Notícias

Desfile comemora os 86 anos da Cidade e faz homenagem a Eduardo Campos

Por Nill Júnior

DSC03056-533x400

O ex-governador Eduardo Campos foi homenageado durante o desfile em comemoração aos 86 anos de emancipação política de Arcoverde. Alunos das escolas municipais fizeram uma apresentação artística com danças, trazendo uma foto dele com uma frase de Ariano Suassuna: “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabem indo embora de nossas vidas”. Ao final da exibição, a prefeita da cidade, Madalena Britto, foi presenteada com o quadro.

Mas a festa de aniversário da cidade começou logo cedo, com a alvorada festiva promovida pela Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte e o hasteamento da bandeira, no palanque armado na Praça da Bandeira. À tarde o desfile contou com a participação de 21 bandas de várias entidades (escolas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ONGs, entre outras) de Arcoverde, Poção, Buíque e Pedra.

A abertura foi feita com a Banda de Música do 71º Batalhão de Infantaria de Garanhuns, trazendo consigo o Tiro de Guerra de Arcoverde. Houve apresentação do grupamento representando as diversas forças existentes no Exército Brasileiro. O 3º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco e o Corpo de Bombeiros se apresentaram com os veículos de trabalho.

O desfile entrou noite adentro com belíssimas apresentações. Cada escola, entidade, traziam mais beleza e novidades. Um verdadeiro espetáculo de música e dança, que emocionou todas as pessoas presentes.

Coube ao presidente da AESA, Roberto Coelho, fazer um breve resumo sobre a história da emancipação da cidade. No palanque oficial a prefeita Madalena Britto recebeu as autoridades. Ela estava feliz e ressaltou que a comemoração dos 86 anos foi em clima de avanço e trabalho com mais obras para o povo.

“Celebrar o aniversário da Terra do Cardeal é como celebrar o aniversário de um grande amor! Um amor que cresce a cada dia, com dignidade através da construção de creches, Unidades Básicas de Saúde da Família, quadras poliesportivas, escolas, calçamentos, revitalizações e construções de praças, entre tantas outras ações”, disse a prefeita.

Outras Notícias

Secretários fazem visita técnica para avaliar reforma do Cine Rio Branco

A Prefeitura de Arcoverde iniciou os estudos para a reestruturação do Cinema Rio Branco — patrimônio histórico e cultural de grande importância para o município e para todo o estado de Pernambuco. Por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Cultura, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, estão sendo avaliadas as condições em que o […]

A Prefeitura de Arcoverde iniciou os estudos para a reestruturação do Cinema Rio Branco — patrimônio histórico e cultural de grande importância para o município e para todo o estado de Pernambuco.

Por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Cultura, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, estão sendo avaliadas as condições em que o cinema foi entregue pela gestão anterior, bem como as medidas necessárias para viabilizar sua recuperação estrutural e funcional.

O objetivo é garantir que o espaço volte a atender a população de forma digna, segura e com toda a sua relevância cultural preservada.

Além do seu valor arquitetônico e histórico, o cinema tem papel fundamental como espaço de difusão cultural, formação de público e promoção do lazer.

A requalificação do Cinema Rio Branco foi uma das promessas de campanha da gestão Zeca Cavalcanti.

Obras de requalificação do centro de Sertânia estão sendo finalizadas

As obras de requalificação do centro de Sertânia estão em sua fase final, segundo nota ao blog. O espaço que havia sido fechado para os serviços foi aberto no último sábado (31).  A ideia é incentivar a sua ocupação e uso, transformando os espaços públicos em lugares atrativos. Os serviços têm o objetivo de tornarem […]

As obras de requalificação do centro de Sertânia estão em sua fase final, segundo nota ao blog. O espaço que havia sido fechado para os serviços foi aberto no último sábado (31).  A ideia é incentivar a sua ocupação e uso, transformando os espaços públicos em lugares atrativos.

Os serviços têm o objetivo de tornarem o local um espaço de convívio e lazer, com um novo paisagismo e urbanismo que geram, além de beleza, mobilidade e conforto aos usuários, permitindo também o desenvolvimento.

As obras consistiram em intervenções modernas e inovadoras, como a instalação de pisos e rampas de acesso, além de sinalização nas travessias dos pedestres. O local ainda disponibilizará de Iluminação em LED, levando ao aumento da qualidade, proporcionando economia de energia e aumentando a segurança da região.

