Notícias

Deputados descumprem orientação de PP, PDT e PR sobre impeachment

Por Nill Júnior
sessao-impeachment
Do G1

Parte dos deputados de PDT, PP e PR desobedeceu neste domingo (17) a orientação de seus partidos na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.

Dos 19 deputados do PDT, que fechou questão contra o impeachment, 6 (31%) votaram a favor: Giovani Cherini (RS), Hissa Abrahão (AM), Flávia Morais (GO), Sergio Vidigal (ES), Mário Heringer (MG) e Subtenente Gonzaga (MG).

Entre os 45 do PP, que determinou voto a favor do impeachment, votaram contra Waldir Maranhão (MA), Macedo (CE), Roberto Britto (BA) e Ronaldo Carletto (BA). Também favoreceram Dilma, com abstenção, Beto Salame (PA), Cacá Leão (BA) e Mário Negromonte Jr. (BA). No total, 7 (15%) contrariaram o partido, mantendo apoio ao governo.

O PR, que orientou a bancada de 40 deputados a votar contra o impeachment, teve 26 deputados votando a favor do afastamento (65%), 10 contra, 3 abstenções e 1 ausência. Entre os que votaram a favor do impeachment, está o próprio presidente da sigla, Alfredo Nascimento (AM), que, por discordar da decisão do partido, renunciou à presidência da sigla.

PDT e PP decidiram fechar questão sobre o impeachment na última sexta (15), com orientação válida tanto para deputados quanto para senadores. A decisão previu punições para os infiéis, mas os presidentes das duas siglas disseram que avaliariam as traições caso a caso.

A decisão da bancada do PDT na Câmara contra o impeachment já tinha sido anunciada no dia 12 pelo líder da legenda na Casa, deputado Weverton Rocha (MA). Como houve manifestações contrárias de parlamentares, a executiva se reuniu para “aparar as arestas” do acordo.

Já o PP vinha demonstrando racha na bancada nas últimas semanas quanto ao processo de impeachment e a cúpula do partido negociava cargos com o governo em troca de apoio. O Planalto chegou a cogitar entregar o Ministério da Saúde à legenda, umas das pastas mais cobiçadas por causa do alto orçamento. No entanto, parcela dos deputados pressionava fortemente por um rompimento.

Outras Notícias

Ex-aliado de Anchieta Patriota anuncia adesão ao grupo de oposição em Carnaíba

Por André Luis O cenário político em Carnaíba sofreu uma reviravolta com a surpreendente decisão de Nadson Pulça, pré-candidato a vereador e ex-assessor administrativo da Prefeitura, de aderir ao grupo de oposição liderado pela pré-candidata a prefeita, Ilma Valério e o pré-candidato a vice, Gleybson Martins deixando para trás sua ligação com o grupo do […]

Por André Luis

O cenário político em Carnaíba sofreu uma reviravolta com a surpreendente decisão de Nadson Pulça, pré-candidato a vereador e ex-assessor administrativo da Prefeitura, de aderir ao grupo de oposição liderado pela pré-candidata a prefeita, Ilma Valério e o pré-candidato a vice, Gleybson Martins deixando para trás sua ligação com o grupo do prefeito Anchieta Patriota.

Através de suas redes sociais, Nadson Pulça expressou sua indignação com o prefeito Anchieta Patriota e compartilhou uma nota detalhando sua decisão. Ele destacou o sentimento de decepção ao ser dispensado de suas funções após três anos atuando como assessor administrativo na secretaria de administração.

“Me sinto livre e indignado, porque sei como se sentem muitos outros que estão engolindo calados as suas opiniões. Mas não me sinto abandonado, pois encontrei pessoas que pensam livremente e respeitam o pensamento do outro”, afirmou Nadson Pulça.

O ex-aliado do prefeito anunciou sua disposição de se juntar ao grupo de oposição liderado por Ilma Valério e Glaybson Martins. Ele enfatizou o compromisso com a bandeira da liberdade e a busca por um novo direcionamento para Carnaíba, ressaltando a importância de uma gestão mais justa e igualitária.

