Notícias

Desembargadores se reúnem para discutir planejamento estratégico nacional

Por André Luis

desembargadoresA diretoria da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes) se reuniu na tarde desta quinta-feira (04/02) com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, para discutir o planejamento estratégico nacional das duas instituições. De acordo com o presidente da Andes, desembargador Bartolomeu Bueno, a ideia é buscar metas comuns entre as entidades, a fim de fortalecer a atuação junto ao Congresso Nacional.

“Bartolomeu Bueno está de parabéns pela excelente iniciativa de promover esse encontro. A proposta está bem alinhada ao espírito de coletividade e unidade da nossa instituição”, ressaltou o presidente da AMB, João Ricardo Costa. Bueno explicou ainda que durante a reunião foram deliberados vários assuntos que serão relevantes para o desenvolvimento das ações futuras – sempre em defesa dos direitos dos magistrados de primeiro e segundo graus.

Prioridades – a diretoria executiva da Andes pretende trazer à tona o debate sobre a aprovação do Estatuto da Magistratura; acompanhar in loco a tramitação dos Projetos de Lei, Normativas e Emendas Constitucionais dedicados todos os magistrados; além de trabalhar para que a independência administrativa, orçamentária e financeira do Poder Judiciário efetivamente aconteça.

Participaram do encontro o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo, os desembargadores Eduardo Paurá (Secretário da Andes); Atenor Cardoso (Presidente da Amepe); Eurico Correia (Diretor da Escola Judicial de Pernambuco); os juízes Mozart Valadares, Emanuel Bomfim, Ailton Alfredo, e Romero Carlos de Lima (Advogado da Andes).

Outras Notícias

Tabira: morre sogro de Flávio Marques

Faleceu nesta segunda-feira (8), Nerisvaldo Firmino Feitosa, conhecido popularmente como Vavá do Posto, gerente do Posto e Pousada Bezerra, em Tabira. Ele havia passado por uma cirurgia de aneurisma na aorta no Hospital Português, em Recife, no dia 16 de maio, e permaneceu na UTI por 53 dias. Vavá era casado com Iran e pai […]

Faleceu nesta segunda-feira (8), Nerisvaldo Firmino Feitosa, conhecido popularmente como Vavá do Posto, gerente do Posto e Pousada Bezerra, em Tabira. Ele havia passado por uma cirurgia de aneurisma na aorta no Hospital Português, em Recife, no dia 16 de maio, e permaneceu na UTI por 53 dias.

Vavá era casado com Iran e pai da advogada Ítala Jamábia e do professor Javas, além de ser avô de três netos: Larah, Theo e Lucca. O mais novo dos netos, Lucca, nasceu no dia 10 de junho, filho de Jamábia e de Flávio Marques, pré-candidato em Tabira.

O sepultamento de Nerisvaldo Firmino Feitosa está marcado para às 16h desta terça-feira, dia 9.

Arcoverde promove vacinação para idosos dos 70 a 79 anos e vai iniciar novo ciclo de agendamento  

Neste sábado (10/04), a coordenação municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria de Saúde de Arcoverde, realizou em drive-thru a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para idosos dos 70 aos 79 anos.  A iniciativa ocorreu ao lado das Lojas Americanas, na Praça da Bandeira, centro da cidade, com equipes […]

Neste sábado (10/04), a coordenação municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria de Saúde de Arcoverde, realizou em drive-thru a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para idosos dos 70 aos 79 anos. 

A iniciativa ocorreu ao lado das Lojas Americanas, na Praça da Bandeira, centro da cidade, com equipes de saúde, incluindo a Vigilância Sanitária do município, atendendo ao público-alvo que ainda não havia concluído o processo de imunização.

A organização do drive-thru também contou com o empenho de equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte – Arcotrans, e de integrantes da Polícia Militar, para que a fila de veículos pudesse fluir, durante as aplicações nos idosos.

Em entrevista concedida na última sexta-feira (10/04), ao programa Show da Tarde, na Rádio Agnus Dei, comando pelo comunicador Ely Vasconcelos, a coordenadora municipal do PNI, Cláudia Cunha, falou um pouco sobre como anda o processo de vacinação contra a Covid-19 em Arcoverde.

“A gente está seguindo o Plano Operacional Federal e Estadual, conforme preconiza o Ministério da Saúde, e estamos contemplando as etapas prioritárias, que são os trabalhadores de saúde e os idosos”, ressaltou Cláudia, falando também sobre o quantitativo de quem já recebeu a primeira e a segunda dose da imunização.

“Aproximadamente entre 10% e 12% dessa população alvo que nós iniciamos já está sendo contemplada. Até o momento vacinamos cerca de dois mil trabalhadores de saúde que estão na linha de frente contra o Covid-19 e a contemplação da segunda dose já atingiu aproximadamente 1.500 trabalhadores deste grupo, como também estamos cumprindo os planos das etapas dos idosos, aos quais nós iniciamos a etapa a partir dos 85 anos em ordem decrescente. Hoje, nós estamos na faixa etária de 65 anos acima”, informou.

Como expectativa relacionada ao andamento do recebimento das doses pelo município, enviadas pelo Ministério da Saúde, Cláudia Cunha também abordou a estimativa para as próximas etapas. “Em breve, aproximadamente no máximo em 10 dias, a gente acredita que se continuar chegando esse quantitativo do Governo Federal, nós iremos chegar à faixa dos 60 anos”.

