14508-2A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou nesta quinta-feira (12) que a presidente Dilma Rousseff (PT) cancelou a agenda prevista para esta sexta-feira (13) em Belo Horizonte por causa do estado de saúde da mãe da presidente, Dilma Jane Coimbra, de 90 anos. Segundo a Secom, a mãe de Dilma “não está bem”.

Até a publicação deste texto ainda não haviam sido informados mais detalhes do quadro de saúde de Dilma Jane. Em setembro de 2011, a mãe da presidente foi internada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após receber o diagnóstico de embolia pulmonar.

Em Belo Horizonte, Dilma participaria, às 10h, de uma cerimônia de apresentação de balanço da campanha Justiça pela Paz em Casa, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O vice-presidente Michel Temer representará o governo na solenidade. A informação é da Agência Estado.

Outras Notícias

Inauguradas reforma e cobertura da Quadra Esportiva do Mutirão

Dando sequência a programação do aniversário de Emancipação Política,  a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, inaugurou nesta terça-feira (26), a reforma e cobertura da Quadra Esportiva da Escola Vicente Inácio de Oliveira, localizada no Bairro Mutirão. A quadra homenageia Arlindo Nascimento dos Santos. A obra possui 627 metros […]

Dando sequência a programação do aniversário de Emancipação Política,  a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, inaugurou nesta terça-feira (26), a reforma e cobertura da Quadra Esportiva da Escola Vicente Inácio de Oliveira, localizada no Bairro Mutirão. A quadra homenageia Arlindo Nascimento dos Santos.

A obra possui 627 metros quadrados de área construída, com investimento total de R$212.992,40 (duzentos e doze mil, novecentos e noventa e dois reais e quarenta centavos). Além da cobertura, o equipamento esportivo recebeu alambrado, pintura, arquibancada com cobertura e quadra de areia.

Entusiasmado, o prefeito Luciano Duque destacou a importância da obra. “É mais uma conquista para Serra Talhada, o quinto ginásio coberto que estamos entregando à população, fazendo com que seja fortalecida a prática esportiva e de educação. E além dos ginásios temos as praças, algumas entregues, outras em construção, como a Academia da Saúde do Mutirão, a Praça do IPSEP, da AABB, o Parque Ecológico da Lagoa que já está com o recurso assegurado, enfim, estamos construindo políticas sociais na área de educação e esportes, executando vários projetos como o Serra Esportiva, o Brincando com Esporte, o PELC que vai iniciar, é uma verdadeira revolução na cidade”, disse.

A gestora da Escola Vicente Inácio de Oliveira, Cleciene Fabiana, destacou a importância da quadra para a comunidade escolar. “Essa quadra vem para alegrar a vida das crianças da comunidade, é mais um espaço onde elas podem se divertir, praticar esportes e que vai ajudar a melhorar a aprendizagem em sala de aula, uma vez que a educação e o lazer tem que andar de mãos dadas”, afirmou a gestora.

Presente no evento, o secretário de Esportes e Lazer, Ginclécio Oliveira, informou que projetos esportivos serão executados no ginásio. “Vamos fomentar ainda mais a prática esportiva aqui no Mutirão, implementando vários projetos federais e envolvendo toda a garotada da escola e da comunidade”, afirmou.

Na oportunidade, foi entregue a premiação à Escola Vicente Inácio de Oliveira pelo segundo lugar conquistado na modalidade futebol de campo no Projeto Serra Esportiva e, por último, realizado um torneio de futsal com alunos da escola.

Participaram do evento o vice-prefeito Márcio Oliveira, o deputado estadual Augusto César, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e familiares do homenageado Arlindo Nascimento dos Santos.

Pesquisa Datafolha indica fatura liquidada na eleição do Recife

O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) está na liderança da disputa das eleições de 2024, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5). No cenário estimulado – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado, Campos fica com 74% das intenções de voto. Em seguida, o ex-ministro do Turismo […]

O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) está na liderança da disputa das eleições de 2024, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5).

No cenário estimulado – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado, Campos fica com 74% das intenções de voto.

Em seguida, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 9%, o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho (PSD) com 5%, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) com 4% e a servidora pública Ludmila Outtes (UP) com 1%.

Já o advogado Tecio Teles (Novo), a professora Simone Fontana (PSTU) e o jornalista Victor Assis (PCO) não pontuaram. Os votos “em branco, nulo ou nenhum” somam 4%. “Não sabem” representa 2%.

Espontâneas

Nas menções espontâneas, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o atual prefeito fica com 57% das intenções de votos. Em seguida, aparece Gilson Machado, com 5%; e Daniel Coelho e Dani Portela, ambos com 2%.

Rejeição

O levantamento também destacou quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Gilson Machado aparece com a maior rejeição (39%), seguido por Ludmila (35%), Daniel Coelho (32%), Tecio Teles (29%) e Victor Assis (28%).

Em sexto lugar, Simone Fontana está com 27% de rejeição. Em seguida, Dani Portela (26%), e João Campos (8%).

