Depois de lei decretando feriado em Afogados, só Serra Talhada abre comércio no dia de Corpus Cristhi
Um Projeto de Lei do vereador Antonio da Silva, o Toinho da Ponte (Podemos) determina como feriado municipal permanente o Dia de Corpus Christi em Afogados da Ingazeira.
O projeto foi aprovado por unanimidade em 2022 e foi sancionado pelo prefeito Sandrinho Palmeira.
Em Serra Talhada, entretanto, o comércio abre normalmente. A CDL informou na imprensa que o comércio abre normalmente, indicando que serra é cidade polo e que por isso deve abrir, mesmo dada a tradição religiosa da data. Detalhe é que com os bancos fechados, a atividade econômica cai muito.
No ano da polêmica, o Vigário Geral da Diocese e Pároco de Serra Talhada, Padre Josenildo Nunes de Oliveira, disse que há uma tradição cristã de ser um dia de guarda, de religiosidade plena em todo o Brasil e que a atividade comercial em cidades como Serra Talhada e Afogados da Ingazeira deveriam respeitar isso, mantendo as portas fechadas o dia todo. Também que, com o fechamento dos bancos, não há impacto econômico que justifique abrir metade do dia.
“É a memória de Jesus Cristo, nosso Salvador, presente em nosso meio pela Eucaristia. Hoje o comércio tem um grande apelo para não se conceder esses feriados. Não melhora nem piora a situação econômica das nossas cidades”.
O sacerdote vai além: “Há uma tentativa talvez não intencional mas como consequência de aos poucos ir negando a religiosidade do nosso povo. Um feriado como esse seria oportunidade para as pessoas não tendo o dia de trabalho viverem sua espiritualidade, sua fé”, lamentou.