A arborização também foi uma das prioridades, com plantação de grama e árvores, como forma de permitir ambientes sombreados, garantindo um bom clima. No espaço foram colocadas, ainda, lixeiras.  A Prefeitura disponibilizou bancos para dar suporte não apenas a passagem dos cidadãos, mas a permanência deles nesse lugar.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Projetos Especiais faltam apenas alguns detalhes para a conclusão dos trabalhos de recuperação da região central, que envolve um amplo processo de transformação do centro. A obra está sendo realizada com recursos próprios. Estão sendo investidos R$ 660.060,92.

Entre as ações está também o planejamento para a construção de um ponto de embarque e desembarque de transportes alternativos. O objetivo é organizar esse setor em Sertânia, segundo nota.

Afogados vence o América-RN na Arena das Dunas

Com a vitória, a Coruja do Sertão passa a ocupar o terceiro lugar com seis pontos O Afogados venceu o América-RN por 1 a 0, na Arena das Dunas, pela terceira rodada do grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro.  O gol do jogo foi marcado por Paulista, aos 41 minutos do segundo tempo […]

Com a vitória, a Coruja do Sertão passa a ocupar o terceiro lugar com seis pontos

O Afogados venceu o América-RN por 1 a 0, na Arena das Dunas, pela terceira rodada do grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro. 

O gol do jogo foi marcado por Paulista, aos 41 minutos do segundo tempo em contra-ataque mortal. 

Os donos da casa sofreram na partida com um jogador a menos depois da expulsão de Everton, aos 26 minutos.

Com a vitória, o Afogados subiu para o terceiro lugar e soma seis pontos. Retrô, São Paulo Crystal e Icasa fecham o G-4. Já o América-RN caiu duas posições no grupo 3 e está em quinto, com quatro pontos. 

O América-RN joga novamente no próximo sábado, contra o Retrô, na Arena das Dunas, às 15h. O Afogados entra em campo no mesmo dia e recebe o Globo, às 16h, no estádio Vianão.

A Seleção do Povo da Rádio Pajeú transmitiu todas as emoções do jogo. Do estádio Aldo Vidal, Nill Júnior, Augusto Martins e Tito Barbosa acompanharam tudo de pertinho, nos estúdios Júnior Cavalcanti e Marcony Pereira, também acompanharam todas as emoções da final do Pernambuco 2022 entre Retrô e Náutico.

Kairós Segurança emite nota sobre a tentativa de assalto nesta sexta-feira

Na nota, empresa chama investida dos assaltantes de “tentativa amadora e frustrada” Por André Luis A empresa Kairós Segurança e Transporte de Valores, que teve um carro-forte explodido, nesta sexta-feira (21), numa tentativa de assalto, emitiu nota sobre o ocorrido. Na nota, a empresa destaca que não houve feridos graves e o fato dos assaltantes […]

Na nota, empresa chama investida dos assaltantes de “tentativa amadora e frustrada”

Por André Luis

A empresa Kairós Segurança e Transporte de Valores, que teve um carro-forte explodido, nesta sexta-feira (21), numa tentativa de assalto, emitiu nota sobre o ocorrido.

Na nota, a empresa destaca que não houve feridos graves e o fato dos assaltantes não terem consigo levar nenhuma quantia em dinheiro, no que chamou de “tentativa amadora e frustrada dos bandidos”.

Ainda na nota, a empresa destaca o treinamento da equipe para ações como essa e a tecnologia usada nos cofres. Ainda agradece a bravura e a coragem dos vigilantes e a todo o policiamento da 3ª CIA de Polícia Militar de Pernambuco e de Teixeira na Paraíba, pela agilidade que favoreceu a captura do veículo utilizado no crime. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Kairós Segurança e Transporte de Valores, empresa paraibana que integra o Grupo Nossa Senhora de Fátima – holding familiar com 23 anos prestando serviço de mão de obra terceirizada, alimentos, vigilância patrimonial, transporte de valores e tecnologia, informa aos clientes e parceiros, que o ocorrido nesta sexta-feira, 21 de outubro de 2022, com um dos veículos da frota de transporte de numerários, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, mais especificamente no distrito de Placas de Piedade não deixou feridos graves e não causou prejuízos ao cofre interno onde transportava os valores, não passou de uma tentativa amadora e frustrada dos bandidos.

