Deportados da era Trump chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil
Por Nill Júnior
Um grupo de deportados pelo governo Donald Trump dos Estados Unidos para o Brasil e chegou a Manaus algemado e com os pés acorrentados, conforme mostram imagens registradas na saída do avião na noite de sexta-feira (24).
A primeira aeronave vinda dos EUA, com 158 pessoas a bordo, tinha Belo Horizonte como destino, com uma conexão prevista em Manaus.
A PF não informou a nacionalidade de todos os ocupantes, mas, segundo apurado com o Itamaraty, 88 são brasileiros.
As imagens também mostram parte dos tripulantes na pista de pouso do aeroporto, após desembarcarem na aeronave. O registro foi feito pela Agência Cenarium.
Oficiais americanos queriam manter os brasileiros deportados algemados e acorrentados até a chegada de outro avião vindo dos Estados Unidos. No entanto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, não autorizou a continuidade do uso das algemas, já que se tratam de cidadãos livres em território brasileiro, sendo uma questão de soberania nacional.
Por esse motivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o envio do avião da FAB para fazer essa viagem. A aeronave do Brasil que vai assumir o transporte do grupo chegou a Manaus na tarde deste sábado (25).
O caso foi tratado pelo governo Lula como desrespeito aos direitos humanos e à soberania nacional.
O Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, disse não ter ficado surpreso e já esperava a decisão em primeira instância que negou provimento à Ação de Investigação Eleitoral pela chapa encabelada pelo ex-prefeito de Carnaíba e ex-candidato José Francisco Filho, cuja decisão foi anunciada ontem pelo blog. “Sabíamos que não houve irregularidades na nossa prestação de […]
O Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, disse não ter ficado surpreso e já esperava a decisão em primeira instância que negou provimento à Ação de Investigação Eleitoral pela chapa encabelada pelo ex-prefeito de Carnaíba e ex-candidato José Francisco Filho, cuja decisão foi anunciada ontem pelo blog.
“Sabíamos que não houve irregularidades na nossa prestação de contas”, argumentou. Foi em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
O Prefeito também fez avaliação positiva dos primeiros meses a frente da gestão. Destacou que vai chegar a 13 mil metros quadrados de calçamento em todo município e que a meta é chegar a cerca de 50 mil ao fim do mandato. Também anunciou que etá orçando a aquisição de uma máquina de asfalto frio.
“Ainda estamos recuperando prédios públicos como o pátio de eventos, a escola de música, o Hospital voltou a funcionar com cirurgias. Estamos investindo e pagando em dia credores e funcionários, com previsão de pagar em dia o 13º em dezembro, além de quitar débitos que recebemos como mais de R$ 500 mil de precatórios”.
Também destacou a luta por universalização do acesso a água, 4 mil metros para esgotamento sanitário e projeto de psicultura. Voltou a afirmar que o governador estará em Carnaíba dia 4 de novembro e torce para que dê tempo de assinar a Ordem de Serviço da Estrada de Ibitiranga, a depender apenas de questões burocráticas. “O governador disse que até o dia 4 se tiver homologado esse processo dá ordem de serviço”.
Candidatura de José Patriota: o prefeito disse, após provocado, que ainda não tem segunda opção caso o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, não dispute um mandato legislativo. Ao contrário, voltou a estimular a candidatura.
“Não tenho plano B e acho que ele deve ser candidato. Acho que alguns apoios que nesse momento não se dirigem a ele podem ser revertidos. É uma grande liderança regional, faz excelente administração, representa muito bem os prefeitos”.
Anchieta disse que conversou com Patriota há alguns dias e não vê desânimo no projeto. “Conversei com ele há alguns dias com ele e não vejo dessa forma. Acho que o PSB tem condições de reverter .Se o PSB colocar Patriota como candidato a Deputado esses prefeitos que apoiam outros nomes irão rever”.
O prefeito concluiu que só vai passar a pensar em outra possibilidade quando ouvir do próprio Patriota que não é candidato. “Não é possível que a gente permaneça trazendo candidatos de fora”.