A coordenadora municipal do PNI também abordou como está sendo feito o cadastramento para agendamentos das doses nas 25 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) da cidade, através das equipes de saúde. Na próxima segunda-feira (12/04 ), idosos dos 60 a 64 anos devem ir até sua Unidade Básica de Saúde, munidos do Cartão SUS e CPF, para efetivarem o agendamento da vacinação contra a Covid-19 direcionada para esta faixa etária.

Afogados: com ausência de Patriota e Lúcia, Frankilin Nazário será prefeito por duas semanas

O presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Antony Franklin Moraes (PMDB) deverá assumir a prefeitura a partir da próxima semana e retornará ao cargo no Legislativo após 15 dias. No período, o vice-presidente, vereador José Carlos Santos (PSL) assumirá o cargo na Câmara. A informação é do Blog do Itamar. O prefeito José Patriota […]

frankilin_igor-454x330

O presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Antony Franklin Moraes (PMDB) deverá assumir a prefeitura a partir da próxima semana e retornará ao cargo no Legislativo após 15 dias. No período, o vice-presidente, vereador José Carlos Santos (PSL) assumirá o cargo na Câmara. A informação é do Blog do Itamar.

O prefeito José Patriota (PSB) irá viajar na próxima semana aos Estados Unidos (EUA), onde irá participar de um evento ainda não informado por sua assessoria, onde irá a convite ministrar uma palestra. Os custos serão da organização, pelo que afirmou em nota à Casa.

Como  a vice-prefeita Lúcia Moura (Sem Partido), que assumiria o cargo também irá viajar, Frankilin é o primeiro na linha direta de sucessão.  O prefeito José Patriota (PSB) e a vice-prefeita, Lúcia Moura (PTC), já pediram autorização à Câmara para afastamento do cargo, por conta da viagem.

TCE-PE realiza primeira sessão do Pleno sob a presidência de Carlos Neves

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) realizou, nesta quarta-feira (21), a primeira sessão do Pleno sob a presidência do conselheiro Carlos Neves, eleito para o biênio 2026-2027.  Além dos membros conselho do Tribunal, a sessão teve a participação do novo auditor-geral, conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo […]

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) realizou, nesta quarta-feira (21), a primeira sessão do Pleno sob a presidência do conselheiro Carlos Neves, eleito para o biênio 2026-2027. 

Além dos membros conselho do Tribunal, a sessão teve a participação do novo auditor-geral, conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre. 

Na ocasião, o novo presidente foi saudado por todos os integrantes do Plenário, que desejaram êxito a sua gestão. O conselheiro Valdecir Pascoal, que presidiu o TCE no biênio 2024-2025, ressaltou a união do Pleno do Tribunal, seu espírito democrático e uma unidade centrada em defesa da instituição.

O presidente agradeceu as manifestações e enfatizou a importância do Tribunal de Contas e sua estabilidade política. “Levaremos o Tribunal de Contas com muita serenidade e leveza, com diálogo e compromisso, sempre com tudo muito planejado e estruturado”, comentou Carlos Neves.

Ainda na sessão, os conselheiros julgaram processos de recursos, embargos de declaração e agravos. Também foram aprovadas minutas e realizado um sorteio que definiu, por necessidade de redistribuição, em razão do impedimento do ex-presidente Valdecir Pascoal, processos da Defensoria Pública, sendo sorteado como novo relator o atual vice-presidente, conselheiro Marcos Loreto.

VOTO DE PESAR

Durante o Pleno, com proposição do presidente Carlos Neves, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do ex-ministro Raul Jungmann, ocorrido no último domingo (18). “Independentemente da posição política, todos o reconheciam como um homem dedicado à causa pública”, comentou o presidente.

Nascido no Recife, Jungmann, ao longo de sua trajetória política, foi vereador pelo Recife, deputado federal e – em governos diferentes – ministro do Desenvolvimento Agrário, da Defesa e da Segurança Pública, entre outros cargos. 

As sessões seguem amanhã (22), às 10h, com julgamentos de processos da Segunda Câmara. Na próxima terça-feira (27), também às 10h, as sessões da Primeira Câmara terão seu início.

Prefeita de Solidão diz que seu candidato foi escolhido por ser “ficha limpa”

Afirmando que “não é cedo”, a Prefeita de Solidão Cida Oliveira confirmou o nome do vereador de sete mandatos Djalma Alves (PR) como candidato a prefeito de seu grupo. Foi falando ao radialista Anchieta Santos. Cida disse que decidiu por Djalma depois de ouvir os vereadores Zé Verlande, João Filho, Genivaldo Barros, Antônio Bujão, Rogério Barros, […]

Foto: S1 Notícias
Foto: S1 Notícias

Afirmando que “não é cedo”, a Prefeita de Solidão Cida Oliveira confirmou o nome do vereador de sete mandatos Djalma Alves (PR) como candidato a prefeito de seu grupo. Foi falando ao radialista Anchieta Santos.

Cida disse que decidiu por Djalma depois de ouvir os vereadores Zé Verlande, João Filho, Genivaldo Barros, Antônio Bujão, Rogério Barros, José Nogueira e lideranças de seu palanque.

Djalma deverá trocar o PR pelo PSB para disputar a prefeitura de Solidão.”Com sete mandatos, Djalma é um vereador ficha limpa e preparado para governar Solidão”, disse Cida. 

A declaração obviamente tem endereço: a ex-prefeita Neta, que teve problemas por conta de contas rejeitadas quando geriu a cidade.