A opção “votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum” representa 3%. “Rejeita todos ou não votaria em nenhum” 2% e “não sabe” 6%.

Para o levantamento, foram ouvidos 910 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 3 e 4 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-05223/2024.

TRE-PE cassa mandato de vereador de Água Preta por infidelidade partidária

Por unanimidade, nesta terça-feira (19), o TRE Pernambuco cassou o mandato do vereador de Água Preta (Mata Sul) Edmilson Alexandre Fragoso da Silva por infidelidade partidária. Ele assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores em 7 de junho último como 1º suplente do PSB nas eleições de 2020, em função da saída de um dos […]

Por unanimidade, nesta terça-feira (19), o TRE Pernambuco cassou o mandato do vereador de Água Preta (Mata Sul) Edmilson Alexandre Fragoso da Silva por infidelidade partidária. Ele assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores em 7 de junho último como 1º suplente do PSB nas eleições de 2020, em função da saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que prefeito e vice da cidade haviam sido cassados. Porém, dois meses antes, em abril,ele havia trocado o partido pelo PRD. O Tribunal considerou a troca de legendas sem justa causa e que o mandato pertence ao PSB. A decisão tem aplicação imediata, mas cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O caso foi relatado pela desembargadora eleitoral Karina Aragão. Ela não acolheu os argumentos levantados de que a chamada “janela partidária”, que permite a troca de legendas de detentores de mandatos eletivos, durante um determinado período, aproveitaria também os suplentes. Esse período de 30 dias ocorre seis meses antes das eleições e, nas Eleições de 2024, foi entre 07/03/2024 e 05/04/2024, período em que Edmilson Fragoso trocou o PSB pelo PRD.

“De acordo com a literalidade da legislação eleitoral de regência, a regra da ‘janela partidária’ não se estende aos suplentes, mas apenas aos detentores de cargos eletivos, permitindo que mudem de partido dentro de um período específico antes das eleições”, ressaltou a relatora.

A desembargadora eleitoral enfatizou que O TSE, em julgamento de outubro passado, firmou entendimento nesta mesma linha: “Por maioria de votos, a Corte Superior concluiu que a regra do artigo 22-A, inciso III, da Lei dos Partidos Políticos não se aplica aos os suplentes. O Ministro Nunes Marques, em voto vista proferido na sessão, mencionou: ‘O legislador estabeleceu a justa causa incluindo a janela partidária exclusivamente ao detentor de mandato eletivo, não havendo previsão da extensão ao suplente’”.

No julgamento, o Tribunal determinou ao presidente da Câmara de Água Preta que, em dez dias, emposse no cargo o 2º suplente do PSB, Paulo Romerito Gomes da Silva.

O processo julgamento foi o de nº 0600448-04.2024.6.17.0000.

Eleições 2018: Rede e Podemos também confirmaram os seus candidatos

Num sábado de convenções eleitorais espalhadas pelo Brasil, a Rede Sustentabilidade aprovou por aclamação neste sábado (4) a candidatura de Marina Silva à Presidência da República. O partido confirmou o nome da ex-ministra do Meio Ambiente em convenção nacional em Brasília. A Rede também confirmou Eduardo Jorge (PV) como candidato a vice na chapa. A […]

Marina Silva e Eduardo Jorge durante convenção da Rede, neste sábado (4) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Num sábado de convenções eleitorais espalhadas pelo Brasil, a Rede Sustentabilidade aprovou por aclamação neste sábado (4) a candidatura de Marina Silva à Presidência da República. O partido confirmou o nome da ex-ministra do Meio Ambiente em convenção nacional em Brasília.

A Rede também confirmou Eduardo Jorge (PV) como candidato a vice na chapa. A aliança entre as legendas foi acertada na última quinta-feira (2).

Esta será a terceira vez que Marina Silva concorrerá ao Palácio do Planalto. Nas outras duas ocasiões, em 2010 e 2014, ficou em terceiro lugar.

A candidata foi uma das fundadoras da Rede Sustentabilidade, legenda que obteve o registro junto ao TSE em 2015.

Em discurso na convenção, Marina afirmou que a aliança com o PV é “programática, não pragmática”.

“A aliança é um encontro programático, não é de convencionais, não é de tempo de TV, não é para pagar marqueteiro. É uma aliança para ajudar a transformar o Brasil”, afirmou.

Foto: Podemos/Divulgação

Outro partido que também fez a sua convecção neste sábado (4), foi o Podemos que confirmou em Curitiba, a escolha de Alvaro Dias, 73 anos, como candidato à Presidência da República. Ele está no quarto mandato de senador e é o atual líder do partido.

O vice da chapa de Alvaro Dias é o economista Paulo Rabello de Castro, do Partido Social Cristão (PSC). O PSC desistiu de ter candidato próprio e indicou o nome de Rabello na quarta-feira (1º). Além do PSC, o Podemos fechou coligação com o PRP e o PTC.