Nadson Pulça também agradeceu o apoio recebido de amigos e familiares e formalizou sua pré-candidatura à vereador nas eleições de 2024. A decisão do ex-aliado do prefeito Anchieta Patriota adiciona um elemento significativo ao cenário político local, prometendo acirrar ainda mais as disputas eleitorais em Carnaíba. Veja abaixo a postagem de Nadson Pulça:

 

Ex-prefeito Guga Lins retira dinheiro da FUNASA para pagamento de festa, denuncia site

Do Sertânia News O vereador Edmundo Alves (Mundico), em seu pronunciamento na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (07), denunciou que, por falta de prestação de contas e uso indevido dos recursos pelo ex-prefeito Guga Lins, o município de Sertânia terá que devolver a FUNASA o valor de R$ 327.426,76 (trezentos e vinte e sete mil, […]

Do Sertânia News

O vereador Edmundo Alves (Mundico), em seu pronunciamento na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (07), denunciou que, por falta de prestação de contas e uso indevido dos recursos pelo ex-prefeito Guga Lins, o município de Sertânia terá que devolver a FUNASA o valor de R$ 327.426,76 (trezentos e vinte e sete mil, quatrocentos e vinte e seis reais e setenta e seis centavos), do programa de melhoramento habitacional para prevenção da doença de chagas. O programa previa as substituições das casas de taipa por alvenaria com data expirada para prestação de contas em 30/04/2015.

Ainda segundo matéria do site, o ex-prefeito Guga Lins, além de não usar o recurso para o fim que se destinava, criminosamente, fez várias transferências desse dinheiro em contas da prefeitura. Até chegar ao seu objetivo final: pagar os shows de Paula Fernandes e outras bandas, além de serviços durante a ExpoSertânia 2015.

O cheque, no valor de R$ 160.370,66 (cento e sessenta mil, trezentos e setenta reais e sessenta e seis centavos), datado de 30 de dezembro de 2016, devolvendo parte do dinheiro desviado, só foi depositado na conta da prefeitura em 02/01/2017, pelo ex-prefeito.

Na matéria o Sertânia News ainda diz que esse seria mais um cheque que Guga Lins emitiu quando não era mais prefeito, usando parte do dinheiro da repatriação para tentar esconder seus crimes fiscais e administrativos. Mesmo sabendo que dinheiro de convênio não se mexe e o dinheiro da repatriação deveria ter sido usado para pagar a folha de pagamento dos servidores municipais do mês de dezembro -2016. É uma questão de tempo, para o ex-prefeito ter que se explicar nas instâncias judiciais e de controle.

Humberto Costa viaja a Petrolina para anunciar R$ 1 milhão em novos equipamentos para o Hospital Universitário

O senador Humberto Costa (PT) desembarca em Petrolina, neste domingo (12), para uma agenda intensa, que terá como um dos focos o fortalecimento da saúde pública do Sertão do São Francisco. Humberto fará o anúncio oficial de um investimento de R$ 1 milhão destinado à compra de novos equipamentos para o Hospital Universitário (HU) da […]

O senador Humberto Costa (PT) desembarca em Petrolina, neste domingo (12), para uma agenda intensa, que terá como um dos focos o fortalecimento da saúde pública do Sertão do São Francisco. Humberto fará o anúncio oficial de um investimento de R$ 1 milhão destinado à compra de novos equipamentos para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Os recursos viabilizarão a aquisição de itens essenciais para a modernização do centro cirúrgico e da UTI da unidade. Entre os equipamentos previstos, destacam-se uma torre de videoendoscopia, mesas cirúrgicas com extensão para ortopedia e neurologia, monitores multiparamétricos, camas elétricas e outros itens com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade nos procedimentos realizados na região.

Além do anúncio dos novos recursos, Humberto Costa fará a entrega simbólica de equipamentos já adquiridos e em funcionamento no hospital, fruto de emendas parlamentares anteriores, como aparelhos de raio-x e ventiladores pulmonares, que já estão auxiliando no atendimento à população.

Nos anos de 2024 e 2025, Humberto destinou cerca de R$ 1,6 milhão em emendas.”Esse é um trabalho muito importante que eu valorizo não apenas como senador, mas como médico e alguém que tem uma longa trajetória na área da saúde. Garantir que o Hospital Universitário tenha estrutura para atender bem a população de Petrolina e de todo o entorno é uma prioridade absoluta do nosso mandato”, afirmou Humberto Costa.