Nas redes sociais, continua repercutindo a iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que em parceria com o INCRA, abriu vagas para um curso de Medicina destinado a assentados da reforma agrária e quilombolas, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Esta é a primeira vez que o programa oferece vagas em Medicina, […]
Nas redes sociais, continua repercutindo a iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que em parceria com o INCRA, abriu vagas para um curso de Medicina destinado a assentados da reforma agrária e quilombolas, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Esta é a primeira vez que o programa oferece vagas em Medicina, numa iniciativa que visa formar médicos com foco nas necessidades do campo.
O programa oferece 80 vagas, sendo 40 de ampla concorrência, e outras 40 vagas destinadas a quem pode ser atendido por modalidades de ações afirmativas (cotas). As inscrições foram entre os dias 10 e 20 de setembro.
A seleção prevê a aplicação de uma prova presencial e a análise do histórico escolar do ensino médio, etapas de caráter eliminatório e classificatório. O resultado preliminar será divulgado em 14 de outubro no site da UFPE, e a lista final até o dia 16. As aulas presenciais ocorrerão no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, com início previsto para 20 de outubro de 2025.
Óbvio, a UFPE afirma que o processo é legal, transparente e não reduz vagas já existentes, por se tratar de uma turma extra.
Como já destaquei, o Brasil vive mais de 5 séculos de dominação de elites que se sentem ameaçadas todas as vezes que a base da sociedade tem algum tipo de reparação histórica. Muitos se assustaram quando os mais pobres começaram, por exemplo, a andar de avião. “Os aeroportos parecem rodoviárias”, diziam.
A ampliação dos cursos de Medicina na rede pública principalmente, e também privada, e programas como SISU, o Sistema de Cotas, o acesso pelo ENEM e o Pé de Meia, assustam as elites, indignadas com a possibilidade de que filhos de pobres sentem ao lado dos seus filhos.
Recentemente, viralizou o vídeo em que uma filha de Vaqueiro emocionada encontra o presidente Lula e diz: “o patrão do meu pai disse que a filha dele nunca seria médica igual aos filhos dele. Hoje sou médica, formada em cardiologia e faço transplantes cardíacos”, disse emocionada.
E como não lembrar do jovem Matheus de Araújo Moreira Silva, de 28 anos, estudante de Medicina na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que ilustra a capa dessa matéria. Quilombola, hoje ele se dedica a ajudar futuros universitários que desejam passar no vestibular e obter uma boa nota no Enem.
As elites econômicas e políticas desse país nunca engoliram isso. Não seria agora, com um curso de Medicina que é destinado a assentados e quilombolas, que seria diferente. O Deputado bolsonarista Alberto Feitosa chegou a acionar a justiça contra o edital, com os mesmos mantras pejorativos e falácias que marcam interesses diferentes do que anseiam os que são relegados à falta de oportunidades.
A desconhecida Associação Paulista de Medicina (APM) é contrária à iniciativa, por acreditar que essa iniciativa “restringe o espaço de avaliação a um viés ideológico”. Outra seja: quer que o padrão econômico siga distinguindo os seres humanos entre os que podem e os que não podem ter acesso a educação pública superior de qualidade.
A iniciativa da UFPE, ao contrário, vai formar novos médicos familiarizados com as comunidades de onde vieram e nas quais saberão atender, com suas peculiaridades, culturas, saberes. Muitos desses espaços sociais não tem acesso a medicina preventiva e de qualidade justamente porque os médicos formados a partir da visão dominante se recusam a pisar lá.
Parabéns à Universidade Federal de Pernambuco pela iniciativa. Ela não repara o abismo histórico de desigualdades de um pais marcado pela exploração e fabricada pelos grupos dominantes, e nunca um “fator natural”. Mas é um sinal de dignidade acadêmica e social no país. Essa iniciativa vale um abraço!
Dois ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votaram, nesta terça-feira (14), a favor de um pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Michel Temer, preso desde a última quinta. O julgamento continua, mas o ex-presidente já tem maioria para a soltura, já que há quatro ministros participam do julgamento (o […]
Dois ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votaram, nesta terça-feira (14), a favor de um pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Michel Temer, preso desde a última quinta. O julgamento continua, mas o ex-presidente já tem maioria para a soltura, já que há quatro ministros participam do julgamento (o quinto membro da Turma, Sebastião Júnior, declarou-se impedido).
Temer foi preso na última quinta pela segunda vez desde que deixou a Presidência ao final do ano passado. Depois de passar quatro dias detido no final de março e ter sido solto por uma decisão monocrática do Tribunal Regional Federal da TRF-2, Temer teve o habeas corpus derrubado pela Primeira Turma Especializada do tribunal, de segunda instância.