A Kairós investe em segurança, treinamento constante dos vigilantes e tecnologia de ponta, justamente prevenindo episódios como esses. A tecnologia dos nossos cofres e a agilidade do nosso time, mais uma vez evitaram o pior e protegeram os valores dos nossos clientes.

Aproveitamos ainda, para agradecer a bravura e a coragem dos nossos vigilantes, que fazem jus ao padrão de treinamento da Kairós, mesmo reagindo a tentativa de assalto passam bem e o que foi atingido de raspão já deverá receber alta médica.

Agradecemos também a todo policiamento a 3ª Companhia de Polícia de Pernambuco (São José do Egito) e de Teixeira (PB), pela agilidade que favoreceu a captura do veículo utilizado no crime e pela investigação que está conduzindo.

Nordeste tem opções mais baratas que energia nuclear

Heitor Scalambrini Costa Professor aposentado da UFPE Em encontro realizado nesta sexta-feira (6/12), no auditório do Espaço Ciência, a Academia de Ciência de Pernambuco, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) foram discutidos os prós e contras da implantação de usinas nucleares no sertão Pernambuco. Este evento contou com a […]

Heitor Scalambrini, da Articulação Antinuclear.

Heitor Scalambrini Costa

Professor aposentado da UFPE

Em encontro realizado nesta sexta-feira (6/12), no auditório do Espaço Ciência, a Academia de Ciência de Pernambuco, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) foram discutidos os prós e contras da implantação de usinas nucleares no sertão Pernambuco.

Este evento contou com a presença de pesquisadores, estudiosos da questão energética em seus impactos sociais, ambientais, econômicos, antropológicos, éticos, culturais. Para debater foram convidados Carlos Henrique Mariz, conselheiro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Heitor Scalambrini Costa professor aposentado da UFPE e membro da Articulação Antinuclear Brasileira, a professora Vânia Fialho da UPE e membro da Articulação Sertão Antinuclear, e o professor da UFPE e ex ministro Sergio Resende.

Com a moderação do secretario da SECTI, Aluísio Lessa, o encontro teve auditório completo, mostrando assim o grande interesse, que tal decisão tomada pelo governo federal de instalar usinas nucleares no município de Itacuruba, desperta não somente na academia, mas também de todos pernambucanos.

O que chamou a atenção, e destaco, foram duas declarações do também professor aposentado da UFPE, e ex funcionário da CHESF Carlos Mariz, que comandou o escritório do Nordeste da Eletronuclear (já não existe mais), e que agora pertence a uma entidade lobista das atividades nucleares. A ABDAN constituída no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 1987, é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega a maioria das empresas de bens de capital, de construção e montagem, do setor de consultoria e engenharia, de operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos, que participam das atividades nucleares no Brasil.

Na ocasião argumentei que a tecnologia nuclear é cara, e que o MWh da nucleoeletricidade custa hoje R$ 480,00 o que corresponde 4 a 6 vezes mais caro comparada aos preços finais por fonte que ocorreu no leilão A6 de outubro/2019. Neste leilão a hidroeletricidade alcançou R$ 157,08/MWh, a energia eólica R$ 98,89/MWh, e a solar R$ 84,39/MWh.  Diante do maior preço do nuclear sem dúvida, acarretaria aumento nas  faturas para o consumidor. Ai  o Mariz, em uma das suas intervenções, no afã em defender seus pontos de vista, e de afirmar as amplas vantagens e as consequências positivas de tais usinas em Itacuruba, veio com esta “pérola” afirmando “com a construção de usinas nucleares no pais, e com a oferta de energia elétrica por tal tecnologia, os custos da energia elétrica para os consumidores iriam diminuir”.

Em outra oportunidade do debate, e diante da afirmativa de que o Nordeste em particular, tem outras opções mais apropriadas e menos polêmica para a geração elétrica, como a energia solar e eólica, e que no Brasil os consumidores já pagam a 3ª maior tarifa de energia do planeta,  o dobro da média mundial (segundo a Agência Internacional de Energia);  Mariz argumentou “ hoje é o uso da energia solar e eólica é quem encarece as contas de energia”.

Bem, diante de tais afirmativas,  podemos avaliar que os defensores da energia nuclear estão dispostos a tudo, inclusive a vender ilusões para que novas usinas sejam instaladas em território brasileiro.