Encontro do PT

Aproveitando a visita à maior cidade do sertão pernambucano, o senador participará do Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento faz parte de uma série de debates que a legenda vem promovendo com sua base partidária em todo o estado.

“É muito importante estar com a nossa militância, dialogar sobre os caminhos. Nestas eleições, precisamos fortalecer a campanha do presidente Lula e nosso time no estado. Estamos juntos com a Frente Popular. Este é um momento de alinhar o projeto para a minha pré-candidatura à reeleição ao Senado, além das pré-candidaturas de João Campos (PSB) ao Governo do Estado, Carlos Costa (Republicanos) a vice-governador e Marília Arraes (PDT) ao Senado”, destacou o senador.

PF vai investigar mensagens de ódio no Facebook contra presidenta Dilma

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou neste sábado que pediu à Polícia Federal para investigar a empresa que prestaria serviços de buffet no evento Dialoga Brasil, em Teresina, na sexta, durante visita da presidenta Dilma Rousseff. Segundo a nota, informações publicadas horas antes do evento, em rede social, poderiam colocar em risco a segurança […]

dilmareproduçãoA Secretaria-Geral da Presidência da República informou neste sábado que pediu à Polícia Federal para investigar a empresa que prestaria serviços de buffet no evento Dialoga Brasil, em Teresina, na sexta, durante visita da presidenta Dilma Rousseff. Segundo a nota, informações publicadas horas antes do evento, em rede social, poderiam colocar em risco a segurança da presidenta da República, com possível caracterização de incitação a crime contra a sua pessoa.

Uma funcionária do buffet La Trufel, contratado pela Presidência da República, fez uma postagem controversa no Facebook. Ela dizia que “hoje, a nossa presidente Dilma está em Teresina, e vou ter o ‘prazer’ de fazer o evento para ela e toda equipe. Queria saber dos meus colegas se alguém tem algum pedido especial, afinal é uma oportunidade única”.

A publicação foi respondida por internautas com mensagens de ódio, inclusive com sugestões de envenenamento da presidenta. A assessoria da Secretaria-Geral disse que a mensagem foi vista pela equipe de monitoramento das redes sociais da Presidência, e o serviço foi suspenso duas horas antes do evento.

“Repudiamos qualquer forma de incitação a crime ou a atentado contra qualquer pessoa”, diz a nota.

A Advocacia-Geral da União vai avaliar as medidas cabíveis para eventual responsabilização penal e civil dos envolvidos.

Candidato desiste de disputar eleições em Águas Belas

Venho através deste comunicado informar a todos os eleitores do município, aos familiares, amigos e amigas que acreditaram no sonho da alternativa política para Águas Belas que desisto de participar do processo eleitoral deste ano na condição de candidato a Prefeito. Agradeço a todos que nos acompanharam nesta caminhada e acreditaram no sonho, agora adiado. […]

IMG-20160822-WA0006

Venho através deste comunicado informar a todos os eleitores do município, aos familiares, amigos e amigas que acreditaram no sonho da alternativa política para Águas Belas que desisto de participar do processo eleitoral deste ano na condição de candidato a Prefeito.

Agradeço a todos que nos acompanharam nesta caminhada e acreditaram no sonho, agora adiado.

Desisto porque continuo a defender como princípio o processo democrático e transparente. A oposição de Águas Belas composta pelos partidos PP, PSDB, PROS, SOLIDARIEDADE, DEM, PR, PRP, PDT e PSC tentou se organizar, mas sem rumo e sem transparência.

Depois de indicar o meu nome para vice-Prefeito e, em seguida, para Prefeito, há 45 dias das eleições acatou uma imposição do Governo do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB): a de apoiar a candidatura do PSB no município.

Nestes termos e sem transparência, discordei em acatar a imposição e, ao mesmo tempo, fiquei impossibilitado de continuar no processo. Em breve estarei me reunindo com as lideranças do nosso grupo para decidir de forma coletiva os próximos passos pensando no futuro de Águas Belas, do nosso grupo político e dos novos rumos de um sonho adiado!

Grande abraço a todos,

Aureliano Pinto