Notícias

DER-PE contesta críticas e explica recolhimento de máquinas em Carnaíba

Por André Luis

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) rebateu as acusações feitas pelo prefeito de Carnaíba, Berg Gomes, e informou os motivos que levaram ao recolhimento dos equipamentos cedidos ao município. Segundo o órgão, a medida seguiu critérios técnicos e legais, sem qualquer motivação política.

A cessão dos bens — um rolo compactador, dois caminhões caçamba e um caminhão F-4000 — foi firmada em março de 2021 por prazo de 12 meses. De acordo com o DER-PE, o período expirou há mais de três anos, o que por si só já justificaria a solicitação de devolução. No entanto, uma vistoria realizada em setembro de 2025 agravou o cenário: dois dos equipamentos foram encontrados em estado de sucateamento, e os demais apresentavam condições consideradas precárias.

Ainda em setembro, a prefeitura pediu um prazo adicional de 60 dias para organizar a entrega dos veículos que ainda funcionavam, mas o período expirou sem que todos os bens fossem devolvidos. Os caminhões F-4000 e F-14000 só foram recolhidos no dia 5 de dezembro. O DER-PE afirma que aguarda a entrega dos demais equipamentos e as justificativas formais da gestão municipal sobre os danos identificados.

O departamento reforça que a ação visa proteger o patrimônio público estadual e que, após o encerramento do processo de devolução, será realizada uma avaliação técnica detalhada para apurar eventuais prejuízos e responsabilidades. Segundo o órgão, o procedimento é padrão e segue as normas de fiscalização do uso de bens cedidos a prefeituras.

A solicitação de devolução ganhou repercussão após declarações públicas de Berg Gomes, que classificou a ação como “mesquinha” e direcionada pela governadora Raquel Lyra. O DER-PE nega qualquer motivação política e afirma que a decisão está amparada exclusivamente em critérios administrativos e na defesa do erário. Leia abaixo a íntegra da nota:

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) esclarece que a devolução dos equipamentos cedidos ao município de Carnaíba foi solicitada devido ao vencimento do prazo de cessão e ao estado de deterioração identificado em vistoria.

A cessão, firmada em março de 2021 por 12 meses, incluía um rolo compactador, dois caminhões caçamba e um caminhão F-4000. Em setembro de 2025, o órgão pediu a devolução após constatar que dois equipamentos estavam sucateados e os demais em condição precária.

Em setembro, a prefeitura solicitou 60 dias para organizar a entrega dos bens que ainda funcionavam, prazo já prescrito. Os caminhões F-4000 e F-14000 foram recolhidos em 5 de dezembro. O DER-PE ainda aguarda a devolução dos demais equipamentos e as justificativas formais sobre os danos identificados.

O DER-PE reforça que a medida visa exclusivamente proteger o patrimônio público. Após concluída a devolução, será realizada avaliação técnica para apurar possíveis prejuízos e responsabilidades.

Outras Notícias

Ponto a Ponto discute o mercado econômico para os próximos meses

Muito está se falando sobre como será a economia do Brasil para os próximos meses. E o que se sabe, é que isso será uma consequência direta das possíveis medidas econômicas a serem tomadas no início de 2019. Para discutir sobre “A Aposta do Mercado”, o analista de investimento da Corretora Rico, Roberto Indech, será […]

Muito está se falando sobre como será a economia do Brasil para os próximos meses. E o que se sabe, é que isso será uma consequência direta das possíveis medidas econômicas a serem tomadas no início de 2019.

Para discutir sobre “A Aposta do Mercado”, o analista de investimento da Corretora Rico, Roberto Indech, será o convidado da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda para o Ponto a Ponto deste sábado (8), que vai ao ar à meia noite (Horário de Brasília), na BandNewsTV.

Segundo mostrou a pesquisa XP-Ipespe realizada em novembro deste ano, 60% dos entrevistados acham ruim ou muito ruim a atual situação econômica do país. Já olhando para um cenário daqui a seis meses, 51% responderam que a situação estará muito melhor ou um pouco melhor.

No que diz respeito percepção da chance da perda do emprego nos próximos seis meses, a pesquisa apontou que 58% das pessoas acreditam que há uma grande possibilidade que isso aconteça. O programa Ponto a Ponto ganha reprise no domingo (9), às 17h30 (Horário de Brasília).

Tuparetama: prefeito participa de homenagem aos pais de usuários do Serviço de Convivência

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, e Roseane Gomes, secretária de Assistência Social do Município, estiveram na comemoração do Dia dos Pais realizada pela pasta na noite da sexta,  10 de agosto. O evento  foi organizado para os pais dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Programa de Atendimento Integral […]

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, e Roseane Gomes, secretária de Assistência Social do Município, estiveram na comemoração do Dia dos Pais realizada pela pasta na noite da sexta,  10 de agosto.

O evento  foi organizado para os pais dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Programa de Atendimento Integral à Família e do Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama.

O prefeito com a secretária entregaram a fardamento a todos os usuários do SCFV e kits que foram sorteados para os pais. “Fomos às comemorações do dia dos pais e entregamos o fardamento”, disse Sávio. Esta comemoração foi realizada no Centro de Convivência José Severino da Silva (Zé Pretão).

Houve mensagem com oração do Pr Cláudio Santos, as apresentações da Banda Sofrência Universitária, do grupo de dança e de música do SCFV. Segundo Roseane, esta comemoração teve o habitual momento informar os serviços e benefícios oferecidos por a Secretaria de Assistência Social de Tuparetama. 