Habilidades exigidas pelo mercado são foco das aulas, como capacidade de desenvolver equipes, inteligência emocional e relações interpessoais É cada vez mais importante saber lidar com o ambiente de trabalho e se preparar para enfrentar os problemas do dia a dia. É nesta linha que a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação lança três cursos […]
Habilidades exigidas pelo mercado são foco das aulas, como capacidade de desenvolver equipes, inteligência emocional e relações interpessoais
É cada vez mais importante saber lidar com o ambiente de trabalho e se preparar para enfrentar os problemas do dia a dia.
É nesta linha que a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação lança três cursos do Programa Novos Talentos EAD nesta terça-feira (17).
As inscrições gratuitas começam hoje e vão até o dia 13 de setembro. São três mil vagas, sendo mil para cada curso. Entretanto, quem se matricular mais cedo, pode ter mais tempo para estudar. A duração das aulas vai até o dia 16 de setembro de 2021. As inscrições são pelo link ead.seteq.pe.gov.br .
O primeiro curso “A Arte de Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance”, com 24 horas de carga horária, visa auxiliar em como trabalhar em grupos e equipes, refletindo sobre fenômenos de comportamentos negativos e positivos cujo desempenho afeta na qualidade do serviço prestado.
“O talento faz a pessoa ser contratada, mas o comportamento (se for negativo), pode causar a demissão. Então, esses cursos abordam, de uma forma ou de outra, competências exigidas pelo mercado como pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança e ética”, diz o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.
O segundo entra no campo da “Inteligência Emocional: reflexões e práticas para autodesenvolvimento”, com 20 horas de aula. Quem se interessar por este, vai estudar como desenvolver a inteligência emocional e como ela é importante para o autodesenvolvimento, com vistas à otimização do desempenho profissional e na vida pessoal.
O terceiro mostra a necessidade das “Relações Interpessoais no Trabalho, com carga horária de 20 horas. Este estudo visa motivar a convivência de forma mais harmoniosa no âmbito das nossas interações profissionais e pessoais.
“Para participar, basta ter qualquer dispositivo com acesso a internet. Todos os concluintes terão direito ao certificado do curso”, afirma Carlos Henrique, técnico do setor de Qualificação Profissional.
Maciel Melo fez uma bela homenagem ao seu irmão, Miguel Melo, que morreu ontem, vítima de um quadro de leucemia. “Meu irmão mais velho. Eu sou o quarto, na ordem de nascimento dos filhos de Seu Heleno e Dona Lourdes. Eu sou quarto, entre onze filhos dignos. Eu sou o quarto amor de Dona Lourdes. […]
Maciel Melo fez uma bela homenagem ao seu irmão, Miguel Melo, que morreu ontem, vítima de um quadro de leucemia.
“Meu irmão mais velho. Eu sou o quarto, na ordem de nascimento dos filhos de Seu Heleno e Dona Lourdes. Eu sou quarto, entre onze filhos dignos.
Eu sou o quarto amor de Dona Lourdes. Depois de mim, ela tem mais sete amores.
Depois dela só tenho Deus. E acima de Deus não existe mais ninguém. Ele é o maior curandeiro, o maior especialista, o maior de todos.
O meu irmão mais velho, chama-se Miguel. Foi com ele que aprendi a ser esse cara que sou; pois ele é o mais velho, e naquela época, a gente aprendia com os mais velhos.
Aprendi com ele a ler gibi TEX. Aprendi com ele que a gente vive do jeito que a gente quer.
Ele aprendeu comigo que amar, é uma coisa que mexe, futuca, desunera, e dá um farnizim na barriga, quando o amor bate na porta da gente. Vá em paz, meu irmão!” – disse, emocionado.
Miguel era extremamente inteligente, excelente redator e profissional, além de um gente boa.
Era entretanto refém da timidez, preferindo os escritórios aos holofotes.
Foi quando o conheci no fim dos anos 90, responsável àquele tempo por um informativo local. Isso mesmo, com um texto invejável.
Sempre me recebia com um sorriso. O conheci na época em que aprendi a amar Iguaracy e seu povo. Miguel vale um grande abraço!
Você precisa fazer login para comentar.