No primeiro discurso como candidato, Álvaro fez críticas ao atual sistema político e voltou a repetir o discurso de “refundar a República”, que defendeu nas entrevistas da pré-campanha eleitoral.

O candidato disse, ainda, que vai combater a corrupção e apoiar a continuidade da Operação Lava Jato, que, de acordo com ele, prendeu “os barões que assaltaram a República”. “A limpeza não terminou, a limpeza tem que continuar”, afirmou.

Alvaro Dias também revelou que pretende convidar o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, para assumir o Ministério da Justiça.

Para Alvaro Dias, Sérgio Moro é o “ícone da nova Justiça brasileira”. O candidato disse, porém, que ainda não conversou com o juiz federal sobre o convite.

No discurso, o senador também revelou que deseja que as mulheres sejam protagonistas no seu governo. “Nós do Podemos somos comandados por uma mulher e, certamente, elas comandarão setores do nosso governo porque são essenciais na refundação da República”, completou.

Paulo Rabello de Castro também falou em “refundar a República” e em reduzir os impostos, a burocracia e os juros altos; em legalizar a propriedade nas comunidades; em construir 500 centros de educação para o trabalho e em revisar a Constituição de 1988.

Com informações do G1

Prefeitura de Afogados premiou contribuintes neste domingo 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou neste domingo (2) o sorteio de mais uma edição do IPTU premiado, referente ao ano fiscal 2023.  Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Finanças, o sorteio aconteceu na praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, na noite deste […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou neste domingo (2) o sorteio de mais uma edição do IPTU premiado, referente ao ano fiscal 2023. 

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Finanças, o sorteio aconteceu na praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, na noite deste domingo. 

Puderam participar contribuintes em dia com os seus tributos municipais. Foram sorteados 01 Fiat Mob 0 Km (no valor de R$ 79.900,00), 2 motos Shineray SHI 175 (no valor de R$ 16.179,00 cada), 2 geladeiras (no valor de R$ 2.299,00 cada) e 2 TV’s LED 32″ (no valor de R$ 1.099,00 cada). 

A premiação teve um valor total de R$ 119. 054,00. O sorteio foi comandado pelo Prefeito Alessandro Palmeira, que sorteou a ganhadora do veículo Fiat Mobi, a contribuinte Cleonice Maria da Silva, moradora da primeira travessa Pedro Batista Tavares, no Centro de Afogados. 

“É com a ajuda dos nossos cidadãos e cidadãs, que pagam seus tributos em dia, que conseguimos levar obras de pavimentação para os nossos bairros, ampliar o serviço de iluminação pública, promover a reforma de nossas escolas, dentre tantas outras ações importantes. Passamos o ano passado inteiro entregando uma obra ou ação por semana. Parte disso foi com recursos oriundos dos nossos contribuintes. Nada mais justo do que reconhecermos essa contribuição, premiando quem tanto ajuda Afogados a crescer,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira. 

O sorteio contou com as presenças do vice-prefeito Daniel Valadares; Secretário de Finanças, Jandyson Henrique; vereadores César Tenório, Douglas eletricista e Toinho da ponte, além dos secretários Odílio Lopes (Governo), Augusto Martins (Cultura e Esportes), Flaviana Rosa (Transportes), Valberto Amaral (Agricultura), e do coordenador da defesa civil de Afogados, Fernando Moraes. 

Confira a relação completa dos ganhadores do IPTU premiado:  

TV 1 

Contribuinte: José Maciel Lima Lopes.

Endereço: Rua Rosa Nunes da Silva, n° S/N, Bairro: São Francisco.

Inscrição Municipal: 01. 07.092.0353.091.

TV 2 

Contribuinte: José Gomes Sobrinho.

Endereço: Rua Ulisses Alves Barbosa, Bairro: Campinhos,  Loteamento Vila Pajeu, Quadra S, Lote 04.

Inscrição Municipal: 01.14.033.0030.001

Geladeira 1

Contribuinte: Charline Pires Liberal.

Endereço: Rua Janete Cleia Silva Siqueira, n° 183, Bairro: São Braz.

Inscrição Municipal: 01.03.018.0058.001

Geladeira 2

Contribuinte: Sanderson Marques Pereira

Endereço: Rua Antônio José dos Santos, n° 36, Bairro: São Francisco.

Inscrição Municipal: 01.07.012.0165.001

Moto 1 – Vermelha

Contribuinte: Pedro José do Nascimento.

Endereço: Rua Luiz de Ernesto, S/N, Bairro: Planalto, Loteamento Cidade Nova, Quadra G, 

Lote 14.

Inscrição Municipal: 01.07.111.0131.001

Moto 2 – Branca

Contribuinte: Carlos Roberto Ramos Marques.

Endereço: Rua José Pereira de Sá, n° 236, Bairro: São Francisco.

Inscrição Municipal: 01.07.034.0243.001

Carro Fiat Mobi 

Contribuinte: Cleonice Maria da Silva.

Endereço: 1° Travessa Pedro Batista Tavares, N° 65, Bairro: Centro.

Inscrição Municipal: 01.01.085.0259.001.