Zé Pretinho destaca gestão e diz que parceria com Raquel é fundamental

O prefeito de Quixaba, Zé Pretinho , faz uma projeção positiva de sua gestão para este ano de 2026. Ele recebeu este jornalista e o novo Gerente Administrativo da Rádio Pajeú, Alyson Nascimento, em seu gabinete, no Centro Administrativo do município. Prefeito pela quinta vez do município mais jovem do Pajeú, Zé tem se revezado […]

O prefeito de Quixaba, Zé Pretinho , faz uma projeção positiva de sua gestão para este ano de 2026.

Ele recebeu este jornalista e o novo Gerente Administrativo da Rádio Pajeú, Alyson Nascimento, em seu gabinete, no Centro Administrativo do município.

Prefeito pela quinta vez do município mais jovem do Pajeú, Zé tem se revezado entre seus governos e aqueles cujos gestores foram indicados por ele, numa hegemonia política rara na região.

O prefeito destacou ações recentemente anunciadas na festa de janeiro como o calcamento ou afastamento de ruas, destacando o acesso ao Cruzeiro.

Na educação, entregou uma piscina semi olímpica na principal escola do município. Em parceria com Waldemar Oliveira, tem levantado recursos para projetos e emendas. Zé Pretinho vai apoiar Gustavo Gouveia para Estadual.

Raquel

O prefeito acredita na reeleição da governadora Raquel Lyra. “Tem trabalhado muito”, diz. A cidade recebeu mais dois ônibus escolares, além de outras ações em parceria com o município. A PE-329, entre Carnaíba e Quixaba, foi melhorada, mas o prefeito confia na promessa da governadora. “Ela vai refazer toda a estrada”, garante.

Twitter apaga posts de Bolsonaro defendendo fim de isolamento

O Twitter apagou duas publicações da conta oficial do presidente Jair Bolsonaro na noite deste domingo (29). No lugar das publicações, feitas na tarde de domingo, aparece a mensagem: “Este tweet não está mais disponível porque violou as regras do Twitter”. O Twitter respondeu o seguinte: “O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a […]

O Twitter apagou duas publicações da conta oficial do presidente Jair Bolsonaro na noite deste domingo (29).

No lugar das publicações, feitas na tarde de domingo, aparece a mensagem: “Este tweet não está mais disponível porque violou as regras do Twitter”.

O Twitter respondeu o seguinte: “O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir COVID-19. O detalhamento da ampliação da nossa abordagem está disponível neste post em nosso blog.”

No post citado pela empresa, são listados todos os tipos de mensagens que podem colocar em risco a saúde pública em relação ao coronavírus.

Mais cedo neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro provocou aglomerações durante um passeio em Brasília e voltou a se posicionar contra o isolamento social, defendido por autoridades de saúde do mundo inteiro. O passeio e o posicionamento foram registrados em posts no Twitter.

Mais cedo neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro provocou aglomerações durante um passeio em Brasília e voltou a se posicionar contra o isolamento social, defendido por autoridades de saúde do mundo inteiro. O passeio e o posicionamento foram registrados em posts no Twitter.

O Twitter não informou quais pontos específicos das imagens ou das declarações dos dois posts levaram à exclusão. Além dos dois apagados, há outros posts do passeio dele em Brasília e de declarações deste domingo sobre o coronavírus que continuam no ar.

Em um dos vídeos apagados, Bolsonaro conversa com um ambulante, defende que as pessoas continuem trabalhando, e diz para “quem tem mais de 65 ficar em casa”. Ele acena positivamente quando uma das pessoas na aglomeração diz que “tem que abrir os comércios e trabalhar normalmente”. O presidente também cita medicamento que não tem eficácia comprovada contra o coronavírus.

No segundo vídeo, ele entra em um supermercado, volta a provocar aglomerações, critica as medidas de isolamento e diz para jornalistas, sem apresentar comprovação que “o país fica imune quando 60, 70% foram infectados” e que um remédio contra o coronavírus “já é uma realidade”.

Dilma: “Eu não mudo direitos na legislação trabalhista. Nem que a vaca tussa”

A presidente Dilma Roussef afirmou nesta terça (16), que não reduzirá os direitos trabalhistas “nem que a vaca tussa”. Segundo a presidente as férias e o décimo terceiro salário são algo que não se pode ser tirado do trabalhador para atender interesses de empresários. “Eu não mudo direitos na legislação trabalhista. Férias, décimo terceiro, FGTS […]

40f80096a028471fbce676dc6136c2af

A presidente Dilma Roussef afirmou nesta terça (16), que não reduzirá os direitos trabalhistas “nem que a vaca tussa”. Segundo a presidente as férias e o décimo terceiro salário são algo que não se pode ser tirado do trabalhador para atender interesses de empresários.

“Eu não mudo direitos na legislação trabalhista. Férias, décimo terceiro, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), hora extra, isso não mudo nem que a vaca tussa”, enfatizou a candidata, em entrevista após encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Campinas, no interior paulista.

Ainda segundo Dilma, existe possibilidades de se mudar algumas coisas na Lei Trabalhistas, mas não reduzindo os direitos. Ainda foi lembrado pela candidata que a lei determina que os empresários paguem pela a formação dos aprendizes, e que ainda na última semana o governo anunciou que nesses casos, a formação poderá ser custeada com recurso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.